conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Mulher

10 mitos e verdades sobre menstruação para você não ter mais dúvidas

Publicado

Mesmo sendo algo presente na vida da maior parcela da população mundial, a menstruação ainda é um tabu. Assim como muitos outros  temas ligados às questões femininas , esse assunto não é tão discutido quanto deveria e muitas mulheres acabam ficando com dúvidas sobre o funcionamento do próprio corpo e acabam criando mitos e verdades sobre menstruação. 


Os mitos e verdades sobre menstruação caem na crença popular porque assuntos ligados ao corpo da mulher são tabus
shutterstock

Os mitos e verdades sobre menstruação caem na crença popular porque assuntos ligados ao corpo da mulher são tabus

Segundo estudo global realizado pela marca de absorventes Sempre Livre em parceria com a  KYRA Pesquisa & Consultoria, 54% das mulheres não sabiam absolutamente nada ou tinham poucas informações dos mitos e verdades sobre menstruação antes da menarca. A pesquisa foi realizada com 1,5 mulheres que têm entre 14 e 24 anos e vivem em cinco países: Brasil, Índia, África do Sul, Filipinas e Argentina.

Para desvendar o que é realmente uma ideia criada e o que é real sobre o  período menstrual , o Delas conversou com a ginecologista, obstetra e sexóloga Erica Mantelli. Afinal, mesmo que as mulheres ainda tenham dificuldades para lidar com o problema, é essencial conhecer o próprio corpo e saber o que realmente acontece com você nesse momento; confira:

1. Mulheres que convivem no mesmo ambiente costumam menstruar na mesma época.

Verdade! De acordo com Erica, a menstruação é uma variação hormonal, e hormônios podem ser alterados a partir de fatores externos. “A ansiedade, o estresse, a rotina, a alimentação, tudo isso pode influenciar. E se mulheres convivem em um mesmo ambiente e com as mesmas condições, isso costuma influenciar o ciclo de todas, igualmente”, explica.

2. Andar descalça realmente pode piorar a cólica.

Mito. “Essa crença surgiu da ideia de que o chão frio poderia influenciar na cólica, mas isso não faz sentido já que a cólica é uma contração no útero”, diz a especialista. Segundo ela, o que realmente acontece é que as mulheres podem ficar mais sensíveis à dor e, por causa disso, as pessoas começaram a acreditar nisso como um dos mitos e verdades sobre menstruação.

Veja Mais:  Com barriga chapada, mulher descobre gravidez apenas no 9º mês

3. O período menstrual favorece o aparecimento de espinhas no rosto.

Verdade! As mudanças hormonais que acontecem durante a menstruação fazem com que as glândulas sebáceas aumentem a secreção e, consequentemente, a acne. Mas esse não é o único motivo, já que as espinhas também podem ser causadas pela alimentação.

4. A mulher engorda no período menstrual?

Mito! Apesar de ser uma crença popular entre os mitos e verdade sobre mentruação, Erica afirma que mulher pode ficar inchada, mas não engordar. “O período pré-menstrual pode causar um inchaço na região abdominal por conta das alterações hormonais (as alterações do estrógeno e da progesterona, especialmente)”, completa. 

5. Ter relação sexual no período menstrual é mais prazeroso?

Depende. Segundo a especialista, esse é um daqueles mitos e verdades sobre menstruação que não dá para afirmar com 100% de certeza porque o sexo é diferente para cada mulher, mas que pode acontecer com algumas, sim. “Durante o período menstrual, há um aumento da irrigação de sangue na região pélvica e, com isso, a mulher tem mais facilidade para se lubrificar e mais sensibilidade para atingir o orgasmo”, explica a profissional. 

6. Suspender a menstruação faz mal à saúde?

Mito. A mulher não corre risco de saúde ao suspender a menstruação. Mesmo assim, a médica faz um alerta importante: “Sangrar todo mês é um sinal de que o organismo da mulher está funcionando adequadamente. E quando não há menstruação pode indicar problemas nas glândulas tireoide e suprarrenal”, diz.

7. Transar menstruada aumenta o risco de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)?

Verdade. “Esse risco fica maior durante a menstruação porque o sangue é um meio de cultura, ou seja, contém todos os nutrientes necessários para o crescimento de microrganismos como bactérias, fungos e vírus”, afirma Erica. Por isso, é importante ter conhecimento dos mitos e verdades sobre menstruação, da  transmissão de ISTs  e nunca esquecer de usar camisinha, independente de estar no período menstrual ou não.

Veja Mais:  Foto de Isis Valverde levanta discussão sobre pressão estética na gravidez

8. TPM não existe. É tudo psicológico?

Mito! Segundo a especialista, a tensão pré-menstrual acontece porque a alteração hormonal no período que precede a menstruação mexe com todo o organismo. “É uma doença que contém mais de 200 sintomas associados e pode ocorrer em mais de 50% das mulheres devido às oscilações hormonais, mas também depende da sensibilidade de cada uma”, explica.  Geralmente, a TPM começa até 10 dias antes da menstruação e termina quando ela chega.

9. Faz mal lavar o cabelo estando menstruada?

Mito. Não há nenhum mal em lavar os cabelos durante o período menstrual. “Esse faz parte daqueles mitos e verdades mais antigos e populares, mas que não existe nenhuma relação com a piora da menstruação ou das cólicas. Inclusive, para as mulheres que estão na TPM, é bom tomar um banho relaxante, lavar a cabeça e fazer uma massagem no couro cabeludo pode ajudar a aliviar a dor na cabeça, muitas vezes relacionada com a TPM”, diz a médica. 

10. Absorvente interno ou coletor menstrual podem romper o hímen?

Verdade. O absorvente interno ou coletor menstrual podem, sim, romper o hímen. Entretanto, tudo vai depender da forma como são colocados. No caso do OB, já existem opções em tamanho mini, indicados para mulheres que nunca tiveram relação sexual, mas com o coletor mentrual é um pouco mais difícil, principalmente por causa do tamanho. 

“Esses absorventes internos que são de tamanhos menores são introduzidos justamente pelo local onde há a passagem do sangue. Porém, se a mulher não for bem orientada e, também, dependendo da posição que ela faça a inserção do absorvente interno, o hímen pode se romper por conta da má colocação”, afirma Erica. 

Veja Mais:  Confira12 dicas para alcançar uma saúde perfeita

Segundo ela, é comum encontrar mulheres que mesmo nunca tendo relação desejam colocar o coletor menstrual, e essa não é questão que vá impedi-la de usar. “Mas é importante que ela saiba que durante a inserção o hímen pode se romper por conta do tamanho do coletor menstrual na hora da abertura e da retirada.” 

Nesses casos, é importante conversar com um especialista que possa orientar e conversar sobre o uso desses itens e todos os riscos envolvidos, apresentando todas as opções . “O médico também deve explicar que ser virgem ou não está relacionado com o fato da mulher ter ou não ter tido relação sexual e não com a presença do hímen”, completa. 

Como romper com os mitos e verdades sobre menstruação?


A melhor forma de 'romper' com a ideia dos mitos e verdades sobre menstruação e ensinar as meninas desde a infância
shutterstock

A melhor forma de ‘romper’ com a ideia dos mitos e verdades sobre menstruação e ensinar as meninas desde a infância

Em entrevista prévia ao Delas  sobre os tabus que cercam a menstruação  , a ginecologista da clínica Mais Excelência Médica Caroline Melo Magnani, uma forma de quebrar essa ideia de que o período menstrual é um “assunto secreto” é o autoconhecimento. Consequentemente, quando as mulheres entedem o sobre o próprio corpo e compartilham suas experiências, o assunto começa a se tornar algo natural e cada vez mais comentado. 

“É preciso falar sobre o tabu e todas as alterações pelas quais a mulher passa nesse período para que ela possa lidar com elas da melhor forma possível. Isso acontece quando a mulher deseja se conhecer e busca satisfazer seus próprios desejos e necessidades”, comenta.

Para estimular essa vontade de conhecer melhor a si mesma e entender os  mitos e verdades sobre menstruação  , o assunto deve ser debatido também com as meninas mais jovens. “Se, desde a infância, a mulher fosse condicionada a encarar o seu ciclo menstrual como algo natural do ser humano e que faz parte do seu desenvolvimento como mulher, talvez não chegasse à idade adulta com tantas questões ainda mistificadas”, finaliza. 

Comentários Facebook

Mulher

Tatuagem de mordida dá o que falar nas redes sociais por aparência bizarra

Publicado

O desejo de muitas pessoas na hora de fazer uma tatuagem é que o  desenho seja o mais realista possível. No caso de uma internauta, porém, parece que o resultado ficou tão parecido com a realidade que chega a ser bizarro.


Tatuagem de aparência bizarra chamou atenção nas rede sociais – e o motivo do desenho é bastante sentimental
Reprodução/Reddit

Tatuagem de aparência bizarra chamou atenção nas rede sociais – e o motivo do desenho é bastante sentimental

A foto da tatuagem foi compartilhada no fórum Reddit pelo tatuador, identificado apenas como “thegreatinsulto”. O modelo escolhido pela mulher é uma mordida no pescoço e no desenho, além da aparência vermelha da pele irritada, também é possível ver a marca de todos os dentes.

Apesar da aparência “vampiresca”, a ideia desse desenho foi inspirado por um motivo bem sentimental. Segundo informações do fórum, ela queria prestar uma  homenagem ao parceiro e registrar na pele algo que pudesse lembrá-la dele. “Essa mulher queria tatuar a mordida do marido”, diz a legenda.

Mesmo com a explicação, o desenho não agradou os demais usuários e alguns afirmaram até que parece herpes. “É nojento”, escreveu um. “Ela deve ser casada com uma cobra, porque eu só consigo pensar como esse cara consegue abrir tanto a boca para morder assim. E olha como os dentes são retos”, brincou outro. Em nove dias, a foto foi vista 842 mil vezes.

Tatuagem com aparência “inapropriada” também viraliza


A tatuagem foi apelidada de 'flor de ânus' pelo cliente depois que este viu que o desenho não se parecia com uma flor
Reprodução/Reddit

A tatuagem foi apelidada de ‘flor de ânus’ pelo cliente depois que este viu que o desenho não se parecia com uma flor

Outro desenho que chamou atenção nas redes foi o da “flor de ânus” . A foto também foi compartilhada no Reddit e, segundo relato, o cliente estava esperando por uma flor no cotovelo. Como é possível ver na foto, o resultado saiu bem diferente do esperado. Afinal, aquilo no centro não deveria parecer um ânus e o vermelho ao redor deveriam ser as pétalas.

Veja Mais:  Truques de estilo que irão aumentar seu guarda roupa

O apelido de “flor de ânus” veio do próprio cliente, que parecia estar bastante insatisfeito com o desenho . Ao publicar a foto da tatuagem nas redes, ele questionou se estava “vendo coisas” na própria pele ou não. Os internautas concordaram: “Eu não consigo parar de olhar porque está muito ruim. Como você vai conseguir cobrir isso?”, escreveu um. “Achei bastante corajoso da sua parte sair com a ‘flor de ânus’ por aí”, disse outro.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mulher

Alimentação saudável: cientistas apontam dieta ideal para você e para o planeta

Publicado

Um grupo de cientistas internacionais diz ter descoberto uma dieta que ajuda a manter uma alimentação saudável , salvar vidas e ainda ajudar a cuidar do planeta. É o que eles chamam de “dieta da saúde planetária”. Segundo texto publicado nesta semana da conceituada revista científica “The Lancet”, tal dieta pode prevenir a morte de cerca de 11,6 milhões de pessoas sem trazer dados ao meio ambiente. 


Segundo cientistas, uma alimentação saudável e que faz bem ao planeta é baseada em vegetais, frutas e grãos e tem pouca carne
shutterstock

Segundo cientistas, uma alimentação saudável e que faz bem ao planeta é baseada em vegetais, frutas e grãos e tem pouca carne

O plano alimentar, planetary health diet , em inglês, se apresenta como uma alimentação saudável que propõe reduzir o consumo de carnes vermelhas, açúcar e processados e aumentar a ingestão de alimentos naturais.

Segundo os autores do artigo, de acordo com reportagem da “CNN”, tais mudanças são necessárias porque atualmente 3 milhões de pessoas em todo o mundo estão desnutridas e, por outro lado, a  produção de comida está ultrapassando as metas ambientais, impulsionando as mudanças climáticas, a perda de biodiversidade e a poluição no planeta.

Richard Horton, editor chefe da The Lancet, ainda cita outro dado alarmante: 1 bilhão de pessoas no mundo passa fome, enquanto 2 bilhões comem as comidas erradas. Essa alimentação desregrada, em muitos casos cheias de gorduras ruins e açúcares, resulta em diversos problemas de saúde e mortes. 

Leia também: Dieta mediterrânea é eleita o melhor plano alimentar para 2019

Veja Mais:  Truques de estilo que irão aumentar seu guarda roupa

É preciso, segundo a publicação, adotar uma dieta que busque um equilíbrio, já que a população mundial deve chegar à casa dos 10 bilhões de habitantes em 2050, explica o artigo. 

Para isso, os cientistas sugerem seguir cinco estratégias na ” dieta da saúde planetária”:

  1. incentivar as pessoas a comerem de maneira saudável
  2. mudar a produção global para culturas mais variadas
  3. intensificar a agricultura sustentável
  4. regras mais duras em relação a exploração de terras e oceanos
  5. reduzir o desperdício de alimentos

O que vamos comer nessa nova alimentação saudável?


Vegetais dominam  o cardápio dessa alimentação saudável; veja o que consumir em um dia
shutterstock

Vegetais dominam o cardápio dessa alimentação saudável; veja o que consumir em um dia

A dieta, entretanto, pode ser um tanto quanto radical para algumas pessoas, principalmente os amantes de carne . Os cientistas não a retiraram do cardápio, mas sugeriram uma grande restrição. É permitido cerca de uma porção de carne vermelha por semana, por exemplo, e duas de peixe. 

Leia também: 5 dietas das famosas que você deve passar longe em 2019

Se for levado em conta as quantidades diárias, a indicação dos cientistas, segundo a CNN, é seguir essa tabela: 

  • carne e proteína de porco: 14 gramas
  • açúcares: 31 gramas
  • vegetais ricos em amido: 50 gramas
  • gorduras adicionadas: 51,8 gramas
  • aves, ovos, frutos do mar e proteínas vegetais: 195 gramas
  • frutas: 200 gramas
  • grãos integrais: 232 gramas
  • laticínios: 250 gramas
  • vegetais: 300 gramas
Veja Mais:  Desabafo de mãe de trigêmeos abre debate sobre a ansiedade de cuidar dos filhos

Essa dieta fornece 2500 kcal por dia. Ela é vista com bons olhos porque incentiva o consumo de produtos naturais e a redução de itens industrializados e alimentos ruins, como os açúcares, além de ter um cardápio bem variado.

O problema é fazer com que ela se adeque a todo mundo. De acordo com a CNN, por exemplo, os países da América do Norte consomem 6,5 vezes mais carne vermelha que o recomendado como uma alimentação saudável.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mulher

Thais Carla posta foto nua e dá lição de autoestima: “Todas as gordas no topo”

Publicado

Thais Carla, que trabalha com a cantora Anitta, representa com força total o movimento body positive . Cheia de autoestima , a bailarina já é conhecida por postar diversas mensagens de aceitação do corpo, que inspiram diversas mulheres por aí.


Thais Carla posta foto completamente pelada e inspira mulheres com sua atitude; veja os detalhes da publicação
Reprodução/Instagram/thaiiscarlaoficial

Thais Carla posta foto completamente pelada e inspira mulheres com sua atitude; veja os detalhes da publicação

Na quinta-feira (17), Thais Carla publicou um clique, em sua conta oficial do Instagram, em que aparece totalmente nua. A publicação serviu para anunciar que, agora, atua como embaixadora de uma marca especializada em produtos capilares. “Trabalhar com o que ama e ter a liberdade de ser quem você é não tem preço”, diz na legenda.

Ela ainda continua. “Livre pra ser quem eu sou sem nenhum preconceito em um ambiente onde todos eram tratados da mesma forma, com empatia e carinho. Todas as gordas no topo”, ressalta.

A postagem rendeu mais de 46 mil curtidas e quase dois comentários. Por lá, diversas internautas deixaram suas opiniões. “Linda  inspiração para as mulheres plus . Te venero”, diz uma. “Obrigada por ser essa pessoa maravilhosa”, fala outra. “Gordinhas com orgulho”, diz mais uma.

Thais Carla inspira mulheres a curtirem o verão independente do corpo


A bailarina Thais Carla inspira outras mulheres a aproveitarem o verão independente dos seus corpos, seja magra ou gorda
Reprodução/Instagram/thaiiscarlaoficial

A bailarina Thais Carla inspira outras mulheres a aproveitarem o verão independente dos seus corpos, seja magra ou gorda

A bailarina de Anitta  também usou a rede social recentemente para mostrar alguns momentos de sua viagem à Bahia , mais exemplos de cliques que são motivo de inspiração para todos os tipos de corpos.

Sem vergonha de não preencher os requisitos impostos pelo dito “ corpo de verão ”, ela mostra que já passou da hora de quebrar esse preconceito e dispara: “Esse é meu corpo de verão, qual o seu?”, na legenda de uma foto em que aparece de biquíni.

Muitas pessoas aproveitaram para dizer como se sentem representadas por ela e se inspiram na maneira como  Thais Carla aceita seu corpo. “Depois daquela foto sua na piscina, eu encarei o preconceito e voltei a usar também”, diz uma usuária, se referindo ao biquíni, peça que já foi vista como “proibida” para pessoas gordas.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Com barriga chapada, mulher descobre gravidez apenas no 9º mês
Continue lendo

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana