Carros e Motos
A boa e velha Lambretta
A história da lambretta começou na Itália arrasada pela Segunda Guerra. Ferdinando Innocenti, um industrial europeu, teve a ideia de criar um veículo barato para resolver o problema de transporte individual naquele país. Surgia assim, em 1947, a primeira Lambretta, motoneta de rodas pequenas e motor escondido que se pilotava sentado.
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No Brasil, a Lambretta iniciou a produção de seus modelos em 1955, com a versão LD. A Lambretta 150LD das fotos, a laranja, é de 1958, de uma época em que se vendiam mais de 50.000 Lambrettas por ano. Seu motor de 150 cm3 tinha potência de apenas 6,0 cv e o câmbio de 3 marchas ficava no punho esquerdo do guidão da motoneta .
As marchas eram trocadas puxando-se a embreagem e torcendo o conjunto para cima e para baixo. As pequenas rodas de 8 polegadas de diâmetro não ofereciam muito equilíbrio ao veículo, apesar de a Lambretta 150LD não passar dos 75 km/h. A característica mais interessante e nostálgica da Lambretta LD é o guidão aparente, igual ao de uma motocicleta.
Já a Lambretta amarela e verde é um modelo LI de 1960, que havia recebido muitas inovações estéticas e mecânicas. A principal delas foi a adoção das rodas de 10 polegadas de diâmetro, o que melhorou muito a estabilidade da motoneta. O para-lama dianteiro, que antes virava juntamente com o guidão, passou a ser fixo na estrutura do veículo. O farol, antes fixo no anteparo frontal, passou para o centro do guidão.
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O câmbio ganhou 4 marchas, sendo que a transmissão passou de eixo-cardã para corrente interna. O motor 2 tempos refrigerado a ar por ventoinha passa a ter potência de 6,5 cv, fazendo a Lambretta LI chegar a 80 km/h.
Lambretta no Brasil
Em 1964, a Lambretta do Brasil passou a chamar Cia. Industrial Pasco Lambretta, lançando uma versão com motor de 175 cm3 de 8,6 cv e velocidade de 103 km/h. Em 1970, houve outra alteração na razão social da empresa, que se tornou Brumana e Pugliese SA. Foi quando surgiram tentativas de sobreviver ao mercado já dominado pelas marcas japonesas, com a Xispa, de 1971, o ciclomotor Ponei, a última evolução da Lambretta LI, a Cynthia, e a MS 150. Em 1979, o último modelo a ser lançado foi a Lambretta Tork, três anos antes de a empresa fechar suas portas definitivamente.
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Tem Lambretta demais rodando pelo mundo, graças à sua simplicidade e à grande robustez e, atualmente, devido ao saudosismo que tomou conta dos mercados de veículos de duas rodas, vemos cada vez mais modelos antigos sendo restaurados, ao mesmo tempo em que as marcas atuais lançam versões modernas de scooteres com grande apelo nostálgico.
Carros e Motos
Prefeito de Nova Mutum paga RGA e cria de vale alimentação para servidores públicos
O Prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix anunciou o pagamento do RGA – Reajuste Geral Anual – aos salários dos servidores municipais e a criação de um vale alimentação também voltado aos colaboradores municipais. O anúncio do Prefeito aconteceu esta manhã (05/07) durante sua participação na 21ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores.
Segundo Leandro está em fase de conclusão o levantamento que definirá o percentual do Reajuste Geral Anual. “Já demos o start para que nossa equipe econômica conclua o levantamento. Debateremos o percentual com nossos legisladores antes da definição”, afirmou durante fala em Tribuna.
A Prefeitura de Nova Mutum realizou recentemente uma consulta junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) sobre a legalidade para conceder o reajuste ainda neste ano, por conta da Lei Federal Nº 173, de 27 de maio de 2020, que impede a concessão de reajustes salariais, bem como a Revisão Geral Anual (RGA), aos servidores públicos até dezembro de 2021. “Como o posicionamento do Tribunal nós impediu de realizar o reajuste neste ano, iremos propor este pagamento para janeiro do ano que vem. Sendo assim no início do próximo ano pagaremos o reajuste deste período e já em meados de março realizarmos mais um reajuste. Esta é nossa maneira de valorizar amplamente nossa equipe de servidores públicos municipais”, destacou o Leandro.
No mês de agosto a Prefeitura encaminha para a Câmara Municipal do Projeto de reajuste, referente ao período de 2020 e em maio encaminha um novo projeto de reajuste, referente a 2021. Totalizando dois reajustes para 2022.
O Prefeito Leandro Félix também anunciou a criação do Cartão Vale Alimentação para os servidores municipais. “Já iniciamos os estudos de viabilidade, também incluiremos nossos legisladores neste debate e este ano encaminharemos o projeto para a Casa de Leis, para iniciarmos o pagamento do Vale Alimentação já no próximo ano. É mais um compromisso firmado com nossos servidores que será cumprido”, complementou.
Ainda durante sua fala em Tribuna, durante a sessão ordinária o Prefeito Leandro homenageou o município de Nova Mutum, que celebrou seu 33º aniversário no último domingo (04/07). Agradeceu o empenho dos servidores municipais que estão diariamente na linha de frente contra a pandemia, prestou considerações às vítimas de covid-19 e reafirmou o compromisso da Gestão Administrativa com toda a cidade e sua população.
Carros e Motos
Chevrolet Captiva, um veículo acima da média
O Chevrolet Captiva é considerado um carro acima da média e não é à toa. Sua relação custo x benefício é simplesmente incomparável. Independente se você comprar um exemplar novo ou procurar no mercado de carros à venda em Cuiabá, o Captiva é sempre uma boa pedida para quem gosta de sofisticação sem ter que pagar tanto.
Ele teve uma excelente recepção no mercado nacional desde o seu lançamento, exibindo um surpreendente sucesso entre o público. Ele foi lançado no ano de 2008 e chegava a ter fila de espera na época e até juros sobre o preço final. Mesmo passado 12 anos, ele continua cativando o público.
Mas qual é a configuração do Chevrolet Captiva? Como é o seu interior, exterior e performance? É o que será abordado adiante.
Ficha técnica completa do Chevrolet Captiva
Observe logo abaixo a ficha técnica completa do Chevrolet Captiva:
Motor: 2.4 Ecotec
Tipo: Dianteiro, Transversal e Gasolina
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada em cm3: 2.384
Carros e Motos
SUV eletrificado menor que o Mustang Mach-E usará plataforma da VW
Após firmarem uma aliança bilateral, a VW cedeu sua plataforma de carros elétricos MEB para a Ford implementar em seus carros. E, então, eis que surge o “irmão” menor do SUV Mustang Mach-E. Ainda sem ter sido revelado, um relatório oficial aponta que será produzido na Alemanha, que terá características similares aos I.D da Volks — como capô mais curto, pára-brisa mas avançado na dianteira e outros — bem como mais de 300 cv. As expectativas de lançamento são para 2021, após a chegada do SUV do Mustang.
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Junto à plataforma MEB, os motores elétricos e as baterias vão compor um novo sistema de tração nas quatro rodas, que, contando com recursos de regeneração de energia, é esperada uma autonomia capaz de superar os 800 km. Entretanto, os planos da Ford com a novidade — do mesmo modo que com o Mustang Mach-E — ainda são de caracterizá-lo como um modelo autêntico, sem que seja apenas um VW com o logotipo da montadora norte-americana.
“É fundamental que tenhamos flexibilidade suficiente, diferenciação o suficiente e o tipo de desempenho que você espera de um Ford. Muito disso foi feito no início das negociações com a VW. Com os parâmetros que vimos, podemos fazer um ótimo Ford”, diz Ted Cannis, diretor global de eletrificação da Ford.
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Aliança vai ditar parâmetros no futuro
Ao todo, R$ 26 bilhões estão reservados à criação das novas tecnologias. Com isso, a aliança VW-Ford já dá início à maior planta de desenvolvimento de carros elétricos de toda a Europa. O Grupo Volkswagen espera que 10 milhões de veículos sejam produzidos sobre a MEB já na primeira leva.
Segundo o CEO responsável pela aliança VW-Ford, Herbert Diess: “Olhando para o futuro, ainda mais clientes e o meio ambiente se beneficiarão da arquitetura EV da Volkswagen. Nossa aliança global está começando a demonstrar uma promessa ainda maior, e continuamos a analisar outras áreas nas quais podemos colaborar”.
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Outro ponto importante se refere à empresa Argo AI, responsável por desenvolver tecnologias de condução autônoma. Com foco nos novos carros elétricos, tanto a Ford quanto a VW possuem participação conjunta nas ações, que quando somadas, detém a porção majoritária do conselho. A Argo é avaliada em US$ 7 bilhões e, após o acordo, receberá pelo menos US$ 1 bilhão em investimentos. A partir disso, o Mustang Mach-E e outros modelos poderão ser carros autônomos .
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