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A Honda CRF 1000L Africa Twin nos caminhos de terra

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Honda CRF 1000L Africa Twin

Na ocasião do Tiradentes Bike Fest, que ocorreu no mês passado na histórica cidade mineira, a Honda apresentou oficialmente a versão 2020 da big trail Africa Twin, cujo nome completo é Honda CRF 1000L Africa Twin. Lembram? Fomos até lá com a também nova Honda GL 1000 God Wing, e você pode conferir a aventura no link abaixo.

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Por ter sido uma apresentação estática, ficou o gostinho do “quero experimentar”. E não demorou muito para isso acontecer: cá estamos nós, curtindo de montão a nova big trail pelos belíssimos caminhos da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso.

Relembrando, a nova Honda Africa Twin 2020 veio com muitas novidades, como o acelerador eletrônico TBW (throtlle by wire) e a consequente adoção de modos eletrônicos de pilotagem, com quatro “riding modes”, ampliando a capacidade do sistema de controle de torque HSTC – Honda Selectable Traction Control, agora com sete níveis de intervenção (antes eram três). Ainda na parte eletrônica, a nova Africa tem agora bateria de íons de lítio e painel de instrumentos com novo formato.

A grande novidade, no entanto, foi a inclusão de uma nova versão da CRF 1000L Africa Twin, a Adventure Sports, que tem suspensões de curso aumentado em 20 mm, tanque de combustível de 24 litros (18,8 litros na Africa Twin convencional), carenagens e para-brisa maiores e assento plano.

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Levantando poeira com a aventureira Honda CRF 1000L Africa Twin

Essa nova versão tem o exclusivo grafismo tricolor, nas cores azul, vermelho e branco. E a versão “normal” da Africa Twin 2020, além da já conhecida cor vermelha, ganhou a nova e bela cor preto fosco. As duas versões da Honda Africa Twin também estão disponíveis com o kit de equipamentos Travel Edition, que tem malas laterais, top case, cavalete central e protetores de tanque.

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O motor da Honda CRF 1000L Africa Twin é um bicilíndrico em linha (daí o “L” no nome) de 999,1 cm3 de cilindrada, com potência de 88,9 cv e torque de 9,5 kgfm. A Honda havia divulgado um aumento de potência para 95 cv, mas esse valor ficou apenas para as versões européias da big trail.

A Africa Twin 2020 teve poucas alterações mecânicas, como a modificação da caixa de filtro de ar, para melhor resposta do motor em regimes de média rotação, e no sistema de escapamento, o que resultou em um ronco ligeiramente mais encorpado.

Brincando na Chapada

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Belas paisagens do cerrado marcaram o nosso roteiro com a Honda CRF

Para experimentar as novas Africa Twin, nas versões Standard e Adventure Sports, a Honda preparou um belo passeio pelos caminhos da Chapada dos Guimarães, um parque nacional situado no Mato Grosso, bem próximo à capital Cuiabá.

Pelas quase sempre vazias estradas asfaltadas da região, a Africa Twin mostrou sua aptidão para longas viagens, mantendo boas velocidades de cruzeiro por longo tempo. Apenas o banco, um tanto largo e plano, provoca um certo cansaço na região “sentativa” do piloto.

Já na terra, a big trail vence caminhos de terra solta e cascalho com facilidade, bastando manter o equilíbrio sobre as pedaleiras para abaixar o centro de gravidade do conjunto moto/piloto. Nos trechos de terra fofa, que chamamos de “areião”, o bom torque do motor, mantido em médios regimes, também ajudam bastante a transposição desse difícil obstáculo.

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A motos utilizadas nesse test-drive estavam equipadas com pneus de uso misto Metzeler Karoo3, apropriados para o fora de estrada na proporção 50/50, o que foi determinante para o bom desempenho da motocicleta no fora de estrada. No asfalto seu desempenho também foi satisfatório. Os pneus originais da Africa Twin são Dunlop, mais apropriados para o asfalto na proporção 80/20.

A eletrônica da Africa Twin cumpre um papel muito importante no desempenho geral das motocicleta. Os modos de pilotagem Tour, Urban e Gravel, mais um quarto modo User, no qual se pode selecionar a combinação preferida de todos os parâmetros, têm aplicações bastante específicas.

No modo Tour, o nível de potência é máximo, com nível de freio motor médio e controle de tração muito atuante. Bem apropriado para estradas asfaltadas. No modo Urban, o nível de potência é médio, assim como freio motor, e também com o controle de tração muito atuante. O modo Gravel serve para piso de baixa aderência, como a terra ou o areião, com nível de potência mínimo, assim como o freio motor, e controle de tração muito atuante.

Para Maximo controle na terra, no entanto, é recomendado, além de deixar no modo Gravel, baixar a atuação do controle de tração, para que, no caso de perda de aderência, a tração não seja interrompida, o que geralmente leva o piloto ao chão. Também nesse caso, o sistema ABS de freios pode ser totalmente desligado.

Alternando muitas vezes a pilotagem entre a versão Standard e a Adventure Sports, suas diferenças ficaram muito patentes. Com 22 mm a mais de curso na suspensão dianteira e 20 mm a mais de curso na suspensão traseira, a Aventure Sports também fica 20 mm mais alta, o que faz com que pilotos de estatura normal tenham uma certa dificuldade em colocar os pés no chão. Nesse caso, então, a versão Standard é melhor para ser controlada, principalmente em manobras na terra.

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Outra vantagem da Standard é o para-brisa de menor altura, já que a borda superior do para-brisa alto da Adventure Sports fica bem na linha de visão do piloto, quando este está pilotando sentado.

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Nas duas versões o novo painel de instrumentos de LCD, apesar fornecer muitas informações de forma simplificada, não tem controle de contraste, ficando apenas com fundo preto com informações brancas. Com dia claro, ele reflete o rosto do piloto, como em um espelho, e dificulta muito a rápida leitura das informações.

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A Honda CRF mostrou bravura durante o trajeto na Chapada dos Guimarães

Os dois dias de trilhas pela Chapada, no entanto, nos mostraram que a Honda CRF 1000L Africa Twin, tanto na versão Standard quanto na Adventure Sports, é extremamente ágil no fora de estrada. Obedecem bem aos comandos, mesmo em situações críticas como solo solto ou com de muito baixa aderência.

Isso sem falar que, mesmo em uso “limpo”, em viagens ou no dia a dia dos centros urbanos, a Africa Twin é uma motocicleta muito bonita e charmosa, fazendo boa apresentação onde quer que chegue.

Os preços das várias opções da Honda CRF Africa Twin são os seguintes: Standard, nas cores vermelho ou preto fosco, R$ 57.990. A mesma motocicleta, com o kit Travel Edition, custa R$ 66.990. Já a Africa Twin Adventure Sports, na cor branco perolizado, custa R$ 64.990, enquanto que com o kit Travel Edition ela custa R$ 69.990.

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Prefeito de Nova Mutum paga RGA e cria de vale alimentação para servidores públicos

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Leandro Félix- Foto: Assessoria

O Prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix anunciou o pagamento do RGA – Reajuste Geral Anual – aos salários dos servidores municipais e a criação de um vale alimentação também voltado aos colaboradores municipais. O anúncio do Prefeito aconteceu esta manhã (05/07) durante sua participação na 21ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores.

Segundo Leandro está em fase de conclusão o levantamento que definirá o percentual do Reajuste Geral Anual. “Já demos o start para que nossa equipe econômica conclua o levantamento. Debateremos o percentual com nossos legisladores antes da definição”, afirmou durante fala em Tribuna.

A Prefeitura de Nova Mutum realizou recentemente uma consulta junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) sobre a legalidade para conceder o reajuste ainda neste ano, por conta da Lei Federal Nº 173, de 27 de maio de 2020, que impede a concessão de reajustes salariais, bem como a Revisão Geral Anual (RGA), aos servidores públicos até dezembro de 2021. “Como o posicionamento do Tribunal nós impediu de realizar o reajuste neste ano, iremos propor este pagamento para janeiro do ano que vem. Sendo assim no início do próximo ano pagaremos o reajuste deste período e já em meados de março realizarmos mais um reajuste. Esta é nossa maneira de valorizar amplamente nossa equipe de servidores públicos municipais”, destacou o Leandro.

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No mês de agosto a Prefeitura encaminha para a Câmara Municipal do Projeto de reajuste, referente ao período de 2020 e em maio encaminha um novo projeto de reajuste, referente a 2021. Totalizando dois reajustes para 2022.

O Prefeito Leandro Félix também anunciou a criação do Cartão Vale Alimentação para os servidores municipais. “Já iniciamos os estudos de viabilidade, também incluiremos nossos legisladores neste debate e este ano encaminharemos o projeto para a Casa de Leis, para iniciarmos o pagamento do Vale Alimentação já no próximo ano. É mais um compromisso firmado com nossos servidores que será cumprido”, complementou.

Ainda durante sua fala em Tribuna, durante a sessão ordinária o Prefeito Leandro homenageou o município de Nova Mutum, que celebrou seu 33º aniversário no último domingo (04/07). Agradeceu o empenho dos servidores municipais que estão diariamente na linha de frente contra a pandemia, prestou considerações às vítimas de covid-19 e reafirmou o compromisso da Gestão Administrativa com toda a cidade e sua população.

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Chevrolet Captiva, um veículo acima da média

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Conheça todos os atributos desse formidável carro

O Chevrolet Captiva é considerado um carro acima da média e não é à toa. Sua relação custo x benefício é simplesmente incomparável. Independente se você comprar um exemplar novo ou procurar no mercado de carros à venda em Cuiabá, o Captiva é sempre uma boa pedida para quem gosta de sofisticação sem ter que pagar tanto.

Ele teve uma excelente recepção no mercado nacional desde o seu lançamento, exibindo um surpreendente sucesso entre o público. Ele foi lançado no ano de 2008 e chegava a ter fila de espera na época e até juros sobre o preço final. Mesmo passado 12 anos, ele continua cativando o público.

Mas qual é a configuração do Chevrolet Captiva? Como é o seu interior, exterior e performance? É o que será abordado adiante.

Ficha técnica completa do Chevrolet Captiva

Observe logo abaixo a ficha técnica completa do Chevrolet Captiva:

Motor: 2.4 Ecotec

Tipo: Dianteiro, Transversal e Gasolina

Número de cilindros: 4 em linha

Cilindrada em cm3: 2.384

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SUV eletrificado menor que o Mustang Mach-E usará plataforma da VW

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O SUV Mustang Mach-E chega no início de 2020 com o exclusivo modelo “First Edition” de produção limitada

Após firmarem uma aliança bilateral, a VW cedeu sua plataforma de carros elétricos MEB para a Ford implementar em seus carros. E, então, eis que surge o “irmão” menor do SUV Mustang Mach-E. Ainda sem ter sido revelado, um relatório oficial aponta que será produzido na Alemanha, que terá características similares aos I.D da Volks — como capô mais curto, pára-brisa mas avançado na dianteira e outros — bem como mais de 300 cv. As expectativas de lançamento são para 2021, após a chegada do SUV do Mustang.

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Junto à plataforma MEB, os motores elétricos e as baterias vão compor um novo sistema de tração nas quatro rodas, que, contando com recursos de regeneração de energia, é esperada uma autonomia capaz de superar os 800 km. Entretanto, os planos da Ford com a novidade — do mesmo modo que com o Mustang Mach-E — ainda são de caracterizá-lo como um modelo autêntico, sem que seja apenas um VW com o logotipo da montadora norte-americana.

“É fundamental que tenhamos flexibilidade suficiente, diferenciação o suficiente e o tipo de desempenho que você espera de um Ford. Muito disso foi feito no início das negociações com a VW. Com os parâmetros que vimos, podemos fazer um ótimo Ford”, diz Ted Cannis, diretor global de eletrificação da Ford.

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Aliança vai ditar parâmetros no futuro

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Aliança Ford-Volkswagen vai significar a expansão dos negócios para as montadoras, para se tornar a maior da Europa

Ao todo, R$ 26 bilhões estão reservados à criação das novas tecnologias. Com isso, a aliança VW-Ford já dá início à maior planta de desenvolvimento de carros elétricos de toda a Europa. O Grupo Volkswagen espera que 10 milhões de veículos sejam produzidos sobre a MEB já na primeira leva.

Segundo o CEO responsável pela aliança VW-Ford, Herbert Diess: “Olhando para o futuro, ainda mais clientes e o meio ambiente se beneficiarão da arquitetura EV da Volkswagen. Nossa aliança global está começando a demonstrar uma promessa ainda maior, e continuamos a analisar outras áreas nas quais podemos colaborar”.

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Outro ponto importante se refere à empresa Argo AI, responsável por desenvolver tecnologias de condução autônoma. Com foco nos novos carros elétricos, tanto a Ford quanto a VW possuem participação conjunta nas ações, que quando somadas, detém a porção majoritária do conselho. A Argo é avaliada em US$ 7 bilhões e, após o acordo, receberá pelo menos US$ 1 bilhão em investimentos. A partir disso, o Mustang Mach-E e outros modelos poderão ser carros autônomos .

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