conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Rondonópolis

Ações da Prefeitura transformam espaços públicos e melhoram visual da cidade

Publicado

Desde que implantou o programa Cidade Limpa, a Prefeitura de Rondonópolis encarou de frente problemas antigos e está transformando as áreas públicas em espaços de convivência colocando fim ao mato e a sujeira acumulada nesses terrenos. Por meio do trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) diversas regiões da cidade já foram contempladas com o projeto.

O trabalho começou com a limpeza dos terrenos do município localizados nos bairros e também na região central. Diversos tipos de material descartado pela população foram retirados das áreas públicas, restos de construção, móveis e até eletrodomésticos foram levados para o aterro. Feito isso a equipe de limpeza entra em ação tirando todo o mato e resíduos que ainda estavam nos terrenos.

A partir desse momento o abandono e a sujeira foram transformados em áreas limpas e verdes com o plantio de gramas. Por todas as regiões da cidade é possível ver as áreas públicas revitalizadas pela Prefeitura: Jardim Nilmara, Jardim 3 Américas, Loteamento Alfredo de Castro, Dom Osório, Jardim Reis, Jardim Liberdade, Alvorada, Jardim Ipanema, Belo Horizonte, Vila Boa Esperança, Vila Mineira e Vila Mamed. As áreas internas das escolas municipais também receberam gramado novo e oferecem mais espaço para as atividades de lazer das crianças.

O visual limpo, sem lixo também chegou nos bairros onde ficavam os antigos Ecopontos. A atual administração repensou esse projeto e retirou as unidades que ficavam nos bairros e está levando para fora da cidade. Os Ecopontos do Sagrada Família e do Jardim Europa que acumulavam maior volume de resíduos foram desativados, os locais foram limpos e estão recebendo o plantio de grama.

Veja Mais:  Moradores escolheram novos representantes; Veja resultados das eleições para presidentes de bairros em Rondonópolis

Para que a população continue fazendo o descarte correto dos materiais que são passíveis de reciclagem a Prefeitura está construindo quatro novos Ecopontos que vão anteder as quatro regiões da cidade. Um na Vila Paulista saída para Guiratinga, um nos altos da Rua Rio Branco próximo ao bairro Jardim Paiaguás, um na região do entorno do Jardim Ana Carla e outro no Distrito Industrial da Vila Operária. Os locais serão cercados e terão controle de descarte para evitar que virem pequenos lixões.

A Prefeitura também mantém contato constante com o Juizado Volante Ambiental (Juvam), a Promotoria do Meio Ambiente e Policia Militar Ambiental desenvolvendo ações integradas para minimizar a problemática do lixo descartado em local inadequado.

Outro projeto implantado recentemente pela Prefeitura foi o ponto de coleta de galhos e podas de árvores localizado no início da Rodovia do Peixe. O município colocou a disposição um triturador que prepara os restos para descarte. A unidade fica aberta durante o dia para receber material da população em geral e, principalmente, atende aos jardineiros que antes não tinham onde fazer o descarte correto deste tipo de material.

O secretário de Meio Ambiente do município, João Copetti, pontou que já foram mais de 50 mil metros quadrados de áreas públicas que receberam o plantio de grama e hoje estão servindo como espaço de convivência entre as famílias e também de lazer para as crianças. Mesmo com todo esse trabalho, João Copetti contou que ainda existem pessoas infringindo a lei e jogando lixo em áreas públicas. Ele ressaltou que a população pode ajudar nesse trabalho e denunciar esses casos pelo whatsapp 99983-2398, sendo que esse número funciona apenas para o recebimento de mensagens.

Veja Mais:  Prefeitura investe em projeto que incentiva a leitura de alunos da rede com a participação dos pais

Comentários Facebook

Rondonópolis

Vilmar Pimentel é cotado para assumir a Coder

Publicado

Foto: Assessoria

O vereador Vilmar Pimentel (SD), é cotado para assumir a presidência da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (CODER).

Pimentel tem sido mencionado como possível substituto da ex-presidente Nivea Calzolari que deixou a companhia na ultima sexta-feira (11).

Segundas informações dos bastidores políticos, cogitaram o nome de Pimentel para assumir a Coder, pois é bem visto e tem bom relacionamento com os servidores da companhia, pois no legislativo municipal é um ferrenho defensor das causas trabalhista dos colaboradores da pasta.

De acordo com a assessoria do vereador, até o momento Pimentel não recebeu nenhum convite oficial, mas se surgir, Vilmar deverá avaliar com sua assessoria.

O convite por parte do executivo deve ser feito ao edil na próxima segunda-feira (14).

Comentários Facebook
Veja Mais:  Prefeitura repassa recursos ao Hospital Paulo de Tarso
Continue lendo

Rondonópolis

Câmara é intimida a exonerar cargos comissionados

Publicado

O Juiz da 2ª Vara de Fazenda Pública de Rondonópolis, Márcio Rogério Martins, intimou o município na pessoa do Prefeito José Carlos do Pátio, no prazo de 30 dias, a proceder com o levantamento dos cargos comissionados da Câmara de Vereadores, cujo as funções não preencham os requisitos constitucionais, exonerando todos os servidores ocupantes destes e, sendo o cargo indispensável ao funcionamento do órgão legislativo, passe a provê-lo por meio de concurso público, ficando proibidas novas nomeações para tais cargos por meio comissionado.

Também definiu que adotando as providências e medidas necessárias, ao final do prazo de 180 dias, haja proporcionalidade entre o número geral de servidores comissionados e efetivos em atividade ficando a critério do Presidente da Casa de Leis escolher a melhor forma de equalizar os números conforme posto na fundamentação da decisão em questão. O documento trás que o descumprimento das determinações acarretará em multa processual de R$ 5 mil/dia chegando a R$ 50 mil em desfavor do município e do Presidente da Câmara.

O juiz alega no documento que poderá ser adotada medida mais drástica ao cumprimento da decisão em caso de ineficácia da multa aplicada, sem prejuízo ainda de responderem os responsáveis pelo descumprimento desta por ações cíveis e criminais em razão de sua inércia. Quanto às gestantes e mulheres em período de estabilidade gestacional, a exoneração só será instituída após este prazo.

Veja Mais:  Diretoria do IMPRO completa 1º ano de mandato

Tanto o município de Rondonópolis, ora representado pelo prefeito José Carlos do Pátio, quanto o presidente da Câmara, Claudio Antônio de Carvalho, o Claudio da Farmácia, terão o prazo de 30 dias para recorrer da decisão. Veja na integra processo Câmara

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Projetos da Unemat e Feciti são apresentados para alunos da Escola Daniel Martins Moura

Publicado

Foto: Assessoria

Esta quinta-feira (10) foi dia dos alunos do ensino médio da Escola Estadual Daniel Martins Moura conhecerem o projeto arquitetônico da sede da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) elaborado pela Prefeitura de Rondonópolis. O prefeito Zé Carlos do Pátio acompanhado de alguns secretários municipais falou também sobre a Feira de Ciência Tecnologia e Inovação de Rondonópolis (Feciti).

Às vésperas de decidirem qual curso superior vão fazer os estudantes conheceram o projeto desenvolvido pelo município para a construção da sede da Unemat em Rondonópolis. Projetada para atender cerca de 1.800 alunos, a universidade pública oferece atualmente três cursos de graduação e tem capacidade e área livre para expansão.

A Prefeitura tem feito ações para fortalecer o setor da educação e a tendência é que a cidade se transforme em polo educacional. Convênios com o Senai, investimentos de melhoria na estrutura da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e o custeio da Unemat em Rondonópolis abrem novas possibilidades para os futuros profissionais.

Os alunos da Escola Estadual Daniel Martins Moura conheceram também a Feira de Ciência Tecnologia e Inovação de Rondonópolis (Feciti). Com inscrições abertas para apresentar projetos e ideias inovadoras, a Feciti incentiva e premia os melhores trabalhos desenvolvidos por estudantes de todas as fases e níveis de graduação, profissionais e inventores autônomos.

Esse ano a Feciti chega na sua quarta edição e acontece entre os dias 21 e 22 de outubro na feira da Vila Aurora. As inscrições dos projetos se encerram no próximo sábado (12). Interessados podem participar acessando o site feciti.rondonopolis.mt.gov.br.

Veja Mais:  5ª Conferência Municipal da Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa enfatiza importância das políticas públicas para terceira idade

Comentários Facebook
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana