conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Na Capital

Alunos da rede municipal são premiados no 5° Concurso de Desenho e Redação

Publicado

Luiz Alves

Os 22 alunos da rede municipal de ensino que tiveram seus desenhos e redação escolhidos para representar as unidades educacionais, participaram nesta quinta-feira (08), da solenidade de premiação do 5º Concurso de Desenho e Redação. Os três primeiros colocados de todas as categorias receberam bicicletas, tablets e mine games portáteis.  

Além dos alunos o concurso possibilitou aos professores e as escolas prêmios de destaque como o título de Escola Cidadã atribuído as instituições que montaram um Plano de Mobilização, desenvolvendo estratégias de incentivo ao debate sobre o tema entre os estudantes. 

Para este ano, o tema central abordado nos trabalhos foi “Se você fosse prefeito, o que faria para o seu bairro?”. 
Sob a coordenação da Controladoria Geral do Município (CGM), o concurso foi iniciado em abril e contou com o envolvimento de 6.174 alunos e 182 professores da rede municipal de educação.

Direcionado para os estudantes do 1º ao 9º ano, o evento buscou despertar o interesse por assuntos ligados à área de ética, cidadania e controle social. No total, foram produzidos 4.905 desenhos e 618 redações.

Representando a Controladoria Geral da União em Mato Grosso, Larissa de Souza Alvim explicou aos alunos a importância do concurso no ponto de vista social.

“Com esse concurso, todos nós ganhamos, o aluno ganha prêmio, os professores que tem uma tarefa árdua em sala de aula, mas que insistem em plantar boa semente por nosso país são presenteados, as escolas, enfim todo o contexto é agraciado, porque o objetivo deste concurso é a prevenção a corrupção e quando envolvemos todos esses personagens acerca de um tema, espalhamos o conhecimento”, disse. 

Veja Mais:  A Prefeitura de Cuiabá publica edital de convocação de aprovados no cargo de TNS em Direito

Acreditarmos que a educação é a melhor ferramenta de transformação social, e que a reflexão e debate dos temas relacionados ao controle social e cidadania nos ambientes educacionais podem transformar nossa comunidade, criando uma geração de cidadãos conscientes e participativos na sociedade.

Para o controlar-geral, Marcus Brito os professores tem um papel fundamental nesse projeto, e contribuem significativamente com a evolução do concurso ao longo dos anos.

“Esse projeto tem a função de cuidar das crianças de forma a despertar nelas o senso crítico para as demandas a sua volta. É interessante como ao longo dos anos, o concurso tem evoluído em termos de desenho e redação”, explicou.

Brito ainda adiantou que solicitou um relatório para que a CGM indique os ganhadores e suas respectivas propostas de melhorias em seu bairro para que o prefeito faça as escolhas e as concretize dentro das possibilidades de seu orçamento.

Em sua 5° edição o Concurso de Desenho e Redação é fruto de uma atuação dedicada de toda equipe de organização, para conseguir cumprir as metas que o prefeito Emanuel Pinheiro tem proposto, uma delas é a parceria entre as secretarias que possibilitam ampliação dos projetos.

“Todas essas ações somam com o trabalho que as escolas já realizam, são demandas que a sociedade nos exige. Por esse motivo, a secretaria de Educação abraça esse projeto porque sabe que a escola é o espaço que muitos desses jovens tem para frequentar, e nada melhor que usar esse espaço para abordar princípios éticos da honestidade e de cidadania”, disse Jane Regina Costa, coordenadora de Projetos da Secretaria de Educação.

Veja Mais:  Entrega de títulos do bairro Praeirinho é transferida para a próxima semana

O aluno, Victor Gabriel Pires Nunes, 1° colocado da EMEB Professor Carlos Alberto Reyes acredita que se fosse prefeito melhoraria a qualidade de vida do seu bairro com lazer.

“Fiz um desenho com uma praça, campo de futebol, clube, um shopping, lago e uma procuradoria. Se eu fosse prefeito eu olharia para minha escola, aumentaria o número de vagas”, disse.

“Na minha redação eu falei sobre a violência no meu bairro, se fosse prefeita eu investiria em segurança, com viaturas e monitoramento para diminuir os assaltos”, relatou Heviely Vitória Florentino da Silva.

CONCURSO

O Concurso de Desenho e Redação da Prefeitura de Cuiabá, criado pela Controladoria Geral do Município, foi idealizado para despertar nas crianças a conscientização e dever de ajudar a gestão pública por meio do Controle Social. Por isso, através de desenhos e redações, a Controladoria incentiva os trabalhos sobre temas voltados à ética, transparência e cidadania.

Em 2019, com o tema “Se você fosse Prefeito, o que faria pelo seu bairro?”, a 5° edição do Concurso de Desenho e Redação tem por objetivo estimular o processo educativo em que os responsáveis levam os sujeitos envolvidos a perceberem sua importância na vida do outro, suas responsabilidades diante da sua comunidade e as capacidades que deve desenvolver para exercitar essas práticas no decorrer da vida.

A avaliação dos trabalhos foi feita por uma Comissão Julgadora composta de pedagogas, artistas plásticos e Assessoras técnicas da SME.

Veja Mais:  Procon Municipal funciona das 8h as 17h sem intervalo para o almoço

A importância do evento não se dá apenas pelo valor do prêmio recebido, mas principalmente pela relevância na mobilização da escola, professores, diretores, e até familiares sobre um assunto que diz respeito a todos os cidadãos cuiabanos as atribuições de um prefeito.

Confira anexo lista de ganhadores.

 

 

Comentários Facebook
publicidade

Na Capital

Prefeitura informa o que abre e fecha nos feriados de 15 e 20 de novembro

Publicado

Luiz Alves

Em virtude do feriado nacional do Dia da Proclamação da República, comemorado no dia 15 de novembro (sexta-feira), a Prefeitura de Cuiabá informa que os órgãos da Administração Municipal não terão expediente. Apenas os serviços essenciais como saúde, coleta de lixo, manutenção de distribuição de água, defesa civil, fiscalização e orientação do trânsito serão mantidos.

A situação será repetida no feriado da Consciência Negra, do dia 20 (quarta-feira). Em algumas cidades do país o dia 20 de novembro é considerado ponto facultativo. Em Mato Grosso, a data foi estabelecida como um feriado estadual, por meio da Lei Nº 7879/2002.

Na saúde, as Unidades de Urgência e Emergência de Pronto Atendimento (UPAs), funcionam regularmente. Além dessas, as policlínicas e o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá também estarão com as portas abertas para atender a população.

Na segurança, todas as delegacias, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), unidades do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc), batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros também fazem atendimentos.

Em relação ao comércio da Capital, conforme informações da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), os estabelecimentos poderão funcionar normalmente, tanto na sexta (15) como na próxima quarta-feira (20), ficando a critério de cada estabelecimento decidir se vai abrir ou não, sem restrições de horário conforme acordado nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) entre os sindicatos patronais e laborais esse ano.

Veja Mais:  Entrega de títulos do bairro Praeirinho é transferida para a próxima semana

Entretanto, a remuneração das horas trabalhadas dos empregados envolvidos nos feriados será em dobro, incluída as comissões de vendas, que serão calculadas pela média mensal, e o seu pagamento se dará junto com o fechamento da folha de pagamento do corrente mês em que se trabalhou no feriado.  A permissão abrange os municípios que seguem a CCT.

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

Prefeito entrega reforma de PSF e avança na reestruturação da Atenção Básica

Publicado

Gustavo Duarte

Mais de 12 mil pessoas serão beneficiadas diretamente com a reforma do Programa de Saúde da Família (PSF) Despraiado I e II, entregue pelo prefeito Emanuel Pinheiro na noite desta segunda-feira (11).

O PSF, que faz parte do pacote de 67 obras que estavam paralisadas ou não iniciadas em gestões anteriores, teve os serviços conduzidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Ele foi entregue totalmente equipado, com novas mobílias, climatizado em todos os ambientes e conta com duas equipes de saúde odontológica.

De acordo com o prefeito, com essa entrega, a gestão, que atua na finalização de outras 30 frentes de trabalho em estruturações, reformas, ampliações e novas obras, avança com o planejamento de reestruturação da Atenção Básica, com foco nos atendimentos em saúde preventiva nos bairros carentes, onde está a população que mais precisa da atenção do poder público.

“O foco da nossa gestão é de todos os quase 700 mil cuiabanos, sobretudo, daqueles que dependem exclusivamente do poder público para ter uma vida saudável e digna. Por isso, estamos entregando mais essa unidade de saúde totalmente reformada e ampliada e, assim, vamos avançando no compromisso de reestruturar a Atenção Básica e transformar os 85 centros de saúde da Capital, que estavam totalmente insalubres, em ambientes mais humanizados para a população cuiabana”, frisou Pinheiro.

Veja Mais:  Entrega de títulos do bairro Praeirinho é transferida para a próxima semana

Há 14 anos trabalhando na unidade, o médico Anderson Andreu Cunha enfatiza que a satisfação de ver a unidade praticamente nova é imensurável. “Ver nossos pacientes serem acolhidos em um local climatizado, com móveis novos e recebendo todo o conforto e humanização que eles merecem não tem preço. Já tivemos outras reformas ao longo de todos esses anos que estou atuando aqui, mas nenhuma delas obteve tamanha envergadura. Além disso, passamos a contar com equipe odontológica, o que não tinha antes. Por essa razão é emocionante e indescritível para nós vermos a concretização dessa reforma”, enfatizou.

O contentamento foi endossado pelo vereador Misael Galvão, que cresceu na comunidade. “Eu cresci tomando banho nesse córrego que tem aqui do lado. Ou seja, esse PSF faz parte da minha história e era um sonho de toda nossa comunidade ver esse local revitalizado. Por isso destinei parte das minhas emendas para ajudar não apenas na reforma, mas também na compra de móveis. Claro que o valor não foi suficiente, por isso agradeço imensamente todo o empenho financeiro e  comprometimento do prefeito Emanuel Pinheiro e do secretário de Saúde, que estão fazendo muitos outros avanços, não apenas na região do Despraiado, mas em toda a Capital”, completou. 

MAIS SAÚDE

Durante o ato de entrega, o secretário de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho, revelou que outras 20 obras estão em fase de finalização. Destas, pelo menos seis serão entregues para a população de Cuiabá ainda este ano. Entre elas, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Residencial Santa Terezinha/Itapajé, o Centro de Saúde do Novo Terceiro, Centro de Saúde do Grande Terceiro e UPA Verdão, que é uma das obras mais esperadas pela população e que começará a funcionar com uma capacidade de atendimento de cerca de 12 mil pessoas por mês. As demais obras deverão ser entregues entre abril, no aniversário de Cuiabá, e novembro.

Veja Mais:  Competência, trabalho e entrega: viva o servidor público!

“A saúde pública está melhorando. Ainda não chegamos ao que a população cuiabana merece, mas vamos chegar lá, se Deus quiser, até dezembro de 2020, no final desta gestão. Depois que o HMC for entregue 100%, a Secretaria Municipal de Saúde se voltará completamente para a Atenção Básica. Estaremos preparando e implementando um novo modelo de saúde preventiva para a população, onde até o fim deste mandato teremos pelo menos mais 20 unidades totalmente reformadas e ampliadas, com a parte odontológica em todas elas. Além disso, teremos uma urgência e emergência com fluxo totalmente redefinido para melhor acolher o cidadão com o HMC e as novas UPAs, Verdão e Leblon”, finalizou o secretário.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

Secretário de Educação de Cuiabá assume a Coordenadoria de Alimentação Escolar

Publicado

Jorge Pinho

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, anunciou na segunda-feira (11) que irá pessoalmente conduzir a Coordenadoria de Nutrição Escolar (CNE) nos próximos dias. Por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, será feito um levantamento interno no setor e, em breve, anunciado o nome do novo coordenador. Gestores da Secretaria de Educação estiveram na coordenadoria onde mantiveram reunião com a equipe da Alimentação Escolar.

“Queremos tranquilizar a comunidade escolar em relação à distribuição da merenda. Não houve e não há qualquer prejuízo no abastecimento. Por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro estamos acompanhando de perto o setor, a fim de garantirmos o abastecimento regular nas 163 unidades educacionais que compõem a rede pública municipal de Educação sem que haja qualquer prejuízo aos nossos mais de 52 mil alunos matriculados”, disse o secretário Alex Vieira Passos.

Segundo o secretário, após a divulgação das denúncias, o prefeito Emanuel Pinheiro determinou a imediata apuração dos fatos e isso está sendo feito por meio de uma sindicância e, posteriormente, se for o caso, um Processo Administrativo Disciplinar (PAD).

Em relação à distribuição dos alimentos, inclusive os estocáveis, não há qualquer problema. Nesta segunda-feira (11), obedecendo ao cronograma de distribuição, 50 unidades educacionais receberam produtos estocáveis e as rotas serão cumpridas regularmente. Os alimentos secos são distribuídos uma vez por semana, em quantidade suficiente para atender os alunos. Nas sextas-feiras, há um cronograma de distribuição mais flexível.

Veja Mais:  Competência, trabalho e entrega: viva o servidor público!

O secretário Alex Vieira Passos garantiu que os fatos serão apurados e a gestão dará continuidade ao trabalho que vem sendo realizado pela coordenadoria.

Sobre o cardápio servido aos alunos, o secretário disse que há uma preocupação constante da gestão em relação à qualidade dos alimentos servidos e as recomendações em relação ao valor nutricional das refeições servidas. “A Rede de Alimentação Escolar da Prefeitura de Cuiabá, com base no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), oferece alimentação saudável para os alunos entre eles, as 613 crianças, de 0 a 14 anos, que possuem algum tipo de restrição alimentar. Somando a alimentação padrão e especial, são servidas 110.553 unidades de refeição por dia”, destacou o secretário.

O secretário ressaltou ainda que a alimentação é feita de acordo com a faixa etária e segue as normativas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação em relação a distribuição per capita (quantidade do alimento em gramas ou mililitros suficientes para alimentar uma pessoa). “Pensando sempre nos nossos alunos, procuramos melhorar cada vez mais, qualificando os nossos profissionais e nossa metodologia de trabalho, em relação a manipulação e qualidade dos alimentos servidos. Hoje, 40,27% dos alimentos adquiridos em 2019, um percentual maior do que é recomendado pelo governo federal, que é de 30%, vem da agricultura familiar, com produtos frescos e adaptados aos hábitos alimentares locais”, completou Alex Vieira Passos.

Veja Mais:  A Prefeitura de Cuiabá publica edital de convocação de aprovados no cargo de TNS em Direito

Recentemente, a nutricionista, especialista em saúde pública e assessora da diretoria de Ações Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) Sineide Neres dos Santos, esteve em Cuiabá participando do 3º Concurso  da Alimentação Escolar. Na ocasião ela conheceu as instalações da coordenadoria e elogiou a organização do trabalho e a qualidade da alimentação servida. “Temos normativas rigorosas que devem ser observadas pelos profissionais responsáveis pela elaboração do cardápio, manipulação dos alimentos, cuidados com a estocagem, uso de equipamentos de proteção individual e distribuição dos alimentos. A alimentação escolar cuiabana é destaque no Brasil, uma das melhores devido a sua organização e otimização em prol da criança e da educação. Cuiabá é um modelo para o Brasil”, disse ela.

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana