conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Na Capital

Alunos da rede pública de Cuiabá, vencedores do concurso, serão premiados na próxima sexta-feira (9)

Publicado

 A cerimônia de premiação dos alunos da rede pública municipal de educação, vencedores do concurso de Desenho, Vídeo e Redação do projeto Água para o Futuro, será na próxima sexta-feira (9), às 09 horas, no auditório da sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá.

O concurso, que teve como tema ‘A importância das nascentes em Cuiabá’, é uma iniciativa do Ministério Público Estadual em parceria com a Prefeitura de Cuiabá e a Secretaria Municipal de Educação (SME), com o objetivo de despertar nos estudantes, o interesse pelos temas relacionados  aos recursos hídricos, incentivando a  reflexão e o debate desses assuntos nos ambientes educacionais.

Segundo a coordenadora de Programas e Projetos da Diretoria de Ensino da SME, Jane Regina da Silva Costa, a proposta é que os participantes se tornem multiplicadores dessas ideias. “Por meio dos alunos, estaremos disseminando a ideia da  importância de garantir  a segurança hídrica e o abastecimento de água potável para esta e as futuras gerações”, salientou ela.

A diretora de Ensino da SME, Zileide Lucinda dos Santos, avaliou positivamente a iniciativa. “O concurso fortalece a educação ambiental no currículo das unidades de ensino da rede pública de educação de Cuiabá. Assim, estamos enriquecendo as práticas pedagógicas e incentivando a comunidade escolar a buscar uma vida sustentável”,  destacou a diretora.

O coordenador do projeto, o Promotor de Justiça Gerson Barbosa disse que o projeto Água para o Futuro é  hoje uma referência nacional. “Em Cuiabá, nosso objetivo maior é localizar e preservar as nascentes, e fazer com que o projeto chegue a todos os lares cuiabanos. Por isso, é fundamental envolvermos as escolas. Os  alunos desempenham um papel estratégico na propagação das informações junto aos seus familiares, amigos e vizinhos”, destacou o Promotor.

Veja Mais:  Treze unidades de saúde da região Oeste estão abertas neste sábado

Concurso

O concurso foi dividido de forma que todos os alunos fossem contemplados, respeitando a idade escolar de cada um. Desenhopara os estudantes do 1º ciclo; Vídeo para alunos do 2º ciclo e EJA e Redação para os estudantes do 3º ciclo (ensino médio). 

Desde o lançamento do concurso, em junho, os professores trabalharam o tema com os estudantes, incentivando o debate. A seleção preliminar dos trabalhos foi realizada pelas escolas e a final ficou sob a responsabilidade da Comissão Julgadora do concurso.

 

Premiação

Concurso de Desenho

Premiação para os estudantes

1º lugar na categoria 1º ano – 1 bicicleta

1º lugar na categoria 2º ano – 1 bicicleta

1º lugar na categoria 2º ano – 1 bicicleta

Premiação para unidade de ensino

As unidades escolares vencedoras em primeiro lugar de cada categoria receberão cada uma um kit de bandinha rítmica.

Concurso de Vídeo

Premiação para os estudantes na categoria 2º ciclo

1º colocado – 3 smartphones

2º colocado – 3 bicicletas

3º colocado – 3 tablets

Premiação para os estudantes na categoria EJA

1º colocado – 3 smartphones

2º colocado – 3 bicicletas

3º colocado – 3 tablets

Premiação para unidade de ensino

1ª colocada – categoria 2º ciclo – 1 computador

1ª colocada – categoria EJA – 1 computador

Concurso de Redação

Premiação para os estudantes

1º colocado – 1 smartphone

Veja Mais:  Prefeitura de Cuiabá publica editais de convocação para função de Técnico de Nutrição Escola (TNE)

2º colocado – 1 bicicleta

3º colocado – 1 tablet

Premiação para a unidade de ensino

1ª colocada – 1 computador

Projeto 

O projeto Água para o Futuro é uma iniciativa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, executado em conjunto com a Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto Ação Verde, Prefeitura de Cuiabá e as concessionárias Águas Cuiabá S/A.

O projeto envolve profissionais de diversas áreas no armazenamento e processamento de dados geográficos, desenvolvimento do site e aplicativo para smartphone, filmagens aéreas monitoramento, inspeções e perícias, confecção de mapas, entre outras funções.

Dos 550 pontos vistoriados na Capital, até agora, mais de 200 nascentes já foram confirmadas pelo projeto.

 

Serviço

Premiação do concurso de Desenho, Vídeo e Redação do Projeto Água para Futuro

Data: 09/11

Horário: 09h

Local: auditório da sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá.

 

 

Comentários Facebook
publicidade

Na Capital

Luzimar Collares na bancada do Jornal Nacional é bem Mato Grosso

Publicado

Em um ano tão especial para nossa Capital tricentenária, teremos a oportunidade, neste sábado (16), de viver mais um momento único. Após 50 anos no ar, o Jornal Nacional terá pela primeira vez um mato-grossense em sua bancada. A escolha não poderia ter sido mais justa. Uma das profissionais referência do nosso jornalismo, a apresentadora Luzimar Collares é quem nos representará.

Quis o destino que, no ano de celebração dos 300 anos da nossa Cuiabá, Luzimar fosse indicada para também deixar seu nome marcado na história de um dos mais tradicionais telejornais nacionais. Dessa vez, todo o Brasil poderá contemplar o talento ao qual há cerca de 20 anos já nos acostumamos a apreciar. E isso é sim mais um belo motivo para comemorarmos e nos sentirmos orgulhosos!

Sim, compartilhamos esse orgulho com você, Luzimar! Por aqui, você já nos mostrou o tamanho exato da sua competência. Por isso, sabermos que o tão habitual “Boa noite!”, que nos acostumamos a ouvir em outras vozes, será entoado, desta vez, por uma genuína mato-grossense, nos deixa em um singular estado de regojizo.

Os mato-grossenses, aqueles que vieram de outros estados e países e, em especial, o nosso povo cuiabano, amado e acolhedor, estão ansiosos por este momento. O que queremos agora é enviar todas as energias positivas para esse novo desafio, o qual temos a plena certeza que será, mais uma vez, brilhantemente encarado. E, ao assim fazê-lo, Luzimar, saiba que em nenhum momento estará sozinha.

Veja Mais:  Treze unidades de saúde da região Oeste estão abertas neste sábado

Junto contigo, você levou para o Rio de Janeiro a admiração de mais de 700 mil cuiabanos que, mesmo separados por uma tela, criaram uma ligação contigo. Também está na sua bagagem sonhos e a esperança daqueles que estão em uma faculdade de jornalismo, dos que ainda nem entraram ou dela já saíram, até mesmo dos que hoje compõem a equipe de comunicação da Prefeitura de Cuiabá e que, em algum momento da vida, decidiram seguir o caminho dessa profissão inspirados em você.

Por mais essa conquista, pelo extraordinário trabalho já feito, por ser Mato Grosso em rede nacional, deixo aqui os meus mais sinceros parabéns e o desejo de boa sorte.

 

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

Prefeito entrega praça no bairro Coophamil e homenageia radialista

Publicado

Luiz Alves

Os moradores do bairro Coophamil, localizado na região Oeste da Capital, passam a contar com um novo espaço de lazer. Isso porque, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, inaugurou na noite da última quinta-feira (14), a Praça William Gomes. O local foi batizado em homenagem ao radialista, professor e morador da comunidade. Situada na Rua Valdir Morbeck, a área foi totalmente revitalizada e beneficiará cerca de 4.500 habitantes da localidade.

Por meio de um trabalho realizado em parceria entre as secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, o Município executou uma completa transformação do local. Agora, o local, que antes gerava insegurança à população, poderá ser utilizado para o desenvolvimento de atividades físicas e de integração social.

“Meu amigo particular, conhecia há mais de 30 anos William Gomes, o mineiro mais cuibano que muitos. Deixo a nossa saudade, de um grande homem, de um gande professor e radialista de uma origem simples. Essa praça eterniza o nome e a memória de William, uma área de lazer que vai dar alegria e qualidade de vida para a população, que era o que ele mais fazia em vida”, declarou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

Na praça, foram realizados os serviços de jardinagem e paisagismos, instalação de iluminação de LED, de bancos e lixeiras, pintura e construção de pista de caminhada. Além disso, fizeram parte da revitalização, a edificação de uma academia ao ar livre, incluindo equipamentos para pessoas com deficiência, e um playground, voltados para a recreação das crianças.

Veja Mais:  Prefeitura de Cuiabá convoca aprovados do Processo Seletivo da Educação

“Este é um espaço que a comunidade agora pode fazer uma caminhada com segurança, fazer exercícios com segurança. O prefeito tem nos pedido sempre a iluminação de LED pela qualidade e luminosidade. Transformamos este quarteirão para que vocês tivessem mais qualidade de vida. Só este ano já fizemos mais de 40 praças como essa e continuaremos a entregar uma por semana até o fim da gestão, cumprindo um plano de governo de um prefeito comprometido com o social e com todos os bairros de Cuiabá”, declarou o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

O Município tem expandido esses espaços para todas as regiões da cidade, alcançando pessoas que outrora se viam excluídas desse tipo de benefício. Desde 2017, o trabalho já resultou na criação de mais de 40 praças e dois novos parques municipais. O planejamento do prefeito Emanuel Pinheiro é entregar, até dezembro de 2020, uma praça por semana.

“Esta obra é uma luta de todos aqui presentes. Eu não tenho vergonha de dizer que apoio esta gestão, eu vim aqui para entregar uma obra que representa o compromisso da gestão. A Câmara é parceira desta administração que significa a evolução da nossa qualidade, acabando com bolsões de lixo e levando qualidade de vida para a nossa população”, declarou o vereador por Cuiabá, Toninho de Souza.

Apaixonado pelo linguajar cuiabano, Willian escreveu também o “Dicionário Cuiabanês”, que faz a tradução de alguns palavra e dizeres do dialeto regional. A lei que assegura a homenagem ao professor e comunicador é de autoria do vereador Toninho de Souza.

Veja Mais:  SUGESTÃO DE PAUTA – Prefeito Emanuel Pinheiro entrega kits de uniformes escolares

Eu quero agradecer a comunidade presente para esta homenagem maravilhosa ao William. Quero agradecer a todas as autoridades, eu não tenho palavras. Ele foi um marido e companheiro maravilhoso até o último dia de vida dele”, agradeceu emocionada esposa do radialista homenageado, Circe Anunciação.

A praça leva o nome de William Gomes, falecido em 29 de janeiro de 2017. Além de morador da comunidade, ele era considerado um dos maiores radialistas de Mato Grosso. Ícone da cultura cuiabana, o comunicador nasceu em Minas Gerais, mas mudou-se para Mato Grosso ainda criança. Aqui, foi ainda professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

“Merecidamente, William Gomes recebe o nome dessa praça. Ele foi um dos melhores historiadores que Cuiabá já teve. Agradeço ao prefeito Emanuel Pinheiro, meu amigo, por atender as demandas do bairro Coophamil por mais este espaço de lazer que a comunidade tanto esperava. Um espaço que agora tem segurança, esta iluminado e é um dos mais bonitos de Cuiabá”, disse o presidente do bairro Coophamil, Profeta.

Estiveram presentes também na cerimônia de entrega o deputado Federal por Mato Grosso, Emanuel Pinheiro Neto, o secretário de Ordem Pública, Leovaldo Sales e os vereadores Misael Galvão, Xavier e Valter Arruda.

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

Secretaria planeja capacitação junto à mulheres agricultoras

Publicado

A titular da Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Débora Marques, participou de uma reunião com representantes da Associação das Mulheres Agricultoras da Comunidade 21 de abril, na terça-feira (12). O objetivo da reunião foi planejar a realização de cursos e capacitações voltados ao setor.

Na opinião de Débora, a premissa do diálogo como base para a formulação de ações é uma das características de uma gestão eficiente, que busca entender as demandas da população. Diante disso, uma série de encontros e audiências públicas tem acontecido ao longo do ano.

Ela lembra que, no mês de outubro, participou de audiência pública na Câmara Municipal, onde falou exclusivamente sobre incentivos à agricultura familiar. “Assim conseguimos agir com maior efetividade, entregando o que a aqueles moradores realmente precisam e não o que nós achamos que eles precisam”, diz.

De acordo com a secretária, as ações fazem parte da proposta do prefeito Emanuel Pinheiro de humanização da produção rural. “Destacamos por exemplo, a abrangência dos programas de Aquisição de Alimentos e de Alimentação Escolar, que são de extrema importância para as comunidades beneficiadas”, finalizou.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Regada a memória afetiva, Dia da Biodiversidade leva diversão e educação ambiental para alunos no Aguaçu
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana