conecte-se conosco


Na Capital

Alunos de Cuiabá realizam provas de proficiência pela internet

Publicado

Cerca 4 mil alunos do 4º ano de 50 unidades de ensino da rede pública municipal de Cuiabá estão realizando nesta e na próxima semana uma avaliação diagnóstica e preparatória para a Prova Brasil 2019. A novidade é que parte das unidades (cerca de 30% delas) está fazendo as provas pela internet e o restante, a maioria, está utilizando a lousa digital.

A coordenadora de Organização Curricular (COC), da Diretoria de Ensino, Eliane Quinhone falou sobre os objetivos da Secretaria de Educação ao aplicar a avaliação e disponibilizar as provas no formato digital. “A ideia é monitorar o processo de aprendizagem dos alunos que no ano que vem estarão participando da Prova Brasil. O formato digital permite acessarmos os resultados mais rapidamente e, com isso, a Secretaria poderá planejar a formação dos professores e as intervenções pedagógicas necessárias de forma mais eficaz”, explicou.

As provas foram elaboradas pelos assessores pedagógicos da Coordenadoria de Formação, na mesma estética utilizada pela Prova Brasil, e estão sendo disponibilizadas em três formatos, para impressão, para o uso em lousa digital ou em formulário digital. Algumas unidades escolares adotaram a prova como avaliação de fim de ano dos seus alunos.

Na EMEB Ana Tereza Arkos Krause, 127 alunos das cinco turmas de 4º ano estão fazendo a avaliação por meio de formulário digital, uma motivação a mais, segundo a diretora, Olinda Gonçalves de Almeida Dias.

Veja Mais:  “Um Por Todos e Todos Por Um” estimula autoestima e respeito à diversidade com ajuda da Turma da Mônica

Falando sobre a Prova Brasil, Eliane Quinhone explicou que a maioria das unidades escolares da rede pública municipal de Cuiabá estão no nível 3 e, um número menor, no nível 4, que correspondem respectivamente aos níveis básico e avançado.

“Nossa meta para 2019, como já temos feito nos anos anteriores, é trabalhar na formação dos professores, as dificuldades apresentadas pelos alunos, para que eles saiam do nível básico e atinjam o avançado. Nosso foco é a formação do professor para que eles tenham um melhor desempenho em sala de aula e, com isso, possamos avançar ainda mais nos resultados da Prova Brasil”, ressaltou.

A secretária-adjunta de Educação, Edilene Machado disse que a gestão Emanuel Pinheiro trabalha para assegurar o direito à aprendizagem de qualidade para as crianças cuiabanas. “Esse é mais um instrumento importante para planejar medidas que impactem positivamente a Educação da Capital”, salientou ela.  

 

Ideb

As escolas da rede pública municipal de Cuiabá vêm avançando no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Em 2017, nos anos iniciais (1º ao 5º ano), superaram a meta projetada pelo Ministério da Educação (MEC), de 5,3, alcançando, 5,7.

Com esse desempenho Cuiabá ultrapassou também, a meta projetada pelo Ministério da Educação para 2019, que é de 5.6. Das 45 escolas municipais dos anos iniciais que fizeram a Prova Brasil em 2017, 33 mantiveram ou superaram a meta estipulada pelo MEC. 

Veja Mais:  Multas de trânsito passam a ser negociadas na Semob, que mantém até 50% de desconto; confira

Comentários Facebook
publicidade

Na Capital

Matrículas para escolas da rede municipal começam na segunda-feira

Publicado

Pais e responsáveis devem ficar atentos. As matriculas para novos alunos na rede pública municipal de Cuiabá começam na próxima segunda-feira (17). As solicitações deverão ser feitas no portal Matricula Web, no site da Prefeitura, a partir de 8h. Lá deverão ser preenchidos dois formulários, o cadastro e a solicitação de matricula, que estarão disponíveis no link.

Ao todo serão ofertadas 3.806 vagas para novos alunos, na faixa etária dos 0 aos 3 anos e 11 meses,  para as unidades educacionais de creches, Centros  Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) e Centro Emergencial de Educação Infantil Portal da Fé.Nos dias 17 e 18 poderão ser solicitadas matriculas para unidades de ensino localizadas nas Regionais Norte e Leste; e nos dias 19 e 20, para as Regionais Sul, Oeste e do campo.

Para orientar pais e responsáveis, a Secretaria de Educação de Cuiabá contará com pontos de apoio nos sete Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), localizados nas Regionais Norte, Sul, Leste e Oeste.

A coordenadora da Comissão Permanente de Organização Escolar (CPODE) da SME, Conye Maria da Silva Bruno explicou como vai funcionar a ação. “Nos dias 17 e 18, os CRAS localizados nos bairros CPA e Jardim União (Regional Norte) e Dom Aquino (Regional Leste), estarão abertos para tirar as duvidas e orientar os pais. Nos dias 18 e 19, estarão funcionando os os pontos de apoio nos CRAS do Jardim Araça (Regional Oeste) e, Osmar Cabral, Pedra 90 e Tijucal (Regional Sul)”, destacou ela.

Veja Mais:  Sine oferece mais de 30 vagas de emprego para esta semana; confira

Segundo ela, servidores da SME estarão disponíveis para tirar as duvidas e orientar  os pais ou responsáveis . Uma orientação aos pais é que preencha o cadastro disponível no link Matrícula Web. “Mesmo que já tenham feito isso antes, é importante para que possamos atualizar os dados como telefones, endereços, e-mail e outros”, lembrou.

As listas dos novos alunos estarão disponíveis no site da Prefeitura de Cuiabá e nas unidades de ensino, a partir do dia 20 de janeiro. As matriculas para alunos novos nas unidades de Educação Básica (EMEB’s), Pré-Escola/Educação Infantil e Ensino Fundamental, para as crianças de 04 a 14 anos, serão realizadas no período de 07 a 10 de janeiro de 2019, também no link do Matricula Web.

Nos dias 07 e 08 de janeiro, para as unidades de ensino localizadas nas Regionais Norte e Leste e nos dias 09 e 10 de janeiro de 2019, para as Regionais Sul e Oeste.

A coordenadora do CPODE alerta. “É importante que os pais ou responsáveis estejam atentos ao calendário de matricula. Isso porque a Secretaria de Educação não fará mais atendimento presencial. Todo o atendimento a partir do ano que vem será realizado por meio do Portal Matricula Web ou pelo telefone 0800 6462003”, destacou.

Rede municipal

A rede pública municipal de Cuiabá é composta por 51 creches, 20 CMEI’s, dois Centros Emergenciais de Educação Infantil (CEEI),  81 EMEB’s), e oito escolas do campo. Essas unidades de ensino atendem a 51.163 estudantes de 0 a 14 anos, além de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Veja Mais:  Semob reforça monitoramento do trânsito nas vias no entorno do novo Pronto Socorro

Em 2019 a Prefeitura de Cuiabá vai entregar dois novos CMEI’s nas regiões do CPA III e Recanto do Sol. Cada uma das novas unidades terá capacidade para atender 240 crianças com idades de 0 a 5 anos, sendo 140 dessas vagas para a faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses. 

E mais seis outras unidades de ensino começaram as obras neste mês de dezembro, totalizando até junho de 2020, mais mil novas vagas.

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

ETA Sul findará com a intermitência no fornecimento de água tratada

Publicado

Cuiabá contará, a partir de agosto de 2019, com uma nova Estação de Tratamento de Água. Localizada em um terreno de 20 mil metros quadrados, no Parque Geórgia, a obra de construção foi oficialmente lançada nesta terça-feira (11) pela Prefeitura de Cuiabá e a concessionária Águas Cuiabá. A entrada em funcionamento da ETA possibilitará o fim da intermitência no fornecimento de água, fazendo com que dezenas de bairros da região passem a ser abastecidos durante 24 horas.

A nova estrutura faz parte do Sistema Sul de Abastecimento de Água, que representa um ganho de qualidade operacional no saneamento básico do município. Todo o conjunto é composto por uma unidade de captação instalada no Rio Cuiabá, quatro reservatórios com capacidade total de armazenar 18 milhões de litros, 36 quilômetros de adutoras e uma ETA apta a tratar 750 litros de água por segundo.

“Água na torneira, com pressão, 24 horas por dia. É isso que nós queremos e que todas as famílias cuiabanas vão ter. Saneamento básico traz saúde, qualidade de vida e é prioridade da nossa gestão. Estamos virando a página na história do saneamento básico da Capital e firmo o compromisso de fiscalizar o andamento destes trabalhos e o cumprimento da meta de acabar com a intermitência em Cuiabá”, declarou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Veja Mais:  Multas de trânsito passam a ser negociadas na Semob, que mantém até 50% de desconto; confira

Integrante do Plano de Investimentos Águas Cuiabá 300 Anos, o Sistema Sul beneficiará a 203,6 mil pessoas em 83 bairros da Capital mato-grossense – resultado do investimento de R$ 65,3 milhões. Depois de finalizadas as obras de construção, entram em cena as equipes responsáveis pelo trabalho de setorização do abastecimento, fundamental à eficaz gestão do Sistema.

“A criação do Sistema Sul, proposta pela Águas Cuiabá, une inteligência em engenharia e em gestão de saneamento. Ela vai possibilitar a substituição dos sistemas Parque Cuiabá e Coophema por uma nova estrutura, mais moderna, de melhor qualidade e ambientalmente mais sustentável, dada a elevada eficiência no processo de tratamento do lodo”, explicou o diretor-geral da Águas Cuiabá, Luiz Fabbriani.

Neste momento, as tubulações responsáveis por levar a água tratada às unidades consumidoras, conhecidas como adutoras, estão em adiantada fase de implantação, com 80% desta etapa do trabalho concluída. No que se refere à fabricação dos reservatórios e módulos de tratamento de água, 73% dos serviços estão prontos. “Essas unidades são produzidas em indústrias especializadas e, no momento adequado, são instaladas na Estação de Tratamento de Água”, complementou Fabbriani.

(Com informações – assessoria Águas Cuiabá) 

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

Servidores se mobilizam pelo 2º ano para incentivar arrecadação do Natal Sem Fome

Publicado

Normal
0

21

false
false
false

PT-BR
X-NONE
X-NONE

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:10.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-language:EN-US;}

O segundo ano da campanha de arrecadação de alimentos da primeira-dama Márcia Pinheiro levou os servidores público da Prefeitura de Cuiabá a se mobilizarem internamente na busca de maximizar as doações para contribuir com as diversas famílias em vulnerabilidade social da capital, publico alvo do Natal Sem Fome.

Como em 2017, o setor de Endomarketing, da Secretaria de Inovação e Comunicação (Sicom), irá promover a promoção incentivadora que irá sortear uma cesta de Natal completa para os servidores que contribuírem na doação de alimentos da campanha.

A equipe da Sicom irá percorrer o prédio da sede do Executivo municipal (Palácio Alencastro), nesta quarta-feira (12.12), para convidar os funcionários a adquirirem a cesta básica especial do Natal Sem Fome, qual se encontra à venda nas três unidades da rede de Fort Atacadista.

No ato, o servidor será informado que, ao comprar a cesta básica da campanha, poderá, mediante o cupom fiscal, participar do sorteio de uma cesta de Natal completa oferecida pelo Núcleo de Apoio à Primeira Dama e o setor de Endomarketing. Cada cesta doada pelo servidor, equivalerá a 1 cupom para concorrer.

Veja Mais:  Multas de trânsito passam a ser negociadas na Semob, que mantém até 50% de desconto; confira

O setor preencherá o cupom do sorteio até o dia 17 de dezembro. Os interessados podem procurar o setor de Endomarketing, no sexto andar, do Palácio Alencastro (Sicom), sede da prefeitura de Cuiabá ou pelo telefone (65) 3645-6129. Falar com Júlia, Guto ou Ruan.

O sorteio acontece no dia 19 de dezembro, durante a cerimônia do Dia D do Natal Sem Fome quando serão entregues as cestas às entidades apontadas pela Casa de Conselho.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana