conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Na Capital

Alunos de Cuiabá realizam provas de proficiência pela internet

Publicado

Cerca 4 mil alunos do 4º ano de 50 unidades de ensino da rede pública municipal de Cuiabá estão realizando nesta e na próxima semana uma avaliação diagnóstica e preparatória para a Prova Brasil 2019. A novidade é que parte das unidades (cerca de 30% delas) está fazendo as provas pela internet e o restante, a maioria, está utilizando a lousa digital.

A coordenadora de Organização Curricular (COC), da Diretoria de Ensino, Eliane Quinhone falou sobre os objetivos da Secretaria de Educação ao aplicar a avaliação e disponibilizar as provas no formato digital. “A ideia é monitorar o processo de aprendizagem dos alunos que no ano que vem estarão participando da Prova Brasil. O formato digital permite acessarmos os resultados mais rapidamente e, com isso, a Secretaria poderá planejar a formação dos professores e as intervenções pedagógicas necessárias de forma mais eficaz”, explicou.

As provas foram elaboradas pelos assessores pedagógicos da Coordenadoria de Formação, na mesma estética utilizada pela Prova Brasil, e estão sendo disponibilizadas em três formatos, para impressão, para o uso em lousa digital ou em formulário digital. Algumas unidades escolares adotaram a prova como avaliação de fim de ano dos seus alunos.

Na EMEB Ana Tereza Arkos Krause, 127 alunos das cinco turmas de 4º ano estão fazendo a avaliação por meio de formulário digital, uma motivação a mais, segundo a diretora, Olinda Gonçalves de Almeida Dias.

Veja Mais:  Avenida Carmindo de Campos passará por obra de revitalização das calçadas

Falando sobre a Prova Brasil, Eliane Quinhone explicou que a maioria das unidades escolares da rede pública municipal de Cuiabá estão no nível 3 e, um número menor, no nível 4, que correspondem respectivamente aos níveis básico e avançado.

“Nossa meta para 2019, como já temos feito nos anos anteriores, é trabalhar na formação dos professores, as dificuldades apresentadas pelos alunos, para que eles saiam do nível básico e atinjam o avançado. Nosso foco é a formação do professor para que eles tenham um melhor desempenho em sala de aula e, com isso, possamos avançar ainda mais nos resultados da Prova Brasil”, ressaltou.

A secretária-adjunta de Educação, Edilene Machado disse que a gestão Emanuel Pinheiro trabalha para assegurar o direito à aprendizagem de qualidade para as crianças cuiabanas. “Esse é mais um instrumento importante para planejar medidas que impactem positivamente a Educação da Capital”, salientou ela.  

Ideb

As escolas da rede pública municipal de Cuiabá vêm avançando no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Em 2017, nos anos iniciais (1º ao 5º ano), superaram a meta projetada pelo Ministério da Educação (MEC), de 5,3, alcançando, 5,7.

Com esse desempenho Cuiabá ultrapassou também, a meta projetada pelo Ministério da Educação para 2019, que é de 5.6. Das 45 escolas municipais dos anos iniciais que fizeram a Prova Brasil em 2017, 33 mantiveram ou superaram a meta estipulada pelo MEC. 

Veja Mais:  Somente serviços essenciais serão mantidos nesta segunda-feira (31)

Comentários Facebook

Na Capital

SUGESTÃO DE PAUTA – Prefeito assina ordem de serviço para construção do Galpão do Produtor

Publicado

O prefeito Emanuel Pinheiro assina, nesta quinta-feira (21), a ordem de serviço para a obra do Galpão do Produtor, na Central de Abastecimento de Cuiabá. O espaço beneficiará centenas de agricultores familiares da Baixada Cuiabana, que, há alguns anos, anseiam por sua construção. A ação, da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, soma-se a uma série de iniciativas de fortalecimento do setor, como diagnósticos de produção, capacitação e captação de recursos junto ao Governo Federal.

O que: Assinatura da ordem de serviço para construção do Galpão do Produtor

Onde: Central de Abastecimento de Cuiabá (CAC), – Av. A, 4202-4500 – Distrito Industrial

Quando: 21/2 às 14h30

Comentários Facebook
Veja Mais:  Jogos de futsal e queimada movimentam a 3ª Confraternização Esportiva e Cultural dos Servidores da Educação
Continue lendo

Na Capital

SUGESTÃO DE PAUTA – Pinheiro entrega praça completamente revitalizada no bairro Alvorada

Publicado

Luiz Alves

Seguindo a linha de facilitação do acesso a espaços de lazer, a Prefeitura de Cuiabá entrega à população uma nova praça pública, nesta quinta-feira (21). Desta vez, a medida beneficiará centenas de famílias do bairro Alvorada, situado na região Oeste da Capital. A solenidade de inauguração está marcada para as 19h, na área localizada entre as ruas São Domingos e Luis Philippe Pereira Leite.

O Município promoveu uma verdadeira reestruturação no espaço, possibilitando que a população volte a utilizá-la para o desenvolvimento de atividades físicas, de recreação e socialização. No local, foram executadas as atividades de pintura, melhoria na iluminação, instalação de bancos e lixeiras, calçamento e jardinagem. Além disso, compôs o processo de revitalização: a reforma da quadra poliesportiva e instalação de uma academia ao ar livre.

A praça leva o nome de Maria Benvinda, moradora tradicional do bairro, que faleceu em dezembro de 2006, aos 52 anos. Benvinda foi, por muitos anos, líder comunitária da região e com importantes serviços comunitários prestados no bairro. Dentre eles, destaca-se a luta para construção da Escola Municipal Marechal Cândido Rondon, durante seu mandato como presidente da Associação de Moradores.

A construção ou revitalização de espaços de lazer tem sido uma atividade contínua dentro da atual gestão do Município. A medida segue a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro de promover a democratização da atuação da poder público, levando para os bairros mais afastados da região central ações que elevem a qualidade de vida do cidadão.

Veja Mais:  Pinheiro realiza primeira reunião oficial com a Comissão Técnica do Novo Pronto Socorro

Serviço

Assunto: Entrega da revitalização da Praça Maria Benvinda

Data: 21 de fevereiro, quinta-feira

Horário: 19h

Local: Rua São Domingos, Alvorada

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

Prefeitura disponibiliza listas dos pré-aprovados e não aprovados para o Nico Baracat III

Publicado

Gustavo Duarte

A Prefeitura de Cuiabá já disponibilizou as listas dos inscritos pré-aprovados e os não aprovados para o bloco III do Conjunto Habitacional Nico Baracat, compreendido por 461 casas. As listas estão disponíveis para consulta no Portal Habitanet, que pode ser acessado pelo endereço http://habitanet.cuiaba.mt.gov.br/portalhabitanet.

O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Air Praieiro, explica que as listas são referentes aos nomes selecionados para a segunda fase do processo. “Estamos dando celeridade e transparência a esse processo habitacional, cumprindo com as determinações do prefeito Emanuel Pinheiro. Essas listas contém os nomes das pessoas que até o momento estão aptas para esta fase e das que não estão aptas”, explica o secretário.

Praeiro ainda informa que as pessoas que estão na lista das não aprovadas, podem recorrer a partir do dia 25 de fevereiro até o dia 1 de março, na sede da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, localizada à Rua 13 de Junho, 1.289 A, Centro Sul, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. “É importante que a população se atente às informações prestadas, para evitarmos transtornos”, observa.

O gestor acrescenta ainda que somente após o período para recurso é que o município fará a fase de sorteio dos endereços do bloco III. Praeiro lembra que a entrega das chaves não depende da Prefeitura.” O Município está cumprindo com sua parte nesse processo. Agora dependemos da Águas Cuiabá e da Caixa Econômica Federal para a finalização dele, para passarmos as unidades às mãos das famílias”, esclarece Praeiro.

Veja Mais:  Com apoio da Prefeitura, Rally Ecológico distribuirá cestas básicas e plantará mudas de árvores

  

Blocos I e II –  O processo de ambos os blocos já está na terceira fase. A Prefeitura já realizou o sorteio de endereços, com listas também divulgadas no Portal.  Esses dois blocos totalizam 803 unidades habitacionais e, ao todo, o Conjunto é formado por 1.264 casas.  

Todo esse processo está sendo realizado de acordo com a Portaria 412 de 06 de agosto de 2015 do Ministério das Cidades e Portaria 003/2018, como aprovação da Caixa Econômica Federal, órgão gerenciador do Programa Minha Casa Minha Vida.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana