conecte-se conosco


Portal Agro

Aprosoja recebe visita de senadora Selma Arruda e deputado federal Nelson Barbudo

Publicado

Fortalecimento Institucional

Aprosoja recebe visita de senadora Selma Arruda e deputado federal Nelson Barbudo

Os parlamentares ouviram sobre a agricultura em Mato Grosso e afirmaram trabalhar pelo desenvolvimento do setor

08/11/2018

A senadora eleita Selma Arruda (PSL) e o deputado federal eleito Nelson Barbudo (PSL) estão em busca de informações sobre o agronegócio para pautar seus trabalhos no Congresso Nacional. Nesta quinta (08), foram recebidos na Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) pelo presidente, Antonio Galvan, o vice-presidente Norte, Zilto Donadello, o diretor executivo, Wellington Andrade, e o consultor técnico, Wanderlei Dias Guerra.

Galvan explicou como é a produção de soja e milho em Mato Grosso e os principais desafios dos agricultores. “Estamos entrando em um ano péssimo para os preços das commodities. É preciso entender que a compra de insumos e o plantio foram feitos com o dólar em torno de R$ 4 e, agora, devemos vender a produção com o dólar cerca de R$ 3. A conta não fecha”, esclareceu.

Seguindo este raciocínio, o presidente da Aprosoja explicou a importância da Lei Kandir para o setor e também como é feita a contribuição dos produtores rurais. “A maioria dos agricultores – 83%, segundo pesquisa, planta até 3 mil hectares, o que é considerado pequeno ou médio. Estes produtores rurais não exportam diretamente, pois vendem a produção para a tradings. Então, não são os ‘beneficiados’ pela Lei Kandir”, diz Galvan.

Veja Mais:  Classificador Legal produziu 1800 laudos de classificação de grãos em MT

“Somos contra qualquer tipo de ilegalidade e favoráveis à fiscalização do Estado para que não haja sonegação”, frisou o presidente. Ele ressaltou que as matérias primas produzidas em Mato Grosso “são pra fora mesmo, não é possível absorver tudo aqui, precisa de industrialização e infraestrutura”.

Zilto Donadello, que também é coordenador da comissão de Política Agrícola da Aprosoja, ressaltou a necessidade de destravar os desafios logísticos e ambientais, como a questão fundiária. Em âmbito estadual, Galvan reforçou que a entidade apoia o governador eleito Mauro Mendes para que faça um bom trabalho, mas ressaltou que não é mais possível o setor absorver taxações como o Fethab 2. “Há dois anos, 40% dos agricultores conseguiam ‘se bancar’ sozinhos, hoje este percentual é de 19%. Estamos ficando descapitalizados”, afirmou.

A senadora Selma disse entender a importância do agronegócio. “Se a gente quebrar o agro, quebramos este Estado. Eu vejo um Estado ‘gordo’ e, como é guloso, a solução sempre é ‘vamos taxar’. Isso não pode mais acontecer”, afirmou. Para ela, é preciso melhorar a gestão pública.

O deputado federal Nelson Barbudo acredita que os maiores desafios podem ser solucionados em Brasília. “As demandas estão aí há anos, então temos que fazer uma força tarefa na classe política pra termos êxito”, finalizou.

 

 

Comentários Facebook
publicidade

Portal Agro

Maggi e Tereza Cristina irão a seminário sobre gênero e cooperativismo

Publicado

Estão abertas as inscrições para o Seminário Internacional Gênero e Cooperativismo, que ocorrerá no próximo dia 27 (terça-feira), na sede do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), em Brasília.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, e a nova ministra da Agricultura, Tereza Cristina, estarão presentes na abertura do seminário, às 9h.

O encontro tem como objetivo discutir o fomento à igualdade de gênero nas cooperativas, no Brasil e no mundo. Na ocasião, será lançado o Plano Agro+ Mulher.

Os interessados em conferir a programação e participar do encontro podem se inscrever no link do evento no site

Comentários Facebook
Veja Mais:  Aprosoja reforça contrariedade à taxação e mobiliza produtores do interior
Continue lendo

Portal Agro

Conab e FAO promovem seminário sobre perda de alimentos

Publicado

Na próxima semana, nos dias 28 e 29, Brasília sediará o Seminário Internacional sobre Perdas na Armazenagem e Transporte de Grãos, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O objetivo do evento, realizado em parceria com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), é encontrar maneiras de reduzir a perda de grãos no período pós-colheita. 

A ação atende ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que tem como meta reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial, no varejo e no consumido. Mas, há intenção também de reduzir a perda de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento, incluindo as perdas pós colheita.

O seminário é aberto à participação de pesquisadores e público interessado no tema, mas com vagas limitadas. Para participar é necessário preencher o formulário de cadastro e enviar até esta sexta-feira (23). Caso haja vagas remanescentes, serão reabertas no dia do evento.

Acesse o formulário de inscrição

Serviço:Seminário Internacional sobre Perdas na Armazenagem e Transporte de Grãos
Data: 28 e 29 de novembro
Local: Auditório da Conab Matriz – Brasília – DF

Mais informações para a imprensa:Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/6344/6393/2256/6364/6389
imprensa@conab.gov.br

Comentários Facebook
Veja Mais:  Mapa disponibiliza listagem atualizada de pragas quarentenárias
Continue lendo

Portal Agro

Mapa e IICA lançam hotsite com estratégia internacional do agro

Publicado

O hotsite do Fórum Virtual do Agronegócio, http://forumagronegocio.iica.int, é a mais nova ferramenta do projeto Estratégia para Abertura, Ampliação, Promoção e Manutenção do Agronegócio no Mercado Internacional. Na página, há programação atualizada, que visa construir orientação da atuação de governo com esse objetivo e, ao mesmo tempo, apontar rumos para o futuro.

“Estamos convencidos de que o Brasil tem capacidade e determinação para crescer ainda mais na atuação externa. Nesse sentido, temos como objetivo atingir participação de mercado de 10% do comércio agrícola global. Sabemos que, para alcançar um desafio dessa magnitude, precisamos trabalhar em parceria com atores públicos e privados, construindo soluções”, disse o ministro Blairo Maggi, destacando a importância da ferramenta virtual lançada nesta segunda-feira (19).

Para o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa, Odilson Ribeiro, o Fórum oferece oportunidade de “contribuir na articulação política de estratégias, que visam o incremento das trocas comerciais do agronegócio, e intensificar o relacionamento com as entidades representativas do setor exportador”.

O fórum virtual, realizado a partir desta segunda-feira (19) até dia 26 de novembro, foi elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

A abertura do hotsite exibe vídeo do ministro Blairo Maggi e terá, ainda, o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa com o tema “A construção da Estratégia”. O primeiro palestrante no site será o sócio-diretor da empresa Agroicone, Rodrigo Lima, sobre “A visão de futuro do agronegócio mundial”. Também o secretário de Planejamento Estratégico da Presidência da República, Carlos Pio, participa do fórum com a palestra “A política comercial, estratégias de abertura e seus determinantes”.

Veja Mais:  Classificador Legal produziu 1800 laudos de classificação de grãos em MT

Outras palestras, como a “Evolução das exportações brasileiras” do diretor do Mapa, Gustavo Cupertino, a “Cooperação Itamaraty e Ministério da Agricultura para o comércio internacional”, do embaixador Ronaldo Costa Filho, do Itamaraty e a “Camex e o Agro”, da Marcela Santos, assessora do Ministério de Indústria, Comercio Exterior e Serviço, também estão disponíveis.

Para outras informações sobre atuação do Brasil no mercado externo, há mvídeos publicados no site. As palestras são disponibilizadas em português.

Para participar formulando perguntas é necessário fazer a inscrição, de forma gratuita, na plataforma: http://forum.forumagronegocio.iica.int/entry/register .

 

Mais informações à Imprensa:Coordenação geral de Comunicação Social
Inez De Podestà
imprensa@agricultura.gov.br

Comentários Facebook
Continue lendo

Colunista

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana