conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Na Capital

Arsec lança vídeo institucional para celebrar cinco anos de criação

Publicado


Como parte das celebrações dos cinco anos de sua criação, a Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) lançou vídeo institucional que destaca o papel da autarquia como ente regulador dos serviços públicos concedidos ao município nas áreas de distribuição de água, esgotamento sanitário e setor econômico do Transporte Público. 

A Arsec foi criada em 31 de março de 2015, por meio da Lei Complementar de nº 374 e tem como principal missão garantir aos  cidadãos  que esses serviços públicos sejam adequados com qualidade, eficiência, tecnologia, continuidade e preço justo.

A autarquia também atua como mediadora entre os consumidores e as empresas que prestam serviços públicos regulados, sempre buscando a melhor solução para eventuais conflitos na prestação dos serviços.

Um canal fundamental que cristaliza essa aproximação é a Ouvidoria da ARSEC. Lá, o cidadão pode fazer reclamações e dar sugestões. Qualquer dúvida, a população pode entrar em contato com a Ouvidoria da Agência por meio dos telefones 0800 646 2728 ou pelo WhastApp :65 8463-5539.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre a autarquia.

 

Comentários Facebook
Veja Mais:  Prefeitura resgata memória cuiabana com obras de restauração de patrimônios históricos

Na Capital

Coleta de lixo domiciliar será feita em três turnos a partir de março

Publicado


A programação da coleta de lixo domiciliar de Cuiabá está sendo readequada pela empresa Locar Gestão de Resíduos. A alteração ocorre a pedido da Prefeitura de Cuiabá, visando otimizar a prestação do serviço, melhorar a fiscalização e a reposição dos caminhões danificados. Com a mudança, a partir do dia 2 de março, o trabalho na Capital passa a ser executado em três turnos.

A readequação tem como foco apenas o horário de atuação. Dessa forma, os dias e quantidade de atendimento por comunidade continuam conforme é executado. Segundo o plano atual, a coleta é feita três vezes por semana em cada bairro, em dois turnos diferentes. A exceção fica por parte da região central, que é atendida todos os dias no período noturno.

Agora, um novo turno será adicionado ao expediente de trabalho. Ou seja, além dos períodos das 6h às 14h20 e das 19h às 3h20, Cuiabá também terá equipes escaladas para a prestação do serviço das 14h às 22h20. O novo planejamento abrange localidades das quatro regiões no município. No anexo abaixo, a Secretaria de Serviços Urbanos disponibiliza a lista com todos os locais que terão os horários alterados.

“A programação atual é antiga e necessitava dessa atualização. O número populacional tem crescido, novos bairros surgiram e temos que também adaptar os serviços públicos a essas fatores. São mudanças que serão positivas para a Prefeitura, à empresa e, principalmente, ao cidadão. Nossa orientação é que a população fique atenta as alterações, para que possamos minimizar os transtornos”, explica o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

Veja Mais:  Começa na segunda-feira (7), o período de matrícula para novos alunos na rede pública municipal de Cuiabá

OUTRAS AÇÕES

A atualização na programação da coleta é sequência de um trabalho contínuo da Prefeitura, com base na sustentabilidade. Como prova disso, a concorrência pública para a operação do sistema de coleta na Capital, foi toda montada seguindo conceitos que garantiram a modernização do serviço. Isso porque, além intensificar a preservação ambiental, o avanço no recolhimento de resíduos impacta diretamente na saúde preventiva da população.

O Município já assegurou a renovação da frota de caminhões, a implantação das lixeiras subterrâneas e a coleta de lixo fluvial com a Balsa Ecológica. “Cuiabá conta com mais de 250 servidores que desenvolvem diretamente a função de coletor. Com a modernização do sistema, somado ao fortalecimento desse importante serviço, também melhoramos as condições de trabalho”, pontua o diretor de Resíduos Sólidos, Anderson Matos.

Confira a lista dos locais que terão alteração 

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

Secretaria recebe computadores para Escola do Servidor; atividades começam neste ano

Publicado


A Secretaria de Gestão avança na criação da Escola do Servidor. Na última semana a Pasta recebeu os computadores que integrarão os laboratórios de informática da unidade, localizada na Avenida Getúlio Vargas. O espaço servirá como ambiente de capacitação e convívio e oferecerá cursos aos mais de 18 mil servidores do Município.

De acordo com a secretária de Gestão, Ozenira Felix, o projeto de lei que prevê a fundação da Escola deve ser aprovado na Câmara Municipal nas próximas semanas. Além de laboratórios o local contará ainda com auditório, biblioteca e restaurante. A expectativa é de que até julho as atividades tenham sido iniciadas.

Ela explica que as capacitações atenderão a todas as secretarias, que passarão a concentrar estas iniciativas em um único lugar. Isso aumenta o controle da gestão, que pode aproveitar melhor cada qualificação. “Às vezes uma capacitação serve para mais de uma secretaria, então podemos aproveitá-la para diversos setores.”

Para isso, foi realizado um levantamento de necessidade de capacitação. Assim, os cursos serão oferecidos conforme as principais demandas da Prefeitura. “Com a pesquisa realizada entre os setores conseguimos diagnosticar as principais necessidades em cada um. Deste modo, trabalharemos em cima dos pontos fracos.”

O projeto é uma das promessas de campanha do preito Emanuel Pinheiro e vem sendo desenvolvido desde 2017. A proposta também inclui a oferta de cursos online e parcerias com artistas regionais para o lançamento de exposições.

Veja Mais:  Experiências culturais resgatam o dia a dia da comunidade do bairro São Mateus

Com relação às aulas, Ozenira explica que ideia é também aproveitar o quadro da gestão por meio de um programa de instrutoria. “Nossos profissionais de carreira, com um grau de conhecimento maior, irão capacitar os colegas de seus setores. Esta é uma maneira de reconhecer e motivar estes talentos”, finaliza.

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

Secretaria busca alternativas para carroceiros da Capital

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

Secretaria busca alternativas para carroceiros da Capital

A secretária de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Débora Marques, se reuniu com representantes da Associação de Carroceiros da Região Norte, na segunda-feira (18). No encontro foram discutidas alternativas para a categoria, cuja atividade deixará de existir após aplicação da lei de proibição do uso de animais para puxar carroças em logradouros públicos.

De acordo com Débora, na ocasião foi iniciado o cadastramento dos trabalhadores. Por meio dele será possível executar um estudo de viabilidade que garanta a ocupação e a geração de renda para eles. “Estamos seguindo uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, que nos incumbiu de dar todo suporte necessário aos carroceiros diante destas mudanças, que vem ocorrendo em diversas outras cidades.”

Ela destaca que a normativa garantirá a qualidade de vida, o bem-estar e a liberdade dos animais. Além disso, a mudança deve aumentar a segurança, otimizar o fluxo de trânsito em vias públicas e conscientizar os profissionais sobre a importância de evitar os maus-tratos.

Atualmente a região norte tem 150 carroceiros cadastrados pela associação. Para reduzir o impacto sobre a categoria, o prefeito já havia concedido 90 dias para sua regulamentação. O prazo começou a contar a partir da sanção da lei, em janeiro deste ano. Ao longo do período haverá ações para orientação da população, posteriormente, tem início a fiscalização efetiva.

Veja Mais:  Prefeitura elabora Carta de Serviços ao Cidadão

“Não podemos ignorar o crescimento da nossa cidade e as alterações que isso impões, especialmente no setor de mobilidade urbana. Entendemos também que este é o ganha pão de muita gente, por isso buscamos um caminho para que todos possam ser beneficiados”, finaliza Débora.

Comentários Facebook
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana