conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Na Capital

Assistência Social e CIEE trabalham na inclusão de jovens e adolescentes no mercado

Publicado

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano – SMASDH – em parceria com o Centro de Integração Empresa e Escola (CIEE) realiza nesta quinta-feira (06.12) uma oficina de acolhida social para jovens e adolescentes atendidos pelas Unidades dos Centros de Referências Especializados de Assistência Social (CREAS) Centro e Norte em cumprimento de medidas socioeducativas. O evento será no CREAS da região Norte, a partir das 14 horas.

A secretária adjunta de Assistência Social, Hellen Janayna Ferreira de Jesus explica que essas ações são desenvolvidas por meio do programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho – ACESSUAS, que proporciona autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração dessas pessoas ao mercado do trabalho.

Os participantes foram vinculados ao Projeto Acolhido, sendo a atividade que dá início ao processo de inserção de jovens e adolescentes nos programas de empregabilidade que o CIEE disponibiliza à comunidade.

Hellen explica que a parceria com o CIEE é fundamental para o êxito do projeto. “Para que o trabalho possa ser realizado nós precisamos do apoio da rede. O CIEE entrou como um grande aliado para facilitar o acesso ao primeiro emprego ou estágio. Já tivemos algumas experiências muito exitosas e acreditamos que a cada dia teremos mais histórias de sucesso para contar”.

Veja Mais:  Prefeitura e Governo promovem o Mutirão Socioassistencial de Serviços de Cidadania

Na oportunidade, estarão disponíveis no local para os participantes, os serviços da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico que disponibilizará os atendimentos com carteira de trabalho e Previdência Social e intermediação de mão de obra. “A articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento dos jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou risco social, favorece o acesso e oportunidades ao trabalho e emprego”, frisou Hellen.

A Unidade do CREAS Norte está localizada na Avenida 01 S/N Bairro Morada do Ouro, Cuiabá-MT.

SERVIÇO: Oficina de Acolhida Social

QUANDO: Quinta-feira (06.12), às 14h

LOCAL: Unidade do CREAS Norte está localizada na Avenida 01 S/N Bairro Morada do Ouro, Cuiabá-MT

Comentários Facebook
publicidade

Na Capital

SUGESTÃO DE PAUTA – Prefeito Emanuel Pinheiro inaugura mais um Centro Municipal de Educação Infantil

Publicado

Jorge Pinho

O prefeito Emanuel Pinheiro inaugura nesta quarta-feira (11), às 19h, mais uma unidade da rede municipal de Cuiabá. O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Edgar Santana de Amorim, será o quinto, entregue nesta gestão. Localizado no bairro Recanto do Sol, na Grande Coxipó, a unidade tem capacidade para 240 alunos, crianças de zero a 3 anos e 11 meses, nas modalidades de berçário, maternal, Jardim I e II.

Com investimento de R$ 1.228.020,12, recursos provenientes do Governo Federal e contrapartida do Município, a unidade educacional tem 1.118,48 m² de área construída, oito (8) salas de aulas, cozinha, refeitório, biblioteca, brinquedoteca, playground, banheiros adaptados para pessoas com deficiência, mobiliário novo e está 100% climatizada pelo Programa Climatizar é Humanizar.

O Centro Municipal de Educação Infantil teve sua construção paralisada em 2015. Na gestão Emanuel Pinheiro, as obras foram retomadas em junho de 2017.

De acordo com o planejamento da Secretaria Municipal de Educação, o CMEI Edgar Santana de Amorim deve iniciar seu funcionamento a partir do ano letivo 2020, entrando portando na Matrícula WEB agora em dezembro.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos disse que a inauguração de dois novos CMEIs, o Joana Mont Serrat Spíndola Silva, no CPA III em abril e agora o Edgar Santana de Amorim, no Recanto do Sol, aumentam a capacidade de atendimento principalmente na faixa etária de 0 a 5 anos. “É nessa faixa etária que temos a maior demanda por vagas. Na gestão Emanuel Pinheiro foram criadas 2.362 novas vagas em toda a rede, com a construção, reconstrução, ampliação, reforma de unidades e implantação de salas rápidas. Desse total, 1.940 novas vagas foram destinadas a faixa etária de 0 a 5 anos”, destacou o secretário. 

Veja Mais:  Reunião do PDI aponta que Prefeitura já atingiu metade das metas para 2018

Biografia

Edgar Santana de Amorim foi um dos fundadores e um dos primeiros moradores do Bairro Recando do Sol. Trabalhou por 35 anos no 9º Batalhão de Engenharia e Construção (9º BEC), na função de datilógrafo.

Pai de 10 filhos, teve sete netos.

Sempre trabalhou e se dedicou ao bem-estar da comunidade do Recanto do Sol. Contribuiu para a construção da igreja católica do bairro doando materiais de construção para a obra. Auxiliava  e orientava os moradores de várias formas inclusive em relação à legalização de lotes.

Uma de suas maiores preocupações era com a qualidade de vida da sua família, amigos e vizinhos.

Faleceu em Cuiabá, no dia 08 de janeiro de 2015, em decorrência de problemas de saúde deixando como legado a seus filhos, esposa e netos, o exemplo de humildade, honestidade e trabalho.

Serviço

Inauguração do CMEI Edgar Santana de Amorim

Data: 11 de dezembro, quarta-feira

Hora: 19 horas

Local: Rua Coréia, s/n, bairro Recanto do Sol

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

Pessoas vivendo com HIV/Aids e infectados por ISTs têm tratamento de referência oferecido pelo SUS

Publicado

Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atua regularmente na conscientização e combate às infecções sexualmente transmissíveis em Cuiabá. O Serviço de Assistência Especializada (SAE) de Cuiabá é referência em atendimento contínuo e humanizado para pessoas soropositivas, com Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) na capital e para outros municípios do estado.

Além dos suportes de testagem rápidas que permitem celeridade nos diagnósticos, o SAE fornece os medicamentos para tratamento das ISTs e a Profilaxia Pre Exposição (PrEP). De acordo com a coordenadora do SAE, Kamylla Reis, atualmente cerca de 4.500 pessoas estão cadastradas para o acompanhamento de tratamento para HIV/Aids. Além disso, o SAE atende em média 500 casos de ISTs ao mês, entre sífilis, gonorréia, clamídia, HPV e outras. “Em Cuiabá surgem em média, 400 novos casos de pessoas infectadas com o vírus da Aids a cada ano. O perfil da maioria de novos casos dos usuários do serviço é de jovens entre 18 e 28 anos, ensino médio completo a superior completo, homens homossexuais e heterossexuais, solteiros”, revela a coordenadora.

Kamylla comenta ainda que o número de infectados pode ser maior, visto que muitas pessoas não têm conhecimento de que possuem o vírus ou não procuram tratamento especializado, como o oferecido no SAE. As pessoas que tem o diagnóstico do HIV confirmado devem procurar o atendimento no SAE, para realizar o tratamento de forma gratuita. “Os medicamentos para tratamento do HIV são os antirretrovirais, que são fornecidos pelo Ministério da Saúde. Os medicamentos da Profilaxia Pre Exposição também são fornecidos pelo Ministério e dispensados à população que se encaixe dentro dos critérios de elegibilidade”, explica.

Veja Mais:  Ruas do Ribeirão do Lipa e São João Del Rey recebem obras de infraestrutura

Em alusão ao Dezembro Vermelho, a coordenação do Programa IST / AIDS e Hepatites Virais, juntamente com o SAE vão realizar, na próxima quinta-feira (12) uma roda de conversa com os profissionais do Hospital Municipal de Cuiabá – HMC no período da manhã. À tarde, das 13h às 16h a equipe do SAE estará no HMC realizando testes rápidos para a detecção de HIV, sífilis e Hepatite B e C.

“Temos trabalhado estratégias para intensificar a conscientização da população sobre os riscos, investindo em medidas que deem celeridade aos diagnósticos e tratamentos às doenças. A idéia é evitar uma epidemia das IST em Cuiabá, especialmente da Sífilis, que é porta de entrada para o vírus do HIV. Nosso objetivo é diminuir o número preocupante de novos casos e oferecer o melhor atendimento que possibilite qualidade de vida a estes usuários do Sistema Único”, disse Mariella Padilha, Coordenadora Técnica do Programa IST AIDS e Hepatites Virais.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

SUGESTÃO PAUTA- Projeto Qualidade de Vida na Terceira Idade encerra com êxito as atividades de 2019

Publicado

Divulgação

Mais de 350 idosos foram contemplados com atividades gratuitas do projeto Qualidade de Vida na Terceira Idade, lançado no mês de agosto. O programa encerra com êxito o ano de 2019 e, para celebrar, será realizada nesta sexta-feira (13), uma cerimônia de confraternização no espaço Katita Festas, em Cuiabá. O encontro começa às 14h.

Aulas de bordado, tricô, pintura em tecido, confecção de bonecas e coral foram os serviços ofertados e desenvolvidos nas Associações Menino Jesus, do bairro Jardim Vitória, Associação de Idosos do Novo Milênio, Associação de Idosos Catita, do bairro Nossa Senhora Aparecida e Associação Mato-grossense Pró Idosos, no bairro Poção e Associação Coração de Mãe, no Grande Terceiro.

“É de fundamental importância projetos como esse que o Fundo patrocina em Cuiabá desde 2017, ressaltando a importante parceria da Prefeitura que tem contribuído para efetivação desse projeto no município ao longo desses anos. Por meio de recursos provenientes da Energisa, em torno de R$ 194 mil reais foram revertidos na execução de mais um ano do programa”, informou o presidente do Conselho Municipal em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi), Jerônimo Urei.

A Prefeitura de Cuiabá é parceira da ação que tem como principal idealizador o Instituto Atitude por meio do Fundo Municipal de Apoio a Política do Idoso (Fumapi) e Conselho Municipal em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi). “Os idosos são completamente ativos, mas precisam de incentivos para que continuem desfrutando deste período de suas vidas. As atividades desempenhadas pelo poder público em prol dessa geração são cruciais e garantem a longevidade da melhor idade e ainda gerar renda para essas pessoas que já contribuíram com a Capital. A gestão Emanuel Pinheiro tem uma preocupação especial voltada para a melhoria da qualidade de vida desse público”, declarou o secretário municipal de Assistência Social, Wilton Coelho.

Veja Mais:  Ruas do Ribeirão do Lipa e São João Del Rey recebem obras de infraestrutura

O município conta com uma rede de quatro unidades voltada à pessoa idosa. São elas: CCI’s Maria Ignês, Aidde Pereira, Padre Firmo e João Guerreiro. A rede atende mais de 2.000 idosos.

Serviço-
O que: Encerramento do projeto Qualidade de Vida na Terceira Idade
Quando: 13/12/2019- Sexta-feira
Horário: 14 horas
Local: Espaço Katita Festas- Rua Razão e Liberdade, S/nº, bairro Jardim Califórnia, Cuiabá-MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana