conecte-se conosco


Rondonópolis

Associação de moradores do Luz D’Yara abandonada há 6 anos

Publicado

Foto: Ilcimar Aranhas/PORTAL MT

Após seis anos, os moradores dos bairros Jardim Bela Vista, Luz da D’yara, Explanada e Modelo, continuam enfrentando um caos quando o assunto é a Associação de Moradores da região. A sede, que antes atendia os moradores dos bairros e região, funcionava também o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) continua abandonada e, atualmente, serve de esconderijo para usuários de drogas.

O Cras Luz da D’Yara foi transferido para a região da Vila Operária ainda no ano de 2012 devido as mas condições do prédio construído na década de 90 pelo Saudoso comunitário ‘Zé Chicô’.

Foto: Ilcimar Aranhas/PORTAL MT

O local, que antes era coberto e fechado com cadeados, teve toda estrutura danificada e depedrada ao longo desses anos, servindo apenas para acumulo de sujeira, insetos, mato e ponto de usuários de drogas. De acordo com vizinhos a estrutura abandonada na Avenida Emanuel Pinheiro coloca em risco a vida da população, pois o local está abandonado e vive uma escuridão constante amedrontando toda a vizinhança.

Foto: Ilcimar Aranhas/PORTAL MT

“Temos uma escola aqui na mesma rua, os alunos correm risco ao passar aqui, principalmente durante a noite. Não tem mais nada, antes tinha telhado agora só sujeira e abandono total. Serve para usuários e bandidos ficarem escondidos, tem muita árvore aqui em volta e fica muito perigoso”, diz o morador.

Veja Mais:  Rondonópolis deverá receber decoração especial de natal

“Isso aqui é uma vergonha, o bairro é bom, mas esse local abandonado tira o sono de todo mundo”. Disse outra moradora.

Ao caminhar dentro da estrutura abandonada o PORTAL MT, encontrou lixo acumulado, vestígios de cigarros,  que comprova a movimentação de pessoas no local.

Foto: Ilcimar Aranhas/PORTAL MT

Um dos moradores afirma que a população já entrou em contato com a prefeitura de Rondonópolis, onde foi informado que a Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) realizou recentemente uma limpeza no local, mas o morador afirmou que a limpeza só foi feita, porque houve uma postagem em redes sociais denunciando o abandono e por ser vésperas de eleições para presidente do bairro. “Aqui antes tinha festa junina, o espaço era dos moradores, mas agora está assim. Ninguém faz nada, nem limpeza fazem aqui, se os moradores não tomarem providências, nada mudará aqui”. Disse o morador.

Início do caos

De acordo com informações, a situação piorou após a saída do CRAS do local, onde a prefeitura ficou de reformar o prédio para um possível retorno do CRAS, o que não aconteceu até hoje. Porém através de conversa com legisladores do município a informação é de que a prefeitura não tem a responsabilidade de reformar nenhuma associação de moradores da cidade, pois é uma associação onde o presidente e os associados tem que se unirem e promoverem toda reestruturação do prédio inclusive custeando toda os débitos de energia e água que existem em nome da associação.

Foto: Assessoria

Comentários Facebook
publicidade

Rondonópolis

Unidade de Coleta e Transfusão de Rondonópolis realiza campanha no Dia Nacional do Doador de Sangue

Publicado

A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) do Hospital Regional de Rondonópolis Irmã Elza Giovanella realiza nesta sexta-feira (23.11), às 8 horas, a abertura da campanha de doação de sangue em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue.

O evento tem como objetivo a conscientização da importância da doação de sangue. O Banco de Sangue funciona em Rondonópolis há 14 anos e atende, além do Hospital Regional, a Unidade de Pronto Atendimento, o Centro de Nefrologia e o Pronto Atendimento Infantil.

O Hemocentro está localizado na Rua Barão do Rio Branco, nº 2.802, Bairro Jardim Santa Marta, em Rondonópolis, e o atendimento é realizado das 7h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira.

Restrições que impedem a doação de sangue

Não podem ser doadores pessoas em grupos de risco, que tenham tido hepatite do tipo B, que estão em período pós-tratamento de malária, que tenham doenças do coração ou que foram submetidas a cirurgias de grande porte. A doação também é proibida para quem faz uso de drogas e pessoas com comportamento de risco, ou seja, aquelas que se relacionam sexualmente sem cuidados.

Quem tiver peso inferior a 50 quilos e idade inferior a 16 anos ou superior a 69 anos também não pode fazer a doação, sendo que o limite para a primeira doação é 60 anos. Quem tem 61 anos ou mais e nunca doou sangue, está inapto.

Veja Mais:  População abraça “Dia Mundial da Limpeza” e promove ação no Rio Vermelho

Também não podem doar sangue pessoas com resultado de anemia no teste realizado imediatamente antes da doação, com hipertensão ou hipotensão arterial no momento da doação, com febre no dia da doação, gestantes ou lactantes cujo parto tenha acontecido há menos de um ano ou que estiverem com aumento ou diminuição dos batimentos cardíacos no momento da doação.

Para outras informações sobre doação de sangue, ligue no telefone (66) 3426-9848.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Prazo para negociação de dívidas em mutirão fiscal encerra daqui quatro semanas

Publicado

 

Daqui exatamente quatro semanas encerra o prazo para os contribuintes de Rondonópolis quitarem seus débitos com os cofres públicos por meio do mutirão fiscal realizado pelo Programa de Incentivo Fiscal para o Pagamento de Tributos Municipais iniciado no dia 29 de outubro.

O cidadão pode garantir até 100% de desconto de juros e multas de tributos municipais caso opte pelo pagamento à vista. Mas, há também a possibilidade de parcelar em até seis vezes ganhando assim, até 50 % de desconto.

O secretário da Receita Municipal, Valdecir Feltrin, aconselha não deixar a negociação para o último dia, visto que o número de pessoas que procuram a Prefeitura na última semana é muito grande, podendo gerar certa demora nos atendimentos.

O prazo para pagamento termina no dia 19 de dezembro, por isso Feltrin também ressalva a importância de aproveitar a única oportunidade deste ano para garantir descontos na quitação dos débitos e regularizar a situação junto ao município.

Para aderir ao programa é necessário procurar os guichês de atendimento na Prefeitura Municipal, na Avenida Duque de Caxias, número 1000 no bairro Vila Aurora. O setor de arrecadação fica logo na entrada principal do Paço e funciona do meio dia às 18 horas.

O mutirão tem como finalidade fomentar o inadimplemento de créditos tributários e não tributários decorrentes de débitos de pessoas físicas ou jurídicas relativos aos tributos municipais, inscritos ou não em dívida ativa, ajuizados ou não.

Veja Mais:  População abraça “Dia Mundial da Limpeza” e promove ação no Rio Vermelho

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Eleito para o terceiro mandato no bairro Padre Lothar ‘Cláudio do Povo’ busca unificação da região

Publicado

Foto: Assessoria

O presidente do bairro Padre Lothar Cláudio Santos “Cláudio do Povo” vem se tornando uma forte liderança e articulador da unificação através da criação de um conselho da região que engloba os bairros Padre Lothar, Vila Rica, Antônio Geraldine e Mathias Neves.

Com a terceira eleição consecutiva garantida no bairro padre Lothar, Santos descreveu para o site PORTAL MT, como ocorreu o processo eleitoral para presidente de bairro na sua região e a importância de sua articulação nos bairros adjacentes.

”Mas uma vez viemos participar de uma disputa para presidência do nosso bairro pela terceira vez consecutiva, sendo que a segunda sem concorrentes, ao longo desses 06 anos frente a presidência do bairro, conseguimos conquistar muitos avanços, tendo o reconhecimento da nossa comunidade e comunidades e vizinhas. Foi daí que surgiu a ideia de nos unirmos para formar um grupo de líderes comprometidos com a região e recebemos o convite de moradores dos residenciais Mathias Neves, JD. Vila Rica e João Morais para que auxiliássemos nos trabalhos de composição de chapa e também os ajudassem posteriormente a buscar melhorias para as comunidades as quais residem e que fazem parte deste conglomerado de comunidades. Nossa participação fora importante para as eleições do bairro João Morais tendo em vista que o atual presidente não conseguiu a quantidade de membros suficiente para registrar chapa onde o mesmo buscava a reeleição, contando com o apoio dos moradores e atendendo aos pedidos de muitos deles, demos nossa contribuição para eleger esta nova diretoria que tem como Presidente eleita a companheira Araçary Spolidório,  fato semelhante aconteceu no residencial Mathias Neves, com nossa parceria e apoio, fora eleita a Professora Sibele Araújo, no Residencial Jd.Vila Rica, onde houve concorrência e com muitos fatos adversos, a chapa 2 que contou com nosso apoio, e tinha como candidato o companheiro Valcenir Amarantes (irmão Joce) venceu o pleito com o placar de 246 x 72, salientamos que o atual presidente, candidato da chapa 1 que concorria a reeleição, contava com o apoio de um vereador com mandato, do irmão do prefeito municipal, do candidato a deputado pelo SD, Pastor Erlan e outros, valendo salientar que às véspera das eleições, um servidor da Secretaria municipal de habitação que apoiava a chapa 1, veio até um grilo, que está instalado numa área verde do bairro, com a equipe da secretaria e realizaram cadastro de famílias que ali estavam com o intuito de aliciar famílias para o pleito, beneficiando assim aquela chapa. Apropriaram-se de boatos e calúnia de que nossa pessoa estaria com pedido junto ao gestor para que aquelas famílias fossem despejadas daquela área, porém a tática não funcionou”.

Foto: Assessoria

“O povo desta região conhece nosso trabalho e a seriedade com que tratamos as coisas, e, portanto saímos vitoriosos. Hoje temos a possibilidade, de todos juntos trabalhar pelo desenvolvimento desta região buscando o apoio do poder público de forma ordeira e civilizada, entendemos que o poder emana do povo e é das ruas que recebemos a maior mensagem. Não queremos picuinhas ou intriga com os poderes, precisamos está em sintonia com estes, sempre defendendo nossas comunidades, reconhecendo os avanços e sempre conquistando a partir do diálogo”.

Vamos todos a partir de agora construir uma pauta, buscar o entendimento com a gestão, com o legislativo e com as autoridades competentes.

Povo unido é povo forte!! Cláudio Santos.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Justiça determina que prefeito José Carlos do Pátio cumpra a lei e realize eleições de diretores nas Escolas Municipais
Continue lendo

Colunista

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana