conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Na Capital

Atuação da Prefeitura garante melhoria em estruturas do bairro Campo Velho

Publicado

Mais dois espaço de lazer foram entregues à população nessa quarta-feira (05). Desta vez, os principais beneficiados com a atuação da Prefeitura de Cuiabá foram os moradores do bairro Campo Velho, situado na região Leste da Capital. Como parte do conjunto de ações de melhorias realizadas para centenas de comunidades, O Município levou para o bairro a execução dos trabalhos de climatização do centro comunitário e a completa revitalização da praça pública.

Os avanços, que garantem mais conforto e segurança aos cidadãos durante o usufruto das áreas, são resultados de uma atuação integrada entre as secretarias municipal de Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e também de Planejamento, que exerceu um importante papel na busca dos recursos para a execução das obras. O trabalho em conjunto, assegurou que os dois espaços passassem por um verdadeiro processo de transformação visual e estrutural.

Em parceria com o Legislativo, por meio da aplicação de emenda parlamentar do vereador Wilson Kero Kero e de recursos da Fonte 100 da Prefeitura, foi investido aproximadamente R$ 140 mil. O emprego do valor possibilitou que no centro comunitário fossem instalados quatro aparelho de ares-condicionados e um transformador, garantindo a estabilidade elétrica do local. Já a praça pública recebeu uma nova iluminação, pintura, jardinagem e paisagismo, calçamento e colocação de aparelhos de ginástica.

Veja Mais:  Balsa Ecológica retoma o serviço de coleta de lixo no Rio Cuiabá

“Estamos trabalhando diariamente para que nosso conceito de qualidade de vida e de humanização seja desfrutado por toda a população cuiabana, principalmente aqueles que residem em bairros mais distantes da região central. A climatização do centro comunitário e revitalização da praça é mais um resultado desse nosso empenho. Com ações que são vistas por alguns como simples estamos fomentando a convivência social e o lazer entre amigos e familiares. Tenho a certeza que isso contribui diretamente para a melhoria da saúde e da autoestima de cada cidadão que tem a oportunidade de aproveitar desses espaços”, destacou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Para a presidente da Associação de Moradores do Campo Velho, Morgania Souza dos Santos, a intervenção da Prefeitura nas estruturas deve impulsionar a utilização dos espaços com maior frequência. Segundo ela, as reformulações da praça e do centro comunitário são vistas, pelos habitantes da região, como um sonho que se tornou realidade, principalmente pela sensibilidade e atuação do prefeito Emanuel Pinheiro, que acelerou o processo em benefício da população.

“Esse é um sonho que buscamos há muitos anos. Cuiabá é uma cidade extremamente calorenta e o ar-condicionado passou a ser uma grande necessidade. Todas as quartas-feiras mais de 80 pessoas se reúnem no centro comunitário para se confraternizar e vimos que, quando a temperatura estava muito elevada, ocorria uma grande escassez de público. Quanto à praça, também gostamos muito do que foi feito. O local já estava com sua estrutura comprometida e essa revitalização irá trazer de volta as crianças e motiva às famílias utilizarem a área”, pontuou a presidente.

Veja Mais:  Nota Cuiabana se consolida como ferramenta realizadora de sonhos

Participaram do ato de inauguração os secretários municipais de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juares Samaniego, e de Planejamento, Zito Adrien. Também estiveram presentes os adjuntos de Desenvolvimento Urbano, Danilo Zanetti, de Relações Comunitárias, Jonail da Costa, de Governo e Relações Institucionais, Lincoln Sardinha Costa, além do ex-prefeito Roberto França, dos vereadores Wilson Kero Kero e Vinícius Hugueney, e lideranças comunitárias de Cuiabá.

 

 

 

 

 

Comentários Facebook

Na Capital

Profissionais da Educação de Cuiabá iniciam ano letivo com Semana Pedagógica

Publicado


Cerca de 6 mil profissionais que atuam nas 164 unidades educacionais da rede pública municipal de ensino de Cuiabá participam de 21 a 31 deste mês, no Hotel Fazenda Mato Grosso, da Semana Pedagógica da Escola Cuiabana 2020. O evento reúne equipes gestoras, professores e técnicos em atividades de formação e de planejamento do ano letivo. Fechando o evento, no dia 31, será realizada a Aula Inaugural, que no calendário escolar municipal é o primeiro ato do ano do executivo municipal voltado para a Educação.

Para o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, a Semana Pedagógica tem um papel fundamental na condução do ano letivo, já que aborda assuntos essenciais para o alinhamento do trabalho de cada um. “A educação em Cuiabá está vivendo um momento de grande avanço na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro e é neste momento que alinhamos os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria e as unidades educacionais com o plano estratégico da gestão. É deste momento que saem as decisões e posicionamentos que vão aprimorar a qualidade do nosso ensino e a forma como lidamos com os alunos e seus aprendizados”, afirmou o secretário.

A secretária-adjunta de Educação, Edilene Machado, disse que a Semana Pedagógica proporciona a troca de experiências, estudo e planejamento. “Este é um momento privilegiado, de troca de experiências, estudos, discussões e planejamento escolar. Este ano, os efetivos que passaram no último concurso público da Secretaria de Educação, realizado no ano passado, estarão participando da formação onde serão abordados temas que elegemos como prioritários em 2020, como a gestão pedagógica, com foco na gestão e rotina de sala de aula, e a metodologia ativa de aprendizagem. Esses e outros temas também serão abordados ao longo do ano, nas formações continuadas”, explicou.

A Semana Pedagógica, além de promover a formação continuada dos profissionais da educação permite a vivência de um ensino contextualizado, que aborda temas sociais relevantes com o objetivo de desenvolver as competências dos educadores de forma articulada aos aspectos socioeconômicos e culturais e isso favorece o ensino voltado para a formação de cidadãos críticos, responsáveis e de forma humanizada.

Veja Mais:  Cuiabá recebe maior encontro de saneamento básico do Brasil

Fechando a programação da Semana Pedagógica, no dia 31, acontecerá a Aula Inaugural. Pela manhã, para os profissionais da área pedagógica, Professores e Equipes Gestoras com a palestra magna A Escola Contemporânea, a Gestão Pedagógica e os Direitos de Aprendizagem proferida pela socióloga Lourdes Atiê.

À tarde, estarão reunidos os profissionais da área técnica e Equipes Gestora para a palestra magna Gestão da Emoção: Construindo uma Educação de Excelência, com o palestrante Dieikison de Carvalho.

Programação

Semana Pedagógica da Escola Cuiabana 2020

Dia 21/01

– Das 8h às 18h – Hotel Fazenda Mato Grosso

Apresentação do Programa de Educação Sócio Emocional Escola da Inteligência – para Professores de referência de Educação Infantil (04 e 05 anos)

– Das 8h às 18h – Hotel Fazenda Mato Grosso

Ciclo de Estudos para Secretários Escolares

Dia 22/01

Das 8h às 18h – Hotel Fazenda Mato Grosso

Apresentação do Programa de Educação Sócio Emocional Escola da Inteligência – para Professores de referência de 1º e de 4º ano

– Das 8h às 18h – Hotel Fazenda Mato Grosso

Ciclo de Estudos para Coordenadores Pedagógicos

Dia 23/01

Das 08h às 18h – Hotel Fazenda Mato Grosso

Apresentação do Programa de Educação Sócio Emocional Escola da Inteligência – para Professores de referência de 2º e de 5º Ano

Das 8h às 18h – Hotel Fazenda Mato Grosso

Ciclo de Estudos para Diretores

Dia 24/01

Das 8h às18h – Hotel Fazenda Mato Grosso

Apresentação do Programa de Educação Sócio Emocional Escola da Inteligência – para Professores de referência de 3º e 6º Ano e professores representantes do 7º, 8º e 9º Ano

Das 8h às 12h – Reunião com os Coordenadores Pedagógicos – Apresentação do Programa de Educação Sócio Emocional Escola da Inteligência

Das 14h às 17h – Reunião com os Diretores – Apresentação do Programa de Educação Sócio Emocional Escola da Inteligência

Dia 28/01 – Matutino – das 8h às 12h

– A Importância da Musicalização para o Desenvolvimento dos Bebês – Educação Infantil de 0 a 3 anos com ShauanBenks – para TDIs

Veja Mais:  Balsa Ecológica retoma o serviço de coleta de lixo no Rio Cuiabá

– Os Processos de Leitura e Escrita na Perspectiva do Letramento na Educação Infantil com Edi Fonseca – para Professores da Educação Infantil de 4 e 5 anos

– A Rotina no Serviço de Alimentação e Nutrição Escolar – para TNE

Dia 28/01 – Vespertino – das 14h às 18h

 – A Importância da Musicalização para o Desenvolvimento dos bebês – Educação Infantil de 0 a 3 anos com ShauanBenks – para TDIs

 – Os Processos de Leitura e Escrita na Perspectiva do Letramento na Educação Infantil com Edi Fonseca – para Professores da Educação Infantil de 4 e 5 anos

– A Rotina no Serviço de Alimentação e Nutrição Escolar – para TNE

Dia 29/01 – Matutino – das 8h às 12h

– Práticas de Letramento e Gêneros Discursivos com Daniela Macambira – para Professores de 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º Ano

– A Rotina no Serviço de Alimentação e Nutrição Escolar – para TNE

– Inclusão Escolar: Os Amigos, Currículo e Adaptação de Material com a Psicóloga Janaine Silvestre de Paula – para Professores de Sala Multifuncional e Professores de Educação Infantil – CMEIs, CEEIs e EMEBs de atendimento exclusivo à Educação Infantil.

Dia 29/01 – Vespertino – das 14h às 18h

– Práticas de Letramento e Gêneros Discursivos com Daniela Macambira – para Professores de 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º Ano

– Fortalecimento no Processo de Ensino e Aprendizagem do 4º Ano – Reunião de alinhamento – para Diretores/Coordenadores/Líderes/Assessores da DE/SME

– A Rotina no Serviço de Alimentação e Nutrição Escolar – para TNE

– Inclusão Escolar: Os Amigos, Currículo e Adaptação de Material com a Psicóloga Janaine Silvestre de Paula – para Professores Educação Física e Arte

Dia 29/01 – Noturno – das 18h30 às 21h30

– Políticas da EJA frente às Mudanças no Cenário Educacional Brasileiro com Maria Margarida Machado – professores da EJA

Dia 30/01 – Matutino – das 8h às 12h

– Metodologias Ativas com Leonardo Drummond Vilaça e, Inovação na Educação e Tecnologias com Get Edu – Google for Education – para Professores de 5º, 6º, 7º, 8º e 9º Ano

Veja Mais:  “Um Por Todos e Todos Por Um” estimula autoestima e respeito à diversidade com ajuda da Turma da Mônica

– A Atuação do TMD no Processo Pedagógico com Assessores das Bibliotecas Públicas Saber com Sabor e CPP – para TMD

– Escola Cuiabana: Ergonomia e Saúde com Técnicos da Coordenadoria  Psicossocial e Assessores da CGL – para TMIE-ASG

– Escola Cuiabana: TMIE e as Funções Correlatas com Técnicos da Coordenadoria Psicossocial e Assessores da CGL – para TMIE-Vigilante

– Seminário de Socialização das práticas do Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC) com Assessores da COC e Daniela Macambira –  para Professores de 1º e 2º Ano

– Fortalecimento no Processo de Ensino e Aprendizagem do 4º Ano – Reunião de Alinhamento – para Professores de 4º Ano e Coordenadores Pedagógicos

Dia 30/01 – Vespertino – das 14h às 18h

– A Atuação do TMD no Processo Pedagógico com Assessores das Bibliotecas Públicas Saber com Sabor e CPP – para TMD

– Escola Cuiabana: Ergonomia e Saúde com Técnicos da Coordenadoria Psicossocial e Assessores da CGL – para TMIE/ASG

– Escola Cuiabana: TMIE e as Funções Correlatas com Técnicos da Coordenadoria Psicossocial e Assessores da CGL – para TMIE/Vigilante

– Seminário de Socialização das práticas do Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC) com Assessores da COC e Daniela Macambira – para Professores de 1º e 2º Ano

 – Fortalecimento no Processo de Ensino e Aprendizagem do 4º Ano – Reunião de Alinhamento – para Professores de 4º Ano e Coordenadores Pedagógicos

Dia 30/01 – Noturno – das 18h30 às 21h30

– Oficina: Alfabetização e Letramento e Alfabetização Científica – Para professores da EJA

Dia 31/01 – Matutino – das 8h às 12h

Aula Inaugural: A Escola Contemporânea, a Gestão Pedagógica e os Direitos de Aprendizagens com Lourdes Atie – para Professores e Equipe Gestora

Dia 31/01 – Vespertino – das 14h às 18h

Aula Inaugural: Gestão da Emoção: Construindo uma Educação de Excelência – para Técnicos e Equipe Gestora

SERVIÇO

Semana Pedagógica da Escola Cuiabana 2020

Data: 21 a 31 de janeiro

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso

 

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

Nota de Pesar | Benedito Caetano Botelho

Publicado


A Câmara Municipal de Cuiabá vem a público expressar condolências à família do Sr. Benedito Caetano Botelho, pai do ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Luiz Marinho e do atual presidente da Assembleia Legislativa , deputado Eduardo Botelho(DEM).

Seo Chinhô, como era conhecido, era natural de Livramento, completou 95 anos em setembro. Ele deixou nove filhos e viúva, senhora Leopoldina Fontes Maia.

O velório está acontecendo na funerária Capelas Jardins, em Cuiabá.


Secretaria de Comunicação |Câmara de Cuiabá

Comentários Facebook
Veja Mais:  Unidades de saúde das Regionais Norte e Sul estarão abertas neste sábado com atividades de rotina para a população
Continue lendo

Na Capital

Secretaria informa que não há vagas para novos alunos na EMEB Profª Maria Dimpina Lobo Duarte

Publicado


A Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá informa que todas as 255 vagas que foram disponibilizadas para a EMEB Escola Cívico Militar Profª Maria Dimpina Lobo Duarte, localizada na Grande Coxipó, foram preenchidas durante o período de matrícula realizado entre os dias 13 e 14 deste mês, por meio do portal Matrícula WEB.

A unidade educacional irá funcionar este ano, em caráter experimental, dentro do programa do Governo Federal, lançado em setembro a fim de promover a melhoria na qualidade da educação básica do país. 

 

Comentários Facebook
Veja Mais:  Nota Cuiabana se consolida como ferramenta realizadora de sonhos
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana