conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Rondonópolis

Bebês ainda podem tomar a BCG na Santa Casa e nos PSFs do Jardim Iguaçu e Santa Clara

Publicado

Foto: Assessor

Na última sexta-feira (6), 33 crianças de até seis meses receberam a dose da vacina BCG, que protege contra formas graves de tuberculose, no mutirão realizado na Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis. A intenção das equipes do Escritório Regional de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde era imunizar o máximo possível de bebês que ainda não tinham sido vacinados.

A Saúde informa que até o final deste mês setembro, pais e responsáveis das crianças que ainda não tomaram a BCG podem procurar a Santa Casa, das 7h às 13h de segunda a sexta-feira para imunizar os filhos.

A vacina BCG também está disponível nos Postos de Saúde da Família do Jardim Iguaçu e do Santa Clara, que funcionam de segunda a sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 17h. Outras equipes estão passando por capacitação para a vacinação da BCG para que novas unidades básicas de saúde da cidade também passem a ofertar a BCG.

A BCG deve ser tomada preferencialmente assim que a criança nasça, quando o bebê não recebeu a vacina é fundamental que os pais e responsáveis busquem um dos locais que ofertam a vacina para imunizar os bebês o mais rápido possível.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Prefeitura faz parceria com Sesc para oferecer atendimento odontológico gratuito

Rondonópolis

34ª edição da Corrida da Bandeja acontece no domingo (22) em Rondonópolis

Publicado

Imagens da 33ª Corrida- Foto: Ilcimar Aranhas

Acontece no próximo domingo (22), em Rondonópolis, a 34ª edição da Corrida da Bandeja, que já se tornou tradição na cidade. O evento será realizado na Avenida Otaviano Muniz, com início às 14h30.

A competição será organizado pelo Sindicato dos Empregados no Comércio de Bares, Restaurantes, Churrascarias, Pizzarias, Lanchonetes, Boates e Similares Sul/MT(Sindecombares/Sul-MT), a corrida celebra o encontro dos funcionários do setor da Região Sul de MT.

A premiação surpresa serão para os 5 primeiros colocados no masculino e feminino. Terá também a corrida para o publico da terceira idade.

O percurso da corrida para a categoria masculina terá 800 metros e para as mulheres 400 metros.

Para o atleta a prova consiste levar uma bandeja com guardanapo, garrafa e copo, sem deixar derramar o líquido que é colocado em ambos os recipientes. Caso o competidor derrame qualquer quantidade do líquido, está automaticamente desclassificado.

“Teremos a participação da Associação da Terceira idade de Rondonópolis, e garçons das cidades de Campo Grande, Cuiabá e Primavera do Leste”. Disse Aurinetes presidente do Sindicombares/SUL.

Qualquer pessoa que tenha interesse poderá participar da corrida, e poderão fazer a inscrição que é gratuita no local da prova. Maiores informações (66) 9.9212-9800

Comentários Facebook
Veja Mais:  Avança diálogo para implantação do Centro de Diagnóstico do Câncer em Rondonópolis
Continue lendo

Rondonópolis

Prefeito recebe entidades e reafirma compromisso de continuar parceiro da Santa Casa

Publicado

Foto: Helder Faria

O prefeito Zé Carlos do Pátio recebeu, na manhã desta sexta-feira (20), no auditório da Prefeitura de Rondonópolis, representantes de 32 entidades da sociedade civil organizada para falar sobre a situação crítica que vive a Santa Casa.

Na ocasião, Pátio reafirmou o compromisso do município continuar parceiro da instituição. No entanto, ressaltou que, por se tratar de uma instituição privada e não pública, a administração municipal só pode repassar recursos mediante prestação de serviços.

“A Santa Casa é uma empresa privada, com CNPJ, que presta serviço e emite nota. Nós, a prefeitura, contratamos a Santa Casa e pagamos pelos serviços hospitalares que realiza. Ela não pode receber sem prestar serviço”, enfatizou o prefeito, lembrando que, por entender a gravidade da situação que a instituição passa, o município está ajudando até onde é possível.

“Já ajudamos e estamos dispostos a continuar com esta relação de parceria.  Por conta da situação, já adiantamos vários meses de incentivos para amenizar. No entanto, o município não pode fazer mais do que está sendo feito. Não podemos dar um plus que a Santa Casa quer, só podemos, legalmente, pagar mediante produção”, explicou o prefeito.

Pátio disse ainda que a Prefeitura está disposta a contratualizar mais serviços com a Santa Casa, mas reclamou que a instituição não está conseguindo atender as demandas do município. “Cabe a eles realizarem o que precisamos, mas não estão conseguindo por falta de capacidade. Queremos contratar mais serviços da Santa Casa. Para nós (município) é muito melhor pagar por serviços realizados aqui em Rondonópolis do que em outros municípios, como Cuiabá e Poxoréu, por exemplo, que estamos tendo que fazer hoje para cumprir a nossa meta de zerar as filas que existiam em diversos tipos de exames e cirurgias”, assinalou.

Veja Mais:  Comitiva da Câmara de Rondonópolis faz visita técnico-institucional à Procuradoria-Geral da ALMT

Ele lembrou que no início de 2017 o município tinha uma demanda reprimida de mais de 8.800 cirurgias de vários tipos. Hoje, as filas estão praticamente zeradas. “Vamos zerar todas. De exames, a mesma coisa. Mamografias, por exemplo, tínhamos mais oito mil mulheres na fila. Hoje, não tem mais demanda reprimida, fazem aqui na cidade. Contratamos o Cedir para realizar este e outros exames”, comentou o prefeito. “Estamos valorizando as instituições da cidade”.

A partir de dados de recursos investidos no setor e pagamentos de serviços realizados pela Santa Casa nos últimos dez anos, que foram apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde, Izalba Albuquerque, ele destacou que o município, investe hoje praticamente o dobro dos 15% que é obrigado a investir do seu orçamento em Saúde. “Estamos investindo mais do que o Estado e a União juntos”, comparou, lembrando que o financiamento da Saúde Pública no Brasil é tripartite, ou seja, as responsabilidades são divididas entre União, Estado e Município.

“Estamos pagando, pagamos à vista os serviços que contratamos. Nunca atrasamos, o que demonstra o nosso compromisso.  É inegável que há problema de gestão, a Santa Casa tem que melhorar. Mas também tem que envolver mais o governo do Estado e a União”,

Um dos representantes das 32 entidades presentes, o presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Rondonópolis, Stalin Paniago, ressaltou a importância do prefeito receber a sociedade civil organizada da cidade para tratar da Santa Casa de Misericórdia. “É muito importante esta abertura que o prefeito está dando para conversarmos sobre a movimentação da sociedade para ajudar a solucionar esta situação crítica da Santa Casa, que atende pelo SUS não só Rondonópolis, mas outros municípios da região”, disse.

Veja Mais:  Manutenção de sistema vai causar desabastecimento temporário nesta terça-feira em Rondonópolis

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Diretoria do Comsan apresenta a conselheiros os avanços no saneamento básico da cidade

Publicado

Foto: Assessoria

Os avanços nas obras de saneamento básico, bem como os resultados dos últimos anos em investimento, foram os assuntos apresentados aos integrantes do Conselho Municipal de Saneamento Ambiental – Comsan, durante reunião realizada na sede do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis – Sanear, no Monte Líbano, nesta sexta-feira (20). A presidente do Conselho e diretora geral do Sanear, Terezinha Silva de Souza, explicou que o trabalho de 12 anos trouxe resultados positivos. O último deles foi a premiação do Instituto Trata Brasil, que classificou Rondonópolis entre as seis cidades do Brasil que mais avançam em saneamento básico.

Segundo ela, Rondonópolis deve atingir, até o final do ano de 2020, a Universalização do Saneamento. “A cidade está sendo preparada para os próximos 10 anos. Muito foi feito e a previsão é fazer ainda mais. Estamos com projetos para o esgotamento sanitário dos bairros que ainda não contam com o serviço. Aprovados estes projetos, atingimos 100% de esgoto na cidade. No quesito água, a duplicação da Estação de Tratamento vai garantir que o abastecimento seja reforçado. Esse trabalho só foi possível, porque as gestões assumiram o desafio de executar as obras do PAC”.

Terezinha informou aos conselheiros que recebeu o convite do Governo Federal para ir, junto ao diretor técnico da autarquia, Hermes Ávila, à Brasília apresentar as boas experiências no saneamento básico aplicadas em Rondonópolis. “É muito importante para a cidade ser convidada para apresentar seus projetos em saneamento. Isso porque, somos umas das poucas empresas de saneamento do Centro-Oeste geridas pela administração pública. É sinal de que dá certo, basta saber como aplicar bem os recursos e ter bons projetos”, defendeu.

Veja Mais:  Manutenção de sistema vai causar desabastecimento temporário nesta terça-feira em Rondonópolis

Hermes Ávila, diretor técnico da autarquia, apresentou as obras que estão acontecendo na cidade. “Concluímos a duplicação da Estação de Tratamento de Esgoto, a implantação do sistema de esgotamento sanitários em bairros como Poroxo, Jardim Iguaçu, Atlântico e Europa e estamos finalizando em outros, como Sagrada Família, Colina Verde e Parque São Jorge. Outro grande avanço é a obra do desarenador que, após concluída, deve otimizar a captação de água do Rio Vermelho, que é o responsável hoje por 49% do abastecimento da cidade. A cidade está evoluindo neste setor e são muitas obras que ainda estão previstas até o final de 2020”, finalizou.

Comentários Facebook
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana