conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Política MT

Bombeiros de MT são reconhecidos pelo trabalho de resgate às vítimas de Brumadinho

Publicado

O deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) apresentou moção de congratulação aos membros do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso

Foto: Assessoria

Dez membros do Corpo de Bombeiro Militar do Estado de Mato Grosso (CBMMT) receberam moção de congratulação, na última quarta-feira (8), em sessão plenária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), pelo deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) que reconheceu o empenho destes militares nas buscas e resgates de vítimas do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, ocorrida no dia 25 de janeiro deste ano, em Brumadinho (MG).

O apoio dos militares do Estado para reforçar na procura de soterrados se deu, após dois meses da tragédia, devido a necessidade dos bombeiros de Minas Gerais por cães de resgate, já que alguns animais foram afastados para serem acompanhados e tratados sob uma possível contaminação por metais e esforço de trabalho, conforme explica o 2° Sargento Everson.

Os bombeiros de Mato Grosso executam as atividades conforme as instruções determinadas pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e realizam o revezamento de equipes de forma quinzenal para seguir para Brumadinho, sendo três militares e dois cães. De acordo com Major Marcondes que está na cidade mineira, é uma satisfação colaborar com a operação e de alguma forma trazer o amparo para as famílias dos 30 desaparecidos. “Vai completar dois meses que estamos na operação e vai se estender até o dia 20 de junho, que nos foi solicitado. Tanto que pode ser prorrogado, se houver uma nova solicitação”, explica o militar.

Veja Mais:  Elizeu Nascimento visita região para conhecer de perto as necessidades da população

Dias das Mães – Para Marcondes, o momento que comoveu durante a operação de busca e resgate às vítimas, foi no último domingo (12), em comemoração ao dia das mães. Ele conta que algumas mães de militares e desaparecidos estiveram presentes na área atingida pela barragem. “Foi um momento emocionante e que motivou todo mundo a se empenhar ainda mais, porque os dias vão passando e a área é muito extensa. Nestes momentos a gente vê a importância de cada um se dedicar ao máximo”, comenta o major.

Em relação a moção de congratulação, Marcondes conta que ficaram surpresos com a homenagem feita pelo deputado estadual e que o reconhecimento oficializado por ele é um fator de motivação para os militares. “A gente fica muito feliz e honrado em receber este reconhecimento, não esperávamos por isso, mas um reconhecimento é sempre é bom. O esforço para estar aqui já é um reconhecimento da capacidade de trabalho dos militares do Estado. Nosso nível técnico e conhecimento vieram de longe para contribuir com o resgate”, enfatiza.

O parlamentar conta que estes bombeiros militares recebem essa honraria pelo empenho e dedicação nas buscas àquelas vítimas que ainda não foram encontradas. “Eles somam com os trabalhos do corpo de bombeiros de Minas Gerais, com essa triste missão, seguem fortes e empenhados nessas buscas, trazendo muito orgulho para o estado de Mato Grosso”, explana Delegado Claudinei.

Veja Mais:  Projeto Ubuntu oferece esporte e arte a 60 crianças de bairro de Cuiabá

Até o momento, foram encontradas cerca de 300 vítimas desta tragédia ambiental, causada pelo rompimento de rejeitos da barragem da Mina Córrego do Feijão de propriedade da mineradora Vale que segue com ações de reparação e prestação de assistência aos atingidos. A corporação do CBMMT enviada para atuar no resgate foram Major Marcondes, 1° Tenentes Teodoro e Batista, 1° Sargento Tavares, 2° Sargentos Souza e Everson, 3° Sargento Sá e os Soldados José Paulo, Luis Carlos e Almeida.

Comentários Facebook

Política MT

ALMT promove debate sobre pesca na próxima semana em Santo Antônio

Publicado

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho (DEM), realizará debate sobre a situação da pesca em Mato Grosso, no próximo dia 22, às 19 horas, na Câmara Municipal de Santo Antônio de Leverger.

A audiência pública se refere ao Projeto de Lei 668/2019, Mensagem 107/2019, que dispõe sobre a Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável da Pesca, regula as atividades pesqueiras e dá outras providências. Essa proposta prevê a proibição do abate e transporte de peixe nos rios de Mato Grosso pelo período de cinco anos, também chamada de ‘Cota Zero’.

Em tramitação na Comissão de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e de Regularização Fundiária, o tema está sendo amplamente debatido antes da análise em plenário. O encontro com pescadores e representantes do segmento foi solicitado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Dudu Moreira (PSB). O objetivo é discutir com a sociedade local e sanar qualquer divergência entre a classe e avaliar os impactos econômico e ambiental.

Além das 800 pessoas inscritas na Colônia de Pescadores de Santo Antônio de Leverger, também estão sendo convidados representantes do governo, de associações e do comércio de iscas e apetrechos de pesca.

“Convidamos os moradores da Baixada Cuiabana, especialmente os ribeirinhos, para esse debate sobre a ‘cota zero’. É muito importante a participação de todos para sugerir melhorias ao projeto”, destaca o deputado Botelho.

Veja Mais:  Sala da Mulher repassa quase 1 tonelada de alimentos em fevereiro

O vereador Dudu Moreira ressalta ainda a importância da mobilização no momento de tramitação da proposta. “Solicitamos essa audiência ao presidente Botelho para debater os pontos importantes e sensibilizar os deputados para não votarem o projeto. É preciso que o governo conheça a realidade dos municípios. Se possível, faça até um plebiscito. Alertamos que municípios como Santo Antônio não têm alternativas para geração de emprego e renda aos trabalhadores da pesca. Por isso, a nova lei que impõe a cota zero da pesca nos preocupa muito”, disse o vereador Dudu Moreira.

O vereador completa dizendo que essa será uma oportunidade ímpar para a discussão sobre o impacto econômico no setor, aumento da pesca esportiva, fiscalização, investimentos no tratamento de água e esgoto, dentre outras demandas que poderão surgir durante a audiência pública.

Fonte: ALMT
Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

PSL-MT realiza grande ato de filiação neste sábado

Publicado

O Partido Social Liberal (PSL) realiza grande ato de filiação partidária neste sábado (17), em Cuiabá. A 1ª ‘Campanha Nacional de Filiação’, ocorrerá em todas as capitais do Brasil e contará com a presença de representantes políticos de cada estado. O evento está marcado para às 13h30, no Hotel Fazenda Mato Grosso.

A Executiva Estadual de Mato Grosso já se organiza para as eleições municipais de 2020. Os partidos terão até outubro para emplacar as adesões e fortalecer suas candidaturas para o próximo pleito, conforme resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No Estado, o evento é organizado pelo presidente da sigla, deputado Federal Nelson Barbudo, senadora Selma Arruda e pelos deputados estaduais Silvio Fávero e Delegado Claudinei.

O intuito também é de reforçar a ideia de que o PSL é uma sigla, hoje, que não é somente o presidente da República. Mas, que tem senadores, deputados federais, governadores, prefeitos e vereadores.

Comentários Facebook
Veja Mais:  CCJR analisa PLOA nesta terça-feira
Continue lendo

Política MT

Deputado Thiago Silva confirma fase final da licitação de recuperação do anel viário

Publicado

Thiago Silva- Foto: Assessoria

O deputado Thiago Silva (MDB) demostrou estar confiante em que o Governo do Estado termine o processo de licitação para a contratação de empresa que vai realizar as obras de recuperação do Anel Viário de Rondonópolis.

Thiago informou que nesta sexta-feira (16) foram abertos os envelopes de preço pela comissão de licitação da Secretaria de Infraestrutura, a Sinfra. Com isso, mais uma fase do processo de licitação foi superada e até terça-feira (20) a Sinfra deve oficializar o resultado e não havendo obstáculos jurídicos em até 20 dias a ordem de serviço para a obra deverá ser assinada.

A empresa que for contratada terá 240 dias para a realização de todo o trabalho.
“A Licitação para as obras do Anel Viário teve hoje mais um passo decisivo trata-se da abertura do envelope de preços onde saberemos qual empresa teve a melhor proposta para a obra”, destacou o deputado.

A empresa ENPA após a abertura dos envelopes apresentou o melhor preço para as obras do anel viário, com o valor de R$ 5.947.424,24. A Sinfra deve analisar as planilhas para publicar o resultado final na terça-feira, além da ENPA outras três empresas também apresentaram propostas.
“Essa obra do Anel Viário é fundamental, estamos há anos com esse problema e antes mesmo de assumir o mandato de deputado em janeiro, estamos cobrando para que seja feito o trabalho de recuperação”, disse.

Veja Mais:  Delegacia Especializada de Repressão a Roubo e Furtos de Veículos recebe novos equipamentos

O trecho mais crítico está entre o acesso da MT-130 com as rodovias BRs-163 e 364. Thiago explica que o anel viário não recebe recuperação há mais de 04 anos, dificultando assim o escoamento da produção da região e o trânsito do município tem piorado, pois em razão das péssimas condições do anel viário, os motoristas de caminhão vem se utilizando das vias urbanas para cruzar a cidade, estragando o asfalto e aumentando o trânsito na cidade. “Aquilo que não foi feito nos últimos 04 anos, agora o Estado está cumprindo o seu papel com Rondonópolis, finaliza Thiago.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana