Pesquisar
Close this search box.

Rondonópolis

Câmara de Rondonópolis apoia servidores da educação

Publicado

Foto: Assessoria

A representante da direção do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público do Mato Grosso Valdenice Gabriel da Costa, participou hoje (02) da Reunião de Ordem do Dia da Câmara Municipal de Rondonópolis para relatar qual é a real situação da greve no momento, e também, pedir apoio dos vereadores para que intercedam junto ao Governo do Estado.

“O último documento que o governador Mauro Mendes encaminhou para o Sintep, ele disse que não poderá conceder nenhum reajuste até 2023, se pararmos para pensar são quatro anos em que o nosso salário ficará completamente achatado, esse documento foi rejeitado pela categoria”, disse Valdenice Gabriel da Costa.

A reunião foi marcada pelo vereador Reginaldo Santos (Cidadania) e a representante do sindicato falou ainda que a última decisão do governador foi cortar o ponto dos servidores da educação.

“O Sintep já entrou com uma ação contra esse corte de ponto e a desembargadora que julgou, encaminhou para conciliação na semana passada, e nessa tentativa o governo disse que suspenderia o corte de ponto com a condição que a greve encerrasse, e propôs repor até o dia 20 de julho, 50% dos pontos que foram descontados e até o dia 10 de agosto o restante, o que foi rejeitado pela categoria”, relatou a representante.

A greve já passa dos 30 dias e é por tempo indeterminado entre as reivindicações dos servidores da educação estão: o cumprimento da Lei nº 510/13 conhecida como Lei da Dobra, a legislação prevê reajuste salarial de 7,69%, em 2019, posse para os aprovados no último concurso público e um novo concurso, visando o preenchimento de todas as vagas livres existentes, e o pagamento do Reajuste Geral Anual (RGA).

Veja Mais:  Assistência Social participa de reunião pública na Câmara e apresenta avanços nas políticas para moradores em situação de rua

O presidente da Câmara de Vereadores de Rondonópolis Cláudio da Farmácia, disse em apoio à classe de trabalhadores da educação, que será formulado um documento e encaminhado ao governador Mauro Mendes, dizendo que a vontade de todos os vereadores, e desta Casa de Leis, é que essa greve acabe e que os servidores tenham os benefícios garantidos por lei mantidos.

Comentários Facebook

Rondonópolis

Estudantes de Guiratinga conhecem estrutura do Sanear

Publicado

Os alunos da Escola de Ensino Integral Maria de Lourdes, do município de Guiratinga, tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre saneamento básico durante uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água (ETA) e à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Rondonópolis.

Acompanhados pelos professores Ozeias Almeida, Maycon Lenno de Souza e Ricardo Ferreira, os estudantes puderam explorar as instalações das duas unidades, além de conhecerem os laboratórios e participarem de palestras explicativas ministradas por técnicos do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear).

A visita fez parte de um projeto multidisciplinar desenvolvido pela escola, que tem como objetivo não apenas enriquecer o conhecimento dos alunos sobre o tema do saneamento básico, mas também orientá-los na escolha de suas futuras carreiras profissionais.

Um dos momentos marcantes da visita foi a conversa com o presidente do Sanear, Paulo José Correia, que fez um resumo de sua trajetória lembrando a origem humilde na zona rural, a vinda para a cidade e a atuação profissional como professor, secretário de Habitação e hoje presidente da maior autarquia de saneamento do Estado.

“Sou um exemplo de que é possível realizar sonhos. Todos temos direito, precisamos apenas ter oportunidade e disposição para desenvolver nosso potencial”, afirmou.

Paulo José também falou aos visitantes sobre os investimentos que tornaram Rondonópolis uma referência nacional em saneamento básico. “Hoje nos orgulhamos do serviço prestado à população e temos satisfação em compartilhar essa experiência com outras cidades de Mato Grosso e do País”.

Veja Mais:  Procon percorre bairros e constata que moradores continuam tendo problemas com energia elétrica

Atualmente, o município atende integralmente 100% da população urbana com serviços essenciais como abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta de lixo e coleta seletiva de resíduos recicláveis.

O professor Ozeias Almeida disse que a visita proporcionou aos alunos uma experiência enriquecedora e prática. “Isso estimula a reflexão sobre a importância do saneamento para o desenvolvimento sustentável e o impacto das escolhas profissionais na construção de um futuro mais justo e equitativo. Foi uma experiência muito importante, para nós e para os alunos”, ressaltou

As escolas e organizações da sociedade civil interessadas em conhecer a estrutura do Sanear podem agendar as visitas através de ofício encaminhado à direção da autarquia.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Prefeito e secretariado anunciam melhorias no bairro Jardim Itapuã

Publicado

O prefeito José Carlos do Pátio e seu secretariado estiveram nesta segunda-feira (15) no bairro Jardim Itapuã para ouvir a comunidade e anunciar melhorias e projetos que beneficiarão a região.

Um dos anúncios mais esperados pela comunidade foi a regularização fundiária, um passo essencial para garantir segurança e estabilidade aos moradores da região. A partir da próxima segunda-feira (22), uma equipe da Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo estará na escola Arão Gomes das 12h às 18h, realizando levantamentos e orientando a população sobre o processo de regularização fundiária que será realizada no bairro.

Além disso, outro anúncio aguardado foi a construção de um centro comunitário. A secretária de Promoção e Assistência Social, Fabiana Rizati, destacou que a equipe responsável finalizará o projeto e encaminhará para licitação. “O salão comunitário será entregue com cercamento, concertina, sistema de monitoramento e parte das mobílias, visando proporcionar à comunidade um espaço adequado para diversas atividades e encontros” disse a secretária.

Durante a reunião, o prefeito enfatizou o compromisso da gestão em atender às demandas da população local. Além dos anúncios mencionados para a região, também foi destacada a construção de uma ponte ligando o bairro Taiti ao anel viário, que está em fase final de execução, faltando apenas a conclusão do aterro e do asfaltamento, que em breve será entregue à comunidade.

A reunião foi recebida de forma positiva e o líder comunitário Denis Medeiros expressou sua gratidão ao prefeito pelo trabalho realizado no bairro.

Veja Mais:  Cota única com 20% de desconto foi prorrogada e poderá ser paga até 28 de abril

O encontro também contou com a presença de vereadores e do presidente do Sanear, Paulo José Correia.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Prefeitura e Incra entregam títulos de propriedade a famílias do Assentamento Carimã

Publicado

O prefeito José Carlos do Pátio realizou no domingo (13) a entrega de escrituras para os moradores do Assentamento Carimã.

Das 194 famílias que compõem o assentamento, 55 já haviam recebido suas escrituras em dezembro do passado. Agora, mais 31 famílias têm oficialmente a garantia de posse de seus terrenos.

Essa conquista é o resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo, através do Departamento de Regularização Fundiária Rural, e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Durante a entrega o prefeito José Carlos do Pátio destacou a importância da titulação, não apenas como um documento legal, mas como um instrumento de cidadania, permitindo que os beneficiários busquem financiamentos para melhorar suas condições de moradia. “Nós precisamos fazer a titulação de todos”, afirmou o prefeito, ressaltando o impacto positivo que essa ação tem na vida das pessoas, proporcionando-lhes uma sensação de pertencimento e estabilidade.

Anderson Rocha, representante do Incra, expressou sua gratidão ao prefeito pela parceria fundamental que possibilitou essa entrega. “Entregamos a metade dos títulos e a maioria já está homologada. Nosso objetivo é finalizar a regularização do Assentamento Carimã em sua totalidade até agosto. Isso só é possível graças à parceria com a Prefeitura de Rondonópolis, que nos forneceu a estrutura, pessoal e recursos necessários para alcançar esse feito”, afirmou Anderson.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Associação dos Lojistas do Rondon Plaza Shopping realiza assembleia geral
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana