conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Rondonópolis

Câmara derruba veto a Projeto de Lei que disponibiliza psicólogos em Escolas e Unidades de Saúde de Rondonópolis

Publicado

Vereador Orestes Miraglia (SD)- Foto: Assessoria

O plenário da Câmara Municipal de Rondonópolis votou e derrubou nesta quarta-feira (11), durante a realização da 124ª Sessão Ordinária, o “Veto Total” do prefeito José Carlos do Pátio, ao Projeto de Lei de autoria do vereador Orestes Miraglia (SD) produzido em parceria com os vereadores Fábio Cardoso (PDT) e Rodrigo da Zaeli (PSDB), que autoriza a disponibilização de profissionais graduados em Psicologia para atendimento público em instituições de Educação e Saúde do município.

O referido Projeto de Lei foi apresentado, votado e aprovado em maio deste ano; todavia, o prefeito municipal, demonstrando estar na ‘contramão’ dos interesses da população, vetou o dispositivo legislativo que possui um expressivo alcance social quando visa atender alunos que necessitem de acompanhamento; pacientes com doenças crônicas/ muitas vezes em estado terminal; transtornos mentais e surtos psicóticos; dependentes químicos; bem como, os próprios servidores que ficam vulneráveis a fatores de risco devido à exposição durante o atendimento ao público, bem como os casos onde crianças são vítimas de abusos e violência não apenas no ambiente doméstico, entre outras situações.

A preocupação dos parlamentares ao propor a nova lei, leva em conta o fato de que a depressão gera sintomas físicos e psicológicos, o que a torna uma doença limitante, pois afeta a rotina do paciente. Além das limitações, a depressão é uma doença recorrente, pois pacientes que desenvolvem depressão, mesmo controlando a doença, têm maior probabilidade de desenvolvê-la novamente em outro momento da vida, portanto o diagnóstico e tratamento são indispensáveis.

Veja Mais:  Cemitérios públicos estão preparados para receber cerca de 20 mil pessoas no Dia de Finados

Orestes ressalta ainda a situação das Unidades de Pronto Atendimento UPA, Pronto Atendimento Infantil e o Hospital Municipal que recebem de forma freqüente, pacientes com transtornos mentais, adultos com surtos psicóticos e dependência química, vulneráveis a fatores de risco devido a exposição e violência doméstica. Soma-se a eles os que permanecem durante longos períodos internados em virtude de patologias crônicas e terminais que desenvolvem quadros depressivos, além de crianças/adolescentes com sinais de abuso e violência doméstica, sendo indispensável à disponibilização de um psicólogo para compor equipe multiprofissional, e garantir atendimento clínico continuado aos usuários que dele necessitem.
Até porque, segundo o vereador, “são nessas ocasiões onde as pessoas estão mais fragilizadas, e mais expostas, é que a ajuda profissional de um psicólogo pode mudar completamente uma situação para melhor”, externou

Quanto ao veto do prefeito, Orestes comentou: “estamos um pouco tristes com isso, pois acreditamos que o prefeito precisa voltar mais a sua atenção às demandas da população! Ao vetar o ‘Projeto de Lei’, ele simplesmente se posicionou na contramão de tudo deixando de vislumbrar o grande alcance social da futura lei. Mas, ainda bem que a Câmara Municipal entendeu esse alcance e votou pela derrubada do veto instituindo esse serviço de forma mais efetiva e com um maior alcance ao seu público alvo”, finalizou.

Por: Ailton Lima/Assessoria

Comentários Facebook

Rondonópolis

Decisão emocionante; União E.C conquista o título Mato-grossense de Futebol Sub-19

Publicado

Foto: Ilcimar Aranhas

O União Esporte Clube é o campeão Mato-grossense Sub-19. Após o empate no tempo na etapa complementar pelo placar de 1 a 1. O Colorado venceu o Cuiabá nos pênaltis por 3 a 2 e levantou o troféu da categoria.

A grande decisão ocorreu na noite deste sábado (13) no estádio Luthero Lopes.

Na primeira etapa com o Cuiabá bem melhor em campo sufocando as saídas de bola do União, o Dourado saiu na frente com gols do zagueiro Felipe Matheus.

Já na segunda etapa o União voltou a campo determinado para virar o placar, mas esbarrava sempre na forte marcação cuiabana, mas conseguiu equilibrar a partida com gol marcado por Douglas Natan. Como a primeira decisão ficou empatada pelo mesmo placar de 1 a 1, a decisão do título foi decidido nas cobranças de pênaltis.

Nas cobranças de pênaltis, brilhou a estrela do goleiro do União Evandro Galinna, que defendeu 3 pênaltis e garantiu a vitória colorada por 3 a 2 e o título de Campeão Mato-grossense Sub-19.

Cuiabá e União garantiram vaga na Copa São Paulo de Futebol Juniores 2020, por chegar na final da competição. O colorado com a conquista do título, garantiu também a vaga da Copa do Brasil Sub-19/2020.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Adesão ao registro de MEI dá salto entre 2017 e 2019 em Rondonópolis
Continue lendo

Rondonópolis

Projeto de inclusão digital oferece 360 vagas gratuitas à população de Rondonópolis

Publicado

None

Divulgação

Estão abertas as inscrições para o curso de operador de computador voltado para a população rondonopolitana, preferencialmente de baixa renda, que será ofertado a partir do dia 5 de agosto. Totalmente gratuito, o curso atenderá pessoas acima de 14 (quatorze) anos de idade.

Ao todo são ofertadas 360 vagas, sendo 200 na modalidade presencial e 160 à distância, por meio da parceria da Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Governo do Estado.

Com o objetivo de promover a inclusão digital, qualificação profissional e oportunidades à população, preferencialmente a de maior vulnerabilidade social, o curso de operador de computador (informática básica), ofertado por meio da parceria, visa capacitar os interessados a se tornarem aptos ao mercado de trabalho, adquirindo competências essenciais para os dias atuais em que o uso de computadores é cada vez mais presente.

“Esta é mais uma parceria que vem para reforçar o trabalho da Prefeitura, por meio da Secretaria de Promoção de Assistência Social, para oferecer a nossa população, principalmente a de baixa renda, a oportunidade de aprender um pouco sobre como operar um computador e interagir melhor na área de informática, para ter mais oportunidades no mercado de trabalho”, destacou o gerente do Departamento de Política de Trabalho da pasta, Welington Pereira.

Veja Mais:  PISCICULTURA: Rondonópolis recebe a primeira etapa do projeto Aquamat na Estrada

Para fazer a inscrição, ele informou que os interessados devem procurar o CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) “mais próximo de sua casa” para a retirada da autorização (voucher) à realização da matrícula no Senai.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Prefeitura identifica ruas por meio de parcerias

Publicado

None

Wheverton Barros – Gcom

Buscando facilitar a localização e o reconhecimento dos endereços de Rondonópolis, a Prefeitura tem feito a identificação das vias com placas indicativas. Quem passa pela região central da cidade pode ver algumas placas que já foram instaladas nos principais cruzamentos informando o nome de cada logradouro.

A instalação dos equipamentos está sendo feita por meio de parcerias com empresas privadas autorizadas pelo município que seguem o modelo oficial aprovado e indicado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Rondonópolis (Ippur). A fabricante das placas tem direito de explorar comercialmente os espaços publicitários com o nome dos patrocinadores.

A coordenadora do Ippur, Cláudia Lugli, informou que a lei municipal número 9.323 de 2017 autoriza o poder executivo a firmar parcerias com a iniciativa privada para afixação de placas indicativas de endereçamento das vias públicas, mediante a apresentação de um documento emitido pelo setor municipal competente.

Com isso, a revitalização da região central da cidade que está recebendo revitalização asfáltica, sinalização horizontal e vertical, vai ter também a contribuição de parceiros com a instalação das placas de endereçamento das vias.

As placas estão sendo produzidas conforme a indicação do Ippur, são de fácil leitura e reflexivas, que ficam mais claras que estão expostas aos faróis dos carros. O local de colocação de cada placa é escolhido de acordo com o interesse do patrocinador, tanto no centro como nos bairros da cidade, sendo que em cada esquina só pode haver uma placa.

Veja Mais:  Continua suspensa licitação do Serviço de Saneamento de Rondonópolis

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana