conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Na Capital

Campanha Contra Câncer Infantil traz alunos do município para visita a Câmara Municipal

Publicado


Câmara Municipal de Cuiabá

Na manhã desta quinta-feira (13), a Câmara Municipal de Cuiabá recebeu a visita de duas turmas do 5º ano de alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professora Joana D´Arc da Silva, do bairro Real Park, região Sul da Capital.
A visita foi programada pela Sala da Mulher, presidida por Adélia Galvão e coordenada pela servidora Thamires Rondon e pela Escola Legislativa – sob chefia do servidor Danilo Monlevade -, como parte da Campanha de Luta Contra o Câncer Infantil, que foi lançada na segunda-feira (10), na Casa de Leis.
A campanha contra o Câncer Infantil ocorre em todo o mundo e tem como data crucial o dia 15 de fevereiro. Em apoio a essa luta, o Legislativo Cuiabano convidou o Hospital do Câncer de Mato Grosso, que através da administradora Silvia Negri enviou cartilhas educativas para serem distribuídas.
Além disso, a Câmara recebeu apoio da Liga do Sorriso, com a participação de uma equipe coordenada pela artista Carla Soler, que nesta semana está percorrendo a Casa levando informações sobre a doença, de forma descontraída.
O personagem Batman, encarado pelo performático, Luiz Miguel Faria Júnior, também trouxe sua colaboração para a visita, com o intuito de torná-la mais divertida.
O alunos, cerca de 30, acompanhados pela Coordenadora da escola Laura Helena Ribeiro e pela Professora Tânia Pavani, percorreram a Câmara conhecendo os setores da casa e conheceram também o Centro Geodésico, participando de uma mini-aula ministrada pelo servidor Danilo Monlevade, que é historiador.
A visita dos alunos contou ainda com uma palestra sobre o câncer infantil ministrada pela sra. Evelyn Ottonelli, do Hospital do Câncer, cuja abordagem central foi sobre a importância de uma campanha para ajudar a combater a doença.
Dados apresentados pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer), dão conta de que no Brasil o câncer já é a primeira causa de óbitos entre a população de 1 a 19 anos. A entidade calcula que, ano base 2018, mais de 12 mil casos novos da doença surjam a cada ano.
No mundo, a CCI (Childhood Cancer International) estima que mais de 300 mil crianças são diagnosticadas com câncer a cada ano. Desse total, entre 8 e 10 crianças vivem em países com baixa ou média renda, com a taxa de sobrevivência alcançando apenas 20%. Em contraste, nos países de alta renda, as taxas de cura ultrapassam 80%.
Um dos objetivos da Campanha da Luta Contra o Câncer Infantil é alertar para a necessidade de medidas que venham eliminar a dor e o sofrimento das crianças que lutam contra a doença e buscar meios de atingir 60% de cura em todo o mundo.
Nessa perspectiva, a Câmara Municipal de Cuiabá, trabalha para contribuir com as organizações que formam coro para tornar o câncer infantil uma prioridade nacional e global de saúde.

Etevaldo de Almeida | Câmara Municipal de Cuiabá

Veja Mais:  Prefeitura avança com o ordenamento do Centro Histórico

Comentários Facebook

Na Capital

Vinicyus indica à inserção de estagiários de educação física nas academias ao ar livre

Publicado


O Vereador Vinicyus Hugueney apresentou na Sessão Plenária desta quinta-feira (20) uma indicação para que a Prefeitura de Cuiabá estabeleça uma parceria com as universidades da Capital, buscando disponibilizar estagiários do curso de Educação Física nas academias ao ar livre.&nbsp
O intermédio seria feito pelo Conselho Regional de Educação Física do Estado de Mato Grosso-CREF/MT. ” As pessoas frequentam as academias ao ar livre e a maioria delas praticam exercício de forma errada, muitas das vezes se machucando. Precisamos melhorar o atendimento à população, essas academias são totalmente carentes de profissionais para orientar quem utiliza” disse o Vereador.&nbsp
Para o Vereador a indicação seria interessante tanto para a população que precisa dessa atenção para a prática correta de exercícios, quanto para os estudantes de Educação Física possibilitando os alunos a realizarem o Estágio Supervisionado nas academias ao ar livre.&nbsp
” É uma forma de trazer conhecimento e colocar em prática o que os estudantes de Educação física aprendem na faculdade, além de motiva-los ainda mais para alcançar seus objetivos profissionais ” finalizou o Vereador.
Da assessoria| Vereador Vinicyus Hugueney

Comentários Facebook
Veja Mais:  Projeto incentiva visita de estudante aos espaços históricos e Culturais de Cuiabá
Continue lendo

Na Capital

Centro de Convivência Maria Ignês promove baile de máscaras para idosos

Publicado


Promover a interação, socialização e lazer entre os idosos na capital. Este é o objetivo do Centro de Convivência do Idoso de Cocal (CCI), Maria Ignês, que realiza nesta sexta-feira (21), um ‘Baile de Máscaras’ em comemoração ao Carnaval. O evento ocorre a partir das 07h30, na sede da Unidade.   

Uma variada programação está sendo preparada entre atividades culturais, lúdicas e recreativas. O baile deve proporcionar a socialização de idosos dos diversos bairros atendidos pelo Centro de Convivência, além de promover a integração e o estreitamento das relações interpessoais e manifestação artística dos foliões segundo os organizadores. “Os próprios idosos estão confeccionando suas máscaras. É uma forma de incentivar e estimular os participantes, que vão se divertir no baile”, completou o coordenador do CCI Maria Ignês, Natalino Alves da Silva.
Relembrando as marchinhas que marcaram época e músicas tradicionais, o evento promete fazer a alegria da turma da melhor idade que se divertiu com máscaras e roupas típicas. A entrada é franca e a participação é para maiores de 60 anos.

O CCI Maria Ignês atende hoje, de uma de rede de mais de 2.000 assistidos, 600 idosos. Na Casa eles participam da metodologia do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), de atividades educacionais, físicas, atendimento de saúde, com médico geriatra, acompanhamento psicológico e entretenimento, com baile, jogos interativos. Na unidade também são desenvolvidas rodas de conversas sobre importantes temas, no intuito de preparar os idosos para as mudanças do mundo.  O Centro de Convivência está situado na Avenida Curió, s/nº, bairro CPA 3, Setor II, Cuiabá MT.

Veja Mais:  Prefeitura avança com o ordenamento do Centro Histórico

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

Prefeitura informa o que abre e fecha nesse período do Carnaval

Publicado


A Prefeitura de Cuiabá informa que os órgãos da administração municipal não terão expediente de trabalho, encerrando as atividades na sexta-feira (21), às 18 horas e serão retomadas na próxima quarta-feira (06), a partir das 14 horas, em decorrência do período de Carnaval. Já os serviços essenciais, como saúde, segurança, coleta de lixo, manutenção de distribuição de água, defesa civil, fiscalização e orientação do trânsito serão mantidos.

Na segurança, todas as delegacias, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), unidades do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc), batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros estarão trabalhando em regime de plantão.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) explica que de acordo com as leis do trabalho,  em nenhum desses dias festivos é feriado, e por isso, os proprietários dos comércios que desejarem abrir as portas, poderão funcionar nos seus horários normais e os valores pagos aos trabalhadores não mudam em relação aos demais dias de trabalho. No entanto, assim como acontece todos os anos, há uma variedade no número de funcionamento das lojas.

Em relação ao funcionamento dos bancos, segunda e terça-feira (24 e 25) não haverá expediente. O atendimento será retomado no dia 26 (quarta-feira), a partir das 12h.

Veja Mais:  Cata-treco encerra 2019 com 100 ações a mais em relação ao primeiro ano

Os shoppings de Cuiabá e Várzea Grande abrirão todos os dias, mas com horário especial durante o período carnavalesco. Na segunda-feira (23), as lojas, praça de alimentação, lazer e cinema vão funcionar das 10h às 22h. No dia 24 (terça-feira), as lojas ficam abertas das 14h às 20h e a praça de alimentação, lazer e cinema funcionarão das 11h às 22h.  E na quarta-feira de Cinzas (26), as lojas, praça de alimentação, lazer e cinema começam a funcionar a partir das 12 horas.

Comentários Facebook
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana