conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Na Capital

Campeonato Brasileiro de Boxe é esperança profissional para jovens atletas

Publicado

Kaian Reis sonhou com esse dia desde pequeno. Atleta desde os 12, ele se espelha no astro cubano Guillermo Rigondeaux. Seus golpes certeiros, que o levarão ao lugar mais alto no pódio, são reflexos de uma superação meteórica. Um ano e oito quilos a mais o separam de 2017, período em que foi vice-campeão no mesmo Campeonato Brasileiro. Mais velho, experiente e bem treinado, o jovem de 16 anos saltou de 52 kg para 60 kg, subiu de categoria e pôs seus pés nos estrados que marcam o primeiro lugar, na tarde deste sábado (11), na final da famigerada competição. O baiano, original de Camaçari, começa uma nova etapa em sua vida, estando na mira dos olheiros da Seleção Brasileira e a um passo de conquistar o tão almejado benefício da Bolsa Atleta.

“Hoje o que fica é a sensação de dever cumprido, a certeza de que consegui superar minhas próprias expectativas e meus limites. E essa vitória tem um gosto muito especial, pois me coloca ainda mais perto da Seleção Brasileira, onde terei a oportunidade de participar de competições de renome ainda maior, até mesmo fora do país. Ser um boxeador é um sonho grandioso, que tem me acompanhado desde os 12 anos e é isso que eu quero ser para o resto da vida. E como todo lutador profissional, disputar os Jogos Olímpicos é onde eu realmente anseio chegar. E se tiver o apoio da Bolsa Atleta, estarei cada vez mais próximo da realidade de viver unicamente do esporte”, compartilhou o sorridente Kaian.

Ter o esporte como muito mais que um estilo de vida, mas sim uma fonte de renda constante, não é uma possibilidade inviável. Mesmo com todos os entraves que a prática profissional possa envolver no Brasil, o cenário tem ganhado novas formas, redefinindo a vida de muitos jovens que sonham com essa alternativa de vida. Para o secretário-adjunto de Esporte, Edilson Odilon, a Prefeitura de Cuiabá tem trabalhado estrategicamente nesse sentido, a fim de mudar o conceito de que o desporto não é uma opção de profissão. Incentivado desde a reinstalação do programa Bom de Bola, Bom de Escola, o município tem fomentado a realização de eventos que englobem as mais diversas modalidades esportivas, a fim de despertar tanto na população, como nas principais instituições nacionais vinculadas ao setor, uma nova perspectiva – mais madura e incentivadora da prática.

“O Campeonato Brasileiro de Boxe é um dos maiores eventos do país e esta já é a terceira edição que Cuiabá sedia. Esse investimento permanece como uma constante do poder público, que enxerga a prática esportiva como muito mais que uma oportunidade de despertar o interesse popular das comunidades, mas sim um mecanismo impulsionador do investimento do esporte na Capital. Sei que temos talentos escondidos que muitas vezes não encontram o incentivo e as condições necessárias para dedicar-se à modalidade que amam e o prefeito Emanuel Pinheiro quer inverter essa realidade. Começando na educação básica, o desporto já está sendo visto como não apenas um tipo de lazer despretensioso, mas sim como uma alternativa de um futuro promissor”, refletiu.

Futuro promissor é o que não faltou no campeonato. Entre disputas diversas, o evento – dividido em três classes: cadete (16-17), juvenil (17-18) e elite (19-40) – reuniu 186 atletas de 21 estados, que lutaram entre os dias 05 e 11 de agosto pelo título de campeão brasileiro. A fase final foi acirrada, reduzindo o grande número de esportistas a um nicho bem menor. E todos eles foram acompanhados de perto por Amonio Silva, técnico da Seleção Brasileira de Boxe. Com seus olhos atentos, movimentos sorrateiros como socos de direita, ganchos, uppers, clinches e esquivas não passaram despercebidamente de sua atenção, que monitorava os dons dos atletas e sua possibilidade de ingressar ao seleto grupo da aristocracia da modalidade. Para o olheiro, o primeiro passo é sair vitorioso aqui, na etapa nacional.

“Estamos sempre em busca de novos atletas e ano passado o Brasileiro nos rendeu três boxeadores que foram separados para a seleção e chegaram a disputar o Campeonato Continental, nos Estados Unidos, obtendo uma ótima classificação. E para ter uma chance no time – atualmente composto por 22 esportistas, é preciso começar aqui. Temos muitos talentos novos e meu papel, enquanto treinador e olheiro, é sinalizar esses lutadores e dar sequência em sua preparação, que já fora consolidada nas categorias de base. Na equipe que representa o país, esses jovens são lapidados para que possam encarar novos desafios para além das fronteiras nacionais. Isso permite que eles alcancem o grande sonho, de mostrar todo seu potencial e habilidades nos Jogos Olímpicos”, compartilhou.

Sobre viver do esporte, Amonio encorajou pais e mestres a incentivarem o sonho em seus filhos e alunos. “Os desafios são reais, mas não é um objetivo inalcançável. Temos na Seleção Brasileira muitos boxeadores que vivem da modalidade e levam suas vidas pelo que o boxe conseguiu lhes proporcionar economicamente. Muitos sustentam famílias inteiras, dando suporte para os pais e demais parentes. A premissa de que seguir uma carreira esportiva é inviável não é verdade. O sonho é genuinamente real”, ponderou.

Compromisso

A realização do Campeonato Brasileiro de Boxe só foi possível com o amparo institucional da Prefeitura de Cuiabá, que dedicou seus esforços para garantir que as questões fundamentais fossem asseguradas para a Confederação Brasileira de Boxe. Arcando com os custos estruturais do evento, o município também confeccionou as 83 medalhas entregues, além dos 18 troféus. Para o presidente da Federação Mato-grossense de Boxe, Sebastião Borges, o apoio do poder público é a certeza de que novas iniciativas vinculadas ao esporte acontecerão nos diversos centros esportivos espalhados pela Capital.

“Se não fosse a Prefeitura, nada disso seria possível. A viabilidade do campeonato foi garantida por conta de toda essa logística planejada pelo município. Ao ceder o Ginásio da Lixeira e oferecer a estrutura necessária, tivemos a segurança de que mais uma vez Cuiabá seria a casa ideal para o boxe e a receptividade do público e facilidades oferecidas fortalecem isso. Estamos contentes por mais um ano, certos de que em breve voltaremos, graças ao apoio do poder municipal”, concluiu Borges.

Veja Mais:  Cuiabá-Prev é destaque nacional e ocupa terceira colocação em raking de Secretarias de Previdência

Comentários Facebook

Na Capital

Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI)

Publicado

REGIONAL NORTE

 

CMEI Antônio Marcos Ruzzene

CMEI Joana Mont Serrat Spíndola Silva

CMEI Jornalista  Paulo Maria Ferreira Leite

CMEI Maria Conceição Oliveira de Souza

CMEI Névio Lotufo

CMEI Paulo Ronan Ferraz Santos

CMEI Prefeito Dante Martins de Oliveira

 

 

 

REGIONAL SUL

 

CMEI Antônio Batista da Cruz

CMEI Auro Ida

CMEI Engenheiro Oscar Amélito

CMEI Edgar Santana de Amorim

CMEI Governador José Garcia Neto

CMEI Jornalista Marcos Coutinho

CMEI Leonel de Moura  Brizola

CMEI Marilia Ignês Pedrollo Salomoni

CMEI Professora Ady Figueiredo Matos

CMEI Professora Aliane Fátima Rodrigues

CMEI Professora Jaíra Cuiabano Correa da Costa

CMEI Vereador Júlio Cesar Pinheiro

 

 

 

REGIONAL LESTE

 

CMEI Cel. José Meirelles

CMEI Manoel de Barros

CMEI Regina Pia Padilla de Borbon Coelho Neves

 

 

 

 

ENDEREÇOS

 

 

 

REGIONAL NORTE

 

CMEI Antônio Marcos Ruzzene

 

Endereço

Rua: Rua E – S/N

Bairro: Residencial Paiaguás

Telefone: (65) 3313-3093

CEP: 78070-119

 

 

CMEI Joana Mont Serrat Spíndola Silva

 

Endereço

Rua: Três Lagoas, s/n, 

Bairro: CPA III

Telefone: (65) 3646 5393

CEP: 78 058 – 340

 

 

CMEI Jornalista Paulo Maria Ferreira Leite

 

Endereço

Rua: Avenida Padre José Ten. Cate, s/n

Bairro: Jardim Vitória

Telefone: (65) 3641 0344

CEP: 78 055 – 732

 

 

CMEI Maria Conceição Oliveira Souza

 

Endereço

Rua: 310, nº 268

Bairro: CPA IV

Telefone: (65) 3649 4904

CEP:

 

 

CMEI Névio Lotufo

 

Endereço

Rua: 9, s/n

Bairro: Centro América

Telefone: (65) 3644 3441

CEP: 78 058 – 332

 

 

CMEI Paulo Ronan Ferraz Santos

 

Endereço

Rua: 01, s/n, Residencial Ilza Terezinha Piccoli

Bairro: 1º de Março

Telefone: (65) 3649 9691

CEP: 78 058 – 000

 

 

CMEI Prefeito Dante Martins de Oliveira

 

Endereço

Rua: 29, nº 103

Bairro: Três Barras

Telefone: (65) 3649 4815

CEP: 78 058 – 567

 

 

 

 

 

REGIONAL SUL

 

CMEI Antônio Batista da Cruz

 

Endereço

Rua: Residencial Avelino Lima Barros

Bairro: São Sebastião 

Telefone: (65) 3677 4292

CEP:

 

 

CMEI Auro Ida

 

Endereço

Rua: E, s/n

Bairro: Jardim Passaredo

Telefone: (65) 3667 2055

CEP: 78 088 – 805

 

 

CMEI Engenheiro Oscar Amélito

 

Endereço

Rua: das Palmeiras, nº 15

Bairro: Real Parque

Telefone: (65) 3666 1070

CEP: 78 008 – 050

 

 

CMEI Edgar Santana de Amorim

 

Endereço

Rua: Cairo, s/n

Bairro: Recanto do Sol

Telefone:

CEP: 78089 – 085

 

 

CMEI Governador José Garcia Neto

 

Endereço

Rua: 18, s/n

Bairro: Residencial Salvador Costa Marques 

Telefone: (65) 3661 3175

CEP: 78091 – 352

 

 

CMEI Jornalista Marcos Coutinho

 

Endereço

Rua: 

Bairro: Residencial Parque Nova Esperança II

Telefone: (65) 3667 6298

CEP: 78098 – 636

 

 

CMEI Leonel de Moura Brizola

 

Endereço

Rua: Avenida 1, s/n

Bairro: Liberdade

Telefone: (65) 3661 0533

CEP: 78091 – 247

 

 

CMEI Profª. Marilia Inês Pedrollo Salomoni

 

Endereço

Rua: 

Bairro: Residencial Santa Terezinha II

Telefone: (65) 3313 3140

CEP:

 

 

CMEI Professora Ady de Figueiredo Matos

 

Endereço

Rua: 35, s/n

Bairro: Pedra 90

Telefone: (65) 3667 2777

CEP: 78099 – 175

 

 

CMEI Professora Aliane Fátima Rodrigues Monteiro

 

Endereço

Rua: G, s/n

Bairro: Residencial Alice Novack

Telefone: (65) 3667 2100

CEP: 78088 – 800

 

 

CMEI Professora Jaíra Cuiabano Corrêa da Costa

 

Endereço

Rua: 57, Quara 217, nº 07

Bairro: Pedra 90

Telefone: (65) 3665 5942

CEP: 78099 – 285

 

 

CMEI Vereador Júlio Cesar Pinheiro

 

Endereço

Rua: 31

Bairro: Residencial Francisca Loureiro Borba

Telefone: (65) 99315 5878

CEP: 

 

 

 

 

 

REGIONAL LESTE

 

CMEI Cel. José Meirelles

 

Endereço

Rua: do Cadete, nº 100

Bairro: Areão

Telefone: (65) 3628 2807

CEP: 78010 – 405

 

 

CMEI Manoel de Barros

 

Endereço

Rua: 1.600, s/n

Bairro: Jardim Imperial

Telefone: (65) 3637 3094

CEP: 78075 – 790

 

 

CMEI Regina Pia Padilla de Bourbon Coelho Neves

 

Endereço

Rua: Tangará, nº 19

Bairro: Altos da Serra I

Telefone: (65) 3642 6989

CEP: 78052 – 310 

 

Comentários Facebook
Veja Mais:  Prefeitura e CIEE assinam convênio para a geração de 400 vagas de estágio
Continue lendo

Na Capital

Período de matrícula para novos alunos na rede pública municipal de Ensino de Cuiabá começa no próximo dia 17

Publicado

Jorge Pinho

A Prefeitura de Cuiabá abre no próximo dia 17, o período de solicitação de matrículas para alunos novos, na rede pública municipal. Ao todo serão disponibilizadas 10.146 vagas para todas as modalidades de Ensino. As matrículas, como nos anos anteriores, serão solicitadas somente pelo link do Matrícula WEB, no site da Prefeitura de Cuiabá.  

De 17 a 20 de dezembro, os pais ou responsáveis poderão solicitar uma das 4.053 vagas disponíveis nas creches, Centros Educacional Infantil Cuiabano (CEICs), Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centro Emergencial de Educação Infantil Portal da Fé. As matrículas estarão abertas também para o CMEI Edgar Santana de Amorim, inaugurado no último dia 11, no bairro Morada do Sol, na Grande Coxipó. Essas vagas são destinadas às crianças de 0 a 3 anos e 11 meses.

A matrícula para alunos novos nas unidades que oferecem Educação Básica, Pré-Escola (4 e 5 anos) e Ensino Fundamental, serão realizadas no período de 07 a 10 de janeiro de 2020, também pelo link do Matrícula WEB. Para essas unidades, inclusive para as escolas do campo que já iniciaram as matrículas, serão disponibilizadas 6.111 vagas.

A coordenadora da Comissão Permanente de Organização da Demanda Escolar (CPODE), da Secretaria Municipal de Educação, Angely Aparecida Arruda, falou sobre o calendário de matrículas para os alunos novos. “Nos dias 17 e 18 as matrículas estarão abertas para as unidades educacionais localizadas nas Regionais Norte e Leste e nos dias 19 e 20, para as localizadas nas Regionais Sul e Oeste”, explicou ela. No site da Prefeitura de Cuiabá, no link da Educação, está disponível uma lista com as unidades educacionais, por regional.

Veja Mais:  1ª dama destaca mais de 50 ações diretas e indiretas em comemoração ao Dia da Criança

No link do portal Matrícula WEB, que será disponibilizado a partir das 8 horas do dia 17, os pais ou responsáveis preencherão um formulário de informações e a solicitação de matrícula.

Encerrado esse prazo, será feita a análise dos cadastros com base nos critérios estabelecidos na Portaria 500/2019/GS/SME e no Decreto 6.292, de 12 de junho de 2017 que determinam os procedimentos de matrícula e o atendimento prioritário para as crianças com necessidades especiais, beneficiárias do Programa Bolsa Família do Governo Federal, renda familiar e, caso haja empate, a maior proximidade da residência da criança. 

“A partir do dia 21 de janeiro, os responsáveis pela solicitação de matrículas que serão atendidas deverão comparecer nas unidades escolares de inscrição, em um prazo de três dias úteis, a partir da convocação. O não comparecimento no prazo acarretará na perda da vaga”, explicou Angely Arruda.

As solicitações de matrícula que extrapolarem o número de vagas disponíveis farão parte do Cadastro de Demanda.

Nas escolas, os pais deverão apresentar a Certidão de Nascimento ou, para os alunos imigrantes, a Partilha de Nascimento ou Protocolo de Refúgio ou, a Carteira Nacional de Registro Migratório (CNRM), RG e CPF (do responsável), comprovante de endereço, cartão de vacina atualizado, laudo médico no caso de criança com deficiência e para os beneficiários do Programa Bolsa Família, cópia desse documento.

Veja Mais:  Conheça o projeto do Cais do Porto

Na solicitação de matrícula deve ser informado contato telefônico válido inclusive de celular porque as informações e convocações, além de disponibilizadas no link Matrícula WEB, serão repassadas também via celular.

Para os pais ou responsáveis que tiverem alguma dificuldade ou dúvida, a Secretaria Municipal de Educação disponibilizará postos de atendimento nos dias das matrículas, de acordo com o calendário. Assim, haverá um posto na sede da secretaria nos dias 17 e 18/12 (Regionais Norte e Leste), e nos dias 19 e 20/12 (Regionais Sul e Oeste).

Nos CRAS Dom Aquino e CRAS Pedregal (Regional Leste), e nos CRAS Jardim União e CRAS CPA (Regional Norte), nos dias 17 e 18/12.

Nos CRAS Getúlio Vargas, CRAS Tijucal, Biblioteca Saber com Sabor Pedra 90 e CRAS Osmar Cabral (Regional Sul), e nas Bibliotecas Saber com Sabor dos bairros Santa Izabel e Cidade Verde (Regional Oeste), nos dia 19 e 20/12.

Os postos de atendimento funcionarão das 8 às 17 horas.

Além disso, a Secretaria de Educação de Cuiabá irá disponibilizar o telefone 0800 6462003.

 

Rede municipal

A rede pública municipal de Cuiabá é composta por 49 creches, dois Centros Educacionais Infantis Cuiabanos (CEICs), 23 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), dois Centros Emergenciais de Educação Infantil (CEEI), 80 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), e oito escolas do campo. Essas unidades de ensino atendem a 54 mil estudantes de 0 a 14 anos, além de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Veja Mais:  Inscrições para compor o Conselho da Juventude já estão abertas

SERVIÇO

MATRÍCULA WEB para alunos novos 

Data: 17 a 20 de dezembro de 2019

17 e 18 – Regionais Norte e Leste

19 e 20 – Regionais Sul e Oeste

Para: Creches, Centros Educacionais Infantis Cuiabanos (CEICs), Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centro Emergencial de Educação Infantil (CEEI) Portal da Fé

 

Data: 07 a 10 de janeiro de 2020

07 e 08 – Regionais Norte e Leste

09 e 10 – Regionais Sul e Oeste

Para: unidades educacionais que oferecem Educação Básica, Pré-Escola (4 e 5 anos) e Ensino Fundamental

 

Onde: Portal Matrícula WEB-site da Prefeitura Municipal de Cuiabá

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

Bazar arrecada R$ 30 mil e parte do recurso será destinado à creche Irmã Hylda

Publicado

Vicente Aquino

O segundo ano do Bazar da Primeira-dama Márcia Pinheiro, realizado na última terça-feira (10), no Clube Feminino, teve a arrecadação total de pouco mais de R$ 30 mil. Parte do aporte financeiro será destinado à creche Irmã Hylda Aydil Bodstein situada no bairro Novo Paraíso.

Em 2018, os R$ 19 mil arrecadados na 1ª edição foram direcionados à Coordenação do Programa Siminina que fez diversos investimentos, como a criação da sala de informática do Siminina Digital, entre outros.

Segundo a primeira-dama, a ação social já é esperada para o final do ano e deve permanecer no calendário cuiabano no próximo ano.

“Nós já envolvemos moda com viés social em outras oportunidades, o bazar é realizado pelo segundo ano e as pessoas já esperam o evento nesta data. Também temos o Cabide Solidário onde levamos roupas gratuitamente à população carente por meio dos eventos dos Centros de Referência em Assistência Social”,

A 2ª edição do bazar movimentou em torno de 3 mil peças de roupas comercializadas entre os preços de R$ 20, R$ 40, R$ 60 e R$ 100 para oferecer condições especiais de economia à população nesse fim de ano quando as pessoas precisam comprar mais.

“Eu fiquei sabendo do bazar pelo Instagram da primeira-dama e corri para conferir. Encontrei muita coisa bacana e os preços estavam bem acessíveis. Fiz uma bela compra e vou presentar meus sobrinhos, filhos e demais parentes. Essas oportunidades são sempre boas para que a gente possa economizar”, contou Vera Silva, do bairro Coopahmil.

Veja Mais:  Conheça o projeto do Cais do Porto

Comentários Facebook
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana