Pesquisar
Close this search box.

Nacional

Casa desaba e deixa pelo menos duas pessoas desaparecidas no Rio

Publicado

Escombros de casa que desabou no Rio arrow-options
Globonews / Reprodução

Pelo menos duas pessoas estão sob os escombros de casa que desabou no Rio

Uma casa de dois andares desabou na manhã desta segunda-feira (12) no bairro de Curicica, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Segundo o Corpo de Bombeiros , dois moradores do local ainda estão desaparecidos sob os escombros.

Por volta das 8h30, as vozes dos dois, que são mãe e filho, foram escutadas pelas equipes de busca, que continua a tentar retirá-los do local.

As equipes foram acionadas por volta das 6h30 para atender à ocorrência. A casa fica às margens de um rio e é possível notar paredes rachadas em construções vizinhas. Até o momento, não há laudo da defesa civil sobre possibilidade de mais moradores serem retirados do local. A área está isolada.

Desabamentos

Essa não é a primeira vez que uma construção rui na Zona Oeste da capital fluminense em 2019. No mês de abril, dois edifícios ilegais desabaram no bairro de Muzema, d eixando 24 pessoas mortas após uma intensa noite de chuvas.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Projeto prevê avaliação do programa Auxílio Brasil

Nacional

Conselho Nacional de Política Indigenista retoma atividades

Publicado

O Conselho Nacional de Política Indigenista foi reaberto nesta quarta-feira (17) pelo Ministério dos Povos Indígenas. O colegiado havia sido fechado em 2019, no governo Jair Bolsonaro.

Na reabertura, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, que preside o conselho, destacou a importância dos povos originários nos caminhos para o futuro do país.

“Já está claro que nossa atuação no cenário político brasileiro e mundial tem contribuído para o bem de toda a humanidade. A retirada de invasores das terras indígenas, por exemplo, contribuiu para a queda drástica do desmatamento na Amazônia.”

O coordenador executivo da Articulação dos Povos Indígenas, Dinaman Tuxá, disse que o processo de reconstrução das políticas indigenistas vai ser um desafio.

“Vai ser uma missão de reconstrução dos próximos 20 anos. Isso principalmente na pauta, no que tange, a política de demarcação e outras políticas públicas a serem implementadas dentro dos territórios indígenas. Infelizmente, o cenário de violência ainda permeia dentro dos territórios. Posso citar aqui o caso yanomami. Posso citar aqui o caso do povo pataxó, no extremo sul da Bahia, dos guarani kaiowá, entre outros.”

O conselho conta com 64 membros, de todos os estados do país. São 30 indígenas, 30 representantes de ministérios e autarquias, e mais quatro de entidades indigenistas.

Nacional:

Fonte: EBC GERAL

Comentários Facebook
Veja Mais:  Investigando uma colisão cósmica com ondas gravitacionais
Continue lendo

Nacional

Nobel de Química estimula alunos da USP a seguirem carreira científica

Publicado

Ganhar o Prêmio Nobel de Química em 2021 serviu como um lembrete ao pesquisador escocês David MacMillan da paixão que nutre pela área de conhecimento que escolheu para dar sua contribuição ao mundo. Catedrático da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, MacMillan participou nesta quarta-feira (17) de um evento realizado na Universidade de São Paulo (USP), organizado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), em parceria com a Fundação Nobel.

MacMillan recebeu a distinção com Benjamin List, pelo caráter inovador de métodos de construção de moléculas orgânicas. O processo que aprimoraram é conhecido como organocatálise assimétrica e serve, por exemplo, à indústria farmacêutica.

Diante de um auditório cheio, o pesquisador revelou que, enquanto desenvolvia o projeto com o colega, tinha uma preocupação mais ordinária, que era a de manter seu emprego de professor, e que um dos benefícios trazidos pelo reconhecimento atingido foi o de ampliar contatos na comunidade científica. Na época, ele ocupava o cargo de professor assistente na Universidade de Berkeley, também nos Estados Unidos, e tinha um prazo de seis anos para mudar de categoria e, com isso, garantir sua vaga no quadro docente, o que evidencia as cobranças em torno da produtividade e excelência dos pesquisadores.

O escocês disse, ainda, que a experiência também fez com que passasse a se ver como um embaixador da ciência, “tarefa levada com seriedade”, e que algo que o ajudou a receber o prêmio foi cogitar possibilidades diferentes das já pavimentadas por outros colegas.

Veja Mais:  Círio de Nazaré leva multidão às ruas de Belém neste domingo 

“O impacto pelo que eu estava esperando era: será que conseguirei manter meu emprego?”, contou, rindo.

“Em última análise, eu estava pensando mais em estava olhando as coisas que estávamos fazendo e me perguntando: do modo com a química funciona, todos fazem desse jeito aqui. Esse jeito faz sentido? Algumas maneiras faziam sentido, mas outras pareciam estranhas para mim. Então, comecei a pensar: existem maneiras diferentes de se fazer, de se pensar? E foi aí que começamos a enveredar por uma direção completamente distinta”, emendou.

Também participaram do evento a psicóloga e neurocientista norueguesa May-Britt Moser, que ganhou o Nobel de Medicina em 2014 e chefia o departamento do Centro de Computação Neural na Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, e o físico francês Serge Haroche, laureado com o Nobel de Física em 2012 e que leciona no Collège de France. O diálogo foi realizado no auditório do Centro de Difusão Internacional da USP.

Fonte: EBC GERAL

Comentários Facebook
Continue lendo

Nacional

Câmara aprova urgência para três projetos e encerra votações de hoje

Publicado

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) o regime de urgência para três propostas. Em seguida, foi encerrada a Ordem do Dia do Plenário. Neste momento, a sessão prossegue com discursos dos parlamentares.

Confira as urgências aprovadas:

  • PL 421/24, da deputada Flávia Morais (PDT-GO), que prioriza o atendimento e a tramitação de processos de mães que se dedicam integralmente ao cuidado de filhos com transtorno do espectro autista e filhos com deficiência;
  • PDL 1127/21, da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência, que aprova os textos da Política Nacional de Defesa (PND), da Estratégia Nacional de Defesa (END) e do Livro Branco de Defesa Nacional (LBDN);
  • PL 715/23, do deputado Zé Vitor (PL-MG), que permite ao trabalhador contratado para safra manter o Bolsa Família.

Esses três projetos poderão ser votados nas próximas sessões do Plenário, sem precisar passar antes pelas comissões da Câmara.

Assista ao vivo

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Pierre Triboli

Fonte: Câmara dos Deputados

Comentários Facebook
Veja Mais:  Exposição mostra os impactos das grandes obras durante a ditadura
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana