conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Na Capital

Chegada do Papai Noel, Tributo ao Rei do Pop, Cinema, Bazar Beneficente. Confira o que rola aqui na Capital

Publicado

Exposição, estreias no cinema, shows, festival, chegada do Papai Noel, isso é um pouco do que vai acontecer por aqui neste final de semana (9, 10 e 11). Os eventos culturais são para todas as idades e todos os gostos e mais uma vez a Secretaria de Inovação e Comunicação informa a todos os servidores municipais e sociedade cuiabana, sobre tudo que vai acontecer na Capital.

Pra começar os embalos de sexta-feira (9) já acontece a 3ª Edição da Mostra de Cinema Negro, que conta com obras de realizadores negros enviadas de todo o Brasil. ‘Feira no Quintal da Casa’ também será realizado aqui em Cuiabá, o evento vai reunir apresentações culturais, shows, feira de artesanato e de gastronomia, e tem entrada franca. No Sábado (10) para quem gosta do eterno Rei do Pop Michael Jackson, o artista Rodrigo Teaser faz tributo na Musiva. E pra criançada o Papai Noel chega e promete uma tarde mágica.

Confira a Programação:   

 

Shows e Feira

1. O que: ‘Feira no Quintal da Casa’- Além de apresentações culturais, a feira também vai contar com área externa onde estarão mais de vinte opções gastronômicas e artesanais, como roupas, joias, tatuagens, brechó, sabonetes, desenhos, biojóias, cerâmica, mandalas e produtos sustentáveis. Para comer haverá opções regionais, veganas, petiscos, sanduíches, bebidas e sorvetes. As crianças também têm a diversão garantida, com uma programação de contação de histórias, brincadeiras, além da BiblioSesc, que conta com uma vasta coleção literária. 

Quando: Sexta-feira (9)

Onde: Sesc Casa do Artesão, a partir das 18 horas

 

2. O que: Projeto cultural da Itaipava “De Som a Sol”, com cantor Vitor Kley- O projeto é itinerante e a cada mês estará em um bairro. Atração principal da noite, o cantor e compositor Vitor Kley sobe ao palco às 20 horas. Conhecido pelo hit “O Sol”, música que estourou nas rádios do país e deu o boom em sua carreira, carrega na bagagem dois álbuns lançados de forma independente e resultados significativos nos rankings das músicas mais tocadas. Além disso o DJ Jasiel Oliver dá o tom à praça e a dupla sertaneja Anselmo & Rafael também se apresentam no evento.

Veja Mais:  Feriado em Cuiabá será só na sexta-feira Santa (19)

Quando: Sábado (10)

Onde: Praça Popular, das 17 às 22 horas

 

3. O que: Tributo a Michael Jackson- O show com as músicas mais famosas do artista tem bailarinos, efeitos pirotécnicos e especiais. No repertório, grandes clássicos como “Billie Jean”, “Thriller”, “Beat It”, “Smooth Criminal”, “Black or White”, entre outros, são interpretados na voz e performance de Rodrigo Teaser e banda ao vivo.

Quando: Sábado (10)

Onde: Musiva

 

Exposição e Bazar

1. O que: Bazar Beneficente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)- Estão à venda peças novas doadas por lojas e seminovas vindas da sociedade em geral. Além das roupas e caçados já selecionadas para esse bazar, a APAE permanece aberta a novas doações de produtos que podem ser convertidas em recursos financeiros. Os produtos serão comercializados a preços que variam de R$ 5 a R$ 40.

Quando: Sexta-Feira (9)

Onde: APAE

 

2. O que: Exposição Ciências em Molduras- A exposição reúne fotografias, vídeos e instalações com sons para representar fenômenos da física e astronomia. Outros artistas encamparam a ideia, caso dos fotógrafos Henrique Santian, Emanoele Daiane, Vinícius Motta, Érica Mello e Soraia Trevisan, além da videomaker Amanda Alves e o astrofotógrafo, Pablo Munayco.

Quando: sextas-feiras, das 8h30 às 11h30 e das 12h30 às 21h; aos sábados, das 13h às 18h e aos feriados, das 14h às 20h

Onde: Museu de Arte e Cultura Popular da Universidade Federal de Mato Grosso

 

Veja Mais:  Ministro vem à Cuiabá para palestra sobre impactos da lei anticorrupção nas contratações públicas

3. O que: Exposição “Bença”- Resgatando o universo das avós Marias, Chicas, Detinhas e Franciscas – que abençoam sem olhar a quem, por meio de suas práticas de benzeção – a mostra coletiva reverencia o saber popular, abraçado pela dimensão do divino e de todos os guardiões invisíveis. As obras são fruto de processos artísticos rotineiros dos participantes, a maioria praticante de religiões de matriz africana. Ali, contudo, há espaço para a fé católica, ligada ao desenvolvimento destas religiosidades no Brasil, e a fé evangélica, propagada pela palavra de Deus.

Quando: Sexta-feira (9) e Sábado (10) das 8h às 11h e das 13h às 17h.

Onde: Museu de Imagem e do Som de Cuiabá (Misc)

 

Estreia de Filmes e Mostra de Cinema

1. O que: Mostra Competitiva de Cinema Negro- Serão premiadas curtas e longas nas categorias documentário, ficção e experimental, com destaque para as produções mato-grossenses “Giramundá: O Congo e a Diáspora”, de Cláudio Dias e Gilson Costa e “Como Ser Racista em 10 Passos”, de Isabela Ferreira. Além disso, o evento conta com as presenças ilustres de Adélia Sampaio, a primeira mulher negra a dirigir um longa metragem no Brasil.

Quando: Sábado (10)

Onde: Auditório do Centro Cultural da UFMT

 

2. O que: Estreia Cinema- O Grinch- Um ser verde que não suporta o Natal e, todo ano, precisa aturar que os habitantes da cidade vizinha de Quemlândia comemorem a data. Decidido a acabar com a festa, ele resolve invadir os lares dos vizinhos e roubar tudo o que está relacionado ao Natal. No filme original, a voz do Grinch é de Benedict Cumberbatch. No Brasil, a dublagem do personagem ficou por conta do ator Lázaro Ramos.

Quando: Sexta-feira (9), Sábado (10) e Domingo (11)

Veja Mais:  Transparência e celeridade: capacitação alcança setores administrativos e Gestão já colhe frutos

Onde: Cinemark, Cinépolis e Multiplex

 

3. O que: Estreia Cinema- Operação Overlord- Na trama, uma tropa de paraquedistas americanos é lançada atrás das linhas inimigas para uma missão crucial. Mas, quando se aproximam do alvo, percebem que não é só uma simples operação militar e tem mais coisas acontecendo no lugar, que está ocupado por nazistas. Com direção de Julius Avery, de Sangue Jovem, e roteiro de Billy Ray, que também produz o filme ao lado de J.J. Abrams, no longa, os paraquedistas descobrem um experimento nazista que inclui uma horda de zumbis enfurecidos e aberrações genéticas, criadas para a construção de uma figura sobrenatural monstruosa.

Quando: Sexta-feira (9), Sábado (10) e Domingo (11)

Onde: Cinemark, Cinépolis e Multiplex

 

Chegada Papai Noel

O Clima de Natal chega também aqui em Cuiabá e pensando nesta mágica o Shopping Pantanal apresenta o Parque de Natal. O espaço interativo contará com piano gigante, voo de balão em realidade virtual, xícara giratória e roda gigante de LED. No parque, que ficará na área externa do shopping, o visitante encontrará um bumbo de 3,5 metros na entrada principal. Dentro dele, o cliente poderá assistir ao vídeo “Você também é Papai Noel”, que traz uma mensagem especial. Será possível tocar o piano de 4,5 metros com os pés. No balão, o visitante vai poder fazer um passeio pelos ares com o uso de óculos de realidade virtual. Haverá uma xícara giratória e uma roda gigante com mais de 20 metros de altura e Iluminação LED. Ursos gigantes de até 5 metros e o tradicional trono do Papai Noel completam o ambiente. Além disso acontece a chegada do Papai Noel.

O evento acontece a partir das 15 horas, neste Sábado (10) no Pantanal Shopping.

Comentários Facebook

Na Capital

Secretarias de Saúde de Cuiabá e VG fazem acordo com SES para evitarem retenção de macas do SAMU

Publicado

O Pronto Socorro de Cuiabá é historicamente a unidade hospitalar mais demandada do estado de Mato Grosso, pois recebe pacientes de várias cidades do interior e até mesmo de outros estados e países. Com 263 leitos, a unidade constantemente funciona com um quantitativo maior de pacientes, que chegam diariamente nas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU.

Como as unidades de saúde de Cuiabá não negam atendimento a nenhum cidadão, a alta procura no Pronto Socorro tem ocasionado frequentemente retenção das macas do SAMU, para que o paciente fique devidamente acomodado quando não há leitos disponíveis.

Para discutir essa questão e chegar a uma solução viável para todos, o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho reuniu-se na semana passada com o secretário de estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, além do secretário municipal de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes e a equipe técnica das 3 secretarias.

Tanto o secretário de Cuiabá quanto o de Várzea Grande explicaram que a única razão para a retenção das macas é a superlotação das unidades e durante a reunião as gestões do estado e dos dois municípios chegaram a um acordo para evitar a sobrecarga dos prontos socorros. “Sempre que as ambulâncias do SAMU socorrem alguém já levam diretamente para o Pronto Socorro de Cuiabá ou de Várzea Grande. Ficou decidido que o SAMU deverá melhorar o protocolo dos pacientes, para não sobrecarregar o Pronto Socorro. Neste caso eles deverão ser levados para UPAs e Policlínicas também, caso realmente tenham o perfil para serem atendidos lá. Desta maneira conseguiremos evitar que as unidades fiquem lotadas”, explicou o secretário Luiz Antonio Pôssas de Carvalho.

Veja Mais:  Transparência e celeridade: capacitação alcança setores administrativos e Gestão já colhe frutos

 

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

Saúde de Cuiabá inova com palestra lúdica e desmistifica crenças históricas sobre amamentação

Publicado

Gustavo Duarte

Neste mês de agosto, cujo calendário nacional de Saúde é marcado pela intensificação das ações de conscientização e esclarecimento à população sobre a amamentação, as unidades de saúde de Cuiabá vêm inovando com abordagens lúdicas e, com isso, desmistificando crenças e mitos populares históricos acerca do tema.

Nesta quarta-feira (21), mais de 100 pacientes entre gestantes, lactantes e puérperas, atendidas nos Programas de Saúde de Família (PSFs) Serra Dourada I e II puderam atestar este novo método por meio de palestra ministrada pela enfermeira municipal, Izadora Ribeiro. Com apetrechos representativos, a profissional ressaltou a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida, e ainda orientou sobre diversas formas de realizar a amamentação visando o bem estar dos recém-nascidos e das mães.

“Embora o leite materno seja o melhor alimento que a criança pode receber em seus primeiros meses de vida, muitas mães deixam de ofertá-lo por dor, ou medos que vêm sendo disseminado historicamente, como o de que o leite materno é fraco e insuficiente para sustentar o bebê. Então, além de desmistificar esses e outros mitos, nosso papel nessas palestras e rodas de conversa é apoiar incondicionalmente essas mães para que compreendam que o gesto de amamentar é fundamental para o crescimento saudável do bebê e fortalecimento do vínculo mãe e filho”, destacou Ribeiro.

Veja Mais:  Decoração externa do MISC é arrancada por vândalos e polícia deve ser acionada

Mãe de quatro filhos, Luana Campos de 23 anos, ressaltou que estes mitos sempre estiveram presentes em sua vida e, inclusive, foram os motivos dela não ter amamentado corretamente seus três primeiros filhos. “Essa palestra foi emocionante esclarecedora para mim. Os meus três primeiros filhos não foram amamentados corretamente porque me diziam que meu leite não sustentava. E só agora, no meu quarto bebê é que eu compreendi que tudo isso era mentira. Graças a esse evento, poderei fazer diferente dessa vez”, frisou.

Além das palestras, o evento que foi promovido com a ajuda de toda a equipe técnica da unidade, em parceria com o Núcleo de Atenção à Saúde da Família – NASF Norte, também orientou sobre a estrutura dos bancos de leite em Cuiabá. Dentre eles, estão o Hospital Geral Universitário (HGU), que recebeu pelo quinto ano consecutivo o certificado ouro de excelência em Bancos de Leite Humano e o Hospital Júlio Müller. Nesses dois locais são feitos a captação, processamento, pasteurização e armazenamento do leite materno, que é disponibilizado para o aleitamento de recém-nascidos e bebês prematuros que não podem ser amamentados pela mãe.

De acordo com a diretora de Atenção Básica, Mirian Naschenveg, até o fim do mês as ações de conscientização intensificadas continuarão nas unidades de saúde, sendo que o encerramento será na Regional Sul, na próxima sexta-feira (26) na zona urbana e no sábado (27) no Distrito da Guia.  “Durante toda essa semana, daremos sequência às ações em unidades, e para fechar com chave de ouro vamos fazer um grande evento na sexta, no Sesc no bairro São João Del Rey, com a presença de toda a comunidade. E no sábado estaremos na Guia com a população rural”, finalizou.  

Veja Mais:  Secretaria Municipal de Saúde emite alerta sobre Influenza

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

Cuiabá intensifica vacinação contra sarampo em crianças de 06 meses a menores de 1 ano

Publicado

Gustavo Duarte

A partir desta quinta-feira (22), crianças de seis meses a menores de 01 ano, devem ser imunizadas contra o sarampo em Cuiabá. Ainda que o município não tenha casos confirmados, a ação segue a iniciativa preconizada pelo Ministério da Saúde em todo país, visando intensificação vacinal, em decorrência do último boletim epidemiológico que apontou 1.680 casos confirmados de sarampo, em 11 estados brasileiros.

“Embora Mato Grosso não tenha casos confirmados, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Paraná, Goiás, Maranhão, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Sergipe, tiveram. Totalizando um coeficiente de incidência da doença de 0,80 por 100.000 habitantes. Dessa forma, o Ministério elaborou essa estratégia em resposta rápida para proteger esse público-alvo, que se mostrou mais suscetível a casos graves da doença e óbitos”, frisou a Responsável Técnica de Imunização de Cuiabá, Sandra Horn.

Com a medida preventiva, chamada de ‘dose zero’, 1,4 milhão de crianças devem ser vacinadas em todo país.  Para isso, o Ministério da Saúde informou que irá enviar 1,6 milhão de doses a mais para os estados.

Ainda segundo Horn, é importante esclarecer que a chamada “dose zero” não substitui e não será considerada válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança. “Além dessa dose que está sendo aplicada agora, os pais e responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ªdose) para tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral + varicela, respeitando-se o intervalo de 30 dias entre as doses. Ou seja, a vacinação de rotina das crianças deve ser mantida independentemente de a criança ter tomada a “dose zero” da vacina”, enfatizou.

Veja Mais:  Transparência e celeridade: capacitação alcança setores administrativos e Gestão já colhe frutos

ROTINA

Em Cuiabá, a Secretaria de Saúde realiza rotineiramente por meio das unidades de Atenção Básica, ações de atualização do calendário Vacinal. Na rotina, a tríplice viral está disponível em todas as salas vacinais para crianças de 12 a 15 meses.  A vacina previne também contra rubéola e caxumba.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana