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Com ênfase em conectividade e tecnologia nova geração de caminhões é lançada em Rondonópolis

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Foto: Assessoria

Com a presença de clientes e profissionais envolvidos com o transporte rodoviario de carga a concessionária Rota Oeste lançou na última sexta-feira (05/04), em Rondonopolis a Nova Geração de Caminhões Scania. A grande prova ao mercado da jornada que a marca iniciou em se tornar a parceira líder dos clientes na transição para um sistema de transporte mais sustentável. As cabines são totalmente novas por dentro e por fora. Somando todas as vantagens, a economia total de diesel poderá ser de até 12%. Só os novos motores, equipados com nova tecnologia de alta pressão, garantem até 8% de redução de consumo em comparação com os motores da linha atual, que já são reconhecidos pela economia. A Nova Geração Scania para a América Latina é a mesma da versão global.

 

“A Nova Geração de Caminhões é o maior investimento na história da empresa na região. Serão R$ 2,6 bilhões aportados até 2020. A Scania avança um passo à frente da indústria no que se refere à rentabilidade dos negócios de nossos clientes e da sustentabilidade”, afirma Roberto Barral, vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil. “Teremos praticamente uma nova fábrica em São Bernardo do Campo (SP), para receber a verdadeira ‘Máquina dos Sonhos’. É uma nova Scania.”

 

“Vamos revolucionar o setor de Transportes na América Latina. Nossos clientes serão convidados a entrar na jornada mais eficiente de personalização de suas soluções, como nunca viram. Já iniciamos os preparativos para o novo mundo dos transportes. Queremos que nossos clientes embarquem nesta próxima etapa com a certeza de estarem investindo no que, de fato, precisam para sua rentabilidade. Vamos surpreender o mercado”, conta Barral. 

 

Um produto premium precisa ser fabricado em uma planta premium. A fábrica de São Bernardo do Campo é a mais moderna da América Latina – espelho do que a marca tem hoje na Europa. A tecnologia utilizada é a mais recente com o mais alto grau de automação, para obter a melhor qualidade. 

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Dentro do seu parque industrial em São Bernardo do Campo, a Scania tem uma nova fábrica de solda de cabinas – que apresenta o estado da arte em Indústria 4.0 e impressiona pela tecnologia de ponta e 75 robôs, além de novas linhas de produção para montagem do novo caminhão.

 

Criada na Europa, a Nova Geração Scania é resultado de 10 anos de desenvolvimento e investimentos ao redor de 2 bilhões de Euros. No Brasil, estão sendo feitos os ajustes finais na nova linha de produção e em todas as estruturas necessárias para produzir o “melhor caminhão que rodará pelo Brasil”, explica Barral. Em dezembro, serão produzidas as históricas últimas unidades da atual gama. Durante o mês de janeiro, a fábrica será preparada para apenas produzir a Nova Geração. As entregas para os clientes da região e de outros países começam a partir de fevereiro.

 

Novo jeito de vender – Não é só um veículo que chega para revolucionar o mercado, mas a forma de comercializar a Nova Geração será muito diferente a partir de agora pela rede Scania”, conta Barral.

 

Outros concorrentes analisam elementos, mas a profundidade no uso inteligente de tornar um dado um fator de mudança de gestão para o cliente é um diferencial da Scania. A fabricante concentrou sua experiência em caminhões, soluções de transporte otimizados, condições da indústria e necessidades reais dos clientes para criar um novo sistema de suporte de vendas. Esta ferramenta é resultado de anos de trabalho compilando, analisando e consolidando conhecimentos e percepções dos clientes na multifacetada indústria global de transporte. Por mais de dez anos, foram coletadas informações de milhares de veículos trabalhando pelo planeta. Para que a aplicabilidade e a inteligência artificial da ferramenta fossem completas, foram acrescentados estudos da indústria, entrevistas com usuários e relatórios de oficinas de marketing com compradores.

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“Portanto, os vendedores terão um sistema singular, independente do segmento e perfil de cliente, que escolhe a melhor solução de transporte, perfeita e ainda mais personalizada,conforme o tipo de aplicação“, completa Barral. Aliado à experiência do vendedor, que se tornará um consultor, a ferramenta vai definir o que é preciso para obter a máxima rentabilidade. Por exemplo, qual a melhor cabine, potência, eixos, trações, programa de manutenção, solução financeira e implemento. “A especificação proporcionará um nível de detalhamento, em parceria com o cliente, nunca antes visto. Ou seja, o veículo passará a ser apenas mais um item. Serão possíveis, no mínimo, montar 500 alternativas de tipos de caminhões”.

 

O desafio é criar um mix de cabines que pode oferecer as soluções e funcionalidades corretas para todas as aplicações e demandas. “Sabemos que as necessidades podem variar radicalmente em diversas situações de topografia e de países, mas o objetivo é que os motoristas se sintam tão confiantes que nenhuma outra marca possa proporcionar uma solução melhor para ele e seu negócio”, reforça.

 

A Scania encontrou o segredo para esse desafio “dentro de casa”, ou seja em seu sistema modular, que permite dispor sempre de soluções customizadas, independentemente do tipo de aplicação para uma tarefa específica. O sistema modular simplifica também o fornecimento de peças de reposição, permitindo que os caminhões voltem ao trabalho mais rapidamente após um reparo.

 

Conectividade, ainda mais eficiente

Com a Nova Geração de Caminhões Scania, o cliente poderá usufruir de maior amplitude da conectividade dos sistemas já consagrados da marca com a avançada tecnologia das cabines lançadas.

 

Os serviços Scania baseados no caminhão conectado terão evoluções constantes para garantir a rentabilidade. Os Programas de Manutenção (com planos para cada necessidade), o Driver Services (treinamento para o aprimoramento dos motoristas) e o Plano Flexível (cobrança por km rodado e que reduz em 16% os custos da manutenção) vão continuar a fazer a diferença no dia a dia do cliente. “Para o novo setor de Transportes que está chegando e será a tendência nos próximos anos, a produtividade e a disponibilidade estarão cada vez mais ligadas ao uso inteligente dos dados gerados nas viagens”, diz Barral. Com a Nova Geração a Scania está lançando o Fleet Care, um novo serviço de gestor de frotas.

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A Scania vem investindo forte nos últimos anos para ser a empresa que oferece o maior diferencial na transformação dos dados dos veículos na operação em dinheiro para o cliente, mostrando desta forma como reduzir gastos cruciais como combustível, pneus, freios e etc, e diminuindo a emissão de poluentes. O aperfeiçoamento da conectividade nas soluções Scania é prioridade, e tem como base a análise contínua de informações geradas pelos veículos conectados globalmente. Até o momento, este banco de dados tem 350 mil veículos, entre caminhões e ônibus.

    

Sobre a Scania

A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG.

 

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Palestra realizada pelo Sinduscon Sul MT destaca importância das NRs de garantia e a inspeção predial

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O Sindicato das Indústrias da Construção da Região Sul do Estado de Mato Grosso (Sinduscon Sul MT) realizou nesta quinta-feira (18), palestra gratuita que trouxe a discussão os temas das Normas Brasileiras Regulamentadoras (NBRs): “Inspeção, Edificações, Garantias, Prazos Recomendados e Diretrizes”, e foi apresentada pelo engenheiro civil e especialista em patologias das edificações, Palmiro Soares de Lima Filho.

O palestrante destacou dentre as inúmeras NBRs, a norma 17170 que regula as condições e prazos de garantias tecnicamente recomendados que devem ser seguidas por construtoras e todos os outros atores dos serviços de construção. “Falamos especificamente hoje aos presentes da NBR 17170, que onde o construtor ou incorporador seguindo as diretrizes desta norma, ele vai conseguir entregar um de qualidade para o consumidor, e evitar e diminuir ou até mesmo acabar com as divergências que existem entre o construtor e clientes”, explicou.

Na segunda parte de sua apresentação, Palmiro Soares, falou sobre a importância da realização por parte do construtor no processo final do empreendimento da inspeção predial contida na relativamente nova NBR 16747 de maio de 2020. “Destacamos que a inspeção predial, que atualmente já existe Lei Estadual e também algumas Municipais que obrigam a sua realização e é importante para o construtor ou incorporador para que ele tenha subsídios que assegurem as garantias de sua obra em um futuro questionamento do cliente”, destacou.

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Na avaliação do presidente do presidente do Sinduscon Sul MT, Flavio Garcia, o conteúdo abordado pelo especialista e engenheiro civil, Palmiro Soares, contemplou plenamente as expectativas dos associados, construtores e acadêmicos presentes no evento. “A palestra foi rica em trazer no trazer conhecimento em especial para a gestão e principalmente para o controle de qualidade, com uma atenção importante de se estar buscando as melhores práticas que no final faz com que entregamos um melhor atendimento ao cliente em todas as etapas de obras, mas como também em uma maior transparência nas entregas e que o cliente possa saber tudo que é necessário saber na hora de receber o seu imóvel”, concluiu.

Ao final da palestra, os participantes puderam tirar mais dúvidas e realizar questionamentos sobre o assunto abordado pelo especialista em patologias das edificações.

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Em reunião com a comunidade prefeito anuncia melhorias para Vila Cardoso

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O prefeito José Carlos do Pátio e sua equipe de secretariado estão dedicados a ouvir e atender às demandas dos diversos bairros da cidade. Nessa quinta-feira (18), foi a vez da comunidade da Vila Cardoso apresentar suas reivindicações por melhorias na região.

Durante a reunião Pátio atendeu os pedidos dos moradores, que incluíam a poda de árvores altas, renovação da sinalização em ruas e avenidas, instalação de faixas elevadas em pontos estratégicos, além de um mutirão de recapeamento e desentupimento de bueiros.

A Secretária Municipal de Receita, Tatiane Bonissoni, anunciou durante o encontro que um estudo técnico será realizado para viabilizar a extinção dos débitos referentes ao asfalto na região, em resposta às dificuldades enfrentadas pela comunidade para quitar esses débitos.

O presidente da Associação de Moradores da Vila Cardoso, Kassio Gomes, expressou sua gratidão pela presença do prefeito e sua equipe, destacando a importância do diálogo direto com a comunidade. Nossa associação e do Jardim Glória agradece a presença do prefeito, boa parte das melhorias já feitas na região foi resultado do trabalho da atual gestão, e queremos continuar essa parceria para transformar a Vila Cardoso no melhor bairro de se viver e Rondonópolis”, disse Kassio.

Ficou agendada uma nova reunião com a comunidade para o dia 2 de abril, seguida por um mutirão de serviços no bairro no dia seguinte.

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Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

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Rondonópolis

Os Boé-Bororo recebem infraestrutura para preservar sua tradição indígena

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O desenvolvimento da Reserva Indígena Tadarimana, lar da etnia Boé-Bororo, alcançou novos patamares nos últimos anos, assegurando a valorização da população indígena por meio de serviços de saúde e odontologia, além de promover o estímulo à cultura e ao esporte. Para celebrar as festividades das aldeias da reserva, que marcam o Dia do Índio, 19 de abril, foram construídos um baito e uma praça esportiva.

Os investimentos foram ampliados desde o ano anterior, totalizando um montante de R$ 8 milhões em obras na reserva. A aldeia está recebendo melhorias em infraestrutura educação, saneamento básico, esporte, cultura, transporte e produção de alimentos.

Reconhecidos pelos arqueólogos em todo o mundo, os Boé-Bororo contam com o apoio da administração municipal para preservar sua cultura, especialmente o ritual do funeral, considerado o mais longo de todas as culturas indígenas. A partir de agora, essa cerimônia será realizada em um baito, uma grande tenda central de cunho religioso-cultural, que está em fase final de construção para garantir a continuidade dos ritos indígenas. Os funerais costumam durar cerca de 40 dias, com rituais especiais relacionados aos pertences do falecido.

A ancestral prática do arco e flecha continua viva na aldeia, com a realização de campeonatos internos e entre aldeias. Além disso, outros esportes terão mais espaço com a construção de uma área de esportes e lazer, que incluirá um campo oficial de futebol com alambrado e vestiário, uma quadra de areia iluminada por LED e uma praça com pergolado e paisagismo.

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Antigos problemas com abastecimento de água potável e rede de distribuição para as casas foram solucionados. A aldeia agora conta com três novos poços artesianos, além de novas caixas d’água e reservatórios para garantir o fornecimento de água potável a todas as famílias.

A produção de alimentos para a comunidade indígena recebeu novos impulsos com investimentos em hortas comunitárias, das quais três já estão em fase de cultivo de hortaliças e outras três em construção. Cada uma dessas hortas possui entre 3 e 5 hectares de área de produção. Essas iniciativas visam melhorar a qualidade da alimentação e promover a saúde dos indígenas, incluindo a primeira safra de mandioca na aldeia, cultivada em uma área de 5 hectares para atender às necessidades da comunidade.

Para tornar o programa de melhoria da alimentação uma realidade, o município providenciou a limpeza e organização da área, doou as ramas e sementes para plantio, e ofereceu assistência técnica profissional para as pequenas plantações locais. Além disso, o acesso à reserva e às estradas que conectam as aldeias foi melhorado, com a disponibilização de um trator em comodato e a doação de um caminhão truck carga seca.

Outra frente importante para melhorar a qualidade de vida dos indígenas foi a criação da Associação de Mulheres Indígenas da Aldeia Tadarimana e Aldeinhas, visando a produção e comercialização de artesanato dentro e fora do estado. Uma sede foi providenciada e uma van está disponível para transportar os produtos e as artesãs para participarem de feiras e eventos. Todos os benefícios assistenciais são levados à comunidade através do CRAS local, que também distribui cartões e cestas básicas para combater a insegurança alimentar.

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O prefeito José Carlos do Pátio destaca que a situação de abandono em que se encontrava a reserva indígena exigia medidas significativas para garantir dignidade e qualidade de vida aos seus habitantes originais. “Os Bororos habitavam as margens do Rio Vermelho quando os primeiros colonizadores chegaram, e é crucial valorizar aqueles que estavam aqui antes da ocupação das terras pelos colonizadores. Agora, com acesso à saúde e educação nas aldeias, a comunidade indígena desfrutará de uma escola renovada, a Escola Leosídio Fermau, que está sendo reformada e ampliada, oferecendo salas climatizadas, uma sala multiuso, lavanderia, cozinha e áreas cobertas entre os blocos. Além disso, a infraestrutura de saneamento está sendo atualizada com a instalação de uma nova fossa e sumidouro”, pontou o prefeito.

Quanto à saúde, o atendimento é realizado no PSF local por uma equipe multiprofissional, que inclui médicos e enfermeiros duas vezes por mês. A saúde mental e bucal também recebe atenção, com um dentista atendendo no consultório odontológico. Os atendimentos são agendados e contam com o suporte de equipamentos e medicamentos necessários. A equipe médica realiza, em média, 200 consultas, número quase equivalente ao atendimento odontológico na comunidade.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

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