conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Rondonópolis

Comissão de saúde da Câmara pede audiência pública para debater problemas na Santa Casa

Publicado

Foto: Reprodução

A Comissão de Saúde Câmara de Vereadores de Rondonópolis, que tem como titulares os vereadores Reginaldo Santos – PPS, Fábio Cardozo – PDT, Helio Roberto Pichioni – PSD ,protocolou um requerimento para a realização de uma audiência pública para discutir a crise financeira da Santa Casa. O encontro acontece no dia 1º de abril.

Reginaldo Santos – PPS destinou parte do seu tempo na tribuna live da Sessão Ordinária de quarta-feira (13), para demonstrar sua preocupação com os rumos do hospital.

De acordo com o parlamentar é preciso unir representantes da entidade, da sociedade, clubes de serviço e poderes executivo, legislativo e judiciário para discutir o problema, colocar os números na mesa e pontuar sugestões, que enfim contribuam para equilíbrio financeiro. “Constantemente somos pegos de surpresa com notícias de que trazem em destaque a crise financeira da Santa Casa. Chegou a hora debater os rumos do hospital. Hoje mesmo que o governo quite tudo que deve, ainda vai existir deficit. Tem que rever receita versos a despesa, caso contrário às contas nunca vão fechar”, alerta.

O vereador ainda afirma que os problemas financeiros podem aumentar. “Dentro de pouco tempo a Unimed que aluga um andar inteiro no hospital vai mudar para sua sede própria. A Marteclin passa por uma grande ampliação e ficará quase 100% indempedente Santa Casa. É preciso fazer um planejamento e saber como suprir a falta deste dinheiro”, explica.

Fábio Cardoso lamentou o cenário e citou que alguns setores estão prestes a paralisar ou realizam atendimento parcial como é o caso da Nutec – Núcleo de Terapia Especializado em Cancerologia, que ocupa uma ala inteira na unidade hospitalar. “Nutec está sem receber, mas sabemos que o governo federal tem repassado os recursos do SUS. Apenas um mês está em atraso. Não sabemos porque a Santa Casa está atrasando repasses para a prestadora de serviços oncológicos na cidade. Essa audiência é de suma importância”, frisa.

Veja Mais:  Programa Adote uma Praça gera frutos em Rondonópolis

Histórico

Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis foi fundada em 1971, pelo Rotary Club de Rondonópolis. O hospital filantrópico conta com mais de 800 colaboradores. São 242 leitos ativos, destes 165 leitos são disponibilizados para pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS. A unidade é referência em maternidade, UTI adulto e UTI pediátrica e neonatal para 19 municípios da região de Rondonópolis, o que equivale a 500 mil pessoas.

Comentários Facebook

Rondonópolis

Comunitário comemora a implantação do ‘Cursinho Zumbi dos Palmares’ na região da grande Vila Rica

Publicado

Aulas serão realizadas na escola Frei Milton- Foto: Ilcimar Aranhas

A região do grande Vila Rica e adjacências terá a implantação do Cursinho Zumbi dos Palmares que será realizado a partir no mês de abril na Escola Municipal Frei Milton.

Criado pela Prefeitura de Rondonópolis, em 2009, o cursinho é voltado para estudantes de baixa renda da rede pública de ensino, que não têm condições de pagar por um curso preparatório para a prova do Enem ou de vestibulares. Desde então, quase mil participantes do cursinho conseguiram ingressar em diversos cursos de universidades públicas.

O Comunitário Oseias Reis comemorou a implantação do cursinho, pois há anos vem reivindicando a implantação na região da Vila Rica.

A esq. Oseias Reis e Odair José- Foto: Ilcimar Aranhas

‘Há anos eu venho reivindicando para que o Cursinho Zumbi dos Palmares fosse implantando na nossa comunidade. “Fizemos a solicitação ao coordenador do curso Odair José e de pronto nos atendeu e agora vamos pedir para a comunidade que faça as inscrições, pois é muito importante para jovens e adultos da região do grande Vila Rica”. Disse Oseias.

De acordo com o coordenador do cursinho Zumbi do Palmares, Odair José Araújo, com o objetivo de oportunizar que mais alunos possam participar do cursinho oferecido pela Prefeitura, este ano o número de vagas saltou de 600 no ano passado para mil em 2019. Além de uniforme, os participantes do cursinho ainda recebem gratuitamente o material apostilado e merenda.

Veja Mais:  Leilão de dois lotes de madeiras apreendidas em Rondonópolis arrecada mais de R$ 32 mil

“A pedido do comunitário Oseias Reis estamos atendendo a implantação do cursinho, pois Vila Rica e região tem uma demanda muito grande, as inscrições já estão abertas online no site: http://formacaologin.esy.es/cursinho2019, e a partir do dia 8 de abril os interessados poderão ir até a escola Frei Milton, pois lá terá uma pessoa para fazer as inscrições”. Disse o coordenador.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

PASSE LIVRE: Alunos da rede municipal e estadual devem fazer o cadastramento até o próximo dia 29

Publicado

A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Setrat) está fazendo o cadastro e o recadastramento dos alunos das redes municipal e estadual para garantir o Passe Livre no transporte coletivo. O período de recebimento dos pedidos desses alunos e também os das escolas particulares, Unemat, Secitec e cursos técnicos se encerra no próximo dia 29.

No caso dos estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) o cadastro ou recadastramento já está sendo feito e termina no dia 25 de abril. Os alunos da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) devem solicitar o passe livre no período de 22 de abril à 15 de julho, pois ainda estão cursando o período letivo do segundo semestre de 2018 e têm as recargas do cartão garantidas até o prazo.

As solicitações estão sendo feitas na sede da Setrat, que fica na Avenida Dom Wunibaldo 1275, na região central da cidade, de segunda à sexta-feira a partir das 13 horas. Diariamente são distribuídas 40 senhas para esse tipo de atendimento. Os alunos menores de idade devem ir acompanhados dos pais ou responsáveis.

Os estudantes ou responsáveis devem se apresentar com RG, CPF, Certidão de Nascimento, Casamento ou Averbação de Divórcio, comprovante de endereço, comprovação de renda de todos adultos que residam no endereço de moradia  do aluno, folha resumo do Cadastro Único,  declaração de inexistencia de vaga, caso necessário. O formulário de requerimento está disponível no site da Prefeitura, no link Passe Livre, dentro do meu Cidadão.

Todos os pedidos passarão por avaliação do departamento expeditor do Passe Livre da Setrat e serão aprovados caso atendam a todos os requisitos determinados por lei.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Rondonópolis cumpre mais de 78% das metas do planejamento estratégico para 2018
Continue lendo

Rondonópolis

Guinancio convoca secretária de Receita a prestar esclarecimentos na Câmara

Publicado

Foto: Assessoria

O vereador Subtenente Guinancio (PSDB), apresentou nesta quarta-feira (20), durante a Sessão Ordinária, um requerimento em que pede a presença da secretária de Receita do município, ex-diretora administrativa e financeira da Coder, Erazilene Valentim Silva a prestar esclarecimentos no Plenário da Câmara sobre a emissão de alvarás de uso de solo.
Ela deve comparecer à Casa de Leis na próxima quarta-feira (27).
“O vereador está respaldado pelo voto, o cidadão confiou nele, por isso temos que cobrar e fiscalizar. Como membro da CCJ da Câmara defendo a democracia, o Estado Democrático de Direito e a separação dos poderes, então cada um deve saber o seu limite e responder pelos seus excessos”, afirmou o vereador ao explicar que a equipe da secretária não quis receber o vereador Roni Magnani para esclarecer assuntos relativos ao tema objeto da convocação.
“A tripartição dos poderes precisa ser respeitada, por qualquer autoridade”, concluiu o parlamentar.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Rondonópolis cumpre mais de 78% das metas do planejamento estratégico para 2018
Continue lendo

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana