conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Mato Grosso

Comunidade escolar de Várzea Grande tem dia especial com serviços do projeto ‘Bairro Integrado’

Publicado

Olhos atentos, euforia e diversão marcaram o lançamento da 9ª edição do projeto “Bairro Integrado” na Escola Estadual Ubaldo Monteiro da Silva, no bairro Jardim do Estados, em Várzea Grande, nesta sexta-feira (20.09). Em filas, as turmas do primeiro ao sétimo ano, que estudam no período matutino na unidade escolar, prestavam atenção em todas as explicações sobre as atividades de entretenimento e serviços disponibilizados.

Dentre as atrações, a preferida dos alunos é a pista de corda, cuja dinâmica é fazer a travessia se equilibrando com a utilização de equipamentos de segurança. A atividade é supervisionada pelos profissionais do Corpo de Bombeiros Militar e se assemelha à prática de salvamento em altura.

Uma das primeiras a estrear na pista, Emanuelly Patrício Félix, 8 anos, disse que a experiência foi agradável. “Eu gostei muito desta atividade. Senti um pouco de medo, mas depois fiquei tranquila”.

A Escola Estadual Ubaldo Monteiro da Silva tem aproximadamente 1.100 alunos, do primeiro ao terceiro ano, nos três turnos: -matutino, vespertino e noturno. Além do ensino regular, a unidade dispõe também de salas para Estudo de Jovens e Adultos (EJA) e supletivo.

“Este programa é muito importante para integrar as forças de segurança com estudantes e a comunidade local. É muito bom poder proporcionar este momento para estas crianças e ficamos satisfeitos em contribuir com a escola”, destaca o secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel PM Victor Paulo Fortes.

Veja Mais:  Escola de Conselhos Federal abre 500 vagas para Curso de Formação Inicial

A diretora da escola, Elma Francisca Gomes, explica que todo o corpo acadêmico da unidade se empenha diariamente para garantir uma educação eficiente aos estudantes. “Enfrentamos algumas dificuldades financeiras, mas temos priorizado o ensino de qualidade. Este projeto de hoje é muito importante para nós. É uma aula diferenciada e os alunos vão aprender bastante com as palestras aqui ministradas, além de uma aproximação com as polícias. É uma atividade que irá agregar para estes alunos”, frisa.

Experiência

Mãe de dois alunos da escola, Denise Costa chegou cedo para acompanhar as atividades disponíveis. “Eu quis vir cedo para saber o que vai ter aqui. Meus filhos passaram a semana falando do projeto de hoje. Estavam bastante empolgados”.

Já Marcilene do Nascimento Silva, que também tem dois filhos matriculados na unidade de ensino, disse que vai aproveitar os serviços disponíveis gratuitamente. “Vou pedir para cortar o cabelo do meu menino e aproveitar para fazer documentos. Esta aula diferente é muito importante para as crianças”, enfatiza.

Aluno do sétimo ano, Alessandro Almeida dos Santos, 13 anos, enumera as informações que já recebeu. “Aqui eu vi como trabalha um policial e os equipamento que utiliza. Eu gostei muito do cachorro que obedece às ordens que é dada. Meu sonho é ser da polícia e por isso estou achando este dia muito legal”, argumenta.

Veja Mais:  Operação integrada prende nove pessoas por tráfico de drogas

Ação integrada

O “Bairro Integrado” é um projeto da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio da Coordenadoria de Polícia Comunitária e demais parceiros.

O evento segue até 17h. Além dos serviços, os profissionais da segurança pública realizam palestras sobre cidadania, prevenção às drogas, bullying, educação no trânsito e meio ambiente.

Dentre as atividades ofertadas estão a confecção de documentos pessoais, orientação jurídica, registro de Boletim de Ocorrência, curso de artesanato, vacinas, fisioterapia, acupuntura, consulta e corte de cabelo.

Além das forças de segurança – Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Politec e Detran – outros órgãos e secretarias também são parceiros, a exemplo da Secretaria de Trabalho Assistência Social e Cidadania (Setasc), a Defensoria Pública, Assembleia Legislativa e Secretaria Municipal de Saúde.

Aos estudantes também estão disponíveis estandes com exposições de equipamentos de uso da polícia. Alunos que integram programas sociais da Sesp e do Corpo de Bombeiros Militar, Rede Cidadã e Bombeiros do Futuro, respectivamente, também se apresentaram no local, com artes marciais, judô e takewondo e pintura em tela e música.

Participaram da solenidade de abertura representantes da Sesp, lideranças municipais e da sociedade civil organizada.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Mato Grosso

TCE altera Regimento Interno e define regras de sustentação oral em plenário

Publicado

O Tribunal de Contas de Mato Grosso aprovou a Resolução Normativa nº 4/2019, que altera o Regimento Interno do Tribunal de Contas de Mato Grosso (Resolução Normativa nº 14/2007). Entre as novidades, o Pleno definiu que fica vedada a realização de sustentação oral das defesas após iniciada a votação de um processo. As alterações regimentais foram propostas pelo presidente do TCE, conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto, e aprovadas por unanimidade na sessão plenária desta terça-feira (15/10).

O presidente do TCE afirmou que o propósito da alteração do Regimento Interno é estabelecer expressamente que:

1) fica vedada a realização de sustentação oral após iniciada a votação de um processo;
2) após o pedido de vista por um conselheiro, voltando o processo à pauta, a discussão será reaberta apenas entre os membros;
3) quando o processo estiver com vista ao MPC e houver pedido de sustentação oral, esta ocorrerá antes da manifestação ministerial;
4) serão computados votos já proferidos por conselheiros que tenham deixado a função ou por algum motivo não compareçam à sessão em que foi concluído o julgamento; e
5) não será permita a leitura, em sessão, do voto do relator ausente.

Fonte: TCE MT
Comentários Facebook
Veja Mais:  Artesãos mato-grossenses participam de maior feira da América Latina
Continue lendo

Mato Grosso

Presidente convoca sessão extraordinária do Pleno para quarta-feira (16/10)

Publicado

Pautas de Julgamento
                SESSÃO EXTRAORDINÁRIA              

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto, convocou para esta quarta-feira (16/10), a partir das 8h30, sessão extraordinária do Tribunal Pleno. O objetivo é concluir o julgamento da pauta da sessão ordinária, ocorrida nesta terça-feira, que teve início às 8h30 e foi encerrada às 12h30 em função do adiantado da hora e do volume de trabalho nos gabinetes.

Foram remanejados para a pauta da sessão extraordinária desta quarta-feira 36 processos que não foram julgados na sessão ordinária. Os que haviam sido retirados de pauta a pedido do conselheiro relator, ou tiveram o pedido de vista prorrogado pelo presidente Domingos Neto, a pedido dos revisores, não foram incluídos na pauta da sessão extraordinária.

Entre os processos administrativos a serem analisados e julgados na sessão extraordinária estão Contas Anuais de Gestão, Representações de Natureza Interna (RNI) e Externa (RNE), Auditorias, Consultas, Pedidos de Rescisão, Recursos Ordinários e Recursos de Agravo, Embargos de Declaração, Monitoramento e Pensões.

 TRANSMISSÃO AO VIVO  REDES SOCIAIS
 
Acompanhe as sessões de julgamentos da sessão extraordinária do TCE-MT, presencialmente, ao vivo pela Internet, ou canal do YouTube.

@tcematogrosso

/TCEMatoGrosso

@TCEmatogrosso
tcematogrosso

Fonte: TCE MT
Comentários Facebook
Veja Mais:  II Seminário Estadual de Direitos Humanos começa nesta segunda-feira
Continue lendo

Mato Grosso

TCE-MT realiza licitação para aquisição de veículos de serviço com entrega de carros usados

Publicado

 TCE-MT

  FROTA
  A renovação atende orientação do Manual de Rotinas e Procedimentos de Controle Interno

O Tribunal de Contas de Mato Grosso realizou licitação para renovação de sua frota de carros de serviços, composta por 11 veículos. A aquisição de 8 veículos sedan compacto, 2 sedan médio e uma camionete cabine dupla 4×4 diesel teve, como contrapartida, a entrega dos 11 carros usados, todos com em média 8 anos de uso. A renovação foi decidida por medida de economia e de segurança. Os veículos atenderão demandas de serviços das equipes de fiscalização e área administrativa, sendo que a camionete atenderá a Secex de Obras e Serviços de Engenharia

O TCE-MT buscou com a renovação de frota a melhoria nos serviços de atendimento, com maior segurança no transporte do usuário e do condutor e redução de despesas com manutenção e consumo de combustível. A aquisição dos 11 veículos ficou por R$ 664 mil, cerca de R$ 25 mil abaixo do preço estimado para a aquisição.

A frota antiga a ser substituída é composta por oito carros da marca Fiat Siena (ano 2011 modelo 2012), dois carros da marca Ford Focus (ano 2012 modelo 2013) e um carro da marca Citroen Jumper (ano 2012 modelo 2013). Esses carros têm quilometragem oscilando entre 90 mil e 135 mil quilômetros rodados. A incidência de despesa com manutenção, tanto com a compra de peças de reposição quanto com os serviços de mão de obra, tende a surgir em veículos com quilometragem a partir de 60 mil quilômetros.

Veja Mais:  Artesãos mato-grossenses participam de maior feira da América Latina

A renovação da frota também atendeu orientação do Manual de Rotinas e Procedimentos de Controle Interno, que especifica o prazo de vida útil de 5 anos para carros de serviços, considerando o desgaste natural com o uso e a ação do tempo. Por decisão do conselheiro presidente Gonçalo Domingos de Campos Neto, o veículo tipo camionete ano 2012 que atende a Presidência foi mantida em uso e não entrou no processo de renovação de frota.

Fonte: TCE MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana