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Carros e Motos

Conheça a outra Kombi dos alemães

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Motor Show


Van Tempo Matador bege
Reprodução/Twitter

Tempo Matador foi produzido entre 1949 e 1952 com motor 1.1 de apenas 25 cv, sob op banco dianteiro


O hatch Gol foi equipado em seu lançamento, em 1980, com o motor VW a ar na dianteira. Mas não foi o único. No início dos anos 1950, a fabricante alemã Tempo produzia o Matador, que tinha uma proposta semelhante a da Kombi e usava o propulsor do utilitário da VW também posicionado na parte da frente do veículo.

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O Matador foi produzido entre 1949 e 1952, nas carroceria picape e furgão. O motor 1.1 de 25 cv era posicionado sob o banco dianteiro e ficava atrás do tanque de gasolina (que ficava sob o para-brisa). Apesar da pouca potência, o fabricante destacava que a capacidade de carga do modelo era de 1.000 kg. Mais um ponto que aproximava a Kombi e o modelo da Tempo…

Essa semelhança entre o utilitário feito em Hamburgo e o carro produzido pela VW começou a incomodar a direção da fábrica de Wolfsburg, que não renovou o contrato de fornecimento de motores. Sem os propulsores, a Tempo interrompeu a produção do Matador “VW” após apenas 1.362 unidades.

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Mesmo assim, a VW, que fabricava a Kombi, não conseguiu matar o Matador. Usando motores fornecidos por outras empresas (como a britânica Austin) e sofrendo várias reestilizações, o Matador sobreviveria a duas fusões empresariais (primeiro com a compra da Tempo pela Hanomag, depois com a aquisição da Hanomag pela Mercedes-Benz) e sairia de linha apenas em 1977, já como Mercedes-Benz L 206 D.

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Fonte: IG Carros
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Carros e Motos

Renault lança nova geração do elétrico Zoe na Europa, onde chega no fim do ano

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Renault Zoe azul
Divulgação

Renault Zoe da nova geração tem autonomia de até 389 quiômetros, de acordo com a fabricante

Os europeus terão a nova geração do elétrico Renault Zoe a partir do fim do ano. O carro tem suas primeiras imagens oficiais e detalhes divulgados pela fabricante que não deu previsão de quando a novidade chegará ao Brasil, onde o elétrico é vendido com preço sugerido de R$ 149.990.

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Entre as principais novidades do Renault Zoe 2020 está a bateria de 52 kwh fabricada para dar uma autonomia de 389 km ao carro, o que significa implica em uma capacidade 30% maior sem aumento de tamanho. Além disso, a marca promete menor tempo de recarga.

Conforme as novas especificações, o Zoe da segunda geração pode ter 90% da recarga (o que garante rodar 145 km) em 30 minutos em um carregador de 50 Kw. Porém, em um aparelho doméstico, de 7 kw, será preciso 9 horas de 25 minutos para atingir 100% da carga.

O motor do novo Zoe tem 135 cv e bons 25 kgfm de torque, força suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 10 segundos, conforme dados da fabricante. E para retomar de 80 a 120 km/h, ainda de acordo com a marca francesa, o carro elétrico leva 7,1 segundos, uma melhora de 2,2 segundos na comparação com a primeira geração do modelo, de 110 cv.

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Renault Zoe fica mais sofisticado 


Renault Zoe interior
Divulgação

Interior do novo Renault Zoe fica mais refinado e com sistema multimídia com tela de 10 polegadas entre as novidades

Entre outros recursos, o Renault Zoe 2020 tem o chamado “B mode”, opção do sistema de transmissão que reduz a velocidade do carro apenas tirando o pé do acelerador, o que ajuda a recarregar as baterias e torna possível dirigir usando apenas um pedal, em trechos urbanos. Há também o sistema de faz o carro estacionar sozinho entre os itens disponíveis.

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Aliás, a lista de equipamentos do novo Zoe inclui alertas de frenagem de emergência e de mudança indevida de faixa, bem como dispositivo que lê placas de trânsito e outro que muda automaticamente o facho dos faróis de alto para baixo para não ofuscar quem vier no sentido contrário. 

Por fora, a renovação do design inclui novos componentes, como grade dianteira e para-choques, além de faróis e lanternas de LED no lugar de lâmpadas, além de novas cores e rodas. E no interior as mudanças ficam por conta do novo painel, do acabamento mais caprichado e do sistema multimídia com tela de 10 polegadas compatível com Android Auto e Apple Car Play.

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Ainda entre os principais recursos do novo Renault Zoe , destaca-se a possibilidade de controlar algumas funções do carro por aplicativo de celular, como programar o acionamento do o ar-condicionado, checar a autonomia das baterias e saber como anda a recarga das baterias. 

Fonte: IG Carros
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Caminhão autônomo da Volvo inicia transporte de carga na Suécia

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Vera
Divulgação

Testes internos fazem parte da nova etapa de planejamento para veículos autônomos da Volvo

O Vera, novo caminhão autônomo , conectado e elétrico da Volvo, foi autorizado pelo governo sueco a executar o transporte de carga do centro de logística da marca até o terminal do porto de Gotemburgo. Será a primeira vez que veremos um veículo autônomo do porte de um caminhão atuando, graças a uma parceria entre a Volvo Trucks e a companhia de logística DFDS.

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Compartilhando seu powertrain com outros caminhões elétricos , o Vera foi designado para atender às necessidades repetitivas dos centros de logística, fábricas e portos. De acordo com a Volvo , o modelo pode transportar grandes volumes de carga com muita precisão, até mesmo em curtas distâncias.

A Volvo Caminhões quer implementar um novo sistema conectado que atuará no gerenciamento de diversas unidades do Vera, que podem atingir até 40 km/h quando monitorados por uma torre de comando. O objetivo é permitir que os caminhões tenham ações mais intuitivas, flexíveis e sustentáveis, também servindo como um teste primário para vias públicas.

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“Agora, temos a oportunidade de testar o potencial do Vera para diversas operações especiais”, comemora Mikael Karisson, vice-presidente de soluções autônomas da Volvo Caminhões . “O transporte elétrico por um caminhão autônomo pode zerar a poluição dos serviços de logística, beneficiando os negócios e a sociedade. Vemos a colaboração entre Volvo e a DFDS como um importante passo para a automação da área”.

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Fonte: IG Carros
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Citroën faz 100 anos com versões especiais e promete três lançamentos no Brasil

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Citroën C4 Cactus
Divulgação

Citroën C4 Cactus Origins chega ao mercado brasileiro por R$ 104.490, com motor 1.6 THP flex, de 173 cavalos

Conforme antecipado pela reportagem do iG Carros, a Citroën preparou versões especiais de quatro modelos para celebrar os 100 anos de história. A nova série “Origins” abrange os modelos C3, C4 Cactus, C4 Lounge e Aircross, trazendo novas configurações para a customização. Além da apresentação das novidades, a marca prometeu lançar um carro novo por ano no Brasil, até 2022.

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Ao todo, a Citroën venderá 550 unidades da nova série Origins, sendo 300 do C4 Cactus 1.6 THP (R$ 104.490), 100 do C3 (R$ 71.790) , 100 do Aircross (R$ 74.490) e apenas 50 para o sedã C4 Lounge (R$ 107.490). Vale dizer que todos os modelos ultrapassam os valores pedidos por suas versões convencionais mais caras.

O Cactus Origins surge na cor branco Nacré, com opção de teto bi-tom preto, molduras na tonalidade “Lutèce”, rodas de 17″ na cor preta e adesivos alusivos à versão nas laterais.configuração possui o motor 1.6 THP de 173 cv de potência. O C3 integra rodas de 16″ em cinza escuro, capa dos retrovisores e costuras e bordados especiais.

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Com poucos detalhes, o Aircross tem o convencional motor 1.6 flex de 118 cv de potência. Para o sedã C4 Lounge, destaque para os bancos com acabamento em Alcântara.

Novos lançamentos da Citroën

Citroeën
Divulgação

O Citroën C5 Aircross deverá ser o próximo lançamento inédito da marca, substituindo a linha da minivan C4 Picasso

Durante a comemoração do centenário, a presidente da PSA no Brasil, Ana Thereza Borsari, também confirmou que a marca trará novos modelos nos próximos três anos. Um deles poderá ser o C5 Aircross, que corresponde ao Peugeot 3008 na Citroën e foi apresentado no Salão de Paris do ano passado.

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O novo SUV virá para brigar na categoria dos modelos médios como VW Tiguan, Jeep Compass, Mitsubishi Eclipse Cross e Chevrolet Equinox. Suas patentes já foram registradas por aqui, anunciando que a etapa de homologação já começou. Confira acima um resumo da história dos 100 anos da Citroën.





Fonte: IG Carros
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