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Carros e Motos

Conheça as 5 principais novidades que vão estrear em 2019 no Brasil

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O ano que vem promete. Vão ser vários os modelos que vão chegar ao mercado. Mas, entre os principais lançamentos de 2019 existem alguns carros que merecem destaque. Na lista abaixo você poderá saber detalhes sobre eles e esperar que cheguem às lojas para decidir de valem a pena ou não na comparação com as opções que já estão sendo oferecidas atualmente.

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1 – Volkswagen T-Cross (abril)


VW T-Cross  é um dos lançamentos de 2019 que vão dar o que falar. Chegará para brigar com HR-V, Creta e companhia
Divulgação

VW T-Cross é um dos lançamentos de 2019 que vão dar o que falar. Chegará para brigar com HR-V, Creta e companhia

 O utilitário esportivo compacto da marca alemã  está entre os lançamentos de 2019 e vai chegar apenas em abril, mas promete balançar o segmento. Chegará com uma série de atrativos, como os motores 1.0 (128 cv) e 1.4 (150 cv), ambos turbinados, com injeção direta de combustível e com a possibilidade de serem acoplados ao câmbio automático, de seis marchas.

 Bom também é que o volume do porta-malas do VW T-Cross pode variar entre 373 litros e 420 litros por causa do banco traseiro deslizante. Entre os opcionais, os destaques ficam por conta do teto solar panorâmico, do sistema de sol de alta-fidelidade (300 watts) e do que faz o carro estacionar sozinho, precisando apenas usar os freios para controlar a velocidade. 

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2 – Chevrolet Bolt (primeiro semestre)


Como primeiro carro elétrico da GM no Brasil, o Chevrolet Bolt está entre os lançamentos importantes de 2019
Divulgação

Como primeiro carro elétrico da GM no Brasil, o Chevrolet Bolt está entre os lançamentos importantes de 2019

 O primeiro carro totalmente elétrico que a GM vai vender no Brasil chegará pelo preço sugerido de R$ 175 mil. A reportagem de iG Carros chegou da dar uma volta no modelo, que impressionou pelo bom desempenho, aliado ao silêncio ao rodar.  O motor consegue render nada menos que 36,7 kgfm de torque e 230 cv, números suficientes para acelerar de 0 a 100 km/h em meros 6,5 segundos, de acordo com a fabricante. 

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Bom também é que todo o fluxo de energia do carro pode ser monitorado por uma tela de 10,2 polegadas, que também exibe informacões do computador de bordo e as imagens das câmeras espalhadas pelo carro, que podem gerar visão de 360°. Conforme a fabricante, o Chevrolet Bolt pode rodar, em média 383 quilômetros até precisar de recarga nas baterias. Mas isso pode aumentar bastante conforme o modo de direção selecionado, o trajeto, a temperatura ambiente entre uma série de variáveis.

3 – Hyundai HB20 (segundo semestre)


Hyundai Saga, mostrado no Salão do Automóvel,  servirá de base para o novo HB20,  um dos lançamentos de 2019
Cauê Lira

Hyundai Saga, mostrado no Salão do Automóvel, servirá de base para o novo HB20, um dos lançamentos de 2019

 O novo Hyundai HB20 vai ter linhas do protótipo Saga EV, mostrado no Salão do Automóvel, no São Paulo Expo, em novembro último. Entre os principais destaques estéticos estarão itens como a frente totalmente reestilizada, com novos faróis, ampla grade e para-choque envolvente. Vincos laterais pronunciados também vnoa chamar atenção, bem como a traseira com a luz de ré incorporada ao para-choque, como na primeira geração do Ford Focus.  Além disso, haverá novos conjuntos de rodas e calotas e novos traços na linha de cintura, o que ajudará a deixar o novo HB20 hatch com desenho mais arrojado.

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 No conjunto mecânico, entre as novidades do novo compacto poderá aparecer uma versão 1.0 turbo, com injeção direta e o 1.6 de três cilindros, mais eficiente que o atual, mesma cilindrada, mas com quatro clindros. Na transmissão, não são esperadas mudanças. Hoje em dia, a Hyundai oferece caixa automática ou manual, ambas de seis marchas.  

4 – Renault Logan/Sandero ( segundo semestre)


Renault Logan mudará no ano que vem. A versão que será vendida no Brasil também está entre os lançamentos de 2019
Divulgação

Renault Logan mudará no ano que vem. A versão que será vendida no Brasil também está entre os lançamentos de 2019

 A principal novidade da marca francesa no Brasil em 2019 será a versão renovada da dupla Sandero/Logan. Entre as mudanças, vão se destacar as lanternas traseiras maiores que as atuais, chegando a ocupar uma parte da tampa do porta-malas.  Além disso, a frente vai passar a ter LED nos faróis, item que será obrigatório em todos os carros feitos no Brasil a partir de 2021.

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Os retoques no desenho do Sandero não serão as únicas novidades do modelo, que ficará um pouco mais refinado por dentro. Bom também é que o acabamento será um pouco mais caprichado e a central multimídia mais moderna, compatível com Android Auto e Apple Car Play. No conjunto mecânico haverá opção de câmbio automático CVT, o mesmo usado no SUV Duster. Entretanto, os motores deverão continuar os mesmos da linha SCe, que ainda não atuais e eficientes.

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5 – Nissan Leaf (junho)


Nissan Leaf é o modelo elétrico da marca japonesa que o terá como um dos principais lançamentos de 2019 no Brasil
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Nissan Leaf é o modelo elétrico da marca japonesa que o terá como um dos principais lançamentos de 2019 no Brasil

 Seguindo a leva de carros elétricos que vão chegar ao Brasil em 2019, a Nissan chegará com o Leaf, pelo preço sugerido de R$ 178.400. O modelo já tem uma história de sucesso no resto do mundo, com 365 mil unidades vendidas em 51 países. E conta com bateria com garantia de oito anos e que terá reutilizada depois que terminar a vida útil conforme os estudos feitos com a Universidade de Santa Catarina.

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O Leaf entrega 150 cv de potência e 32,6 kgfm de torque. De acordo com a Nissan, uma recarga total em tomada doméstica leva em torno de oito horas. Com “tanque cheio”, o modelo que está entre os principais lançamentos de 2019 é capaz de percorrer até 240 km. A geração anterior do modelo da marca japonesa chegou ao Brasil apenas para ser utilizada como táxi.

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Carros e Motos

Assim como a GM, outras fabricantes têm grandes desafios no mercado automotivo

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Linha de montagem da GM do Brasil, que vai lançar novos modelos no País, onde está se reestruturando
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Linha de montagem da GM do Brasil, que vai lançar novos modelos no País, onde está se reestruturando

Os novos acordos que a GM do Brasil tem feito para redução de custos e se adequar à realidade do mercado automotivo atualmente vai gerar novos investimentos no País em suas fábricas locais. Em breve, a matriz da marca americana deverá aprovar a liberação de R$ 10 bilhões para as unidades de produção de onde sairão novos modelos.

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Mas o exemplo da GM do Brasil em se esforçar para enfrentar as dificuldades encontradas no mercado automotivo brasileiro serve de alerta para o que o sócio da consultoria A.T Kearney Brasil, Mark Essle, chama de “o canário da mina automotiva”. Trata-se de uma série de questões ligadas aos entraves que impedem que a cadeia automotiva no País seja tão eficiente como deveria.

Assim como em diversos países do mundo, no Brasil vivemos a nova era da mobilidade, em que há novos paradigmas que implicam na maior mudança que a indústria automotiva já passou em todos os tempos. E isso significa que as fabricantes precisam se moderninzar e fazer novos investimentos  para sobreviverem no cenário global.  No mercado brasileiro, mais especificamente, Essle explica quais são os principais desafios a serem enfrentados de imediato.

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“Um dos pontos fundamentais que não apenas a GM, mas outras fabricantes precisam enfrentar no Brasil está ligada à soma de encargos e ineficiências da cadeia como um todo”, diz Essle em seu artigo, que complementa explicando que “temos no País um pesado imposto de importação de até 14% sobre os preços de matérias primas, elevados custos de logística (acima do mercado internacional), alto conteúdo de impostos de 30% a 36% do valor de venda do veículo, entre outros problemas”.

GM do Brasil e os desafios futuros 


Carlos Zarlenga, presidente da GM do Brasil e do Mercosul alerta sobre os novos desafios da indústria automotiva
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Carlos Zarlenga, presidente da GM do Brasil e do Mercosul alerta sobre os novos desafios da indústria automotiva

 Tudo isso tem levado a uma infinidade de empresas (não apenas do setor automotivo) sem previsão de lucros e distantes de um retorno adequado ao capital aplicado. Dentro desse contexto, o presidente da GM Mercosul, Carlos Zarlenga, chegou a alertar que os resultados financeiros de várias montadoras no Brasil mostram prejuízos de centenas de milhões de dólares e que suas matrizes enviaram, apenas em 2018, US$ 15 bilhões, ou algo em torno de R$ 50 bilhões.

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Afora as questões de ineficiência da cadeia automotiva, seja por causa da falta de infraestrutura, altos impostos e taxas, também é preciso enfentar no Brasil a grande transformação que se desenha no horizonte de 5 anos para a indústria automobilística. Será preciso de adaptar aos novos tempos em que as pessoas estão deixando de ser proprietárias de carros, mas assinantes de serviços de mobilidade.

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Nesse novo cenário entram carros elétricos e autônomos, além de aplicativos de mobilidade, entre outros itens que exigem investimentos de centenas de bilhões de reais que o negócio atual das fabricantes precisará ter para pagar essa conta. Ainda segundo Essle, “estamos numa encruzilhada em que é necessário reiventar o setor, tornando-o competitivo  mundialmente ou corremos o risco de vermos sucumbir um parque industrial que emprega mais de 500 mil famílias no Brasil”.

O fechamento da fábrica da Ford em SP


Ford fechará fábrica em São Bernardo do Campo (SP), ao contrário da GM do Brasil, manterá unidades de produção no País
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Ford fechará fábrica em São Bernardo do Campo (SP), ao contrário da GM do Brasil, manterá unidades de produção no País

No ano em que completa 100 anos de fundação no Brasil, a Ford decide fechar sua fábrica em São Bernardo do Campo (SP), o que implica no fim da produção dos caminhões das linhas Cargo, F-4000 e F-350, além do hatch compacto Fiesta, que passa a ser encontrado nas lojas apenas enquanto durarem os estoques. 

Haverá redução de mais de 20% dos custos ligados ao quadro de funcionários em toda a região da América do Sul. Além disso, a Ford irá se concentrar na sua linha de SUVs de picapes e expandirá suas parcerias, como a que foi criada com a Volkswagen.

Para que outras fabricantes não tenham também que fechar fábricas no Brasil , Essle diz, em entrevista à reportagem de iG Carros, que ” o modelo atual em vigor na indústria automotiva, que foi estabelecido entre as fabricantes e o governo, está com os dias contados e precisa mudar”. Ele explica que, hoje em dia, no Brasil, privilegia-se o conteúdo local e não se permite exportar os produtos brasileiros para o mercado global. 

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Portanto, ainda conforme Essle, “a sociedade precisa reformular o sistema tributário e outros custos que reduzem a competitividade dos produtos brasileiros no mercado global. Impostos, taxas, entre outros encargos, fazem com que os veículos no Brasil sejam, em média, em torno de 40% mais caros”, diz ele.

Essa mudança à qual se refere Essle e alertada pela GM do Brasil,   precisa ser colocada em prática. Levará um tempo e implicará num grande esforço em conjunto, mas, entre outras questões, está em jogo cerca de 1,2 milhão de empregos da cadeira automotiva no Brasil. Apenas no setor de autopeças, são aproximadamente 210 mil empregos,  220 mil nas concessionárias, 120 mil em serviços e assim por diante. 

Fonte: IG Carros
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Audi lança perua esportiva RS4 no Brasil no mês que vem. E terá outras novidades

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Audi RS4 passa a contar com desenho mais arrojado e novo conjunto mecânico poderoso, com 450 cv e 8 marchas
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Audi RS4 passa a contar com desenho mais arrojado e novo conjunto mecânico poderoso, com 450 cv e 8 marchas

A Audi prepara uma série de novidades no Brasil, que vai começar com a chegada da nova geração da perua esportiva RS4, cuja chegada às lojas do País será no mês que vem. Entre os carros que serão lançados, estão os novos A6, A7, A8, RS5 Coupé e os SUVs Q8 e o elétrico e-tron, no início do segundo semestre.

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Junto com os lançamentos, a Audi trabalha em uma nova estratégia de comunicação, com nova campanha publicitária que será divulgada em breves capítulos, maior investimento em mídia digital (de 20% do orçamento para 40%), readequação da rede de concessionários, maior divulgação da parte de competição, novos embaixadores da marca, entre outras ações.

No caso da perua RS4, o carro foi lançado no Salão de Frankfurt (Alemanha), em setembro de 2017, com novo motor motor 2.9 V6 biturbo, de 450 cv e 61 kgfm de torque, feito pela Porsche (assim como a clássica RS2), que trabalha em conjunto com o novo câmbio Tiptronic, reconfigurado, de oito marchas.

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Com o novo conjunto mecânico, a perua esportiva da Audi é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e atingir 250 km/h, velocidade limitada eletronicamente. Se vier com o chamado “Dynamic Package” é possível chegar nos 280 km/h. Além disso, o carro conta com controle dinâmico de condução, com opção de selecionar o comportamento desejado, bem como freios de cerâmica poderosos.

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Mais detalhes da Audi RS4


Audi RS4 vem com cluster totalmente digital e configurável, além de alta dose de sofisticação
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Audi RS4 vem com cluster totalmente digital e configurável, além de alta dose de sofisticação

 As rodas aro 19, com opcional de aro 20 polegadas, são um tributo ao Audi 90 Quattro IMSA GTO, ícone das corridas na passagem dos anos 80 para os 90. Ainda entre os destaques estéticos, estão os faróis com apenas LED no lugar de lâmpadas, os vincos na carroceria, largas entradas de ar, difusor traseiro e saídas de escape em formato oval.  

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Por dentro, entre os itens que mais chamam atenção estão os bancos esportivos, com largos aopios laterais e revestidos de couro, bem como o cockpit virtual, que vem aparecendo nos últimos carros da Audi, lembrando o motorista de que ele está em um legítimo esportivo.

A chegada da nova geração da Audi RS4 ao Brasil faz parte de uma tradição da marca no segmento de peruas esportivas no País que começou em meados dos anos 90. Foi quando chegou a RS2, já com tração integral Quattro e diversos componentes desenvolvidos pela Porsche, como o motor 2.2, turbo, de cinco cilindros e 315 cv.

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O aval da marca alemã sediada em Suttgart ao ajudar no projeto da RS2 estava até nas pinças de freio e nos retrovisores vindos do cupê esportivo 911, da geração conhecida como 993. Depois dele vieram outras peruas esportivas, inclusive as gerações anteriores da RS4, bem como a RS6 atual. Assim que chegar ao Brasil, a nova Audi RS4 será a única perua esportiva do segmento disponível no País. 

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Fonte: IG Carros
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Range Rover Sport HST estreia motor, 3.0 de 6 cilindros, eletrificado

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Range Rover Sport chega com novo conjunto mecânico pensado para entregar suavidade, eficiência e confiabilidade
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Range Rover Sport chega com novo conjunto mecânico pensado para entregar suavidade, eficiência e confiabilidade

A Land Rover lança a série especial HST do SUV Range Rover Sport. Segundo a marca, a novidade se destaca por combinar o novo motor 3.0 de 6 cilindros em linha da família Ingenium a um sistema híbrido leve. O lançamento representa, com este tipo de hibridização, o primeiro passo para consolidar o plano da marca britânica de oferecer uma versão eletrificada em cada gama a partir de 2020. De acordo com a marca, ainda não há previsão de chegada do carro ao Brasil.

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Desenvolvido e produzido em Wolverhampton (Reino Unido), o novo motor do Range Rover Sport aposta nos recursos de tecnologia e substitui o V6 usado até então pelo grupo. A marca diz que os motores de seis cilindros em linha são melhor balanceados do que os modelos V6 e, neste caso especificamente, promete otimizar a eficiência energética em todas as condições de operação.

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Entre outras sofisticações, o motor do SUV premium traz sistema de sobrealimentação com dois turbos e um compressor volumétrico elétrico, além do sistema híbrido leve que faz uso de um pequeno motor elétrico para auxiliar na redução do consumo e garantir força extra em situações de alta demanda. Segundo a marca, desenvolve um total de 400 cv e 56 kgfm, capazes de uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos, velocidade máxima de 225 km/h, consumo de 10,7 km/l, reduções de 12% nas emissões de CO2 e 75% na emissão de partículas.

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Conjunto de última geração no Range Rover Sport


Range Rover Sport estreia o sistema híbrido rm conjunto com o motor seis cilindros em linha. Veja o que a marca tem a dizer
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Range Rover Sport estreia o sistema híbrido rm conjunto com o motor seis cilindros em linha. Veja o que a marca tem a dizer

Segundo os executivos da Land Rover declaram: “Os recursos avançados, incluindo um supercharger elétrico, garantem desempenho e respostas para o Range Rover Sport, enquanto o sistema inteligente MHEV coleta energia para melhorar a economia de combustível e reduzir as emissões”. A novidade está estreando neste momento do Range Rover Sport, mas certamente chegará a outros modelos do grupo em breve.

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As vendas do Range Rover Sport acabam de ser iniciadas no Reino Unido, com preço de 81 mil libras (cerca de R$ 389.500 numa conversão direta). No visual, as novidades da série incluem capô em fibra de carbono, bancos dinâmicos elétricos com 16 opções de ajuste, pinças de freio vermelhas, detalhes cromados e paleta de cores com as tonalidade Santorini Black, Fuji White, Indus Silver, Firenze Red e Carpathian Grey. As novidades eram o que o consumidor da marca esperava, uma vez que já necessitava de uma atualização.

Fonte: IG Carros
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