conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Na Capital

Criação de escola em tempo integral na Capital avança e tem aprovação na Câmara

Publicado

O projeto para a criação da escola em tempo integral em Cuiabá avançou mais um passo e teve parecer aprovado na Câmara de Vereadores, na quinta-feira (18). A proposta do prefeito, Emanuel Pinheiro, é que a Escola Municipal de Ensino Básico Professora Francisca Figueiredo Arruda Martins, no Bairro Jardim Eldorado, seja a primeira contemplada.  

“Estamos falando de um das regiões mais perigosos da Capital. Esse fator é o que justifica nossa escolha, uma vez que só por meio da educação é que poderemos reduzir os índices de criminalidade e criar uma sociedade mais segura e justa” explica o prefeito. 

A mensagem  06/2019  chegou à Câmara em janeiro deste ano e agora segue para a discussão do mérito da matéria pelos parlamentares. 

É importante destacar que a execução do projeto vai adequar Cuiabá à meta 6 do Plano Nacional de Educação, de levar ensino em tempo integral aos estudantes da educação básica até 2024. O objetivo também inclui a redução nos índices de evasão escolar e a elevação da nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

“Caminhamos para fortalecer a Educação no município, pensando nos benefícios para as comunidades e também no servidor. Ainda há muito o que ser feito, mas trabalhamos com a certeza da transformação. Os resultados disso poderão ser constatados em breve, quando essas crianças saírem das salas de aulas como jovens preparados para a sociedade”, finaliza. 

Veja Mais:  BALANÇO – Nova agência da RedeSim desburocratiza processos e dobra número de atendimentos em 2019

Comentários Facebook

Na Capital

Juíza alerta que exigência de documento de identificação garante mais segurança para menores no Carnaval da Gente

Publicado


Exigência de documento de identificação garante mais segurança para menores no Carnaval da Gente 2020, promovido pela Prefeitura de Cuiabá. A ação é comandada pela juíza Patrícia Ceni, do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos da Comarca de Cuiabá (JET), em parceria com o Projeto Proteger.

 Para garantir a segurança dos pequenos durante a folia do “Carnaval da Gente” no Parque de Exposições, o Juizado tem atuado na verificação de documentos de responsáveis e menores de idade na entrada do espaço especialmente preparado para Folia de Momo. A ação de identificação é realizada em parceria com o Projeto Proteger, da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá e vai acontecer em todos os dias de festa. O evento é organizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.

A juíza Patrícia Ceni explica que não há uma exigência de documentos apenas para as crianças, mas também para todos os adultos que chegam ao evento. A medida funciona como prevenção em qualquer caso infortúnio que possa ocorrer durante o evento. “Não podemos ter crianças e adolescentes adentrando ao local sozinhas ou com pessoas que não sejam, realmente, os responsáveis legais e que a gente não consiga identificar os pais. Então há uma determinação que ao adentrar o local esteja portando documento, ou certidão de nascimento ou documento com foto, que possa caracterizar o vínculo entre o responsável legal e a criança que está adentrando. É a forma de ter mais segurança, de evitar crianças perdidas, ou que estejam no evento e os pais não saiba, um adolescente que fugiu de casa e veio para o carnaval sem os pais saberem. É um cuidado necessário para a gente evitar qualquer tipo de transtorno e garantir mais segurança para o evento”, explica a juíza.

Veja Mais:  Reforma da Casa de Amparo marca novo tempo para as políticas voltadas à mulher

Para auxiliar o juizado, a equipe do Projeto Proteger, vinculado à Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano tem realizado a identificação de crianças e adolescentes na entrada do evento, como também executado ações de sensibilização com entrega de folders informativos, atendimento e encaminhamento necessário no stand, orientação dos comerciantes e ambulantes locais sobre a proibição de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. “Aqui nós temos uma matinê, mas que não existe vedação do público ao entrar. E mais tarde nos teremos o carnaval, então nós estamos fazendo uma verificação mais intensa, justamente para evitar transtornos”, finaliza a juíza.

Neste domingo, a garotada pode curtir a folia de Momo na matinê, que aconteceu a partir das 17h. Já às 20h, o dj abre o segundo dia de festa, seguido pelo grupo Toq D’Prazer, Alex Maluf, Anselmo e Rafael, Erre Som e finalizando com dj. Na segunda (24), o dj inicia os trabalhos às 20h e logo depois dá lugar ao grupo Pagodão S.A., seguido de Rafa Garcia e banda Tarraxinha. Na programação da terça-feira (25) o desfile dos blocos que disputam premiação total de R$ 100 mil começa às 18h30. No total, seis grupos participarão do desfile, no pátio a frente da arquibancada. São eles: Bloco Vaidade, Unidos do Carumbé’, Império de Casa Nova, Unidos do Araés e Melados e Boca Suja. Haverá ainda apresentação de abertura do ‘Bloco das Divas’ e ‘Bloco Plus Samba’. O complexo organizado para a ocasião conta com espaço kids, área de shows, avenida de desfile de blocos, praça de alimentação, além de área específica para equipe de saúde, juizado infantil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A entrada será monitorada e vai contar com vistoria. Todos os menores de idade devem estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis. Além disso, não será permitida entrada com latas, garrafas, qualquer objeto perfurante e/ou cortante no local.

Veja Mais:  Secretaria Municipal de Saúde participa de caminhada de encerramento das atividades do Setembro Amarelo

Programação Carnaval da Gente 2020: Domingo (23), das 20h às 03h: Dj, Toq D’Prazer, Alex Maluf, Anselmo e Rafael, Erre Som e Dj. Matinê a partir das 17h.

Segunda-feira (24), das 20h às 03h: Dj, Pagodão S.A, Rafa Garcia, Banda Tarraxinha Terça-feira (25), das 18h30 às 03h: Bloco das Divas, Plus Samba e desfile de blocos de carnaval (Vaidade, Unidos do Carumbé, Império de Casa Nova, Unidos do Araés, Melados e Boca Suja).

 

 

Serviço:

O que: Carnaval da Gente 2020

Quando: de 22 a 25 de fevereiro, das 20h às 03h Onde: Parque de Exposições Jonas Pinheiro

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

Foliões curtem show de Salgadinho do Katinguelê com conforto em ambiente coberto no Parque de Exposições

Publicado


A primeira noite do Carnaval da Gente 2020, promovido pela Prefeitura de Cuiabá, foi de conforto e segurança para os foliões que se dirigiram até o Parque de Exposições Jonas Pinheiro. Mesmo com o sábado (22) chuvoso, o público pode curtir o show do cantos Salgadinho do Katinguelê graças a área coberta onde o palco foi montado. A programação de Carnaval segue neste domingo com a matinê que se inicia às 17h. Menores de idade devem estar acompanhados dos país e/ou responsáveis munidos de documentos de identificação. A entrada é gratuita.

“Neste ano nós temos um segundo componente que são os desfiles e a Orla do Porto não tem estrutura para isso, por isso decidimos fazer a experiência de trazer para o Parque de Exposições, em parceria com o Sindicato Rural. Aqui nós temos, por exemplo, como elemento favorável, 12 mil metros quadrados de área coberta, onde estamos agora, para proporcionar conforto e segurança mesmo em dias chuvosos como hoje. É um espaço apropriado para receber grandes eventos e tem tudo para ser um local de muita folia até terça-feira”, declarou o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.

O cantor Salgadinho, principal atração da noite, subiu ao palco por volta da meia noite, mas desde a abertura dos portões do evento alguns fãs já esperavam pela apresentação do pagodeiro, foi o caso de Luciene, que trouxe também seu filho, o pequeno João Pedro para curtir a folia. “O carnaval está uma maravilha, é um ambiente tranquilo para trazer as crianças. Eu vim para ver o Salgadinho, sou fã dele há muito tempo”.

Veja Mais:  Almoço de Ano Novo oferecido pela Primeira-dama reúne mais de 130 moradores de rua

Fantasiada, a foliã Gisele disse ter gostado da mudança do local e elogiou a estrutura do evento. “Está tudo muito bem organizado, um local que você pode trazer a família para curtir o carnaval com segurança e sem se preocupar com a chuva. A Prefeitura está de parabéns pela organização do evento”.

No domingo (23), a garotada pode curtir a folia de Momo na matinê, que acontece a partir das 17h. Já às 20h, o dj abre o segundo dia de festa, seguido pelo grupo Toq D’Prazer, Alex Maluf, Anselmo e Rafael, Erre Som e finalizando com dj. Na segunda (24), o dj inicia os trabalhos às 20h e logo depois dá lugar ao grupo Pagodão S.A., seguido de Rafa Garcia e banda Tarraxinha.

Na programação da terça-feira (25) o desfile dos blocos que disputam premiação total de R$ 100 mil começa às 18h30. No total, seis grupos participarão do desfile, no pátio a frente da arquibancada. São eles: Bloco Vaidade, Unidos do Carumbé’, Império de Casa Nova, Unidos do Araés e Melados e Boca Suja. Haverá ainda apresentação de abertura do ‘Bloco das Divas’ e ‘Bloco Plus Samba’.

O complexo organizado para a ocasião conta com espaço kids, área de shows, avenida de desfile de blocos, praça de alimentação, além de área específica para equipe de saúde, juizado infantil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A entrada será monitorada e vai contar com vistoria. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis. Além disso, não será permitida entrada com latas, garrafas, qualquer objeto perfurante e/ou cortante no local.

Veja Mais:  Audiências Públicas estão sendo realizadas para revisão do Plano Diretor da Capital

 

Programação Carnaval da Gente 2020:

Domingo (23), das 20h às 03h: Dj, Toq D’Prazer, Alex Maluf, Anselmo e Rafael, Erre Som e Dj.

 

Matinê a partir das 17h.

Segunda-feira (24), das 20h às 03h: Dj, Pagodão S.A, Rafa Garcia, Banda Tarraxinha

Terça-feira (25), das 18h30 às 03h: Bloco das Divas, Plus Samba e desfile de blocos de carnaval (Vaidade, Unidos do Carumbé, Império de Casa Nova, Unidos do Araés, Melados e Boca Suja).

 

Serviço

O que: Carnaval da Gente 2020

 

Quando: de 22 a 25 de fevereiro, das 20h às 03h

Onde: Parque de Exposições Jonas Pinheiro

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

Bailinho de carnaval do Siminina fomenta resgate da cultura

Publicado


Ao som de marchinhas e usando máscaras no rosto, cerca de quarenta meninas do Programa Siminina,em Cuiabá, participaram de um bailinho de carnaval na unidade do Três Barras, na manhã de sexta-feira (22). O que não faltou foi dança, cantoria e animação. Durante a atividade, as meninas ainda pesquisaram sobre o periodo em uma atividade de fomento à cultura.

De acordo com a monitora da unidade, Viviane Rubia Moraes Belo, a  atividade foi minuciosamente preparada e para estimular a criatividade da garotada, elas participaram da confecção de oficinas das máscaras que usaram durante o evento de integração. A monitora explica ainda que a atividade ainda possibilitou que realizassem uma pesquisa sobre as marchinas de carnaval.

A coordenadora do programa Siminina, Dalma Beatriz Monteiro, todas as 16 unidades desenvolveram atividades voltadas para o carnaval tradicional. Ela destaca a importância de mostrar para essas crianças sobre a história do carnaval e reviver os bailinhos que aconteciam antigamente. “Queremos mostrar para essas crianças o verdadeiro pular carnaval que acontecia nos bailes antigamente, com muita serpentina, confetes, fantasias, ao som de marchinhas. Isso é resgatar nossa cultura”, ressalta.

Segundo a cantora e coralista Regina Rangel, que fez a animação cantando diversas músicas, a intenção é resgatar a cultura e apresentar para essas crianças o verdadeiro sentido do carnaval. “Estou aqui cantando marchinhas, um estilo de música que elas não conhecem. Nosso propósito é apresentar para essas crianças como eram realizados os bailes de antigamente”, finaliza.

Veja Mais:  Almoço de Ano Novo oferecido pela Primeira-dama reúne mais de 130 moradores de rua

Siminina

Atualmente, o projeto está presente em 16 polos da capital. Nele, as meninas participam de atividades educacionais e entretenimento, workshops voltados para o mercado de trabalho, e recebem atendimento médico e psicológico.

Comentários Facebook
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana