conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Rondonópolis

Cuiabá e Rondonópolis estão entre as 100 cidades do país com mais casos de HIV e Aids

Publicado

Cuiabá e Rondonópolis, a 218 km da capital, estão entre as 100 cidades do país com mais casos de HIV e Aids cada 100 mil habitantes, de acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Os dois municípios ocupam, respectivamente, a 42ª e 16ª posição no ranking que considera os casos de 2013 a 2017.

O levantamento é divulgado anualmente e apresenta informação sobre os casos de HIV e de Aids no Brasil.

No período analisado, Rondonópolis apresentou taxa de detecção de 61,4 casos e taxa de mortalidade de 12,3, nos últimos três anos. Enquanto isso, Cuiabá registrou 29,7 registros de casos e mortalidade de 9,1 no mesmo período.

Os três primeiros lugares no ranking nacional são ocupados por cidades do Rio Grande do Sul. São eles: Rio Grande, Porto Alegre, Novo Hamburgo.

No Brasil, de 2007 até junho de 2018, foram notificados 247.975 casos de infecção pelo HIV em todo o Brasil. A região Centro-Oeste concentra 8,2% do total de casos.

Estratificação

No período analisado, o grupo de faixa etária que tem maioria dos casos tem entre 20 e 34 anos, com percentual de 52,6% dos casos.

Com relação à escolaridade, no mesmo período, verificou-se um elevado percentual

de casos ignorados (25,6%), o que, segundo o Ministério da Saúde, dificulta uma melhor avaliação dos casos de infecção pelo HIV relativos a esse item.

Veja Mais:  Saúde atua para dar continuidade em obras de PSFs que foram paralisadas

Já com relação à raça ecor da pele autodeclarada, 46,1% dos casos ocorreram entre brancos e 52,9%entre negros (pretos e pardos, sendo as proporções estratificadas 11,4% e 41,5%, respectivamente).

Da redação com Folhamax

Comentários Facebook

Rondonópolis

Provas do seletivo público da Prefeitura acontecem neste domingo (15)

Publicado

As provas para o Processo Seletivo Público 001/2019 serão realizadas neste domingo (15) em Rondonópolis. Estão abertas 116 vagas para agentes de combate à endemia e 230 para agentes comunitários de saúde. São 2.456 pessoas inscritas que farão as provas na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), na Escola Estadual André Maggi e na Escola Estadual Elizabeth de Freitas Magalhães.

Os portões dos locais de prova serão abertos às 7h e as provas terão início às 8h, com quatro horas de duração. A orientação da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas é para os candidatos chegarem aos locais de provas com uma hora de antecedência para evitar tumultos ou outros problemas.

Quem fará as provas deve portar caneta esferográfica azul ou preta e documento pessoal com foto. Não serão permitidos nenhum tipo de aparelhos eletrônicos nas salas das provas.

O resultado preliminar do gabarito será divulgado na segunda-feira (16) e estará disponível no site www.ufmt.br/concursos.

No dia 15 de janeiro serão convocados os candidatos que devem se apresentar para a prova de títulos. Os melhores classificados serão então convocados para realizar o curso de formação inicial.

Somente após feito o curso de formação é que o resultado final do Seletivo Público será divulgado no Diário Oficial do Município (Diorondon), disponível no site de Prefeitura de Rondonópolis, www.rondonopolis.mt.gov.br e também no site da UFMT, www.ufmt.br/concursos.

Veja Mais:  Mudança na data, Interessados têm até o dia 28/09 para se inscreverem em eleições de Bairros

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Obras de asfalto no Cidade Alta e Jardim Rondônia em fase de conclusão

Publicado

Foto: Assessoria

Os trabalhos para deixar os bairros Cidade Alta e Jardim Rondônia com as ruas 100% asfaltadas estão na fase de conclusão. A empresa contratada pela Prefeitura de Rondonópolis já concluiu o serviço de imprimação em todas as ruas contempladas, sendo que a metade delas já recebeu aplicação do asfalto.

“A obra caminha para a sua finalização. Acredito que pelo ritmo de trabalho até o final da próxima semana estaremos com todas as vias asfaltadas”, informou o fiscal do contrato, o engenheiro civil da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra), Gabriel Medeiros Barbosa.

Executado com recursos próprios, o projeto da Prefeitura de Rondonópolis prevê a pavimentação das ruas Morumbi, Tapejara, Oliveiras, Januária, Mangabeiras e Seringueiras.

“Todas as ruas já foram imprimadas, faltando ainda receber o asfalto somente as ruas Mangabeiras e Seringueiras, além de partes da Tapejara e Morumbi”, comentou Gabriel.  A imprimação é a fase que antecede o serviço de cobertura das ruas com o pavimento. O procedimento consiste na aplicação de uma emulsão asfáltica na superfície da base, garantindo a impermeabilização do solo e aderência com o revestimento.

O valor investido pelo município é de mais de R$ 788 mil de recursos próprios para aplicar 11.776 m² de asfalto. A intervenção da Prefeitura de Rondonópolis, além de valorizar a região, proporcionará mais qualidade de vida aos moradores, com o fim dos transtornos causados pela poeira na época de estiagem e da lama no período de chuvoso.

Veja Mais:  Mudança na data, Interessados têm até o dia 28/09 para se inscreverem em eleições de Bairros

Ação da Prefeitura

O serviço faz parte de uma ação da Prefeitura para a pavimentação de ruas de terra de vários bairros de Rondonópolis que já contam parcialmente com asfalto.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

População comparece em massa nos 66 anos de Rondonópolis

Publicado

Foto: Assessoria

O aniversário de Rondonópolis foi comemorado por quem merece os parabéns: a população. Cerca de 12 mil pessoas, estima a organização do evento, aproveitaram o feriado e foram prestigiar os eventos do aniversário de 66 anos de emancipação do município. O Casario ficou tomado por gente de todas as regiões da cidade que apreciaram a cultura indígena e conheceram o talento de artistas amadores e profissionais da cidade.

As festividades começaram com a presença do Clube de Desbravadores Leão do Sul da Igreja Adventista do Sétimo Dia que amanheceram na casa do prefeito Zé Carlos do Pátio fazendo a tradicional alvorada com muita música. De lá o prefeito e a primeira dama Neuma de Moraes foram para o Casario onde aconteceram os principais eventos do dia.

Quando as autoridades já estavam todas no local, eles receberam os convidados principais da festa, a população indígena. O povo da etnia bororo chegou caminhando pela ponte do Rio Vermelho e cumprimentou o público como de costume da sua cultura, com muita dança. Eles apresentaram diversas ritos que são praticados nas aldeias em dias de celebração, com a participação de crianças, jovens e adultos.

Ainda pela manhã, cerca de 200 alunos de 12 escolas da rede municipal de ensino levaram muito ritmo e animação na rua do entorno do Casario com a batida forte da fanfarra. Todos os grupos de cada escola tocaram os instrumentos em um único ritmo, marcando o passo do desfile cívico dos alunos da rede e também da Escola Estadual Militar Tiradentes.

Veja Mais:  Começa o trabalho de revitalização asfáltica na Vila Operária

O período da tarde foi marcado por muita cultura e esporte. Diversas apresentações de dança, com amadores e profissionais, abrilhantaram o evento com hip hop e outras danças urbanas, além do grupo Cia Império Junino. Um torneio de diversas modalidades esportivas dentre elas futebol, vôlei e basquete de rua movimentou o Parque das Águas.

Um dos pontos altos das comemorações do aniversário de 66 anos de Rondonópolis foi a realização do show com o cantor gospel Gerson Rufino. O público evangélico e cristão compareceu em massa em frente ao palco montado ao lado do cruzeiro do Rio Vermelho e acompanharam as pregações e músicas interpretadas pelo cantor.

Show Gospel-Foto: Assessoria

A organização dos eventos, liderada pelas Secretarias Municipais de Cultura e Educação, avaliou como satisfatório e de sucesso o evento que foi preparado para a família rodonopolitana. Homens da Polícia Militar e também Bombeiros Civis fizeram a segurança do evento garantindo uma festa tranquila e ordeira.

Comentários Facebook
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana