conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Na Capital

Cuiabá retribui presente enviado por Corumbá com construção de monumento

Publicado

Há um século, quando Cuiabá completava 200 anos, chegava de Corumbá (MS) o obelisco que até hoje enfeita a Praça Luís de Albuquerque, no bairro do Porto. O presente, enviado para homenagear a atuação de soldados cuiabanos na Guerra do Paraguai será retribuído em 2019, ano do tricentenário da Capital. A troca foi discutida nesta quinta-feira (10), na cidade sul-mato-grossense, onde estão os secretários de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, e de 300 anos, Celly Almeida.

De acordo com Vuolo, o monumento enviado ao estado vizinho faz referência à elementos similares às duas culturas, como a viola de cocho e o Pantanal. A obra será entregue no mês de março, em local que ainda será definido pela administração corumbaense. “Assim como aconteceu com o nosso obelisco, o monumento é dividido em duas partes, uma em cada cidade. Portanto, o que será erguido em Cuiabá tem previsão de entrega para abril.”

Na opinião da titular da Sec 300, a iniciativa surge como uma forma de integração e valorização da nossa cultura, uma vez que os dois municípios apresentam várias similaridades históricas. “Tudo tem muito a ver com o povo cuiabano, compartilhamos de muitas influências musicais, gastronômicas e artísticas. Além disso, Corumbá é um lugar com enorme potencial turístico, então também temos a oportunidade de trocar informações sobre o setor.”

Veja Mais:  Consultório Itinerante leva atendimentos para mais comunidades

A fala é reforçada pelo prefeito Marcelo Iunes, que confirma a relação antiga entre os municípios. “Em nome de todos nós corumbaenses agradecemos ao prefeito Emanuel Pinheiro por esse presente. O convido a participar de nossos festejos, como o Carnaval e São João e conhecer esse povo caloroso, que é um povo irmão dos cuiabanos. Esperamos que essa união seja mantida ao longo dos anos.”

Na sexta-feira (11), o grupo se reúne com a Marinha, que também deve presentear a Capital por seus 300 anos. Outros dois encontros com o órgão foram realizados em Cuiabá nos últimos meses, somando a uma série de ações da administração para o aniversário. Todas essas diferentes frentes de trabalho estarão em diálogo para proporcionar à cidade presentes que se estendam além da celebração, proporcionando melhoria de vida à toda a população.

Comentários Facebook

Na Capital

Prefeitura de Cuiabá publica convocação para a função de Cuidador de Aluno com Deficiência

Publicado

Jorge Pinho

A Prefeitura de Cuiabá publica nesta terça-feira (18), em carater de urgência, edital de convocação de candidata aprovada no processo seletivo simplificado da Educação para a função de Cuidador de Aluno com Deficiência (CAD). A candidata deve comparecer a Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Diogo Domingos Ferreira, 292, bairro Bandeirantes, nesta quarta-feira (19), às 14 horas. 

O Edital de Convocação se refere ao Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária imediata e formação de cadastro de reserva, nº 006/2018/GS/SME, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, para o ano letivo de 2019.

Os candidatos que estão sendo convocados para apresentação devem conferir a publicação dos editais, pois não haverá 2ª chamada para a convocação. Assim, o candidato que não comparecer no dia e horário previstos, será eliminado, o que implicará na convocação do candidato classificado na sequência.

Para a atribuição, os candidatos convocados devem levar os documentos pessoais. 

Veja anexo o edital de convocação

Comentários Facebook
Veja Mais:  Programa Escola da Inteligência realiza formação com professores de Cuiabá
Continue lendo

Na Capital

Pinheiro lança nova obra e vê Cuiabá como líder em desenvolvimento estrutural

Publicado

Luiz Alves

“O trânsito caótico, que causa atraso e atrapalha a vida de milhares de cuiabanos, está com os dias contados”. A afirmação foi feita pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, para ilustrar a grandiosidade que representa a construção do viaduto na Avenida Profª Edna Maria Albuquerque Affi (Av. das Torres). Nesta terça-feira (18), o chefe do Executivo municipal assinou a ordem de serviço para início dos trabalhos no local.

No total, são R$ 16.340.726,63 investidos no levantamento da estrutura com 200 metros de comprimento e 18 metros de largura, no entroncamento com a Avenida Érico Preza (Av. Itália). A obra será executada pelo Consórcio LR, em um prazo estabelecido em contrato de 360 dias, e a expectativa é de que cerca de 10 mil pessoas, de forma direta, sejam beneficiadas pela melhoria na mobilidade urbana. Esse é o primeiro viaduto que será construído em Cuiabá pelo Município.

“Cuiabá nasceu para liderar todo o processo de desenvolvimento estrutural e econômico de Mato Grosso, pois somos a vitrine do nosso estado. Por isso, é nosso dever buscar formas de potencializar o crescimento da Capital tricentenária. Esse viaduto irá resolver um dos problemas mais crônicos de Cuiabá. É um ponto que, nos horários de pico, causa muitos transtornos à população e a obra vem ao encontro da modernidade, do embelezamento e da melhoria na mobilidade urbana”, destacou o prefeito.

Veja Mais:  Consultório Itinerante leva atendimentos para mais comunidades

Todo o procedimento será coordenado e fiscalizado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas que tem a missão de garantir a qualidade na obra e a adoção de medidas para minimizar os transtornos durante todo o período de intenso trabalho. Segundo o secretário Vanderlúcio Rodrigues, assegurar que o trânsito continue fluindo com boas condições foi uma das primeiras preocupações na concepção do projeto.

“Junto com a Secretaria de Mobilidade Urbana, estamos montando um plano para que o cidadão seja impactado o mínimo possível. Infelizmente, não temos como fazer uma obra desse porte, nesse que é um dos pontos mais movimentados da cidade, sem interferir na rotina dos condutores. Então esperamos contar com a paciência da população que, em poucos meses, poderá usufruir de mais uma grande melhoria”, explicou Vanderlúcio.

 

Homenagem

O viaduto levará o nome do ex-vereador por Cuiabá, José Maria Barbosa, o Juca do Guaraná. Falecido em julho de 2018, Juca fez um mandado marcante na Câmara Municipal, na legislatura de 2008 a 2012. Em sua passagem pela política prestou grande colaboração para o desenvolvimento do município, principalmente com ações voltadas para a área social.

Além da trajetória política, também se destacou no campo comercial. Em Cuiabá, fundou quatro empresas, sendo seu primeiro comércio criado em 1977 e popularmente conhecido como ‘Bulicho do Juca’. A Segunda foi a ‘Guaraná do Juca’, que o consagrou como referência de qualidade no estado. Anos depois, fundou mais duas onde ingressou no ramo de transportes e minério.

Veja Mais:  Programa Escola da Inteligência realiza formação com professores de Cuiabá

“É uma estrutura próxima da região onde nascemos e meu pai viveu. Ficamos muito felizes com a homenagem, principalmente por ser uma obra que irá projetar Cuiabá para o futuro. Eu e minha família agradecemos ao prefeito Emanuel Pinheiro por essa justa lembrança. Meu pai sempre foi uma pessoa simples, mas extremamente apaixonada pela nossa cidade”, enfatizou o vereador Juca do Guaraná “Filho”.

Participaram da solenidade de lançamento da obra os secretários municipais de Planejamento, Zito Adrien, de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juares Samaniego, e de Ordem Pública, Leovaldo Sales. Representando a Câmara Municipal, estiveram presentes os vereadores Misael Galvão, Luis Claudio, Advair Cabral e Adilson Levante.

 

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

Prefeitura de Cuiabá terá expediente normal nesta sexta-feira (21)

Publicado

Luiz Alves

Em virtude do feriado nacional de Corpus Christi, a Prefeitura de Cuiabá não estará em funcionamento nesta quinta-feira (20). Apenas os serviços essenciais como saúde, coleta de lixo, manutenção e distribuição de água, defesa civil, fiscalização e orientação do trânsito serão mantidos. Já na sexta-feira (21), o expediente será normal. 

Na saúde, as Unidades de Urgência e Emergência de Pronto Atendimento (UPA’s), das regiões Norte e Sul, localizadas nos bairros Morada do Ouro e Pascoal Ramos, respectivamente, funcionam regularmente. Além dessas unidades, as policlínicas e o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá também estarão com as portas abertas para atender a população.

Na segurança, todas as delegacias, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), unidades do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc), batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros também fazem atendimentos.

Já em relação ao comércio, com base na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), o trabalho nos feriados é autorizado, ficando a critério dos comerciantes abrirem ou não as portas. Os únicos feriados em que o comércio não tem autorização para trabalhar são: Natal, Ano Novo, Sexta-feira Santa e Dia do Trabalhador. Esse ano, de acordo com a CCT, as empresas deverão comunicar previamente se irão funcionar ou não nos feriados.

Os shoppings da Capital e de Várzea Grande estarão com o mesmo horário de funcionamento dos domingos, das 14h às 20h. As praças de alimentação abrem a partir das 11h.

Veja Mais:  Secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos recebeu comissão de candidatos do processo seletivo

As agências bancárias não vão abrir no feriado.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana