conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Na Capital

Cuiabá retribui presente enviado por Corumbá com construção de monumento

Publicado

Há um século, quando Cuiabá completava 200 anos, chegava de Corumbá (MS) o obelisco que até hoje enfeita a Praça Luís de Albuquerque, no bairro do Porto. O presente, enviado para homenagear a atuação de soldados cuiabanos na Guerra do Paraguai será retribuído em 2019, ano do tricentenário da Capital. A troca foi discutida nesta quinta-feira (10), na cidade sul-mato-grossense, onde estão os secretários de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, e de 300 anos, Celly Almeida.

De acordo com Vuolo, o monumento enviado ao estado vizinho faz referência à elementos similares às duas culturas, como a viola de cocho e o Pantanal. A obra será entregue no mês de março, em local que ainda será definido pela administração corumbaense. “Assim como aconteceu com o nosso obelisco, o monumento é dividido em duas partes, uma em cada cidade. Portanto, o que será erguido em Cuiabá tem previsão de entrega para abril.”

Na opinião da titular da Sec 300, a iniciativa surge como uma forma de integração e valorização da nossa cultura, uma vez que os dois municípios apresentam várias similaridades históricas. “Tudo tem muito a ver com o povo cuiabano, compartilhamos de muitas influências musicais, gastronômicas e artísticas. Além disso, Corumbá é um lugar com enorme potencial turístico, então também temos a oportunidade de trocar informações sobre o setor.”

Veja Mais:  Pinheiro cria fundo para o bem estar animal

A fala é reforçada pelo prefeito Marcelo Iunes, que confirma a relação antiga entre os municípios. “Em nome de todos nós corumbaenses agradecemos ao prefeito Emanuel Pinheiro por esse presente. O convido a participar de nossos festejos, como o Carnaval e São João e conhecer esse povo caloroso, que é um povo irmão dos cuiabanos. Esperamos que essa união seja mantida ao longo dos anos.”

Na sexta-feira (11), o grupo se reúne com a Marinha, que também deve presentear a Capital por seus 300 anos. Outros dois encontros com o órgão foram realizados em Cuiabá nos últimos meses, somando a uma série de ações da administração para o aniversário. Todas essas diferentes frentes de trabalho estarão em diálogo para proporcionar à cidade presentes que se estendam além da celebração, proporcionando melhoria de vida à toda a população.

Comentários Facebook

Na Capital

Cuiabá já recebeu mais de 100 quilômetros de novas redes de água e esgoto

Publicado

Mais de 100 quilômetros de novas redes de água e esgoto já foram instalados ao longo das quatro regiões do município. O avanço na área de saneamento básico é uma das principais bandeiras do prefeito Emanuel Pinheiro. Contando com a parceria também da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Arsec), o compromisso do gestor é de que sejam entregues obras de qualidade, com um menor impacto possível no dia a dia do cidadão.

A postura adotada pelo chefe do Executivo tem sido determinante para que os índices de cobertura do essencial serviço evoluam substancialmente na Capital. Dessa forma, o Município planeja que, já ao fim de 2019, o percentual de áreas atendidas pela rede coletora – considerando o esgoto captado e tratado nas estações – salte dos 33%, recebidos em 2017, para 61%. Além disso, o projeto geral, firmado pelo prefeito, estabelece que, até 2024, o índice chegue à marca de 91%, elevando Cuiabá ao patamar de umas das cidades mais ambientalmente sustentáveis do país.

Cientes dos desafios e do compromisso com a população, Prefeitura, Arsec e Águas Cuiabá vêm ampliando a interlocução e o acompanhamento da execução das obras. “Solicitei à Arsec que mantenha intensa a fiscalização das obras para que essa rotina seja um vetor de qualidade nos serviços executados pela concessionária de serviços de água e esgoto. O interesse público em prol de um saneamento de qualidade é prioridade na gestão”, anuncia Pinheiro.

Veja Mais:  Orla do Porto passará por segunda fase do projeto de revitalização

Conforme o panorama de serviços executados apresentado pela concessionária, já foram implantados 57 quilômetros de novas redes no sistema de esgotamento sanitário. Outros 43 quilômetros de novas tubulações de água também foram incorporados à rede, com o objetivo de trazer mais eficiência ao abastecimento de água na cidade. 

“Estamos fazendo as adequações necessárias em cumprimento às determinações da Prefeitura Municipal e Arsec, inclusive, contratando novas empresas em substituição às que não estejam atendendo a qualidade de serviços que exigimos e que Cuiabá merece. O compromisso da concessionária, pactuado em contrato e também junto ao Ministério Público, é o de entregar serviços de qualidade à população”, destaca o diretor-geral da Águas Cuiabá, Luiz Fabbriani. 

Obras

Os trabalhos de implantação de novas redes fazem parte do plano emergencial de saneamento básico, previsto no contrato de concessão e em acordo firmado junto ao Ministério Público Estadual. O documento contempla a implantação, modernização e ampliação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário da cidade. O plano prevê investimentos da ordem de R$ 228 milhões até o final de 2019.

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

Emanuel Pinheiro entrega 25 obras da Atenção Básica que estavam paralisadas

Publicado

Em apenas dois anos, 25 unidades da Atenção Básica de Saúde em Cuiabá, incluindo diversos esqueletos de obras inacabadas e paralisadas em gestões anteriores e ainda unidades básicas de saúde que estavam com suas estruturas físicas extremamente precárias há décadas, foram entregues pela gestão Emanuel Pinheiro à população, totalmente concluídas, revitalizadas, equipadas, climatizadas. Algumas até dobraram o número de equipes odontológicas.

Dentre elas estão os Centros de Saúde (CS) Tijucal, São Gonçalo Beira Rio, Parque Cuiabá e Dom Aquino, Programas de Saúde da Família (PSFs) Jardim Fortaleza, Jardim Vitória, Novo Millenium/São João Del Rey, Altos da Serra I e II, Renascer, Dr. Fábio I e II, Jardim Araçá, Santa Amália, Jardim Florianópolis, Jardim União, Bela Vista/Carumbé, Pedra 90 I e II, e ainda os Centros Odontológicos (CEO) Osmar Cabral, Verdão, Jardim Leblon, Tijucal e Pascoal Ramos.

De acordo com o diretor de obras da Secretaria Municipal de Saúde, Wellington Simões, as frentes de trabalho entregues e outras 32 que estão em etapa de finalização devendo ser concluídas nos próximos meses, fazem parte do pacote de 67 obras que estavam paralisadas e ou não iniciadas há muitas gestões e em vias de perderem os recursos.

“Tratam-se de obras que possuíam aportes paralisados em caixa há muito tempo e, por essa razão, seriam devolvidos às fontes oficiais. Nos primeiros dias de gestão, o prefeito Emanuel determinou uma força-tarefa para recuperá-los e graças a Deus estamos conseguindo vencer os entraves. Concluímos as 25 e estamos finalizando outras 32 obras nas quais se incluem às Unidades Básicas de Saúde (USB) porte III – que comportam até três Equipes de Saúde da Família (ESF), São João Del Rey, Nico Baracat e Santa Terezinha/Itapajé e a de porte II – até duas ESF, Parque Ohara”, explicou Simões.

Veja Mais:  Semob monta estratégia de trânsito para as intermediações da Arena Pantanal

Para se ter dimensão dos avanços conferidos à Atenção Básica, o secretário de Saúde, Luiz Antônio Possas de Carvalho elucida que apenas com as USBs porte III e II que serão inauguradas no próximo semestre, aliadas às que já foram entregues em aproximadamente 11 bairros das adjacências do Coxipó, a SMS alcançará 82% de cobertura populacional na Regional Sul.

“Com estes investimentos, a exemplo do que está sendo feito na Região Sul, o prefeito Emanuel Pinheiro está cumprindo a promessa de promover a humanização dos serviços e fortalecer a promoção e prevenção em Saúde nas bases. Além de desafogar as unidades secundárias e terciárias, a iniciativa da gestão contempla 100% da população cuiabana que depende exclusivamente do Sistema Único de Saúde da Capital”, finalizou.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

Com apoio da Prefeitura, Rotaract reúne jovens de todo Brasil em Cuiabá

Publicado

Com apoio da Prefeitura de Cuiabá, centenas de jovens se reúnem para a 45ª Conferência Nacional de Rotaract Club (Conarc). O evento, que reúne integrantes de 18 a 30 anos, teve abertura quarta-feira (16) e se estende até o domingo (20). Esta edição celebra a essência do SER e VIVER dos rotaractianos brasileiros, que atualmente possuem 7.836 associados, em 639 clubes espalhados em 519 cidades do país.

De acordo com o presidente da Rotaract Brasil, Samuel Neivel, este é o maior encontro da divisão do clube no Brasil. “É um momento de treinamentos, crescimento individual. Além disso temos um concurso de projetos, conhecemos os projetos de destaque do Brasil e promovemos um concurso de oratória, para desenvolver a liderança, o profissionalismo, a prática de falar em público”, explica.

Samuel reforça que há ainda palestras sobre ações que causam impacto na vida das pessoas e lembra reforça a importância do apoio das prefeituras nas edições. “O encontro do ano passado aconteceu em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. A cidade interessada se candidata e passa por um processo de avaliação e votação. Neste ano temos a candidatura única para Rio Preto (MG), que será votada aqui.”

A proposta do Conarc foi apresentada ao prefeito, Emanuel Pinheiro, em dezembro de 2018, tendo sido prontamente aprovada junto a outros projetos do Rotary. Na ocasião ele destacou a importância da parceria entre o grupo e a gestão. “Receber essas iniciativas, de grupos que tem vontade de participar e fazer a cidade melhorar, nos dá ainda mais estímulo para trabalhar por Cuiabá”.

Veja Mais:  Pinheiro cria fundo para o bem estar animal

Na opinião do secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, além de fomentar as ações de um dos mais tradicionais e respeitados clubes do Brasil, o encontro também apresenta saldo positivo para o município que o recebe. “É preciso considerar também o fluxo de pessoas que passará por nossa cidade, fomentando o turismo e a cultura local” diz.

 

O Rotaract

O Rotaract é um clube de jovens líderes que desenvolvem ações e projetos em suas comunidades e no mundo todo. Seu parceiro, o Rotary Club, é um exemplo para todas as nações de trabalho comunitário no desenvolvimento de campanhas que buscam a paz e o desenvolvimento, pautados no lema ‘‘dar de si antes de pensar em si’’.

O distrito 4440 compreende quase a totalidade de Mato Grosso, ficando de fora apenas três cidades. São mais de 300 rotaractianos espalhados em 26 clubes, que se reúnem anualmente nos eventos distritais conhecidos como ADIRC (Assembleia Distrital de Rotaract Club), Olimpiotaract (Olimpíadas de Rotaract Club) e CODIIRC (Conferência Distrital de Interact e Rotaract Club), além de fóruns de área e acampamentos de região.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana