conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Na Capital

Cuiabá retribui presente enviado por Corumbá com construção de monumento

Publicado

Há um século, quando Cuiabá completava 200 anos, chegava de Corumbá (MS) o obelisco que até hoje enfeita a Praça Luís de Albuquerque, no bairro do Porto. O presente, enviado para homenagear a atuação de soldados cuiabanos na Guerra do Paraguai será retribuído em 2019, ano do tricentenário da Capital. A troca foi discutida nesta quinta-feira (10), na cidade sul-mato-grossense, onde estão os secretários de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, e de 300 anos, Celly Almeida.

De acordo com Vuolo, o monumento enviado ao estado vizinho faz referência à elementos similares às duas culturas, como a viola de cocho e o Pantanal. A obra será entregue no mês de março, em local que ainda será definido pela administração corumbaense. “Assim como aconteceu com o nosso obelisco, o monumento é dividido em duas partes, uma em cada cidade. Portanto, o que será erguido em Cuiabá tem previsão de entrega para abril.”

Na opinião da titular da Sec 300, a iniciativa surge como uma forma de integração e valorização da nossa cultura, uma vez que os dois municípios apresentam várias similaridades históricas. “Tudo tem muito a ver com o povo cuiabano, compartilhamos de muitas influências musicais, gastronômicas e artísticas. Além disso, Corumbá é um lugar com enorme potencial turístico, então também temos a oportunidade de trocar informações sobre o setor.”

Veja Mais:  Prefeitura realiza evento de conscientização acerca do câncer de próstata

A fala é reforçada pelo prefeito Marcelo Iunes, que confirma a relação antiga entre os municípios. “Em nome de todos nós corumbaenses agradecemos ao prefeito Emanuel Pinheiro por esse presente. O convido a participar de nossos festejos, como o Carnaval e São João e conhecer esse povo caloroso, que é um povo irmão dos cuiabanos. Esperamos que essa união seja mantida ao longo dos anos.”

Na sexta-feira (11), o grupo se reúne com a Marinha, que também deve presentear a Capital por seus 300 anos. Outros dois encontros com o órgão foram realizados em Cuiabá nos últimos meses, somando a uma série de ações da administração para o aniversário. Todas essas diferentes frentes de trabalho estarão em diálogo para proporcionar à cidade presentes que se estendam além da celebração, proporcionando melhoria de vida à toda a população.

Comentários Facebook

Na Capital

Construída para ser espaço multiuso, Arena Pantanal é impedida de receber grandes eventos

Publicado

Google

Idealizada para ser um espaço multiuso, além de receber jogos de futebol, a Arena Pantanal é impedida de sediar eventos de grande porte. Um dos exemplos foi a recente desautorização para a realização do Festival 300 anos no estádio, em comemoração ao tricentenário de Cuiabá. 

No dia 3 de outubro do ano passado, a Prefeitura de Cuiabá protocolou na Secretaria-adjunta de Esportes e Lazer do Governo do Estado, ofício solicitando a Arena Pantanal como palco das festividades dos 300 anos da Capital. No documento, foi informado que seriam três dias de comemoração, com shows nacionais, regionais e religiosos, além de apresentações lúdicas, com entrada simbólica para a população (1 kg de alimento não perecível) e sem custos para os cofres públicos municipais.

A realização do Festival 300 Anos na Arena Pantanal representaria a geração de aproximadamente 10 mil empregos diretos e indiretos, tendo em vista que a expectativa era de receber mais de 40 mil pessoas por dia. Com isso, mais de R$ 4 milhões seriam injetados na economia, além de aumento na ocupação dos hotéis e bares. Também deixam de ser arrecadados, 140 toneladas de alimentos não perecíveis para serem distribuídos para as famílias carentes de Cuiabá.

O próprio edital de licitação para a construção do novo estádio previa um espaço para eventos, como shows, feiras, convenções, além da realização de partidas de futebol: “Aviso de licitação – concorrência edital n° 017/2009 (Arena Multiuso – novo verdão), publicado pelo então governador Blairo Maggi, defensor da construção do espaço multiuso.

Veja Mais:  “Pedal da Semob” levará ciclistas até Passagem da Conceição; confira roteiro completo

PROTEÇÃO AO GRAMADO

Várias visitas técnicas na Arena Pantanal foram realizadas pelas equipes da Prefeitura de Cuiabá, Governo do Estado, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, patrocinadores e fornecedores regionais e nacionais para mapear o evento. A preservação e cuidado do gramado já havia sido questionada. De antemão, o Município se colocou à disposição para fazer todos os reparos e benfeitorias necessárias no estádio, e foi feita pesquisa sobre empresa que possui material específico para proteção do gramado.

Após os levantamentos, foi definido que o piso a ser utilizado como proteção do gramado seria o Easyfloor Plus, um polipropileno de alta resistência e impacto.  A empresa contratada, por meio de patrocínio da iniciativa privada, é a mesma que atende estádios como: Allianz Parque, Arena Pernambuco, Arena Grêmio, Estádio Beira Rio, Arena Dunas, Estádio Mineirão, Estádio do Canindé e Arena da Amazônia.

“Além de se preocupar com a melhor proteção para o gramado, foi solicitado pelo Governo do Estado que a Prefeitura de Cuiabá fizesse seguro da grama e da Arena em geral, além de garantir ainda que caso houvesse qualquer dano, todos os reparos necessários seriam realizados”, lembrou o secretário de Inovação e Comunicação, Júnior Leite.

Mesmo com as garantias, a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) se opôs a realização do evento.

ARENAS MULTIUSO

O Allianz Parque, estádio do Palmeiras, recebeu megashows em seu estádio. Coldplay, Paul Mccartney. Foo Fighters, Katy Perry, Aerosmith, Roberto Carlos e festivais nacionais como o Villa Mix já foram realizados no local.

Veja Mais:  Matrículas para escolas da rede municipal começam na segunda-feira

Somente em 2017, o estádio do Palmeiras recebeu 17 noites de apresentações, com público acumulado de 600 mil pessoas somente em 2017. Naquele ano, o Allianz Parque foi o estádio com o maior número de grandes shows do mundo.

Na contramão do que é praticado nos grandes centros, a Arena Pantanal é vetada para receber grandes eventos como o Festival 300 e acumula gasto anual de R$ 3 milhões para ser mantida, de acordo com levantamento do Jornal O Globo do final do ano passado.

SESSÃO DE USO

Após o protocolo em outubro e visitas técnicas na Arena Pantanal, assim que a atual gestão do Governo do Estado assumiu o mandato, foi encaminhado à organização do Festival 300 Anos, e-mails listando os documentos necessários para serem entregues para a assinatura da sessão de uso. O documento não estipulava prazo de entrega.

Com os documentos solicitados em mãos, a organização aguardava apenas o protocolo do projeto de segurança do Corpo de Bombeiros, que normalmente é emitido entre 10 a 15 dias antes de qualquer evento.

Júnior Leite explica que como o evento não foi custeado pela Prefeitura de Cuiabá, qualquer tipo de multa que houver não será para o Município, e sim para a organização do evento. Confirma que está em diálogo desde quinta-feira (21) com os patrocinadores e contratados para discutir o assunto e evitar multas.

Veja Mais:  Tratamento realizado no SUS corrige problema congênito e possibilita que criança ande normalmente

Muitos contratados, como a dupla Zezé di Camargo e Luciano já abriram mão de cobrar multa da organização do evento, alguns dos patrocinadores já se colocaram à disposição para arcar com eventuais custos que ocorrerem de multas.

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

Sugestão de pauta: Regional Norte debate saúde pública neste sábado

Publicado

Davi Valle

Moradores da Regional Norte recebem a Pré-Conferência em Saúde para debater melhorias para a saúde pública de Cuiabá, neste sábado (23). O encontro, que é realizado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) da Capital acontecerá das 8h às 18h, na Escola Estadual Dione Augusta Silva Souza, e tem o objetivo de colher propostas para a 13ª Conferência Municipal de Saúde. As propostas colhidas vão subsidiar o Município na construção de políticas em saúde. 

Será aberta a participação de usuários e trabalhadores do Sistema Único Saúde (SUS), gestores e prestadores de serviços –  seguindo a ordem citada em 50% para o primeiro segmento e 25% para os dois subsequentes. 

Os delegados da Regional Oeste que irão compor a Conferência Municipal serão eleitos democraticamente no local.

SERVIÇO

Pauta: Regional Leste recebe Pré-Confência neste sábado (23)

Hora: 8h às 18h

Local: Escola Estadual Dione Silva Souza, Avenida Tuiuiú nª 45, CPA IV

DEMAIS CRONOGRAMAS

25/03 (segunda-feira) – ETAPA RURAL (Rio dos Peixes)

Local: Escola Municipal Estevão Alves Correa

Horário: 7h30 às 10h30

28/03 (quinta-feira) – ETAPA RURAL (Guia/Aguaçú)

Local: Escola Municipal Udeney Gonçalves de Amorim

Horário: 7h30 às 10h30

30/03 (sábado) REGIONAL LESTE

Local: Escola Estadual Antônio Cesário de Figueiredo Neto – Travessa Francisco de Siqueira nº 195 – bairro Bandeirante

Horário: 8h às 18h

Veja Mais:  Beneficiários do BPC têm até dezembro para se inscreverem no CadÚnico

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

Prefeitura leva serviços de limpeza para o bairro Santa Isabel

Publicado

Luiz Alves

O bairro Santa Isabel, situado na região Oeste da Capital, receberá neste sábado (22) a 21ª edição do programa Mutirão da Limpeza, em 2019. A ação da Prefeitura de Cuiabá atende a cada fim de semana uma comunidade diferente, levando a prestação de prestarão diversos serviços de zeladoria.

No total, mais de 250 servidores participarão da operação de limpeza, ajudando a melhorar o visual da localidade e a qualidade de vida dos moradores. No período das 7h às 11h, serão realizados os serviços de limpeza das ruas, pintura de meio-fio, roçagem, capinação, poda de árvores e manutenção da iluminação pública.

Durante o mutirão, também será feita a eliminação de bolsões de lixo. Para a execução desse serviço, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos levará todo maquinário necessário para a execução da operação. A meta é efetuar a limpeza total de todas as áreas identificadas e dar a destinação correta aos resíduos retirados.

Do mesmo modo, os moradores terão a oportunidade de fazer o descarte de materiais inservíveis, de maneira segura e dentro da lei, por meio do programa Cata-treco. A medida é considerada fundamental para evitar que objetos sem mais utilidade como sofás, geladeiras, fogões, dentre outros, sejam lançados irregularmente em locais inapropriados.

A orientação é que, antecipadamente, o cidadão faça a limpeza de seu quintal e já deixe esses materiais separados para o recolhimento.

Veja Mais:  Cuiabá é apontada em 3ª lugar no ranking de lugares incríveis do Centro-Oeste

Serviço

Assunto: Realização do programa Mutirão da Limpeza

Local: Santa Isabel

Horário: 7h às 11h

Data: 22 de março, sábado

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana