conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Na Capital

Cuiabá tem projeto de investimento em saneamento aprovado por Ministério

Publicado

Davi Valle

Cuiabá teve aprovado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, o enquadramento, como prioritário, do projeto de investimento em infraestrutura no setor de saneamento básico. A autorização para a captação de recursos no mercado financeiro foi concedida pelo órgão federal, por meio da portaria nº 2.797, publicada no Diário Oficial da União na última quarta-feira (27).

A medida tem o intuito de auxiliar na implantação do sistema de abastecimento de água Sul, de um laboratório central para controle de qualidade dos recursos hídricos e de aferição de hidrômetros, além de sistema de gerenciamento e tratamento de lodo das estações de água e de esgoto. Também estão no escopo do projeto o estabelecimento dos sistemas de esgotamento sanitário Ribeirão do Lipa e Sul e a construção de um centro de sustentabilidade.

O pedido de aprovação foi apresentado pela Iguá Saneamento S/A, em benefício da concessionária Águas Cuiabá, com o objetivo de cumprir as exigências contratuais estabelecidas pela Prefeitura de Cuiabá. O prazo da prioridade é de um ano e, caso a retirada dos títulos de créditos (debêntures) não seja feita, a empresa deve comunicar formalmente a Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional.

“Segundo informado pelo próprio Ministério, apenas 18 projetos prioritários de saneamento básico constam como aprovados no órgão federal. A partir de agora, Cuiabá também passa a fazer parte desse seleto grupo. Isso significa a chegada de mais investimento nessa importante área para a qualidade de vida do cidadão. Colocamos o saneamento como uma das nossas prioridades e estamos colhendo os frutos dessas exigências feitas com a concessionária”, explica o prefeito Emanuel Pinheiro.

Veja Mais:  Mutirão da Limpeza reforça a atuação da Prefeitura no Dr. Fábio Leite I

INVESTIMENTOS

A meta do Executivo é alcançar a universalização do saneamento básico. Para isso, uma série de medidas vem sendo adotadas pela atual gestão, no intuito de garantir que tal meta seja rigorosamente cumprida. O processo teve início ainda em 2017, quando o prefeito Emanuel Pinheiro decidiu pela extinção da intervenção na antiga concessionária CAB Cuiabá S.A, passando a administração dos serviços para a Águas Cuiabá.

Na oportunidade, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi assinado pela Prefeitura de Cuiabá, a Águas Cuiabá e o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), estabelecendo o desenvolvimento de um plano emergencial. Desde então, já foram investidos R$ 350 milhões, resultando no salto de 33%, recebidos em 2017, para 61% em cobertura de coleta e tratamento de esgoto.  

“Até 2024, conforme previsto no Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que também atualizamos, o município chegará a 91% de cobertura. Além disso, toda a cidade será abastecida com 100% de água tratada, durante 24 horas por dia”, pontua o prefeito.  

(Com informações do Ministério do Desenvolvimento Regional) 

 

Comentários Facebook
publicidade

Na Capital

Prefeitura democratiza programação natalina com o lançamento do Natal da Gente

Publicado

Divulgação/Sicom

A magia do Natal irá, literalmente, “passear” pelos quatro cantos da Capital mato-grossense. Com o objetivo de facilitar à população o acesso a uma programação que simboliza esse importante período do ano, a Prefeitura de Cuiabá realiza a primeira edição do Natal da Gente. A solenidade de lançamento do projeto acontece nesta segunda-feira (16), às 19h, na Praça Santos Dumont, localizada na Avenida Getúlio Vargas.

Após concentrar, nos anos anteriores, todas suas atividades na Praça Alencastro, o Município optou neste ano por montar uma estrutura móvel que circulará por diferentes bairros. “Planejamos para este ano expandir essa programação. Dessa forma, chegaremos as comunidades mais afastadas da região central, presenteando os moradores com tudo aquilo que representa o clima natalino”, destaca o prefeito Emanuel Pinheiro.  

Do dia 16 até 23 de dezembro, um caminhão bitrem, totalmente transformado, passará por bairros estratégicos, alcançando todas as regiões de Cuiabá. O veículo levará para as localidades atrações como presépio, chuva de neve e Casa do Papai Noel, com a presença do Bom Velhinho. Além disso, serão realizadas apresentações culturais com o grupo Flor Ribeirinha, Coral Municipal e Companhia Teatral Cena Onze. 

“Todos esses elementos natalinos estarão disponíveis nos bairros das 18h às 23h. Nesse período, a população poderá contemplar, tirar fotos, as crianças conhecerão o Papai Noel, tudo com total segurança. O Natal é a data que mais representa o espírito de humanização. Então, buscamos pensar naqueles que não têm condições de se deslocarem ao centro da cidade para curtir esse momento com família”, explica a primeira-dama Márcia Pinheiro. 

Veja Mais:  Prefeitura promove reformas, adequações de acessibilidade e implantação de bibliotecas em unidades educacionais

Na região central, a Praça Santos Dumont também está preparada para receber o público nesta segunda-feira. O local conta com ornamentação natalina, túnel de luz e Casa do Papai Noel. Igualmente, a Avenida Getúlio Vargas receberá decoração ao longo de sua extensão. Todas as ações são feitas por meio de parceria com as concessionárias Águas Cuiabá e Energisa Mato Grosso.  

Confira a programação completa: 

● Dia 16 — Segunda-feira
> 19h — Lançamento na Praça Santos Dumont
● Dia 17 — terça-feira
> 18h— Bairro Santa Isabel
● Dia 18 — Quarta-feira
> 18h— Bairro Jardim União
● Dia 19 — Quinta-feira
> 18h— Bairro Três Barras
● Dia 20 — Sexta-feira
> 18h — Bairro Planalto
● Dia 21 — Sábado
> 18h— Bairro Omar Cabral
● Dia 22 — Domingo
> 18h — Bairro Parque Cuiabá
● Dia 23 — Segunda-feira
> 18h — Bairro Pedra 90

 

 

 

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

Prefeito e primeira-dama lamentam o falecimento da servidora Sebastiana Maria Clara da Silva e Souza

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e a primeira-dama Márcia Pinheiro lamentaram o falecimento de Sebastiana Maria Clara da Silva e Souza, aos 60 anos. Moradora tradicional do bairro Pascoal Ramos, Sebastiana faleceu neste sábado (14), deixando o esposo Edmílson Batista de Souza (Neno), além dos filhos Wagner da Silva Souza e Wanessa Cristina de Souza Barros e netos.

Sebastiana possui uma forte ligação de amizade com o prefeito e a primeira-dama, construída ainda na época que chefe do Executivo atuava como vereador da Capital. O laço se estreitou ainda mais quando Sebastiana tornou-se madrinha de casamento de Emanuel e Márcia Pinheiro. 

Além disso, é reconhecida no Pascoal Ramos por toda sua luta em prol da comunidade, junto ao seu companheiro e líder comunitário, o Neno. Servidora efetiva da Prefeitura de Cuiabá, desde 1990, possui importantes trabalhos prestados, ajudando no desenvolvimento do histórico bairro da região Sul. 

Como servidora pública, atuou na área da educação, atendendo as crianças da Creche Municipal Manoelino de Jesus, no próprio Pascoal Ramos. Posteriormente, foi transferida para a área da saúde, prestando serviços na policlínica e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul, também localizados na mesma comunidade. 

“Nossas famílias possuem uma profunda ligação e, neste momento de dor, queremos abraçar e confortar nossos amigos. Tivemos a honra de conhecer a Sebastiana e somos eternamente gratos por ela ter aceitado fazer parte da nossa história. Uma mulher que é um exemplo de luta e integridade que, com toda certeza, deixa um importante legado para seus familiares, amigos e todos que tiverem a oportunidade de conhecê-la”, disse o prefeito. 

Veja Mais:  Prefeito lamenta a morte do empresário Ueze Elias Zahran

O velório de Sebastiana Maria Clara da Silva e Souza acontece nesta tarde, na Rua Antônio Lira, nº 49, Pascoal Ramos, endereço no qual residiu por muitos anos,

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

Secretaria lança PMI para realização de projeto de revitalização do Mercado Municipal

Publicado

A Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico lançou Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para revitalização do Mercado Miguel Sutil, mais conhecido como Mercado Municipal. O certame prevê a realização de estudos técnicos, econômicos, financeiros e jurídicos para avaliar a viabilidade de estruturação de projeto de reestruturação e ocupação do espaço.

Lançado no dia 3 de dezembro, o edital será encerrado na próxima semana. A partir daí a Comissão responsável pelo processo avaliará as propostas entregues pelas empresas participantes e anunciará a vencedora, que terá prazo de 120 dias a partir da divulgação do resultado para dar início aos levantamentos. Depois disso, a administração escolherá o melhor projeto.

Na opinião da secretária da Pasta, débora Marques, a intervenção no Mercado trará benefícios à infraestrutura da região e, consequentemente, ao comércio local. “A iniciativa vai ao encontro de uma série de ações adotadas pela gestão e pela Secretaria, visando valorizar nosso patrimônio e, ao mesmo tempo, desenvolver a economia.”

A secretária lembra que o procedimento não oferece nenhuma despesa aos cofres do Município e que, para participar do PMI as empresas interessadas deverão cumprir requisitos técnicos mínimos. “Com isso, conseguiremos levar nova vida àquele ponto, fomentando o desenvolvimento de novas atividades e estimulando a economia no Centro”, finaliza.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Secretário de Educação de Cuiabá assume cadeira no Conselho Estadual de Educação
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana