conecte-se conosco


Na Capital

Defesa Civil alerta população para alguns cuidados nesse período de chuvas

Publicado

O mês de novembro está sendo marcado por fortes chuvas que geralmente começam no final da tarde, seguindo à noite até a madrugada. A Defesa Civil chama atenção da população para alguns cuidados necessários nessa época chuvosa do ano. Apesar do período tradicionalmente começar em dezembro e seguir até o mês de março, quando se compreende a estação mais quente do ano, verão, os primeiros sinais já começam a aparecer com pancadas quase todos os dias da semana.

Para se prevenir deste tempestuoso estágio, a Defesa Civil emitiu uma série de orientações práticas e eficazes, que vão garantir uma maior tranquilidade, mesmo em dias turbulentos. É importante que as pessoas mantenham-se alertas ao menor sinal de incidentes, e acionem o socorro e procurem abrigo seguro até que o resgate chegue ao local.

O mês de outubro desse ano fechou com 140,9mm de precipitação acumulada, sendo que a média climatológica de 1981 a 2010 esperada é 114 mm conforme levantamento feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e monitorada pela Defesa Civil Municipal, tendo um aumento de 23,60%. No mesmo período de 2017, o acumulado foi de 91,6 mm de precipitação, tendo uma diminuição de 19,65% de chuvas ocorridas durante o mês.

“Num período de 90 anos, entre 1930 a 2010 a média climatológica caiu de 130,3 para 114 mm. No entanto, o acumulado de chuvas mensais aumentou. Apesar de estar acima da média, o nível de precipitação ainda não atingiu uma escala preocupante. De um ano para outro, este índice pode variar. No entanto, é preciso analisar quais fatores levaram a isso. Algum fenômeno que atuou na região, por exemplo, pode diminuir a quantidade de chuva”, explicou o diretor da Defesa Civil de Cuiabá, coronel Paulo Wolkmer.

Veja Mais:  Equipamentos necessários para abertura do novo Pronto Socorro já estão com as licitações finalizadas

Diante de uma situação de iminente perigo, explica o diretor, as pessoas devem manter a calma, procurar locais seguros e acionarem os órgãos competentes para o devido socorro. “Evite se locomover pelas enxurradas, não se abrigue ou estacione debaixo de árvores, e também não utilize equipamentos elétricos no caso de eles estarem molhados ou em locais úmidos, por causa das descargas elétricas. Isso são alguns cuidados que protegem a vida diante de uma tempestade,” reforça Wolkmer.

O diretor também lembra que além das técnicas de proteção que sempre são passadas, com o objetivo de resguardar vidas, as pessoas precisam se conscientizar quanto aos cuidados antes dos períodos chuvosos, como o descarte incorreto do lixo, que reflete negativamente, causando grandes danos, durante e depois das chuvas.

“Trabalhamos em conjunto com os demais órgãos de proteção e resgate no objetivo maior, que é resguardar a vida das pessoas. E para que isso seja mantido, precisamos da colaboração de todos. Um ponto crucial é a conscientização das pessoas como mecanismo de proteção, que começa antes destes períodos considerados críticos, como não jogar lixo nas ruas, pois esse lixo acaba indo para a rede de esgoto, causando entupimento dos bueiros, assoreamento ou enchimento da rede fluvial. Cada um precisa fazer sua parte para que tanto o meio ambiente e a vida sejam preservados.”

Veja Mais:  Ministro anuncia novos rumos para Ferrovia até Cuiabá

As pessoas que se encontrarem expostas às situações de risco e precisarem de resgate, o primeiro contato, deve ser com o setor de urgência e emergência do Corpo de Bombeiro pelo número 193. Antes dos riscos eminentes, em casos de possíveis desmoronamentos, rachaduras, entre outros, a população pode acionar a Defesa Civil pelo número 65 3623-9633.

Comentários Facebook
publicidade

Na Capital

Prefeitura realiza audiência pública sobre regularização do Doutor Fábio II e Altos da Serra II

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá está promovendo uma série de ações de ordenamento fundiário na Capital. E para desenvolver serviços de qualidade, o prefeito Emanuel Pinheiro determinou que a população participasse da construção dos projetos. Diante disso, acontece nesta quinta-feira(22) a audiência pública para debater o processo de regularização fundiária dos bairros Doutor Fábio II e Altos da Serra II.  

A audiência, que segue as normas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) do governo federal, está marcada para as 19h, na Escola Municipal Dr. Fábio Firmino leite. De acordo com o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Air Praeiro, os serviços já estão sendo executados nas duas comunidades, porém os moradores não estão comparecendo na Secretaria para proceder com a regularização.

“O debate é de extrema relevância nestes dois casos, pois muitos munícipes ainda precisam compreender melhor sobre o funcionamento do processo. Então, diante dessas dificuldades, o prefeito nos determinou, seguindo todas a s normas que o PAC prevê, que promovêssemos os projetos junto às comunidades. Assim, ganhamos em celeridade e qualidade na ordenação da nossa Capital”, salientou o secretário.  

Na ocasião, também será tratada sobre a situação das famílias que residem em áreas públicas e de Preservação Permanente, principalmente daquelas que ocupam locais destinados à construção de unidades de atendimento educacional, saúde e assistencial.

Veja Mais:  Projeto já distribuiu em três anos, 9 mil exemplares de diversos gêneros e autores

No total, mais de mil áreas serão regularizadas nessas comunidades, garantindo segurança jurídica e social aos moradores.

 

Serviço:

Assunto: Audiência pública sobre regularização do Doutor Fábio II e Altos da Serra II

Data: Quinta-feira (22)

Horário: 19h

Local: Escola Municipal de Ensino Básico Doutor Fábio Firmino Leite, localizada à Rua Bahia, Quadra 58, Lote 02, bairro Dr. Fábio II

 

 

 

 

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

Prefeito se solidariza com gari atropelado durante o trabalho

Publicado

É com muita tristeza que informo sobre um grave acidente que aconteceu essa madrugada em Cuiabá. Uma pessoa completamente alcoolizada atropelou o trabalhador Darliney Silva Madaleno de 41 anos, o Ney. Darliney é gari, da empresa terceirizada Locar, e no momento do acidente estava exercendo sua função. Ele foi atropelado e se encontra nesse momento na sala de cirurgia para a amputação de uma das pernas, procedimento que deverá durar cerca de oito horas. É com grande dor que digo isso e quero me solidarizar com a família. A Prefeitura de Cuiabá está acompanhando de perto o atendimento de Ney por meio do secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, que se encontra no Pronto-Socorro tomando as providências. Nós, da Prefeitura de Cuiabá, nos colocamos à disposição da família para qualquer ajuda necessária.

 

Emanuel Pinheiro – prefeito de Cuiabá

 

Comentários Facebook
Veja Mais:  Prefeitura inicia Mutirão de Conciliação Fiscal 2018 e meta é alcançar mais 10 mil acordos
Continue lendo

Na Capital

Barman, auxiliar administrativo e zelador estão entre as 70 vagas do Sine nesta semana

Publicado

Marcos Vergueiro

Clique para ampliar

Com salários de até R$ 2.000, o Sine Municipal oferece para esta semana 70 vagas como barman, auxiliar administrativo, funileiro, pedreiro e zelador. Além do encaminhamento às oportunidades, o órgão também oferece confecção de carteira de trabalho e entrada no seguro desemprego.

O diretor de Emprego da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Rafael Butareli, destaca que o objetivo do órgão é estimular o emprego e a renda, seja incentivando a saída da informalidade ou a incursão em nova carreira profissional.

Os interessados devem comparecer aos postos de atendimento do Sine Municipal, localizados na Rodovia Palmiro Paes de Barros, no bairro Coxipó e no Shopping Popular. Não é necessário fazer agendamento para concorrer a uma das oportunidades.

Para cada um dos serviços oferecidos são distribuídas 50 senhas a partir de 7h. “Se todos forem atendidos antes do horário de encerramento, às 17h, continuamos recebendo quem chegar.”

 

Confira:

 

 

Ocupação

Status

Qt. Vagas

Salário

Escolaridade

<v:imagedata src="file:///C:UsersANDRE~1.SANAppDataLocalTempmsohtmlclip1

Comentários Facebook
Veja Mais:  Prefeito lamenta o falecimento de histórico líder quilombola de Mato Grosso
Continue lendo

Colunista

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana