conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Na Capital

Defesa Civil interditou creche sete meses antes de desabamento

Publicado

Luiz Alves

A atuação da Defesa Civil de Cuiabá evitou que uma tragédia fosse registrada com o desabamento de parte da creche filantrópica Nossa Senhora do Carmo, na segunda-feira (11).  A unidade, localizada na Avenida São Sebastião, no Goiabeiras, foi evacuada por determinação do órgão em novembro de 2018, quando engenheiros constataram risco de deslizamento, causado pela construção de um prédio na Avenida 8 de Abril.

Na manhã desta terça-feira (12) a equipe da Defesa Civil realizou nova vistoria às salas de aula, igreja e quadra, constatando que cerca de 90% da estrutura está comprometida. Assim, segundo o capitão Joalino Domingos Ferreira, a adoção de medidas preventivas já não seriam suficientes.

“Quando tivemos conhecimento da situação, no ano passado, determinamos a interrupção imediata das atividades da instituição e, inclusive, auxiliamos na retirada dos móveis, levados para outro endereço. Se houvessem crianças ou funcionários no local, na hora do deslizamento, poderia ter acontecido algo pior”, diz.

Além da unidade, duas residências vizinhas também foram vistoriadas hoje. Contudo, apenas uma das casas foi afetada pelo acidente. “O imóvel fica a cerca de cinco metros da obra e apresenta rachaduras visíveis nas paredes e no chão. Solicitamos então que os moradores deixem o local ainda hoje”, explicou.

Ele afirma ainda que, embora na segunda propriedade avaliada não tenha sido detectado risco, o proprietário foi orientado a manter contato com os profissionais da construtora. “Pedimos que a família comunique qualquer alteração a nós e ao engenheiro da construtora, que está sempre no local”, afirmou o capitão Joalino Ferreira.

Veja Mais:  Campeonato Bola Cheia inclui times femininos e incentiva prática esportiva entre jovens

O engenheiro da Defesa Civil, José Pedro Zanetti explica que o edifício é erguido em um terreno bastante inclinado e que, por este motivo, a construtora responsável realizou uma série de cortes na terra e levantou estruturas de contenção, para garantir o nivelamento da terra.

O trabalho de monitoramento na região se estenderá pelas próximas semanas e um laudo oficial deve ser emitido na quarta-feira (11). Com relação a realocação da família prejudicada e das atividades da instituição filantrópica, a Defesa Civil informa que os trâmites são feitos diretamente entre os responsáveis e a construtora.

Diante de situações do tipo, os cidadãos podem entrar em contato com a Defesa Civil, por meio do telefone (65) 3623-9633.

Comentários Facebook

Na Capital

Alunas do Siminina conhecem importância da mulher na carreira militar

Publicado

Vicente Aquino

Militares da Aeronáutica, Corpo de Bombeiros e Exército visitaram as unidades do Programa Siminina, no último mês, para destacar o papel da mulher na carreira militar. O projeto voluntário também tem a intenção de falar sobre as formas de ingresso na Força Aérea Brasileira (FAB) e as profissões militares.

Segundo a sargenta especialista em Controle de Tráfego Aéreo da FAB, Rayane Cristina, idealizadora do projeto, é demonstrado às alunas do Siminina a crescente e cada vez maior presença feminina nas áreas militares, no intuito de orientar as jovens a pensarem nas profissões antes do ingresso no ensino médio. 

“Passamos para elas sobre o estudo e que as mulheres tem o poder de conseguir o que elas querem. Se elas querem ser piloto, militar, advogada e independente da profissão que elas queiram seguir, basta estudarem. Em nossas visitas, incluímos elas na conversa para perguntarem o que elas querem ser, mostrar o meio militar e as mulheres de farda”, contou.

Para a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, o projeto segue as diretrizes das ações sociais desenvolvidas nos últimos anos, onde colocam a mulher em destaque para o empoderamento feminino e papel de independência para combater a violência doméstica.

“É se uma importância que pensamos em ações para colocar a mulher em destaque e cada vez seu papel dentro da sociedade onde quer que seja. Estamos promovendo diversas ações focadas nas mulheres como o Qualifica Cuiabá 300 anos e outros porque precisamos criar mecanismo para seu crescimento e mostrar para meninas que o meio militar também é espaço para mulheres e uma forma de incentivar o empoderamento feminino”, frisou Márcia.

Veja Mais:  Crianças internadas na Ala Pediátrica do Pronto Socorro de Cuiabá recebem festa de Natal

O projeto voluntário visitou, até o momento, as unidades dos bairros CPA III e 1ª de Março e pretende estender os trabalhos em todas as outras 14 unidades da Prefeitura de Cuiabá. “Mostramos os valores militares que é a educação e o respeito ao próximo e, principalmente, a realização dos trabalhos das nossas atividades para que o jovem saiba escolher o caminho do bem. É isso que pretendemos passar para essas crianças”, elencou o 2ª Sargento Abner da Costa.  

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

Inscrição de processo seletivo para conselheiros tutelares é prorrogada até as 16h desta segunda-feira (15)

Publicado

Divulgação

As inscrições para a escolha dos membros dos Conselhos Tutelares de Cuiabá foi prorrogada até às 16horas (horário local) desta segunda-feira (15), correspondente ao processo seletivo de pré-habilitação eleitoral. 

A eleição está sendo coordenada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente  “Esse é mais uma fato inédito ocorrido no âmbito do Executivo Municipal. É mais uma demonstração do prefeito Emanuel Pinheiro na busca de sempre ofertar serviços e atendimentos de qualidade a toda população cuiabana”, disse o secretário municipal de Assistência Social, Wilton Coelho.

A Capital possui atualmente seis unidades, totalizando 30 vagas. Para conhecer os requisitos exigidos para a função pública de conselheiro tutelar acesse o site www.selecon.org.br ou www.cuiaba.mt.gov.br. O Edital também foi divulgado no Diário Oficial de Contas (Nº 1666 – Páginas 72 a 81).

Para concorrer, o interessado deve se inscrever pelo site www.selecon.org.br, onde estão disponíveis todas as informações relacionadas aos requisitos exigidos para a função pública de conselheiro tutelar.

Conforme o edital, o processo seletivo foi dividido em duas etapas. A primeira, de caráter eliminatório, refere-se ao processo seletivo de pré-habilitação eleitoral. A primeira etapa compreenderá as seguintes fases: Pedido de inscrição e prova objetiva de conhecimentos básicos e específicos com questões de múltipla escolha.

Veja Mais:  Organização do Rally Ecológico 300 Anos entrega kits nesta sexta

Já a segunda etapa, de caráter classificatório e eliminatório, compreenderá as seguintes fases: inscrição para habilitação eleitoral, com análise de documentação e currículo; registro da candidatura; eleição; proclamação dos eleitos; avaliação psicológica e homologação do resultado final.

REMUNERAÇÃO – O conselheiro ou conselheira eleitos para o mandato referente ao quadriênio (2020/2023) terá uma remuneração mensal de R$ 3.264,57, além de uma remuneração adicional por plantão realizado no valor de R$ 400,00. A jornada mínima do conselheiro tutelar é de 40h semanais, de segunda à sexta-feira, no horário das 8h às 18h, e em regime de plantão obrigatório, sem prejuízo do atendimento. “Cuiabá está entre os três melhores salários de conselheiros tutelares do Brasil”, acrescentou Coelho.

ELEIÇÃO – O prazo para o eleitor regularizar situação junto à Justiça Eleitoral para participar da eleição que vai escolher os novos conselheiros tutelares termina no dia 15 de julho. Dados Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), apontam que aproximadamente 140 mil eleitores da Baixada Cuiabana ainda estão irregulares. A eleição para conselheiros tutelares ocorrerá no dia 6 de outubro.

São considerados eleitores em situação irregular aqueles que tiveram o título suspenso ou cancelado, seja porque não votaram nem justificaram a ausência nos três últimos turnos ou porque não efetuaram o cadastro biométrico nos municípios onde já houve o processo de revisão do eleitorado.

Veja Mais:  Prefeito participa da 1ª Assembleia Geral da Abrasf de 2019

O processo para a escolha dos membros dos Conselhos Tutelares é de responsabilidade dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente fiscalizado pelo Ministério Público, nos termos do artigo 139 da Lei nº 8.069/1990 (ECA).

Mais informações pelo site da Selecon: http://selecon.org.br/website/concursos/cmdca-cuiaba/

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

Prefeito parabeniza gamer cuiabana por representatividade

Publicado

O prefeito Emanuel Pinheiro parabeniza a estudante cuiabana Bianca Lula Rodrigues,  22 , ou “Thaiga”, como é mais conhecida no mundo dos games. Seu talento para os eSports a levaram, no último sábado (6), a uma entrevista para o apresentador Tiago Leifert, do programa Zero1, da rede Globo.  

No espaço, dedicado a temas como cultura geek, games e campeonatos de jogos online, Thaiga contou como viu o rumo de sua carreira mudar. Isso porque há dois anos decidiu deixar a agência de publicidade onde trabalhava para transmitir ao vivo partidas do jogo multiplayer League of Legends por até sete horas diárias. 

“Este é mais um nome para a lista de cuiabanos que deixam a cidade para brilhar pelo Brasil e pelo mundo. Como conterrâneo, sinto-me orgulhoso de ver um talento tão jovem se destacando e como prefeito, faço votos de que o sucesso seja cada vez maior e de que a Bianca traga ainda mais alegrias para sua família e para Cuiabá”, diz Pinheiro. 

Filha do publicitário Júnior Brasa, a gamer também é analista das partidas de League of Legends e streamer pela paiN Game, maior clube de eSports da América Latina. 

 

Comentários Facebook
Veja Mais:  Cerca de 6 mil profissionais da rede pública municipal participam a partir do dia 23, da Semana Pedagógica 2019
Continue lendo

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana