Pesquisar
Close this search box.

Nacional

Dentes de um peixinho das profundezas são mais fortes que os do tubarão-branco

Publicado

Planeta

Peixe-dragões já são conhecidos por sua bioluminescência, mas têm dentes extremamente fortes
David Baillot/UC San Diego Jacobs School of Engineering

Peixe-dragões já são conhecidos por sua bioluminescência, mas têm dentes extremamente fortes

Habitantes de profundidades ao redor de 600 metros abaixo da superfície do mar, os pequenos (cerca de 9 centímetros) peixes-dragões, já conhecidos por sua bioluminescência e por um sofisticado sistema sensorial, têm outra característica bem particular, apresentada em artigo na revista “Matter”: os dentes de uma de suas espécies, a Aristostomias scintillans , são mais fortes do que os de alguns dos mais temidos predadores aquáticos, como piranhas e tubarões-brancos.

Leia também: Incrível! Vídeo flagra meteoro de 1,5 quilo cruzando o céu de João Pessoa

O interesse por esses diminutos predadores dos mares surgiu porque, uma vez que eles não são grandes nadadores, algum fator particular deveria explicar como conseguem pegar suas presas. A pergunta atrai biólogos marinhos e cientistas de materiais, interessados em biomimetizar essas características para aproveitamento humano. Um destes últimos, Marc Meyers, da Universidade da Califórnia em San Diego, liderou o estudo sobre o peixe -dragão.

Usando um microscópio eletrônico, Meyers e sua equipe descobriram minúsculos cristais, com diâmetros entre 5 e 20 nanômetros, embutidos nos dentes do animal . “No início, pensamos que era algum tipo de vidro”, disse Meyers.

Leia também: Passarinhos sofrem com poluição sonora, diz estudo

A composição desses nanocristais torna os dentes não apenas fortes, mas transparentes – uma característica que os torna virtualmente invisíveis em ambientes com pouca luz. O peixe-dragão pode ter desenvolvido esses dentes para ajudá-lo a se tornar um predador eficaz. Entender os detalhes dos dentes de peixes -dragão pode ajudar os cientistas a criar materiais sintéticos similarmente fortes e transparentes.

Veja Mais:  Projeto cria programa para facilitar compra da casa própria por professor

Leia também: Fotos flagram momento em que aranha engole gambá e viralizam nas redes sociais

Comentários Facebook

Nacional

Primeiro fórum estadual do Programa Imóvel da Gente é instalado em SP

Publicado

O primeiro Fórum Estadual de Apoio ao Imóvel da Gente foi instalado nesta sexta-feira (19), na cidade de São Paulo. O fórum atua no âmbito do Programa de Democratização de Imóveis da União, criado pelo governo federal para destinar imóveis públicos sem uso para habitação social e outras políticas públicas.

A Instalação do fórum, que objetiva promover o debate e a priorização da democratização desses imóveis, teve a presença da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, que destacou a importância da participação de integrantes do estado e município.

“Essa parceria vai viabilizar recursos suficientes para garantirmos moradias nos centros das cidades. É uma felicidade enorme de poder firmar esse acordo e ter o primeiro fórum aqui em São Paulo, porque essa cidade possui uma maturidade nessa discussão gigantesca e que vai nos ajudar a levar essa cultura para todo o Brasil”, disse a ministra, conforme divulgação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Dweck acrescentou que o programa valoriza o patrimônio público ao dar uma destinação social, garantindo a prestação de um melhor atendimento à população, com cuidado especial à população em situação de rua.

Com o programa, mais de 500 imóveis da União em 200 municípios poderão ser destinados a outros entes federativos, movimentos sociais e setor privado para construção de habitações e equipamentos públicos. Além desses, que estão sob gestão da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem 3.213 imóveis não operacionais passíveis de serem destinados para outros projetos.

Veja Mais:  Furacão Dorian é rebaixado, mas causa estragos no Canadá; veja vídeo

Hoje, foram nomeados 18 titulares e suplentes do grupo em São Paulo. O fórum paulista conta com a participação de representantes do governo federal, estadual e municipal, além da sociedade civil. Na oportunidade, também foi assinado Acordo de Cooperação Técnica entre União e Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico para apoiar ações do programa.

O superintendente do Patrimônio da União de São Paulo, Celso Santos Carvalho, afirmou que a missão é colocar esse patrimônio imobiliário a serviço da consolidação dos direitos e do combate à desigualdade social no país. “A orientação do presidente Lula é de democratizar os imóveis da União e essa é a nossa forma de contribuir para o esforço de reconstrução nacional”, disse.

Fonte: EBC GERAL

Comentários Facebook
Continue lendo

Nacional

Comissão de Viação e Transportes debate regulamentação da profissão de motoristas de aplicativos

Publicado

A Comissão de Viação e Transportes debate na quarta-feira (24) a regulamentação profissional dos motoristas de aplicativos, prevista em projeto encaminhado pelo governo (PLP 12/24).

O deputado Marcon (PT-RS) é autor do requerimento para realização do debate. Ele quer ouvir representantes das categorias afetadas pela proposta. “Esta legislação impactará diretamente suas vidas, em especial na forma como desempenham suas atividades profissionais. Ademais, o impacto na vida dos consumidores demonstrar-se-á também considerável, uma vez que arcarão com os novos custos desse modelo de trabalho”, ressaltou.

A reunião ocorre às 9 horas, no Plenário 11. Confira a pauta completa.

Da Redação – GM

Fonte: Câmara dos Deputados

Comentários Facebook
Veja Mais:  Projeto cria programa para facilitar compra da casa própria por professor
Continue lendo

Nacional

Projeto obriga operadoras a fornecerem à polícia dados sobre celulares irregulares habilitados

Publicado

O Projeto de Lei 1239/24 obriga as operadoras de telefonia móvel a fornecer às autoridades policiais dados que permitam a localização de celulares e chips envolvidos em crimes como furto, roubo, latrocínio ou em atividades criminosas. Seguindo a proposta, as operadoras têm prazo de 36 horas para fornecer as informações, contadas a partir do recebimento do pedido documentado. A Câmara dos Deputados analisa a proposta.

Pelo texto, as operadoras de telefonia móvel serão ainda responsáveis por:
• bloquear imediatamente o IMEI (número de registro) de celulares roubados;
• colaborar com as autoridades na identificação e localização de aparelhos; habilitados, fornecendo informações precisas e atualizadas sobre a situação dos dispositivos; e
• manter registros atualizados de celulares bloqueados e compartilhar essas informações com os órgãos competentes.

Autor do projeto, o deputado Jadyel Alencar (PV-PI) argumenta que o aumento da incidência de roubos e furtos de celulares no Brasil é um desafio para a segurança pública do País. “Além do prejuízo financeiro causado pela perda dos dispositivos, há também uma preocupação crescente com a segurança dos dados pessoais armazenados nos celulares”, pontua o autor.

O projeto estabelece ainda que o envio dos dados deverá ser feito de maneira a manter o sigilo e a integridade das informações, que só poderão ser acessadas pela autoridade policial competente.

Por fim, prevê ainda a criação de um comitê gestor nacional com representantes dos órgãos de segurança pública para coordenar as ações, estabelecer metas e avaliar os resultados alcançados. Entre as estratégias está a criação de um banco de dados nacional de celulares roubados.

Veja Mais:  Processo contra Edir Macedo já pronto para julgamento é prescrito pela Justiça

Estratégia parecida à prevista no projeto foi adotada pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí, que conseguiu recuperar quase 6 mil celulares roubados ou furtados e devolvê-los aos seus donos nos últimos nove meses. Nesse caso, no entanto, as informações relacionadas à abertura de novas linhas em aparelhos irregulares só foram fornecidas pelas empresas de telefonia após autorização judicial.

Tramitação
O projeto tramitará em conjunto com o Projeto de Lei 9415/17.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Wilson Silveira

Fonte: Câmara dos Deputados

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana