conecte-se conosco


Política MT

Deputado eleito pelo PP-MT é preso em Operação da PF na manhã desta sexta-feira

Publicado

Foto: Exame

O deputado federal eleito e ex-ministro da Agricultura, Pecuparia e Abastecimento Neri Geller (PP) foi alvo de uma mandado de prisão nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (9). A informação foi divulgada pela TV Globo.

Agentes da Polícia Federal cumprem neste momento 19 mandatos de prisão e 63 de busca e apreensão em seis estados. A operação batizada de ‘Capitu’ investiga suposto esquema de corrupção no ministério da Agricultura durante o governo da ex-presidente Dilma Roussef (PT).

Além de Geller, que foi ministro da Agricultura de março a dezembro de 2014, durante o governo Dilma, também foram detidos o vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade (MDB) e o executivo da JBS, Joesley Batista.

Os mandatos foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Eles estão sendo cumpridos no Distrito Federal e em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba e Mato Grosso.

Batizada de Capitu, a operação é mais um desdobramento da Lava Jato. Ela foi baseada na delação do doleiro Lúcio Funaro.

Neri Geller foi o quarto candidato a deputado federal mais votado em Mato Grosso na eleição do último dia 7 de outubro, com 73.072 votos.

Até o momento, a assessoria de imprensa do ex-ministro e do Partido Progressista não se manifestaram sobre o caso.

Da redação com Olhar Direto

Comentários Facebook
Veja Mais:  Sindojus recorre à Assembleia e pede revisão de tabela salarial
publicidade

Política MT

TRE fará diplomação dos eleitos em Mato Grosso na próxima segunda-feira

Publicado

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Por HAROLDO ASSUNÇÃO / Secretaria de Comunicação

O futuro governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM) e seu vice Otaviano Pivetta (PDT) serão diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em cerimônia que vai acontecer na próxima segunda-feira (17/12), às 19h, na Faculdade de Tecnologia Senai Cuiabá (Fatec), sito à avenida 15 de Novembro, nº 303, bairro Porto, na capital. A equipe da Secretaria de Comunicação do Poder Legislativo é a responsável pela cobertura oficial fotográfica do evento, disponibilizando dois profissionais "in loco" para suporte..

Na mesma solenidade, também será feita a diplomação dos representantes eleitos para o Senado da República – a juíza aposentada Selma Arruda (PSL) e o ex-governador Jayme Campos (DEM) -, para a Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados, casas nas quais a renovação será ampla na próxima legislatura.

Com a maior votação entre os postulantes à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), a deputada Janaina Riva (MDB) – que marcou seu primeiro mandato na condição de opositora ao Poder Executivo – teve mais de 50 mil votos e lidera a lista dos deputados reeleitos, seguida por Ondanir Bortolini, o “Nininho” (PSD), Max Russi (PSB), Eduardo Botelho (DEM), Guilherme Maluf (PSDB), Dilmar Dal Bosco (DEM), Sebastião Rezende (PSC), Valdir Barranco (PT), Allan Kardec (PDT), Wilson Santos (PSDB) e Elizeu Nascimento (DC).

Na cota da renovação, 13 foram eleitos: Delegado Claudinei (PSL), Xuxu Dal Molin (PSC), Lúdio Cabral (PT), Valmir Moretto (PRB), Faissal (PV), Thiago Silva (MDB), Ulysses Moraes (DC), Dr. João (MDB), Dr. Eugênio (PSB), Dr. Gimenez (PV), Silvio Favero (PSL), Paulo Araújo (PP) e João Batista do Sispen (PROS).

Veja Mais:  Mauro Mendes (DEM) confirma favoritismo e vence eleições em MT

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Já a bancada federal mato-grossense está quase totalmente de cara nova – apenas o deputado federal Carlos Bezerra (MDB) foi reeleito. O produtor rural Neri Geller (PP), que já fora parlamentar federal, retorna à Câmara Federal. Também eleitos o ainda senador José Medeiros (PSD), a ex-secretária  de estado de Educação Rosa Neide (PT), o ex-prefeito de Sinop Juarez Costa (MDB), o filho do prefeito da capital Emanuelzinho (PTB), além de Nelson Barbudo e o deputado estadual Dr. Leonardo, que deixará o Legislativo de Mato Grosso para representar o estado na capital federal.

Embora remota, há a possibilidade de mudança no resultado das eleições – a depender dos julgamentos que o TRE-MT ainda deve fazer sobre impugnações e questionamentos postos pelo Ministério Público Eleitoral acerca das prestações de contas apresentadas pelos partidos políticos, assim como por alguns dos candidatos vitoriosos.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Servidores da AL recebem diploma de Libras

Publicado

Foto: Karen Malagoli

Nesta segunda-feira (10), a primeira turma do curso de Libras recebe o diploma referente ao I módulo. Ao todo, 39 alunos servidores da Assembleia Legislativa concluíram a qualificação. 

 Sobre a importância das Libras, no contexto atual, citou o aluno e também professor de línguas, Renato Augusto Azevedo, a meta é repassar o conhecimento com fundamentação teórica e prática.

“A percepção de estarmos diante de uma nova língua na mais efetiva forma de comunicação entre as pessoas, contribui para uma sociedade mais humana e inclusiva”.

O coordenador da Escola do Legislativo, Thales Roder, citou  a importância da parceria com os demais docentes para o sucesso do curso.

“A parceria Escola do Legislativo com outras entidades educacionais proporcionou a formação, no próximo ano, de novas turmas", destacou Rhoder, lembrando a atuação do professor Hélio Domelide Ferreira, pedagogo e pós-graduado em Libras, e também a colaboração deJosimara Ramos. 

Comentários Facebook
Veja Mais:  Mauro Mendes (DEM) confirma favoritismo e vence eleições em MT
Continue lendo

Política MT

Assentados em Santo Antônio do Leverger reivindicam asfalto e título da terra

Publicado

Foto: HELDER FARIA / ALMT

Ter em mãos o título de propriedade da terra onde cria 40 cabeças de gado de corte é o sonho da trabalhadora rural Joelsa Marans dos Santos, presidente da Associação da Gleba Resistência, no município de Santo Antônio de Leverger (MT). Esse sonho é compartilhado por cerca de 350 pessoas que participaram da audiência pública onde representantes das secretarias de Cidades e de Infraestrutura e do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) apresentaram o andamento das providências adotadas para atender às reivindicações dos moradores de 18 assentamentos da região.

Essa foi a segunda audiência realizada em 90 dias, requerida pelo deputado Wilson Santos (PSDB), e uma terceira foi anunciada para o mês de março. “Saímos dessa audiência com a previsão da construção de um sistema simplificado de abastecimento de água, da criação de um grupo de estudo para o projeto de asfaltamento do acesso aos assentamentos e com a notícia do avanço dos estudos e georreferenciamento dos lotes pelo Incra  para a emissão dos títulos de propriedade”, avaliou o deputado ao fim da audiência.

“Com o título nas mãos, nós assentados teremos a verdadeira propriedade sobre a nossa terra, poderemos buscar financiamentos e ir em busca da nossa autonomia”, afirmou Joelsa Marans dos Santos, da Gleba Resistência, onde vivem 300 pessoas em 120 propriedades.

Ao todo, são cerca de cinco mil moradores nos 18 assentamentos produtores de hortifrutigranjeiros de Santo Antônio de Leverger: São Sebastião, Caeté, Vale Abençoado, Pontal do Glória, Bigorna, Águas Claras, Sangradouro, Agrovila das Palmeiras, Vale Palmeiras, Ribeirão do Glória, Vale Samambaia, Gleba Resistência, Ribeirão do Estiva, Boa Ventura, P.A. Banco do Brasil, P.A. Santana Taquaral, P.A. Santana do Buritizal e Serrana. Desses, cinco são federais e 13 são assentamentos do Intermat, que não teve representante nesta audiência.

Veja Mais:  Deputado Allan lança livro sobre futebol de várzea

Sobre as titulações dos lotes federais, o superintendente do Incra em Mato Grosso esclareceu dúvidas dos presentes à audiência pública e falou dos trabalhos que estão em andamento. “Cada assentamento está em um estágio do procedimento para emissão dos títulos, que requer vistoria, georreferenciamento”, explicou João Bosco.  De acordo com o Incra, o título é o instrumento que transfere o imóvel rural ao beneficiário da reforma agrária em caráter definitivo e é garantido pela Lei 8.629/93, quando verificado que foram cumpridas as cláusulas do contrato de concessão de uso e que o assentado tenha condições de cultivar a terra.

Infraestrutura – A secretária de Cidades, Juliana Ferrari, anunciou a implantação de um sistema simplificado de abastecimento de água tratada para a Agrovila das Palmeiras. O sistema é composto por uma pequena central de captação, tratamento e fornecimento de água, voltada a atender localidades rurais que não estão interligadas nas redes de abastecimento dos municípios. A água é captada de um manancial subterrâneo como, por exemplo, um poço. Posteriormente passa por tratamento, por meio de cloração, e ao final é levada à população meio de torneiras (bicas). Segundo a secretária, 35 sistemas já foram entregues e outros 40 estão previstos, custeados por uma emenda parlamentar do deputado Wilson Santos, no valor de R$ 150 mil.

O asfaltamento de 23km de estrada de chão para acesso à BR-163/364 é outra demanda dos assentados. O secretário de Infraestrutura Marcelo Duarte Monteiro se comprometeu a compor um grupo de trabalho na Sinfra para realizar os estudos e inserir a obra do Plano Diretor Estadual. “Garantir o asfalto é mais do que proporcionar melhoria de acesso, é um investimento em cidadania para essa população”, afirmou.

Veja Mais:  Sindojus recorre à Assembleia e pede revisão de tabela salarial

Também participaram da audiência representantes da Defensoria Pública de Mato Grosso, da Polícia Militar e da Paróquia de Santo Antônio do Leverger.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana