Pesquisar
Close this search box.

Nacional

Dois suspeitos de participar de roubo de ouro em Guarulhos são presos

Publicado

Quadrilha roubou 720 kg de ouro no Aeroporto de Guarulhos%2C em São Paulo%2C e não disparou um tiro arrow-options
Reprodução/TVGlobo

Quadrilha roubou 720 kg de ouro no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e não disparou um tiro

Um dos funcionários do Aeroporto de Cumbica (SP), suspeito de estar envolvido no roubo de 718 kg de ouro, teve sua prisão temporária decretada pela Polícia Civil neste domingo (28). Peterson Patrício, 33, encarregado de despacho, afirma ter sido feito de refém pela quadrilha e seu ajudante foi convidado para fazer parte do assalto. O nome do segundo suspeito foi mantido em sigilo.

LEIA MAIS: Jair Bolsonaro deve visitar tribo Waiãpi nesta segunda-feira, diz prefeita

De acordo com sua declaração, o encarregado de despacho foi sequestrado no dia anterior ao assalto. A família de Patrício também teria sido feita de refém, para que a quadrilha tivesse acesso a informações sigilosas sobre o terminal de cargas do aeroporto . Segundo as autoridades, ele revelou informações privilegiadas sobre a chegada da carga de ouro aos assaltantes.

A Polícia Civil continua trabalhando com a hipótese de funcionários maliciosos terem cooperado com a quadrilha. De acordo com o delegado João Carlos Miguel, o roubo só poderia ser bem sucedido com a ajuda de pessoas que conhecessem a rotina das áreas secretas do Aeroporto de Cumbica.

O assalto

Oito homens fortemente armados invadiram o terminal de cargas do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, por volta das 14h30 da última quinta-feira (25). Eles entraram no armazém de exportação e roubaram 750 kg de metais preciosos, incluindo ouro, que seriam exportados para Zurique e Nova York. Não houve tiroteio ou feridos.

Veja Mais:  Comissão adia análise de PEC com perdão a partidos que descumpriram cotas de mulheres e negros

LEIA MAIS: Duas turistas morrem em acidente com catamarã em Maragogi (SP)

Os suspeitos estavam em dois carros que imitavam viaturas da Polícia Federal, sem placas. Eles também vestiam uniformes de policiais federais e distintivos. Eles renderam um funcionário do aeroporto para entrar e roubaram a carga de dentro de um carro forte.

Imagens obtidas pela GloboNews mostram que os criminosos obrigaram os próprios funcionários do aeroporto a colocar a carga de ouro , que está avaliada em mais de R$ 100 milhões, nos carros clonados, usando até mesmo o auxílio de empilhadeiras.

Comentários Facebook

Nacional

Indígenas pedem respeito aos direitos previstos na Constituição

Publicado

Em sessão solene neste dia 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, deputados indígenas lembraram os 35 anos da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia (Coiab). Essa entidade engloba nove organizações de proteção dos direitos dos povos indígenas situados dentro dos 110 milhões de hectares da Amazônia brasileira nos estados da região Norte, além de Mato Grosso e Maranhão, e tem sob sua atuação 860 mil indígenas de 180 povos que falam 160 línguas, como a língua kambeba, na qual foi cantado o hino nacional.

A deputada Célia Xakriabá (Psol-MG), 2º vice-presidente da Comissão da Amazônia, presidiu a sessão. “Nós entendemos que só existe cultura se também não matar, não assassinar nossa bandeira. Nós somos os povos indígenas, que lutam todos os dias. Porque entendemos que só vai existir futuro se entender também que o futuro é indígena”, disse.

O coordenador da Coiab, Toya Manchineri, afirmou que o capítulo “Do Índio” na Constituição tem sido deixado de lado porque a importância da demarcação das terras indígenas vem sendo minimizada. “Para nós é fundamental que o Estado brasileiro reveja as tomadas de decisões e que possa voltar novamente a fazer a demarcação e o reconhecimento dos territórios indígenas”, reclamou. Segundo ele, “é hora de o Estado brasileiro fazer seu papel, ter a coragem de fazer a demarcação dos territórios indígenas e fazer respeitar o que está na Constituição.”

Veja Mais:  Governo vai reforçar policiamento no RJ por causa de jogos e do Enem

A coordenadora da Federação dos Povos e Organizações Indígenas, Eliane Xunakalo, é de Mato Grosso, estado com 45 povos indígenas (incluindo dois povos isolados), somando 60 mil indígenas. Segundo ela, os indígenas do estado sofrem com problemas estruturais. “Desde a invasão de 1500, estamos aqui resistindo a reinados, impérios, ditaduras e democracias. Hoje, estamos aqui resistindo a toda opressão, toda falta de respeito conosco, os primeiros a estarem nessa terra”, afirmou.

Coiab
A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia, homenageada na Câmara, desenvolve mais de 30 projetos na defesa dos direitos indígenas, com a formulação e fortalecimento de políticas públicas. A Coiab também forma políticos e técnicos e desenvolve ações que fortalecem a infância e juventude indígena.

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Homenagem aos 35 anos da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira – Coiab. Coordenadora da Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Mato Grosso - FEPOIMT, Eliane Xunakalo
Eliane Xunakalo: “Estamos resistindo desde a invasão de 1500”

Reportagem – Luiz Cláudio Canuto
Edição – Ana Chalub

Fonte: Câmara dos Deputados

Comentários Facebook
Continue lendo

Nacional

Comissão debate programa de mobilidade verde do governo federal

Publicado

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços debate na terça-feira (23) o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover) do governo federal, criado pela Medida Provisória 1205/23.

O pedido para realização da audiência pública foi apresentado pelo deputado Heitor Schuch (PSB-RS). “Ao investir em tecnologias limpas e eficientes para o transporte, o Mover impulsiona a competitividade do Brasil no cenário global, posicionando o País como líder em soluções sustentáveis e atraindo investimentos e parcerias estratégicas para o desenvolvimento de novas tecnologias e infraestruturas”, ressaltou o deputado.

A reunião ocorre às 10 horas, em local a ser definido.  Confira a lista completa de convidados.

Da Redação – GM

Fonte: Câmara dos Deputados

Comentários Facebook
Veja Mais:  Comissão adia análise de PEC com perdão a partidos que descumpriram cotas de mulheres e negros
Continue lendo

Nacional

Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara ouve setor automotivo sobre reindustrialização

Publicado

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados ouve na terça-feira (23) representantes do setor automotivo sobre as alterações legislativas necessárias para a reindustrialização brasileira.

Na audiência pública, a intenção é ouvir as contribuições do setor para um estudo sobre reindustrialização, transição energética e descarbonização.

Alguns dos objetivos do estudo são: examinar as políticas industriais das principais economias e os instrumentos que têm sido utilizados atualmente; identificar setores industriais promissores para o desenvolvimento econômico e social brasileiro; sugerir diretrizes para a política industrial brasileira no contexto da transição energética e da descarbonização; identificar as possiblidades de aumento do investimento público e privado na transição energética e na descarbonização puxadas pela indústria, especialmente por meio da bioeconomia e a bioindústria; além de outros.

A reunião ocorre às 17 horas, no plenário 4. Confira a pauta completa.

Da Redação – GM

Fonte: Câmara dos Deputados

Comentários Facebook
Veja Mais:  SBPC abre neste domingo a 75ª reunião anual, em Curitiba
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana