conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Rondonópolis

Em 2019, 38 crianças e adolescentes vítimas de violência sexual são atendidas na rede socioassistencial; seis estão em medida protetiva

Publicado

Foto: Ilustração

No próximo sábado 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Com a data, se busca intensificar a prevenção, levando informações a toda a população na intenção de coibir estes crimes que atingem um grande número de crianças e adolescentes em todo o país e que precisam do envolvimento de toda uma rede estruturada na recuperação psicossocial das vítimas e famílias.

Somente em Rondonópolis, em 2019, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), está atendendo 38 crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual e suas famílias. Destas, 47% têm entre sete e 12 anos e 21% são do sexo masculino, sendo a maioria do sexo feminino.

No Creas, as vítimas contam com apoio de assistentes sociais, psicólogas e pedagogas, que realizam atendimentos individuais com vítimas e familiares e oficinas em grupo que buscam trabalhar o enfrentamento do problema vivido. Dependendo do grau de dificuldade do enfrentamento da situação da vítima, o Creas também pode encaminhá-la para instituições parceiras como a Unic, UFMT e Centro de Reabilitação Nilmo Junior, para que contem com atendimento ainda mais especializado.

O sistema de atendimento socioassistencial conta ainda com o abrigamento, que em 2019 está com seis crianças e adolescentes, cinco vítimas de abuso sexual e uma de exploração sexual. Para o abrigamento, são destinadas as crianças e os adolescentes que precisam ser afastados do lar como medida protetiva contra o agressor. Essas vítimas, ficam no abrigamento até poderem ser reintegradas à família ou colocadas em família externa.

Veja Mais:  Ainda dá tempo! Inscrições para 1ª Ecorrida/Meia Maratona de Rondonópolis encerra nesta quinta-feira (18)

A gerente do Departamento de Proteção Social Especial, Fabiana Rizati Perez, explica que o atendimento no Creas começa depois que o abuso ou a exploração sexual foram confirmados. Ela explica que nem sempre a violência sexual contra crianças e adolescentes é comprovada por um exame físico. Há casos em que a confirmação á feita por meio de depoimento e investigações. “Há formas diferentes da violência sexual, que nem sempre envolve a penetração e que por isso, pode não deixar marcas físicas na criança e no adolescente”, ressalta.

No caso da exploração sexual, por exemplo, ela se caracteriza na utilização de crianças e adolescentes para a prática de ato sexual, por meio da relação de atividade econômica para fins de lucro ou troca, envolvendo dinheiro, presente ou alimentos. Ocorre nas formas de pornografia, tráfico, turismo e exploração/prostituição sexual.

Sobre o abuso sexual, Fabiana destaca que em 90% dos casos o abusador é uma pessoa bastante próxima da criança e do adolescente, podendo ser um membro da família ou um conhecido próximo.

Todos podem contribuir e a denúncia é muito importante, assim como a prevenção. Portanto, quem souber de algum caso pode procurar o Conselho Tutelar, a Delegacia Especializada de Defesa da Criança e do Adolescente, a Polícia Militar, ligando no 190, ou ainda pode ligar no disque denúncia nacional – Disque 100.

Mobilização

 

No sábado (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, acontece concentração na Praça Brasil a partir das 8h, seguida de uma caminhada pelas principais ruas do centro, que é organizada pela Prefeitura de Rondonópolis, a Vara da Infância e da Juventude, os Conselhos Tutelares, da Criança e do Adolescente, e da Mulher, a Pastoral da Mulher Marginalizada, a Polícia Militar e o Ministério Público do Estado (MPE), entre outros.

Veja Mais:  Taxistas serão público-alvo de ação para preservação da saúde e prevenção de doenças

Comentários Facebook

Rondonópolis

Ações da Prefeitura transformam espaços públicos e melhoram visual da cidade

Publicado

Desde que implantou o programa Cidade Limpa, a Prefeitura de Rondonópolis encarou de frente problemas antigos e está transformando as áreas públicas em espaços de convivência colocando fim ao mato e a sujeira acumulada nesses terrenos. Por meio do trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) diversas regiões da cidade já foram contempladas com o projeto.

O trabalho começou com a limpeza dos terrenos do município localizados nos bairros e também na região central. Diversos tipos de material descartado pela população foram retirados das áreas públicas, restos de construção, móveis e até eletrodomésticos foram levados para o aterro. Feito isso a equipe de limpeza entra em ação tirando todo o mato e resíduos que ainda estavam nos terrenos.

A partir desse momento o abandono e a sujeira foram transformados em áreas limpas e verdes com o plantio de gramas. Por todas as regiões da cidade é possível ver as áreas públicas revitalizadas pela Prefeitura: Jardim Nilmara, Jardim 3 Américas, Loteamento Alfredo de Castro, Dom Osório, Jardim Reis, Jardim Liberdade, Alvorada, Jardim Ipanema, Belo Horizonte, Vila Boa Esperança, Vila Mineira e Vila Mamed. As áreas internas das escolas municipais também receberam gramado novo e oferecem mais espaço para as atividades de lazer das crianças.

O visual limpo, sem lixo também chegou nos bairros onde ficavam os antigos Ecopontos. A atual administração repensou esse projeto e retirou as unidades que ficavam nos bairros e está levando para fora da cidade. Os Ecopontos do Sagrada Família e do Jardim Europa que acumulavam maior volume de resíduos foram desativados, os locais foram limpos e estão recebendo o plantio de grama.

Veja Mais:  Atendimento pelo 192 do Samu volta à normalidade

Para que a população continue fazendo o descarte correto dos materiais que são passíveis de reciclagem a Prefeitura está construindo quatro novos Ecopontos que vão anteder as quatro regiões da cidade. Um na Vila Paulista saída para Guiratinga, um nos altos da Rua Rio Branco próximo ao bairro Jardim Paiaguás, um na região do entorno do Jardim Ana Carla e outro no Distrito Industrial da Vila Operária. Os locais serão cercados e terão controle de descarte para evitar que virem pequenos lixões.

A Prefeitura também mantém contato constante com o Juizado Volante Ambiental (Juvam), a Promotoria do Meio Ambiente e Policia Militar Ambiental desenvolvendo ações integradas para minimizar a problemática do lixo descartado em local inadequado.

Outro projeto implantado recentemente pela Prefeitura foi o ponto de coleta de galhos e podas de árvores localizado no início da Rodovia do Peixe. O município colocou a disposição um triturador que prepara os restos para descarte. A unidade fica aberta durante o dia para receber material da população em geral e, principalmente, atende aos jardineiros que antes não tinham onde fazer o descarte correto deste tipo de material.

O secretário de Meio Ambiente do município, João Copetti, pontou que já foram mais de 50 mil metros quadrados de áreas públicas que receberam o plantio de grama e hoje estão servindo como espaço de convivência entre as famílias e também de lazer para as crianças. Mesmo com todo esse trabalho, João Copetti contou que ainda existem pessoas infringindo a lei e jogando lixo em áreas públicas. Ele ressaltou que a população pode ajudar nesse trabalho e denunciar esses casos pelo whatsapp 99983-2398, sendo que esse número funciona apenas para o recebimento de mensagens.

Veja Mais:  Vereadores farão reunião com representantes do transporte privado de passageiros

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Ministro de Saúde estará em Rondonópolis na segunda-feira (22)

Publicado

Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta

A convite do senador Wellington Fagundes, Rondonópolis vai receber na próxima segunda-feira (22) a visita do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. O prefeito Zé Carlos do Pátio, juntamente com os prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio Regional de Saúde, estará com o ministro e sua comitiva para discutir a estrutura da saúde pública na cidade.

A agenda do ministro começa com uma visita no Hospital e Maternidade Santa Casa de Misericórdia às 16 horas, de onde seguem para uma passagem rápida pelo Hospital Regional Irmã Elza Geovanella e também na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Às 17:30, o ministro Mandetta se reúne com os prefeitos da região e demais autoridades no gabinete do prefeito, no Palácio da Cidadania.

O prefeito Zé Carlos do Pátio adiantou que será apresentada ao ministro toda a estrutura de saúde que o município oferece à população afim de discutir novos projetos e parcerias com o governo federal. Pátio ressaltou a atuação do senador que articulou a visita oficial.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Servidores do 'CAPs Infantil' de Rondonópolis promovem Natal solidário fazendo doação de Sangue
Continue lendo

Rondonópolis

Em parceria com Senai, Câmara oferece cursos

Publicado

A Câmara Municipal de Rondonópolis através da Escola do Legislativo “Antônio Nestor de Araújo”, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai), oferece aos servidores da instituição e ao público em geral,  12 novos cursos totalmente gratuitos por meio do Portal EAD, a fim de oportunizar a todos mais conhecimento.

O objetivo é proporcionar aos participantes noções básicas de cada curso, para que possam verificar suas aptidões ou não no seguimento de uma possível carreira na área. As inscrições devem ser feitas através do link: HTTPS://mt.senaiead.timetoknow.com/mt/login até o dia 31 desse mês.  Os alunos que tiverem interesse, podem se matricular em mais de um curso, são eles:

  1. Consumo Consciente de Energia
  2. Desenho Arquitetônico
  3. Desvendando a Indústria 4.0
  4. Educação Ambiental
  5. Empreendedorismo
  6. Finanças Pessoais
  7. Fundamentos de Logisticas
  8. Lógica de Programação
  9. Metrologia
  10. Noções Básicas de Mecânico Automotivo
  11. Segurança do Trabalho
  12. Tecnologia da Informação e Comunicação

Comentários Facebook
Veja Mais:  MDB faz reunião, recebe novos filiados e mostra força para 2020
Continue lendo

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana