conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Rondonópolis

Em 2019, 38 crianças e adolescentes vítimas de violência sexual são atendidas na rede socioassistencial; seis estão em medida protetiva

Publicado

Foto: Ilustração

No próximo sábado 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Com a data, se busca intensificar a prevenção, levando informações a toda a população na intenção de coibir estes crimes que atingem um grande número de crianças e adolescentes em todo o país e que precisam do envolvimento de toda uma rede estruturada na recuperação psicossocial das vítimas e famílias.

Somente em Rondonópolis, em 2019, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), está atendendo 38 crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual e suas famílias. Destas, 47% têm entre sete e 12 anos e 21% são do sexo masculino, sendo a maioria do sexo feminino.

No Creas, as vítimas contam com apoio de assistentes sociais, psicólogas e pedagogas, que realizam atendimentos individuais com vítimas e familiares e oficinas em grupo que buscam trabalhar o enfrentamento do problema vivido. Dependendo do grau de dificuldade do enfrentamento da situação da vítima, o Creas também pode encaminhá-la para instituições parceiras como a Unic, UFMT e Centro de Reabilitação Nilmo Junior, para que contem com atendimento ainda mais especializado.

O sistema de atendimento socioassistencial conta ainda com o abrigamento, que em 2019 está com seis crianças e adolescentes, cinco vítimas de abuso sexual e uma de exploração sexual. Para o abrigamento, são destinadas as crianças e os adolescentes que precisam ser afastados do lar como medida protetiva contra o agressor. Essas vítimas, ficam no abrigamento até poderem ser reintegradas à família ou colocadas em família externa.

Veja Mais:  Vereador consegue que demandas da região da Gleba Cascata sejam atendidas

A gerente do Departamento de Proteção Social Especial, Fabiana Rizati Perez, explica que o atendimento no Creas começa depois que o abuso ou a exploração sexual foram confirmados. Ela explica que nem sempre a violência sexual contra crianças e adolescentes é comprovada por um exame físico. Há casos em que a confirmação á feita por meio de depoimento e investigações. “Há formas diferentes da violência sexual, que nem sempre envolve a penetração e que por isso, pode não deixar marcas físicas na criança e no adolescente”, ressalta.

No caso da exploração sexual, por exemplo, ela se caracteriza na utilização de crianças e adolescentes para a prática de ato sexual, por meio da relação de atividade econômica para fins de lucro ou troca, envolvendo dinheiro, presente ou alimentos. Ocorre nas formas de pornografia, tráfico, turismo e exploração/prostituição sexual.

Sobre o abuso sexual, Fabiana destaca que em 90% dos casos o abusador é uma pessoa bastante próxima da criança e do adolescente, podendo ser um membro da família ou um conhecido próximo.

Todos podem contribuir e a denúncia é muito importante, assim como a prevenção. Portanto, quem souber de algum caso pode procurar o Conselho Tutelar, a Delegacia Especializada de Defesa da Criança e do Adolescente, a Polícia Militar, ligando no 190, ou ainda pode ligar no disque denúncia nacional – Disque 100.

Mobilização

 

No sábado (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, acontece concentração na Praça Brasil a partir das 8h, seguida de uma caminhada pelas principais ruas do centro, que é organizada pela Prefeitura de Rondonópolis, a Vara da Infância e da Juventude, os Conselhos Tutelares, da Criança e do Adolescente, e da Mulher, a Pastoral da Mulher Marginalizada, a Polícia Militar e o Ministério Público do Estado (MPE), entre outros.

Veja Mais:  Chuva e fortes ventos assusta população de Rondonópolis na tarde desta quinta-feira (6)

Comentários Facebook

Rondonópolis

Revendedora ‘Cheff Gás’ inaugura neste sábado (25) em Rondonópolis

Publicado

A Cheff Gás inaugura neste sábado (25) em Rondonópolis, na Avenida Jacuí no Bairro Cidade Alta.

Com o objetivo de aumentar a eficiência na distribuição de botijões em Rondonópolis e atender o cliente mais rápido, a Cheff Gás chegou em Rondonópolis.

Pague no seu endereço com máquina de cartão de crédito, a empresa aceitará os cartões, Visa, Master, Rede e Elo como forma de pagamento.

A nova instalação da empresa em Rondonópolis irá gerar empregos e renda na cidade.

Para manter contato o cliente poderá ligar nos números Telefone (66)3422-7701, 9.9625-0446 ou 9.9999-1522 whats

Comentários Facebook
Veja Mais:  Apor está sem farmacêutico e pede ajuda aos vereadores
Continue lendo

Rondonópolis

Boca Sports realiza ‘Feirão de Tênis’ neste sábado (25) em Rondonópolis

Publicado

A loja Boca Sports preparou grande ofertas de qualidade e promoção para este final de semana. Neste sábado (25) será realizado o Feirão de Tênis com diversos modelos e preço especiais.

Esta é a hora de você comprar aquele tênis dos sonhos por um precinho bem em conta. Será um dia de promoção com preços especiais em tênis e muito mais. Serão mais de 300 Pares do número 34 ao 43.

Além da super promoção de tênis, o cliente será recepcionado com um delicioso café da manhã.

A Boca Sports fica localizada na Rua Arnaldo Estevão em frente a caixa econômica federal no centro de Rondonópolis. Maiores informações (66) 9.9958-7099.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Prefeitura faz cessão de área para a Coopercicla e inicia trabalho para firmar termo de fomento com a cooperativa
Continue lendo

Rondonópolis

Prefeitura disponibiliza local com triturador de galhos e podas de árvores

Publicado

Foto: Assessoria

Essa semana a Prefeitura de Rondonópolis começou a receber e fazer a trituração de galhos e podas de plantas. O local preparado para fazer o serviço fica nos primeiros metros da Rodovia do Peixe e está aberto de manhã e à tarde para receber esses materiais que podem ser levados pela população em geral e também por jardineiros e grandes gerados desse tipo de resíduo.

Em um trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder), o município passa a oferecer um local apropriado para a população fazer o descarte desses materiais. Os galhos de árvores e restos de podas de plantas estão sendo triturados e descartados de forma adequada e ambientalmente correta.

O secretário de Meio Ambiente do município, João Fernando Copetti Bohrer, comentou que com a nova máquina está sendo possível fazer o descarte ambientalmente correto desse tipo de material, além de levar eficiência na utilização dos recursos públicos disponíveis no município.

Copetti destacou que a área na Rodovia do Peixe é o único local autorizado para os jardineiros e carroceiros fazerem o descarte legalizado de galhos e podas de plantas na cidade e também que não é aceito nenhum outro tipo de material que não seja o indicado.

O ponto de coleta e trituração fica aberto de segunda à sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

Veja Mais:  Prefeitura faz cessão de área para a Coopercicla e inicia trabalho para firmar termo de fomento com a cooperativa

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana