conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Na Capital

Em parceria com IFMT, Secretaria oferecerá capacitação a feirantes e ambulantes

Publicado


A secretária de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Débora Marques, tem buscado parcerias entre a Prefeitura de Cuiabá e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Em reunião com o diretor geral da instituição, Deiver Alessandro Teixeira, na terça-feira (16), foram definidas as datas para um curso de capacitação de feirantes e ambulantes de comida de rua da Capital.

As primeiras edições do projeto acontecem nos dias 10 e 17 de Fevereiro, nos laboratórios do IFMT. As aulas, voltadas ao manuseio de alimentos, também contarão com o auxílio de profissionais da Vigilância Sanitária, órgão subordinado à Secretaria Municipal de Saúde.

“Começaremos com feirantes e ambulantes do segmento de alimentos de origem animal. O objetivo é garantir a segurança alimentar e profissionalizar àqueles que atuam no setor, que precisa ser encarado com foco no empreendedorismo, como qualquer outro tipo de negócio”, explica Débora.

Neste contexto ela lembra que a Secretaria tem realizado a entrega de barracas e de uniformes a feirantes, fornecido Termos de Permissão de Uso (TPUs) para ambulantes além de ter promovido outras ações de capacitação.  “Ao investirmos em ordenamento e qualificação estamos fomentando o setor, uma vez que alcançamos benefícios tanto para os comerciantes quanto para seus clientes.”

Durante o 2º Seminário dos Feirantes, realizado pela Pasta em dezembro, o diretor geral do IFMT já havia anunciado a união de esforços com a gestão. Na ocasião os participantes preencheram fichas técnicas que ajudarão os profissionais do Instituto a traçar o perfil dos participantes. “Gostaria de parabenizar o prefeito que está sempre com as portas abertas para nos receber e é solicito às questões de educação”, afirmou.

Veja Mais:  Pais ou responsáveis terão mais uma oportunidade para solicitar vaga em creches de Cuiabá

Comentários Facebook

Na Capital

Secretaria de Saúde zera demanda reprimida de laqueaduras em Cuiabá

Publicado


A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da secretaria adjunta de Planejamento e Operações tem atuado fortemente junto à Central de Regulação de Cuiabá com o objetivo de diminuir o tempo de espera de pacientes da capital para a realização de procedimentos cirúrgicos eletivos.

No fim do ano passado a SMS recebeu uma emenda parlamentar para ser utilizada no pagamento de procedimentos no Hospital Santa Helena, com o qual a Secretaria tem pactuações de serviços para pacientes que moram em Cuiabá. De acordo com o secretário adjunto de Planejamento e Operações, Milton Correa da Costa Neto, for realizado um estudo na Regulação para decidir qual seria a melhor utilização deste recurso. “O Hospital Santa Helena é referência para a saúde da mulher. Verificamos que havia mulheres esperando na fila há bastante tempo para passar pelo procedimento de laqueadura, então decidimos usar parte do recurso recebido para este fim”, revelou Milton.

Através deste plano de ação, foram realizadas 149 laqueaduras para pacientes de Cuiabá, até o fim do ano passado. “Com isto, conseguimos atualizar a fila de espera de laqueadura para as cuiabanas. Os pedidos que ainda temos para esse procedimento na Central de Regulação foram feitos em dezembro, então podemos dizer que zeramos a demanda reprimida”, comentou o adjunto.

Veja Mais:  CUIABÁ| Mulheres assistidas pelo Cras Osmar Cabral recebem certificados do curso de Modelista

Milton acrescenta que esta era uma grande preocupação da primeira dama, Marcia Pinheiro desde o início da gestão do prefeito Emanuel. “Ela vem cobrando da SMS uma atenção especial para procedimentos relacionados à saúde da mulher, pois só uma mulher entende sobre o sofrimento de se esperar em uma fila para atendimento por uma necessidade feminina”, disse.

Com a outra parte da emenda, a SMS contemplou pacientes que aguardavam na fila para outros tipos de procedimentos. “O estudo da Regulação identificou um tempo longo de espera para cateterismo e angioplastia convencional também. Então usamos a outra parte do recurso para realizar 50 cateterismos e 20 angioplastias, para pacientes que já esperavam há algum tempo. Ainda há muita gente aguardando nas filas, mas estamos ‘reordenando a casa’. O prefeito Emanuel Pinheiro determinou que façamos tudo o que for possível para atender todos os cuiabanos que precisam do SUS e estamos trabalhando duro para conseguir diminuir cada vez mais o tempo de espera nas filas da Regulação. Não é uma tarefa fácil, mas estamos empenhados para cumpri-la da melhor maneira possível”, concluiu o secretário adjunto.

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

Após aposentadoria, servidor se dedica integralmente à música; confira

Publicado


O toque do trompete é ouvido de longe. O som faz parte da vida de Luiz Cândido Filho da Silva Brasil, que, há mais de 50 anos mantém uma relação de amor e respeito pela música. Os laços se estreitaram após a aposentar e a dedicação pelas notas se tornou ainda maior. Seu Brasil, como é mais conhecido, conta que antes de encerrar a carreira dava maior valor à profissão, mas que assim que saiu da ativa passou a praticar com mais afinco o que até então era apenas um hobby.

Ele nunca foi de ficar parado. Funcionário público municipal por mais de 30 anos, explica que a maior parte da vida foi dedicada ao trabalho. Ingressou nos quadros da Prefeitura de Cuiabá em 1982, como assistente administrativo, depois foi para o financeiro. Dali foi convidado para fazer parte da Banda Municipal, onde permaneceu até o dia 14 de Setembro de 2013, fechando o ciclo de trabalho com chave de ouro.

“Quando entrei na Prefeitura me dedicava 100% ao serviço. Passava mais tempo com meus colegas do que em casa. Mas daí a idade chegou e fui avisado que teria que me aposentar. Hoje a minha dedicação é voltada à minha família e à música. Isso é fundamental para mim”, revela.

Veja Mais:  Resultado final do concurso público da Secretaria de Assistência Social é publicado

De acordo com ele, embora haja saudade, tanto dos colegas quanto da antiga rotina, os dias e as noites foram preenchidos pelo som, e seguem bastante agitados. Assim, como músico ele realiza diversos eventos, tocando em aniversários e casamentos por diferentes cidades de Mato Grosso.

Ao lembrar os anos de serviço prestado à comunidade, ele avalia que a gestão atual pode ser resumida por uma palavra: competência. “O prefeito é humilde, trabalhador, valoriza o servidor tanto na ativa, como os aposentados. Espero que Deus continue dando saúde, para que ele trabalhe ainda mais a favor da nossa sociedade.”

Histórias como a de seu Brasil se multiplicam por aí. Com o seu trabalho e luta, milhares de aposentados contribuíram para que o Município avançasse e as condições de vida da comunidade melhorassem. Por isso hoje é dia celebrar com carinho a trajetória daqueles que fizeram a diferença em suas carreiras e para a cidade.

A você, aposentado, nosso muito obrigado pela experiência e pelos ensinamentos. Sua garra e sua disposição para enfrentar os muitos desafios que fizeram parte de nossa história são as bases que motivam o serviço público a continuar lutando em defesa de todos os cidadãos.

Os sonhos não envelhecem nunca. E a sabedoria não se aposenta? (autoria desconhecida).

24 de janeiro. Dia do aposentado.

 

Veja Mais:  Pais ou responsáveis terão mais uma oportunidade para solicitar vaga em creches de Cuiabá

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

Prefeitura de Cuiabá convoca aprovados em várias funções para a Educação

Publicado


A Prefeitura de Cuiabá publica nesta sexta-feira (24) editais de convocação de candidatos aprovados no processo seletivo simplificado da Secretaria de Educação, para as funções de Professor (Pedagogo, Educação Física, Artes, Inglês, Atendimento Educacional Especializado – AEE), Técnico de Desenvolvimento Infantil (TDI), Técnico em Nutrição Escolar (TNE), Motorista e Auxiliar de Serviços Gerais (ASG)

Os candidatos convocados devem comparecer à Secretaria de Educação, localizada na Rua Diogo Domingos Ferreira, nº 292, bairro Bandeirantes, na próxima segunda-feira (27), pela manhã ou a tarde, segundo os horários previstos nos editais, para entrega de documentos e atribuição.

Os aprovados devem ler atentamente os editais que trazem informações sobre dias e horários de comparecimento à Secretaria, além dos documentos que devem ser entregues. O candidato que não comparecer nos dias e horários previstos ou não entregar toda a documentação exigida será eliminado, pois não haverá segunda chamada. Nesse caso, será convocado o classificado na sequência.

Os documentos que devem ser apresentados e entregues (originais e/ou cópias) são: RG, CPF, Título de Eleitor, PIS ou PASEP, Certificado de Reservista, Conta Corrente no Banco do Brasil (caso houver), comprovante de residência, diploma ou certificado de conclusão de curso, acompanhado do Histórico Escolar (do Ensino Médio), exame admissional e certidões negativas.

Veja Mais:  Pais ou responsáveis terão mais uma oportunidade para solicitar vaga em creches de Cuiabá

Os editais de convocação se referem ao processo seletivo simplificado para contratação temporária imediata e formação de cadastro de reserva, Nº 005/2019/GS/SME, publicado no Diário Oficial do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso nº 1756, de 22/10/2019, página 50 a 62, realizado pela Secretaria Municipal de Educação no ano passado, para o ano letivo de 2020.

SERVIÇO

Convocação do Processo Seletivo da Educação 2020

Dia 27de janeiro
Manhã – às 8h – TNE, TDI, Motorista, ASG  – todas as regionais 
Tarde – Professor Pedagogo, Educação Física, Artes, Inglês, AEE  

Confira anexo os editais de convocação

Comentários Facebook
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana