conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Rondonópolis

Equipe da Tv Centro América é homenageada

Publicado

Foto: Assessoria

A equipe da Tv Centro América Rondonópolis, composta pelos profissionais, Lorena Segala – Repórter, Sebastião Santana – Repórter Cinematográfico, Jeyson Nascimento – Produtor e Luan Dourado – Editor de Imagens, receberam hoje (05), na Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de Rondonópolis uma Moção de Aplausos apresentada pelo vereador Roni Cardoso (PRTB), pelo belíssimo trabalho na última série de reportagens exibida em sua programação, Jornal MT1, que falou sobre ansiedade e depressão.

 

“Enquanto profissional, foi muito importante poder dar voz a essas pessoas que tanto sofrem caladas, por ser doença e transtornos que não são visíveis, o preconceito é muito maior, e por meio dessa série, nós conseguimos ajudar de alguma forma”, disse Lorena Segala.

 

O produtor Jeyson Nascimento conta, que a ideia surgiu há cerca de seis meses, quando fizeram uma reportagem sobre a chegada do Centro de Valorização da Vida em Rondonópolis, que recebe muitas ligações de pessoas que estão em depressão, e muitas vezes tentam suicídio. De lá pra cá, dedicou-se em estudar os assuntos fazendo pesquisas, e a busca pelas pessoas que passam por esses problemas era feita diariamente.

 

“As pessoas que são ansiosas e depressivas, têm uma certa resistência em falar no assunto, e levou tempo para descobrir essas pessoas que estavam escondidas com medo de contar sobre os problemas, pessoas que queriam gritar por socorro, mas tinham medo”, relatou o produtor.

Veja Mais:  Microcrédito muda vida de muitas pessoas e incentiva empreendedores em Rondonópolis

 

A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas – Brasil), estima que mais de 300 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão. Quando muito grave, esse transtorno pode levar ao suicídio. Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano, sendo essa a principal causa de morte entre pessoas com idade de 15 a 29 anos. Foi pensando nisso, que a série de reportagens recebeu o nome de: Ansiedade de Depressão. A equipe acredita que é por meio da conversa, da informação, que conseguem mudar um pouco a realidade atual, os preconceitos, e é uma maneira das pessoas que assistem conhecer mais sobre esses assuntos que estão muito presentes na nossa sociedade.

 

“Já recebi mensagens de psicólogos dizendo que está aplicando o que foi falado nas reportagens com os pacientes. Soube que nossas reportagens chegaram a São Paulo, e isso que é bacana, ver que você pode ajudar alguém, que você faz a diferença, e nós extrapolamos a barreira do nosso estado, e isso é mais gostoso ainda”, disse Jeyson Nascimento.

 

“Em TV não fazemos nada sozinhos, porque até a reportagem ir ao ar, passa-se por muitas pessoas, e cada uma, na sua devida função trata com muito profissionalismo, para que chegue ao telespectador um trabalho de qualidade. E trazer toda equipe para receber essa homenagem hoje foi muito gratificante”, disse Lorena.

Veja Mais:  Projeto ‘Samuzinho’ realiza a formatura de mais de 6 mil pessoas nesta quarta (12) em Rondonópolis

Comentários Facebook

Rondonópolis

Segue mobilização para manter funcionamento do Incra em Rondonópolis

Publicado

Foto: Assessoria

Na próxima quinta-feira (17), o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Genilton Pereira irá a Cuiabá para se reunir com o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Ivanildo Teixeira Thomaz para tentar finalizar o termo de cooperação técnica tornando possível a nomeação de um novo executor para a unidade de Rondonópolis.

Segundo o secretário, a atual gestão elaborou uma minuta do termo de cooperação e encaminhou para o jurídico do Incra da Capital, estando no aguardo do parecer jurídico deles, enquanto isso a base localizada em Rondonópolis segue funcionando com dois servidores.

Todo o esforço está sendo feito de acordo com a determinação do prefeito José Carlos do Pátio de não deixar fechar o Incra, uma vez que a base avançada foi aberta em 2018 no município após muitos anos de luta, atendendo as demandas de uma média de seis mil famílias na região.

Atualmente a Prefeitura arca com 90% das despesas, como aluguel, custos telefônicos, pagamentos de vencimento aos servidores, entre outros, garantindo a manutenção da unidade e de acordo com o gestor municipal, “estamos dispostos a arcar com 100% porque não podemos permitir o sacrifício do pequeno produtor”, destacou Pátio.

Uma comitiva esteve em Brasília em agosto deste ano, participando de audiência na sede do Incra com presidente da autarquia federal, João Carlos de Jesus Corrêa debatendo sobre a base avançada no município. Na oportunidade, foi entregue um documento solicitando a transição da base avançada do Incra para uma unidade gestora garantindo maior autonomia nas ações administrativas.

Veja Mais:  Licitação para transporte coletivo não tem empresas interessadas

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Prefeitura amplia rede de saúde e inaugura ESF no bairro André Maggi

Publicado

Foto: Assessoria

Mais uma unidade de saúde foi concluída pela Prefeitura de Rondonópolis e entregue a população. Desta vez, os moradores do bairro André Maggi e região comemoraram a inauguração do posto “ESF Gesse Soares de Brito” feita pelo prefeito Zé Carlos do Pátio. Cerca de duas mil famílias dos bairros André Maggi e João Antônio Fagundes contaram com atendimento médico e odontológico mais próximo de sua residência.

“Mais uma unidade de saúde, a semana passada inauguramos uma no Paineiras, agora mais uma que recebeu o nome do meu amigo Gesse e toda semana vamos começar a inaugurar unidades de saúde para aproximar a saúde da população. São 15 novas unidades que estamos construindo e reformando várias, o nosso objetivo é deixar a cidade estruturada e dentro de poucos dias estaremos inaugurando o Hospital da Criança” destacou o prefeito.

Com a nova unidade de Saúde entregue, a população passa a contar com a oferta dos serviços da ESF e a prefeitura amplia a cobertura do programa para os bairros.

“A saúde cada dia mais perto do cidadão, é uma sensação de dever cumprido, pois o dever desta gestão é humanizar a saúde e levar para aqueles que mais precisam. Estamos inaugurando uma nova unidade, climatizada e equipada para uma população que até então era desassistida de PSF,” explicou a secretária municipal de Saúde Izalba Diva de Albuquerque.

A nova unidade de Saúde recebeu o nome de Gesse Soares de Brito (in memoriam), ilustre cidadão que contribuiu significativamente para a história do município. A esposa Maria Lucia Milhomen de Brito, mais conhecida como professora “Tatinha” e os filhos estiveram presentes na inauguração.

Veja Mais:  Pátio conversa com moradores do Sagrada Família e deve apresentar projetos

“Fico muito grata, toda a família, porque ele foi um homem batalhador no município e sempre ajudou as pessoas menos favorecidas, quero agradecer ao Zé do Pátio fico muito agradecida por ele ser homenageado,” agradeceu a professora “Tatinha”.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Dois alunos da Escola Municipal Princesa Isabel são semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa

Publicado

Foto: Assessoria

A Escola Municipal Princesa Isabel de Rondonópolis tem dois alunos semifinalistas da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa. Um dos semifinalistas é o estudante Luiz Felipe Cândido Pires, que concorre na categoria memórias literárias – direcionada para alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental – com texto de título “Muleque, vem prá dentro”. A outra semifinalista é aluna Eloísa Queiroz Mallmann, concorrente da categoria crônica – para estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental – por meio do texto de título “Futuro esquecido”. Os dois semifinalistas são alunos do professor Senio Queiroz de Faria.

Os textos dos alunos Luiz Felipe e Eloísa estão entre os 569 selecionados para a etapa nacional, após escolha da Comissão Julgadora Estadual, criada pela Secretaria de Estado de Educação. O resultado desta etapa foi divulgado na última sexta-feira (11) e os estudantes classificados passam por nova avaliação entre os dias 23 de outubro e 19 de novembro, quando, durante a etapa nacional serão escolhidos os 173 finalistas entre estudantes de escolas públicas de todo o país.

O resultado final da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa será divulgado em 28 de novembro, quando serão escolhidos os 28 textos vencedores, depois de concluídas todas etapas de julgamento. E, em 9 de dezembro será realizado um evento de premiação aos ganhadores.

Veja Mais:  Licitação para transporte coletivo não tem empresas interessadas

A olimpíada

A 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa é um projeto nacional promovido por meio de parceria entre o Ministério da Educação, Itaú Social e Cenpec Educação com o objetivo principal de contribuir para o ensino-aprendizagem da leitura e escrita, aprofundando os conhecimentos dos alunos de escolas públicas brasileiras, sejam elas federais, estaduais ou municipais.

A olimpíada é dividida nas categorias poema, que concorrem alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, memórias literárias, para alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, crônicas, com a participação dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, documentário, para alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Médio e artigo de opinião, com alunos do 3º ano do Ensino Médio.

O tema abordado pelos alunos em todas as categorias nesta edição é ‘O lugar onde vivo’, uma iniciativa que busca que os estudantes valorizem os aspectos da cultura local, resgatando histórias, estreitando os vínculos comunitários, se aprofundando no conhecimento sobre a realidade e assim, desenvolvendo cidadania.

Comentários Facebook
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana