conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Mato Grosso

Escola de Apiacás desenvolve projeto de prevenção à gravidez na adolescência

Publicado

A Escola Estadual Vinícius de Moraes, localizada no município de Apiacás (a 1.010 quilômetros de Cuiabá), desenvolveu o Projeto de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que teve a participação de 75 alunos, do 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio. O Projeto contou com ciclo de palestras e atividades voltadas para o tema tendo a participação de uma psicóloga e duas enfermeiras.

Elaborado com palestras e questionários e atividades práticas, o projeto contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Apiacás, que disponibilizou as enfermeiras e a psicóloga. O encerramento do projeto ocorreu na sexta-feira (07.06).

Segundo a diretora da escola, Jaqueline Marrafão, o projeto surgiu após a equipe gestora observar o número de adolescentes grávidas na escola, em especial nas turmas do ensino médio. “Diante do cenário, fizemos uma parceria com a Secretaria de Saúde e iniciamos o projeto, cujo resultado foi o melhor possível”, frisa.

A diretora e o coordenador pedagógico, professor Onivar Moura Paz, relatam que o projeto teve sua primeira edição em 2018. Diante das avaliações positivas de alunos e professores, o mesmo foi aprimorado e inserido no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola para anos posteriores.

A diretora explica que, neste ano, o projeto se iniciou com um ciclo de palestras da psicóloga Priscila Lima Pinheiro, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do município, que enfocou a gravidez precoce. Em seguida, aplicou questionário sobre os sonhos e objetivos que os adolescentes têm para suas vidas.

Veja Mais:  Governo anuncia ordem de serviço para retomada e início de 114 obras nas estradas de MT

Na sequência, as enfermeiras Bruna Baumann e Caroline Torres realizaram palestras referentes ao corpo humano, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e métodos contraceptivos.

“Em um terceiro momento a psicóloga retorna para a escola para terminar a atividade prática realizada com os alunos, e observar os relatos frente às dificuldades que tiveram. Os alunos gostaram muito, pois tiraram suas dúvidas com profissionais capacitados para o assunto”, ressalta a diretora.

De acordo com a professora Ana Tiele Nascimento, o ciclo de palestras foi de suma importância para os alunos, pois trouxe informações novas e eles tiraram também suas dúvidas sobre o tema, enfocando nas consequências de uma gravidez precoce.

Para o decorrer do ano de 2019, a escola ainda trabalhará temas como bullying e prevenção às drogas.

Responsabilidade

Como parte do trabalho prático, os alunos deveriam cuidar de um objeto, com o máximo de carinho e cuidado. O escolhido foi um ovo cru. Todos tinham a responsabilidade de levar este objeto a todos os lugares no período de uma semana. A diretora lembra que, no momento final, faltavam vários ovos, muitos quebrados. 

“O ovo é um objeto frágil que precisava de um cuidado especial, assim como a gente tem que ter conosco. O que cada um fez com ele para não quebrá-lo, foi o foco da socialização. Cada um relatou sua experiência. Isso foi muito importante para todos”, ressalta a diretora.

Veja Mais:  Estado decreta calamidade financeira visando equilíbrio de contas e regularização fiscal

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Mato Grosso

Onça é capturada em residência de Cáceres e solta novamente na mata

Publicado

Uma onça parda que foi retirada de dentro de uma residência, no bairro Cavalhada, em Cáceres, foi capturada sem ferimentos e solta em uma região de mata. A ação ocorreu de forma conjunta entre Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), por meio da Diretoria de Unidade Desconcentrada de Cáceres, Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, Juizado Volante Ambiental (Juvam) ,Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Prefeitura de Cáceres.

Toda a ação foi acompanhada pelos médicos veterinários Ederson Viaro e Reginaldo Bicudo, que auxiliaram na retirada do animal. Eles realizaram o procedimento de captura por meio de dardos anestésicos para longas distâncias.

“Após 20 minutos o animal estava sedado e foi acondicionado em uma jaula para ser solto novamente na natureza. É um macho entre 45 e 50 kg e com idade entre 18 e 24 meses. Ele estava em perfeito estado de saúde, sem escoriações ou lesões aparentes, bem hidratado, sem febre, sem ectoparasitos”, explicou Ederson Viaro, que se deslocou de Lambari D’ Oeste para ajudar na operação.

De acordo com Ederson, moradores locais relataram que, apesar de ser uma área urbana, situa-se nas proximidades de um córrego e do Rio Paraguai e que o local tem presença frequente de capivaras. “Desta forma, um dos prováveis motivos foi que a onça, em perseguição a um animal, se assustou com a presença de cães ou pessoas e adentrou na residência para se proteger”, pontuou o médico veterinário.

Veja Mais:  Estado decreta calamidade financeira visando equilíbrio de contas e regularização fiscal

O diretor da Regional de Cáceres, Luiz Sérgio Garcia, explicou que a operação de captura ocorreu a partir de uma denúncia pelo 190 e a comunicação aos órgãos ambientais. A participação da Sema e Polícia Militar Ambiental se justificou pelo fato do animal se encontrar cativo dentro de uma residência. Em casos de animais silvestres que aparecem em ruas de vilas ou bairros a responsabilidade é do Ibama e ICMbio, que fazem o Manejo de Fauna em Vida Livre.

Após a avaliação clínica, Sema, Polícia Militar Ambiental e os médicos veterinários decidiram realocar o animal nas proximidades de onde se encontrava, na BR-174, em um ambiente semelhante ao habitat que vivia.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Cedca realiza processo de escolha dos membros representantes da Sociedade Civil

Publicado

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (Cedca-MT), vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), convoca as instituições da sociedade civil organizada, de âmbito estadual e intermunicipal, para o processo de escolha dos membros representantes da Sociedade Civil, para o biênio de 2020/2021.

A Assembleia Geral será realizada no dia 15 de outubro, às 14h, na sala da Escola de Conselhos “Rosarinha Bastos” localizada na Rua General Valle, 567, Bairro Bandeirantes, em Cuiabá. Poderão participar do processo eleitoral somente as entidades da sociedade civil organizada de âmbito estadual e intermunicipal.

Serão eleitas 18 instituições: nove ocuparão as vagas para titulares e nove as de suplentes, representando diversos segmentos de promoção, proteção e defesa, conforme o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

Entre as instituições que devem participar estão: a Associação de Amigos da Criança com Câncer (AACC-MT), Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação de Primeira-Damas dos Municípios do Estado de Mato Grosso (APDM), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Comitê Pró-Infância, Conselho Regional de Serviço Social (Cress), Fundação Fé e Alegria, Federação Espírita (Feemt),Conselho Regional de Psicologia (CRP), entre outros.

Para mais informações  entrar em contato por e-mail : cedca@setasc.mt.gov ou por telefone : (65) 3624-5796.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Veja Mais:  Recurso é parcialmente acolhido para afastar multa de ex-gestores do DAE-VG
Continue lendo

Mato Grosso

Arquivo Público promove workshop em Gestão de Documentos

Publicado

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Superintendência de Arquivo Público de Mato Grosso, promoverá na próxima quarta-feira (16.10), o workshop “Boas Práticas em Gestão de Documentos”. O público-alvo são servidores e gestores responsáveis pela gestão de documentos e arquivos do Executivo estadual. O evento será realizado na sede do Arquivo Público, no Centro de Cuiabá.

Por meio de palestras e mesas-redondas, o objetivo do workshop é promover o compartilhamento de normas, procedimentos e conhecimentos técnicos sobre as boas práticas em gestão de documentos. Também serão debatidos durante a realização temas como o descarte correto do documento, preservação e seu ciclo de vida.

Esta é uma das ações que o Arquivo Público tem realizado para atender todos os órgãos responsáveis pela gestão de documentos e arquivos no Estado. Para alcançar todos os servidores, especialmente os que atuam no interior de Mato Grosso, a Superintendência tem realizado cursos de capacitação na modalidade EaD (ensino a distância).

O evento será iniciado às 8h com a palestra “Gestão de Documentos Digitais”, ministrada pela professora Leonora Schwaitzer, da Universidade Federal Fluminense (UFF), doutora em História, Política e Bens Culturais. Na sequência, às 10h45, está prevista a realização da mesa-redonda “Implantação do Processo Administrativo Eletrônico no Estado de Mato Grosso”.

No período vespertino estão programadas, ainda, as mesas-redondas “Central de Gestão de Documentos e Preservação em ação”, às 14h; “Boas Práticas em Gestão de Documentos nos Órgãos e Entidades do Poder Executivo de Mato Grosso”, às 15h45.

Veja Mais:  TCE multa pregoeiro por sobrepreço na aquisição de medicamentos em Juína

De acordo com a superintendente do Arquivo Público de Mato Grosso, Vanda da Silva, um dos objetivos do evento também é socializar com todas as secretarias e gestores de protocolo e arquivo o trabalho realizado pelas setoriais.

“Durante o evento as setoriais apresentarão casos de sucesso das suas secretarias, ações que geraram resultados positivos internamente. Também poderão debater temas voltados para a área. Essa é uma forma de valorizar o trabalho das equipes que têm se dedicado em aplicar as boas práticas na gestão documental”, disse.

Mais informações pelo telefone (65) 3613-1800.

(Supervisão de texto de Nayara Takahara).

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana