conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Mato Grosso

Escola de Saúde qualifica 300 agentes para atuar em aldeias

Publicado

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), por meio da Escola de Saúde Pública (ESP-MT), iniciou na quarta-feira (13), a II Oficina de Elaboração do plano de qualificação de Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e Agentes Indígenas de Saneamento (Aisan) para desempenhar o trabalho de prevenção de saúde nas aldeias.

Para realizar as oficinas e debater novas ideias, o evento conta com a participação do Ministério da Saúde e a cooperação de uma representante da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Dados do Ministério da Saúde mostram que 4.263 representantes indígenas, atuam no sistema AIS e mais 1.706 estão atuando no Aisan. Por isso, é importante a realização do programa de formação, que tem o objetivo de qualificar, fortalecer e organizar os serviços de atenção primária nos Distritos.

Uma das coordenadoras da qualificação da Unifesp, Sofia Beatriz Machado de Mendonça, disse que “hoje é um momento especial, damos um passo para operacionalizar este curso dos Agentes de Saúde. Então, este é o momento de fazer os combinados, um momento de concretização, e principalmente, de alinhamento das ideias com participação de todos neste processo”, relatou.

A representante da Unifesp enfatizou que este tipo de curso cria uma ponte até os indígenas, garantindo uma proximidade no processo de trabalho, podendo modificar as práticas da realidade dos indígenas, garantindo uma qualidade do serviço.

Veja Mais:  Piloto é encontrado vivo 3 dias após avião agrícola cair em MT

A diretora da ESP- MT, Silvia Tomaz, relatou que este curso é especial pois “garante uma reflexão sobre à saúde da população indígena e envolve a participação deles na formulação de todo o desenvolvimento da formação”.

Serviços

A ESP/MT é o órgão executor da política de recursos humanos do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado, e está integrada ao Sistema Estadual de Ensino.  A unidade fica localizada na Av. Adauto Botelho, 552, Bairro Coophema. Para mais informações entre em contato pelo número: (65) 3613-2323.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Mato Grosso

Nobres recebe etapa regional dos Jogos Escolares a partir de sexta-feira (24)

Publicado

O município de Nobres (a 125 km da capital) sediará a partir desta sexta-feira (24) a etapa regional Médio Norte dos Jogos Escolares da Juventude nesta sexta-feira (24). A abertura será na Praça da Cohab, às 19h, com apresentações culturais, entrada das delegações, fogo simbólico e show com os artistas Jorge e Miguel.

Realizada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), a competição envolve todos os municípios e regiões do Estado nessa fase regional. Em Nobres, 13 municípios da região Médio Norte serão representados por 1.046 participantes das delegações de diferentes escolas públicas e particulares. 

No período de 24 a 29 de maio, Nobres sedia as disputas entre estudantes de 12 a 17 anos de idade, divididos nas categorias A e B. Entre 03 e 08 de maio, Alto Garças recebeu as disputas da categoria B – que abrange adolescentes de 12 a 14 anos, das regiões Sul/Sudeste. E de 17 a 22 de maio, Nova Mutum foi sede das partidas das categorias A e B da região Centro Norte. 

Até a primeira quinzena de julho, os Jogos prosseguem em outras sete regiões esportivas. As escolas campeãs em suas respectivas regiões esportivas avançam para a etapa estadual que ocorrerá nos meses de julho, agosto e setembro. 

Os Jogos Escolares da Juventude reúnem estudantes de todos os municípios do Estado na fase regional, em que são disputadas as modalidades coletivas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol. Nessa etapa realizada em Nobres, as disputas serão entre escolas de Acorizal, Alto Paraguai, Arenápolis, Barra do Bugres, Denise, Diamantino, Jangada, Nobres, Nortelândia, Nova Olímpia, Rosário Oeste, São José do Rio Claro e Tangará da Serra.

Veja Mais:  Programa de Demissão Voluntária do governo começa a receber adesões

Para a realização da competição, a Secel conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do município-sede. Mais informações sobre o calendário e resultados dos Jogos Escolares da Juventude podem ser obtidas no site: www.esportes.mt.gov.br/eventos/jogos-escolares-da-juventude

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Braseiro arrecada mais de R$ 223 mil que serão doados a 16 entidades

Publicado

Nesta 6ª edição mais de cinco toneladas de carne foram consumidas durante as sete horas de evento que teve público recorde de 3,5 mil pessoas

Foto: Assessoria

Churrasqueiros,  auxiliares do bar, organização e  limpeza, essas foram algumas das funções realizadas por cerca de 550 voluntárias no Festival Braseiro de 2019.  O evento que teve recorde de público nesta edição, levando mais de 3,5 mil pessoas para o Rancho Dourado, aconteceu dia 11 de maio em Cuiabá e arrecadou o montante de R$ 223.155,44. O valor total será dividido entre 16 entidades filantrópicas de Cuiabá e Várzea Grande.

O montante angariado nesta edição será revertido na compra dos itens solicitados pelas entidades e a equipe organizadora irá realizar as entregas. De acordo com o idealizador do Festival Braseiro, Marco Tulio Duarte, as expectativas foram atingidas e muita gente será beneficiada.

“É com muita alegria que anunciamos o resultado líquido do nosso Festival Braseiro Edição Cuiabá 2019. Agradecemos o empenho de todos em realizar um evento com o objetivo de ajudar tantas pessoas. Com este recurso será possível ajudar ainda mais pessoas que esperávamos”, afirma.

A presidente da Comissão de Entidades, Cristiane Rabaioli, ressalta que a participação de voluntários é fundamental para a arrecadação do lucro da festa, quanto menos for gasto com a realização mais dinheiro sobra para dividir entre as instituições.

Veja Mais:  Autoescolas deverão cumprir índice de aprovação de 60% para manter credenciamento

“Das entidades que serão beneficiadas temos mais de 150 pessoas engajadas e também mais de 350 churrasqueiros voluntários. É uma forma de todos participarem do evento que irá garantir benfeitorias nos projetos realizados por eles. Tem o pessoal que ficou no estacionamento, no bar de destilados e também recolhendo as latinhas consumidas no Festival. É uma união de forças”, afirma.

A “MTmamma amigos do peito” é uma das instituições que será beneficiada com o lucro do Festival. De acordo com a presidente, Cleuza Dias, são ações como essas que possibilitam a manutenção deste projeto que lida com mulheres acometidas pelo câncer de mama.

“Nós levamos 10 voluntários e tinha muita gente querendo ir para ajudar na realização do evento. O nosso projeto cuida de mulheres que tiveram câncer de mama, então os recursos vão ajudar na compra de sutiãs para elas. É uma doença que mexe com a autoestima, deixa as mulheres muito vulneráveis, então o Festival Braseiro vai nos ajudar a ajudá-las”, confirma.

A coordenadora dos voluntários do grupo “Seara Espírita de Luz”, Isabel Guarim, relata que a participação no dia do evento é uma forma de contribuir com outras entidades e também com a arrecadação total do evento.

“Nós viemos com 12 voluntários e é muito gratificante participar porque a gente contribui não só com a nossa instituição, mas também ajuda outras a receberem o que estão precisando. Nós sabemos o quanto é difícil trabalhar com doações, então quando tem uma oportunidade de ajudar mais pessoas serem beneficiadas é muito bom”, completa.

Veja Mais:  Conheça a história de Mato Grosso desde o período colonial

Assim que todas as compras forem realizadas será marcada a entrega dos donativos para as 16 entidades beneficiadas.

Lista de entidades:

Instituto luz do amanhã

Creche Falcãozinho

Projeto Ubuntu

Hospital Geral

Associação Mato-grossense de Equoterapia (AME)

Alma Missionária

Associação Mato Grossense dos Cegos – AMC

Lar dos Idosos São Vicente de Paula

Obras Sociais Mãe Zeferina

CEAF Comunitária

Banho Solidário

Projeto Grêmio Rotam

MT Mama

Seara Espirito de Luz

Hospital Santa Helena

Creche boa vontade

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Relator da Saúde apresenta levantamento de irregularidades ao atual gestor

Publicado

Em reunião com o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, o conselheiro Guilherme Antonio Maluf apresentou um levantamento realizado pela Secretaria de Controle Externo de Saúde e Meio Ambiente quanto as principais fiscalizações desencadeadas pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso na área da saúde estadual e demais processos em tramitação na relatoria do conselheiro referentes a irregularidades. O levantamento foi solicitado pelo secretário para que tome conhecimento das demandas bem como também das recomendações feitas pelo TCE-MT. A proposta do gestor é propor ao Tribunal um novo Termo de Ajustamento de Gestão (TAG). A reunião aconteceu na manhã desta quinta-feira (23/5), no gabinete do conselheiro Maluf, no TCE-MT.

Gilberto Figueiredo reforçou ao conselheiro Maluf o interesse em adotar medidas de acordo com as ações indicadas pelo Tribunal. Para isso, solicitou a pactuação de um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) com prazos exequíveis ao cumprimento das recomendações, a fim de que a atual gestão possa cumprí-las de forma regular, clara e com lisura administrativa e legal.

Os processos e recomendações são relativos a: regulação de pacientes em hospitais regionais e de Várzea Grande; indenizações; serviços hospitalares desativados; gestões realizadas por Oscips; medicamentos; bloqueios judiciais; processos licitatórios; atendimento domiciliar; pagamento de pessoal e fornecedores; e contratos.

O primeiro TAG celebrado entre o TCE-MT e a SES foi em 2015, resultado de uma auditoria operacional concluída em 2014, e previa o cumprimento de 53 compromissos relativos à problemas estruturais. Em julgamento realizado no dia 28 de março de 2017, o Tribunal decidiu rescindir o TAG, por descumprimento dos prazos. O termo previa prazos de 3 a 36 meses nas áreas de Atenção Básica, Regulação Assistencial e Assistência Farmacêutica, mas o Estado conseguiu cumprir somente 20% ao final do quarto monitoramento. Ao todo, três secretários de Estado que passaram pela pasta foram multados por violação do Termo de Ajustamento de Gestão.

Veja Mais:  Estado divulga feriados e pontos facultativos de 2019

Fonte: TCE MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana