conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Mato Grosso

Escola Estadual de Apiacás desenvolve projeto sobre diversidade cultural

Publicado

É no ambiente escolar que, desde cedo, as crianças estabelecem relações afetivas e sociais que contribuirão para sua formação como adultos e cidadãos. Justamente por isso, existe uma forte preocupação dos educadores em garantir um lugar de respeito e de acolhida dentro do ambiente escolar.

Pensando nisso, a Escola Estadual Portal da Amazônia, localizada em Apiacás (1.010 km de Cuiabá), desenvolve o projeto Diversidade Cultural, que conta com a participação de 27 alunos, e visa trabalhar e explorar a multiplicidade cultural dos vários povos que formam o Brasil. O projeto ensina a tolerância, reforça a autoestima e a identidade de cada aluno.

“Por se tratar de um projeto que tem como tema a diversidade cultural, ele aborda valores, respeito ao próximo e regras de convivência durante as atividades. O projeto permite explorar todos os eixos de estudos, tanto a natureza, sociedade, linguagem oral e corporal, escrita, a música, o movimento. É um projeto que estimula a tolerância, a diferença, melhorando o convívio desses jovens com a sociedade”, analisa a professora responsável pelo projeto, Kelly Balbino.

Jaiane Caroline Ferreira Melo, 15 anos, do 1º Ano do Ensino Médio, fala que esse projeto sobre diversidade é aquele com o que mais se identificou. “Gostei muito e a cada dia admiro mais a dedicação da professora Kelly e me interesso mais em conhecer essa nossa cultura tão rica e diversa”.

É certo que o país é multicultural, que acolhe pessoas do mundo inteiro e que é formado pela rica mistura entre povos e culturas. Portanto, saber trabalhar a Diversidade na escola é premissa para qualquer instituição que preze o desenvolvimento pleno de seus estudantes. É também dever de todos consolidar cada vez mais valores como respeito e tolerância, para que a sociedade tenha forças para combater a discriminação.

Veja Mais:  Com aval de ministro, governador decreta calamidade financeira

“Tendo em vista que nós somos um país formado pela miscigenação, que é bastante evidente dentro da escola, percebemos o quanto é importante esse trabalho sobre diversidade cultural. O projeto será desenvolvido através do teatro, aonde os alunos vão adaptar textos para dialetos das cinco regiões do país; através da culinária, com a preparação de pratos típicos das regiões; dança, através de apresentações de danças típicas e, ainda, através da pesquisa do folclore de cada região”, explica a professora.

“Eu acho muito importante participar desse projeto, pois estou conhecendo a cultura de outras regiões, costumes, pratos típicos, dentre outros. É fundamental trazer essas temáticas para a escola, pois o conhecimento nos torna mais tolerantes”, diz Poliana da Silva Muniz, 15 anos, aluna do 1º Ano do Ensino Médio.

Comentários Facebook

Mato Grosso

Menina é Internada Com Bactéria Contraída Em ‘Bomba’ De Tereré

Publicado

Estudante Maria Eduarda Almeida, 14, está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Pronto-Socorro de Cuiabá com uma bactéria que pode ter sido contraída em uma bomba de tereré. Ela deu entrada no hospital na última quarta-feira (16).

A menina, natural de Pontal do Araguaia (512 km ao sul de Cuiabá), começou a apresentar feridas na boca por volta do dia 2 de dezembro de 2018. Os familiares a levaram ao médico por mais de uma vez, que não apresentavam diagnóstico. No dia 4 de janeiro, então, ela foi internada no Hospital de Barra do Garças (509 km a leste de Cuiabá).

“Ela não conseguia beber nem água, foi passando de um médico para outro, de um médico para outro até que uma médica falou que a infecção da boca já estava indo para outros órgãos. E aí decidiram encaminhar ela para cá”, explicou uma tia, a diarista Glaubia Silva, 40.

Um dos profissionais cogitou que a bactéria foi contraída por meio de uma bomba de tereré. Apesar de não haver confirmação, os outros profissionais não descartaram a possibilidade. Maria Eduarda segue internada com o fígado inchado. Ela está sedada e com sondas.

“Agora ela está fazendo mais exames para ver, não tem previsão de alta. Depois que ela chegou aqui ela tem apresentado melhora, mas ainda não tem resultado de nada”, finalizou a tia.

Veja Mais:  Governo do Estado inaugura novo Cridac

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Segunda corrida “O Desafio da Fronteira” será realizada em março

Publicado

Estão abertas as inscrições para a 2ª corrida “Desafio da Fronteira”, realizada pelo Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron). A prova ocorrerá no dia 24 de março, em Cáceres (214 km a Oeste de Cuiabá), e faz parte das comemorações dos 17 anos do Grupo Especial.

Os atletas vão percorrer 7 km pelas ruas e avenidas da cidade. O objetivo é aproximar a sociedade dos integrantes da unidade e proporcionar uma prática de esporte saudável e acessível. As inscrições podem ser feitas pelo link https://bit.ly/2VTXfmd.

Serão duas categorias individuais (masculino e feminino): público geral e policiais/militares (Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Judiciária Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal).

Em Cuiabá, os kits e chip de cronometragem poderão ser retirados nos dias 20 e 21 de março, na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), no Centro Político Administrativo, das 8h às 18h. Em Cáceres, eles serão entregues durante os dias 22 e 23 de março, no Mercado Juba, região central da cidade, também das 8h às 18h.

Haverá premiação de até R$ 2 mil e troféu para atletas classificados de 1º ao 5º lugar na categorial geral e de até R$ 1.500 para policial/militar. Todos os inscritos que concluírem o percurso receberão medalha.

A largada e chegada serão em frente ao Centro de Eventos da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Sicmatur), com concentração a partir das 6h e partida às 6h50 para pessoas com deficiência física, e às 7h para as demais categorias.

Veja Mais:  Transparência de Mato Grosso está acima da média dos estados

Gefron Kids

Neste ano, a unidade traz como novidade a corrida “Gefron Kids” para crianças e adolescentes de dois a 15 anos de idade. A prova será realizada no dia 23 de março, às 16h, também com largada e chegada em frente a Sicmatur. Inscrições e informações também podem ser acessadas pelo site https://bit.ly/2VTXfmd.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Servidores da Sema conversam com novos gestores

Publicado

Os servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) tiveram a oportunidade de conhecer os gestores que irão conduzir a Pasta pelos próximos anos. Além de receber os novos gestores, os profissionais também puderam expor dúvidas e fazer sugestões para a alta liderança.

“A nova gestão será pautada na integração e proximidade com o servidor para realização de um trabalho técnico e orientado para a entrega dos melhores resultados para a sociedade”, destacou a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, durante as visitas. De acordo com a gestora, a equipe está empenhada em realizar um diagnóstico detalhado da Secretaria para encontrar os gargalos e elencar as soluções para saná-los.

Uma das principais dúvidas dos servidores foi sobre como o decreto 07/2019, que instituiu a situação de calamidade financeira em Mato Grosso, poderá afetar as atividades diárias da Secretaria como fiscalização, vistorias e monitoramentos. A liderança tranquilizou os servidores, uma vez que essas ações estão totalmente asseguradas.

Durante a manhã desta sexta-feira (18), a secretária Mauren, acompanhada pelo secretário executivo Alex Marega, pelo assessor-chefe Eneias Figueiredo Junior e pelos adjuntos Lilian dos Santos (Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos), Luciane Bertinatto (Gestão Ambiental) e Valdinei Valério (Administração Sistêmica) visitaram as superintendências de Atendimento, Descentralização e Desconcentração; Recursos Hídricos; Biodiversidade; Processos Administrativos e Autos de Infração; Gestão Florestal; Fiscalização e Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados. A liderança também conversou com os servidores das unidades de Correição e Controle Interno.

Veja Mais:  Com aval de ministro, governador decreta calamidade financeira

Mauren Lazzaretti (secretária de Estado), Luciane Bertinatto (secretária adjunta de Gestão Ambiental), Eneias Figueiredo Junior (assessor-chefe), Lilian Santos (secretária adjunta de Licenciamento e Recursos Hídricos), Alex Marega (secretário Executivo) e Valdinei Valério (secretário adjunto de Administração Sistêmica) assumem a gestão da Sema em Mato Grosso. Foto: Rodolfo Perdigão

 

Na próxima semana, as visitas serão realizadas nas superintendências de Educação Ambiental, Regularização e Monitoramento Ambiental e Infraestrutura, Mineração, Indústria e Serviços. A apresentação se estenderá para as unidades que compõem a Secretaria Adjunta de Administração Sistêmica.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana