conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Policial

Estado insere DNA de 1.500 condenados por crimes hediondos em banco nacional

Publicado

Hérica Teixeira | Sesp-MT 

 Em seis meses, Mato Grosso cadastrou no Banco Nacional de Perfis Genéticos os genes de 1.500 reeducandos condenados por crimes hediondos e de grave ameaça. A ação atende à determinação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, órgão do Governo Federal, conforme a Lei nº 12.654, sancionada em 2012, que visa compartilhar e comparar perfis genéticos para ajudar na apuração criminal e no processo de investigação. As informações são sigilosas.

No Estado, foram inseridos no sistema pessoas custodiadas das unidades Ana Maria do Couto May (feminino), Penitenciária Central do Estado (PCE) e Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC). O trabalho de inserção na Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG) começou em maio deste ano e é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio da Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e o Tribunal de Justiça (TJ-MT).

“Criar um banco de dados nacional com o registro dos autores de delitos criminais graves é um importante passo para a segurança pública no país. Os profissionais de Mato Grosso se empenharam para atender a demanda de atendimentos e isso demonstra também o comprometimento das instituições envolvidas”, revela o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante.

Mato Grosso integra um dos 18 laboratórios credenciados pela rede integrada. São considerados hediondos os crimes de homicídio, roubo seguido de morte, estupro e genocídio. Mato Grosso têm uma população carcerária de 12.221 mil pessoas, entre homens e mulheres, em 53 unidades penais.

Veja Mais:  PM prende dupla com diversos produtos de furto no bairro Parque Universitário

“A lei que trata da coleta do perfil genético é de 2012. Desde então, até houve tentativas dos órgãos dos Estados em fazer valer a lei, mas a demanda esbarrava na falta de informações. Mas em 2019, o Governo Federal começou a cobrar a aplicação da lei nos Estados e os órgãos envolvidos se uniram para garantir que o trabalho fosse efetivado”, explica a coordenadora de Perícias em Biologia Molecular da Politec, Kesia Renata Lopes Lemes Melo.

Segundo dados do Ministério da Justiça, divulgados em novembro deste ano, o Banco Nacional de Perfis Genéticos conta com 17.361 perfis de condenados cadastrados. Ainda segundo o órgão federal, estima-se que há 137.600 condenados nessas condições no Brasil e que deveriam ser identificados pelo perfil genético, de acordo com a Pesquisa Perfil de Laboratórios de DNA, realizada em fevereiro de 2018 pelo Comitê Gestor e a Secretaria Executiva da RIBPG.

O secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores, ressalta que o trabalho de coleta de material genético não alterou as atividades desenvolvidas internamente nas unidades. “O Sistema Penitenciário atuou em conjunto para cumprir a meta do Ministério da Justiça, movimentando a massa carcerária sem nenhuma alteração ao funcionamento dos estabelecimentos penais”.

O trabalho de coleta das amostras já foi encerrado neste ano, mas para 2020, a meta é realizar outros mil atendimentos.

Veja Mais:  PM prende 2 suspeitos por tráfico de drogas na cidade de Tesouro-MT

Fonte: PJC MT
Comentários Facebook
publicidade

Policial

Homem preso pela PM por tentativa de homicídio tinha armas e pássaros engaiolados

Publicado

Foto por: 12ª Cia PMMT

A prisão de um homem por dupla tentativa de homicídio, da companheira e do filho dela, levou policiais da 12ª Companhia de Polícia Militar de Barra do Bugres (168 km de Cuiabá) à descoberta de um arsenal de armas de fogo, muitas munições e criação ilegal de pássaros.

A ocorrência foi na noite deste sábado (07.12), por volta das 20h30, no bairro São Joaquim. Quando os policiais chegaram ao local, encontraram a mulher, de 50 anos, com um dedo da mão esquerda decepado por um tiro. Já o filho dela, de 19 anos, estava escondido atrás de um carro com uma garrucha, que havia acabado de tomar do homem.

O homem foi identificado como C.R.P. (50 anos). Os policiais o flagraram segurando três armas de diferentes calibres, todas espingardas. Na casa dele ainda havia mais de 30 munições e 14 gaiolas com pássaros de diversas espécies presos.

Os policiais conduziram as vítimas para o hospital municipal, onde ficaram internadas.

O suspeito foi encaminhado para a delegacia com as armas e munições.

Os militares também acionaram uma equipe da unidade local de Polícia Ambiental para apreensão das gaiolas e dos pássaros.

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Veja Mais:  Treze pessoas são presas durante operação ‘Ordem Pública’ em Várzea Grande

12ª Cia PMMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Adolescente que chefiava ‘boca de fumo’ é apreendido com dinheiro e drogas

Publicado

O dinheiro, porções de droga e embalagens apreendidas com o adolescente

O dinheiro, porções de droga e embalagens apreendidas com o adolescente – Foto por: FT Barra do Garças/PMMT

Em Barra do Garças (509 km de Cuiabá), agentes da Força Tática da PM apreenderam um adolescente de 17 anos com R$ 1 mil na carteira. O dinheiro, supostamente, seria proveniente do tráfico de drogas.

A abordagem ocorreu na madrugada deste domingo (08.12), por voltas das 2hs, no bairro Jardim das Palmeira, perto da casa do suspeito, onde logo depois foram apreendidos centenas de pinos plásticos, comumente usados para armazenar drogas e porções de pasta-base.

O adolescente, conforme a narrativa dos policiais no boletim de ocorrência, confessou que há alguns meses ‘comandava’ uma ‘boca de fumo’ no local. A droga estava escondida na parede da casa, dentro de um buraco de tijolo. Já os pinos estavam sobre um balcão.

A apreensão do suspeito aconteceu durante rondas táticas. Ao se aproximar e fazer a abordagem, a equipe da Força Tática percebeu que ele estava muito trêmulo e não conseguia explicar a origem do dinheiro.

Comentários Facebook
Veja Mais:  PM prende dupla com diversos produtos de furto no bairro Parque Universitário
Continue lendo

Policial

Operação Conjunta apreende 310kg de entorpecente

Publicado

O entorpecente saiu da região de Comodoro

Na sexta feira (06) em Operação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Polícia Federal resultou em uma apreensão de 310kg de entorpecente na forma de pasta base e cloridrato de cocaína.

A droga estava em um fundo falso de um caminhão do tipo baú, que foi abordado em uma estrada no município de Gaúcha do Norte/MT, o veículo de carga foi parado juntamente com uma caminhonete que seguia a sua frente, nos dois veículos estavam quatro pessoas.
As investigações realizadas entre as forças indicam que o entorpecente saiu da região de Comodoro /MT e seria levada para os estado de Goiás.
A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Federal de Rondonópolis./MT.

Fonte: PRF MT
Comentários Facebook
Veja Mais:  Ação voluntária realiza reforma em Delegacia de Terra Nova do Norte
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana