conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Rondonópolis

Estratégias de leitura e currículo na educação em pauta na Semana Municipal de Educação Infantil

Publicado

Foro: Assessoria

Rondonópolis está comemorando a Semana da Educação Infantil e a programação que a Secretaria Municipal de Educação apresenta nesta sexta-feira (23) conta com duas palestras para abrir a discussão sobre o currículo na educação infantil e fazer os participantes pensar em novos modelos de trabalho para criar e estimular o interesse das crianças pela leitura.

No período da tarde, a doutora Kênia Aquino, professora da Universidade Federal de Jataí, em Goiás, apresentou de forma didática a palestra com tema Estratégias de Leitura na Primeira Infância. Contando a história de um livro de literatura infantil brasileira a palestrante utilizando o enredo fictício para mostrar a criatividade e a imaginação infantil.

Cerca de 600 profissionais da educação infantil se inscreveram para assistir a palestra da doutora em educação e por meio dela aprender técnicas de como atrair a atenção das crianças que estão na chamada primeira infância para o mundo dos livros e levar esses ensinamentos para os alunos da rede municipal.

A secretária do Educação do município Carmem Garcia Monteiro comentou que está muito contente com a participação maciça dos profissionais da educação infantil no evento. Ela disse que esse é o momento de todos os integrantes discutirem sobre a infância e a educação, enfatizando o protagonismo das crianças, onde todas devem ser autoras de sua própria história.

Carmem Monteiro afirma que os profissionais devem respeitar as opiniões, os pensamentos das crianças, visto que elas são sujeito ativo no protagonismo de suas histórias. As famílias também têm papel importante nesse contexto, pois, como lembra a secretária, elas devem entender o papel das unidades escolares para o crescimento integral dos filhos e par o sucesso deles na jornada escolar.

Veja Mais:  Guinancio convoca secretária de Receita a prestar esclarecimentos na Câmara

A programação do dia termina com a apresentação da palestra Currículo na Educação Infantil, ministrada pela professora mestre Brigida Couto Mendes que atua na Secretaria de Estado de Educação.

Amanhã (24) os profissionais participam de minicursos sobre organização e práticas pedagógicas na educação infantil que acontecem das 7:30 às 11:30 no auditório da escola Centro Integrado de Ensino CIE, na Vila Aurora.

Comentários Facebook

Rondonópolis

Câmara realiza Sessão Extraordinária na próxima segunda-feira (21) para sabatinar Argemiro no comando da CODER

Publicado

Argemiro Ferreira-Foto: Assessoria

A Câmara Municipal de Rondonópolis realiza nesta segunda-feira (21) a partir das 14h00, no Plenário Ulysses Guimarães a 41ª Sessão Extraordinária, convocada pelo presidente da Casa de Leis, o vereador Cláudio da Farmácia (MDB), a pedido do prefeito municipal Zé Carlos do Pátio, para apreciação de Projetos de Lei do Poder Executivo.

Serão apreciados projetos de crédito suplementar, para a educação, meio ambiente, crédito especial para esporte e lazer, e também será realizada a sabatina com o novo indicado para presidente da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis – Coder, Argemiro Ferreira de Souza.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Guinancio convoca secretária de Receita a prestar esclarecimentos na Câmara
Continue lendo

Rondonópolis

Vereador fiscaliza obras de drenagem e pavimentação asfáltica

Publicado

Foto: Assessoria

O vereador Cláudio da Farmácia (MDB) foi até os bairros Jardim das Paineiras e Oásis ontem pela manhã (16) a pedido dos moradores dessa região para fiscalizar o andamento das obras de infraestrutura que estão sendo realizadas na comunidade, indicações do parlamentar e de outros vereadores da Casa de Leis.

As obras de drenagem de água pluvial e pavimentação de algumas ruas estão sendo feitas pela Prefeitura Municipal de Rondonópolis através da Construtora Amil Ltda, e estão orçadas em mais de dois milhões de reais, com recursos do Governo Federal e contrapartida do município. De acordo com o parlamentar, os moradores estão com receio de que as obras parem, e também pediram pela pavimentação em todas as ruas dos bairros.

“Na nossa avaliação o que está sendo feito, está indo muito bem, sabemos que ainda falta muitas coisas para serem feitas. Quanto a pavimentação asfáltica de todo o bairro, isso ainda não está sendo executado, somente parte, mas estamos na cobrança junto ao prefeito para que coloque em prática o asfaltamento do restante do bairro”, relatou Cláudio da Farmácia.

Mirian Fernandes é moradora há 20 anos no Jardim das Paineiras, e sempre esperou por essas obras na região que trarão benefícios para todos. “Para nós é um motivo de alegria, de realizar esse sonho, que com essas obras acabarão as grandes enxurradas, a poeira das ruas que estão sendo asfaltadas e que nos faz ficarmos doentes, mas acredito que vai melhorar muito mais, e só temos que agradecer primeiramente a Deus, e aos vereadores que estão lutando por nós”, falou a moradora.

Veja Mais:  26ª edição do Costelão da Apae acontece domingo em Rondonópolis

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Setrat reforça pintura de faixas de pedestres em diversos pontos da cidade

Publicado

Foto: Assessoria

A Secretaria municipal de Transporte e Trânsito (Setrat) concluiu essa semana a revitalização da pintura das faixas de pedestres localizadas no entorno da Prefeitura Municipal e também da feira livre da Vila Aurora. Os dois pontos foram escolhidos por conta do grande número de pessoas que transitam nos locais diariamente.

O secretário Rodrigo Metello, responsável pelas ações que envolvem o transporte e o trânsito no município, explicou que a Setrat mantém constantemente o serviço de reforço da pintura das faixas em diversas regiões da cidade, visto que esse trabalho necessita de atenção para garantir a segurança dos pedestres.

Dezenas de pessoas entre servidores públicos e contribuintes buscam a sede da Prefeitura – Palácio da Cidadania – para resolver problemas burocráticos e atualizar os impostos e no local e a sinalização horizontal, no caso a faixa de pedestre, auxilia no controle do trânsito e traz mais segurança para os pedestres atravessarem as ruas.

O município investiu recentemente na compra de uma tinta especial que dá maior durabilidade depois de aplicada à quente sob o pavimento. É essa tinta que está sendo utilizada pela Setrat na revitalização das faixas de pedestres que também será aplicada nos próximos dias na avenida Presidente Médici.

A via vai receber faixas que, emitem um efeito sonoro ao motorista, para chamar a atenção dos condutores por conta do grande fluxo de pedestres e também para reduzir a velocidade no local, semelhante a que foi feita na avenida Frei Servácio.

Veja Mais:  Saúde cria novas regras para a obtenção do Cartão SUS em Rondonópolis

Comentários Facebook
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana