conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Mato Grosso

Estudantes da Escola Técnica de Poxoréu assistem palestra sobre valorização da vida

Publicado

Cinquenta alunos dos cursos técnicos de Enfermagem e Balconista de Farmácia, da Escola Técnica de Poxoréu, participaram na terça-feira (10.09) de uma palestra sobre a prevenção ao suicídio.  

A palestra faz parte das ações do Setembro Amarelo, uma campanha mundial de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito desta realidade.  O tema da campanha deste ano é ‘Falar é a melhor solução’.

Durante a palestra, a psicóloga Ana Kelly Rodrigues comentou sobre diversos assuntos relacionados ao suicídio, como mitos, fatores de risco, fatores de proteção, sinais e formas de ajuda.

A professora da ETE de Tangará e responsável pelas turmas, Lindsay Pereira, disse que os alunos destacaram as formas de prevenção e a importância de valorização da vida.

“Precisamos quebrar esse tabu, por isso, devemos mostrar aos nossos jovens que a melhor forma é falar sobre o assunto. Não podemos nos calar diante disso e para mudar o mundo, muitas vezes, é preciso ir até onde as pessoas estão”.

A estudante do curso técnico em Enfermagem, Jackeline Alves disse que esse tema deveria deixar de ser tabu e ser mais discutido entre as pessoas. “É importante falar sobre este assunto e mostrar que ele pode ser prevenido. Muitas pessoas acabam cometendo o suicídio por não saberem que podem procurar ajuda antes que o pior aconteça”.

Lindsay explicou que a palestra foi muito esclarecedora e diferenciada, pois geralmente as pessoas falam muito superficialmente sobre o tema.

Veja Mais:  Secid recebe últimos relatórios de consultoria sobre o VLT

“Foi uma verdadeira lição de vida para todos. Os alunos tiraram dúvidas e tornaram-se disseminadores do projeto de valorização da vida. Queremos agradecer a equipe de Saúde Mental do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Ida Araújo e Ana Kelly Rodrigues por ter escolhido a nossa Escola para ministrar a palestra”.

Comentários Facebook

Mato Grosso

Réplica do dinossauro de Chapada é destaque do Museu de História Natural Casa Dom Aquino

Publicado


Há 70 milhões de anos, durante a era Mesozoica, no período Cretáceo,  ali na região onde hoje está localizada Jangada Roncador, no município de Chapada dos Guimarães, viveu o Pycnonemosaurus Nevesi, ou dinossauro de mata fechada. O predador de dentes afiados que podia chegar a 4 metros de altura, 9 metros de comprimento e até 2 toneladas é um típico dinossauro da região centro-oeste do Brasil.

Quem for ao Museu de História Natural Casa Dom Aquino, poderá conferir uma impressionante réplica científica em tamanho real desse espécime. Sobretudo, os fosseis que deram base à réplica, descobertos em 2011, também podem ser apreciados no museu. Trata-se de algumas vertebras, um dente e uma parte do fêmur.    

“Esse dinossauro é o maior atrativo da Casa Dom Aquino, sem dúvida. Desperta muita curiosidade nos visitantes, sejam eles crianças ou adultos. É uma atração tão requisitada que já estamos pensando em construir uma segunda réplica, já temos até o projeto de um titanossauro a ser construído com a mesma técnica de osteometria (medição dos ossos para estudos antropológicos) “, adianta Jonilken da Silva Almeida, educador patrimonial da Casa Dom Aquino.  

Construído pelo especialista em anatomia de dinossauros Carlos Scarpini, que é formado em história e se dedica ao estudo da paleontologia há quase 30 anos, a réplica do pycnonemosaurus nevesi, restaurada recentemente, demandou dois meses de estudo dos grupos filogenéticos da espécie para se chegar ao formato que dá as boas-vindas na entrada do museu. Foram mais 40 dias para construir o dinossauro.  

Veja Mais:  Preços de hortifrúti apresentam queda em junho

Carlos já criou 115 peças. Suas obras estão expostas nos principais museus e institutos de pesquisas do Brasil, como no Museu da Geodiversidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro e na Universidade de São Paulo (USP), além de peças em acervos particulares em Portugal e no Canadá.  

“Não é algo lúdico, é cientifico mesmo. Morfologia dos dentes, das vertebras… a proporção do fêmur é uma peça chave de identificação da espécie. Um trabalho que só foi possível a partir das peças/ partes originais que também estão na nossa exposição, as quais chamamos de holótipos. O primeiro holótipo encontrado em Chapada dos Guimarães estava no Museu de História Natural do Rio de Janeiro, destruído em 2018 por um incêndio de grandes proporções”, explica Jonilken.

Mais um dinossauro

No Brasil ainda há grande deficiência de paleo réplicas de dinossauros e, consequentemente, poucas obras expostas para a população. É por este motivo que o Museu de História Natural Casa Dom Aquino planeja a construção de mais um dinossauro para compor o espaço aberto para visitação.

A nova réplica, do titanossauro, terá quase 20 metros de comprimento e cerca de 4 metros de altura. Atualmente, a réplica está na fase da pesquisa, capitaneada pelo paleoartista Carlos Scarpini, que acredita que esta é uma forma de levar conhecimento à população. “A possibilidade de ser cientista é um privilégio de poucos, mas o acesso à ciência é um direito de todos”, conclui Scarpini.

Veja Mais:  Pleno do Tribunal de Contas se reúne na terça-feira, 27, para julgar 35 processos

Então, logo em breve, se você vir uma reunião de dinossauros na entrada da Casa Dom Aquino, saiba que é algo que não se vê em qualquer lugar. Ah, não esqueça de também visitar a ala interna da exposição permanente. Lá o visitante poderá contemplar, além de outros fósseis e artefatos, algumas partes do tatu e preguiça gigantes, está última, a propósito, ainda empresta o formato de seu crânio para o logo do Museu de História Natural Casa Dom Aquino. Observe! 

Serviço

O Museu de História Natural Casa Dom Aquino está localizado na Avenida Beira Rio, nº 2000, bairro Dom Aquino, Cuiabá (MT).

Horário de funcionamento:  quarta-feira a domingo, das 8h às 18h.

Visitas guiadas na parte da manhã: das 8h às 9h e das 10h às 11h.

Visitas guiadas à tarde: das 15h às 16h e das 17h às 18h.

Livre para todas as idades.

Informações: (65) 3634-4858 / 3052-8062 / casadomaquinomuseu@gmail.com

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Sema seleciona analista de tecnologia da informação

Publicado


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente abriu processo seletivo para preenchimento de 10 vagas temporárias de Analista de Meio Ambiente perfil Tecnologia da Informação. Para participar do processo, o candidato deve ser graduado em Tecnologia da Informação em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e escolher a atribuição em que deseja atuar: Desenvolvedor Web, Analista de Sistemas, Administrador de Banco de Dados e Administrador de Infraestrutura.

As inscrições para o processo seletivo são gratuitas e devem ser realizadas no período de 27 a 31 de janeiro diretamente na sede da Secretaria, em Cuiabá.

A seleção será feita em duas fases, sendo que em um primeiro momento serão avaliados os currículos e títulos. Na segunda fase será avaliada uma prova teórica com 20 questões de múltipla escolha.

Todos os critérios para seleção, regras e cronograma estão disponíveis no Edital 01/2020 publicado hoje (23) pela Sema no Diário Oficial de Mato Grosso. Os selecionados assinarão o contrato de prestação de serviço por um ano, prorrogável por igual período, e receberão salário de R$ 7.003,16.

https://www.iomat.mt.gov.br/portal/visualizacoes/html/15784/#e:15784/#m:1142019

Cronograma

23/01/2020 Publicação Edital

27 a 31/01/2020 Período de inscrição

05/02/2020 Divulgação da primeira etapa – análise de título e currículo

06 e 07/02/2020 Interposição de recurso contra resultado da Análise de Títulos

11/02/2020  Divulgação da análise do recurso contra resultado da Análise de Títulos

Veja Mais:  Último Bairro Integrado de 2018 leva serviços ao CPA 3

16/02/2020  Aplicação da Avaliação Teórica

17/02/2020  Divulgação do gabarito da Avaliação Teórica

18 e 19/02/2020  Interposição de recurso do Gabarito da Avaliação Teórica

21/02/2020  Divulgação da análise do recurso do Gabarito da Avaliação Teórica

28/02/2020  Divulgação da classificação preliminar do concurso

02 e 03/03/2020  Interposição de recurso da classificação preliminar

05/03/2020  Divulgação do Resultado Final

12 e 13/03/2020  Comparecimento de candidatos para posse

16/03/2020  Entrar em exercício

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Sema oferece 100 vagas para curso de Descentralização da Gestão Ambiental em Cuiabá

Publicado


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realizará o Curso de Descentralização da Gestão Ambiental em Cuiabá. As inscrições poderão ser feitas de 27 de janeiro a 13 de março de 2020 no site da Sema pelo link: https://forms.gle/SxosDZVMqLotdixF7

O curso, totalmente presencial, será realizado de 23 a 27 de março no Auditório Gilson de Barros (Complexo Seges) com carga horária de 40 horas, sendo ofertadas 100 vagas.

O público beneficiado é o corpo técnico das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Consórcios Públicos Intermunicipais que serão capacitados para executar as atividades de licenciamento, monitoramento, fiscalização e educação ambiental no âmbito local da competência municipal.

Serviço

Curso de Descentralização da Gestão Ambiental em Cuiabá/MT

Inscrição:27 janeiro a 13 de março de 2020

Link Inscrição https://forms.gle/SxosDZVMqLotdixF7

Data do curso: 23 a 27 de março de 2020

Município sede: Cuiabá/MT

Local: Auditório Gilson de Barros – Rua Júlio Domingos de Campos, s/n, Centro Político Administrativo – Complexo SEGES

Informações: Superintendência de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão (SUEAC) e na Superintendência de Gestão da Desconcentração e Descentralização (SGDD) da SEMA/MT em Cuiabá/MT pelos telefones ou e-mail: SUEAC (65) 3645-4963 / 3645 4952  – suea@sema.mt.gov.br. SGDD (65) 3645-4904 – sgdd@sema.mt.gov.br

*Sob a supervisão de Juliana Carvalho

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Aripuanã cumpre limites e metas e contas recebem parecer favorável à aprovação
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana