conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Mato Grosso

Evento celebra 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Publicado

No próximo dia 10 de dezembro serão celebrados os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e em alusão ao tema, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), realizou nesta quarta-feira (05.12), em Cuiabá, um seminário para discutir os avanços e gargalos enfrentados na implementação da pauta no estado.

O secretário adjunto de Direitos Humanos da Sejudh, Zilbo Bertoli Júnior, destacou a educação como um dos desafios para o fortalecimento do que preconiza a Declaração. Ele explica que muitas pessoas têm seus direitos violados e não sabem disso. “A educação é importante para levar os direitos às pessoas. Quando a pessoa é bem informada, ela sabe onde recorrer, mas existem lugares onde a informação tem dificuldade para chegar e nós estamos buscando nesses últimos anos interiorizar as informações por meio dos conselhos e políticas públicas para que essas pessoas saibam de seus direitos”.

Para o pró-reitor da Unemat, Anderson Marques do Amaral, é necessário uma educação voltada para a cultura de paz, onde as pessoas reconheçam a existência dos diferentes e os respeitem. “A Declaração Universal é um documento base para todos os países, onde se apresentam direitos que devem ser garantidos para todos os seres humanos, pois ninguém deve tirar a humanidade do outro”, acredita.

Veja Mais:  Em MT, mil reeducandos fazem as provas do Enem nesta terça e quarta-feira

Centros de Referência

Além das políticas públicas e conselhos voltados às garantias da pessoa idosa, mulheres, igualdade racial e direitos humanos, Mato Grosso conta com dois Centros de Referência em Direitos Humanos (CRDH): um em Cuiabá e outra na região de fronteira, em Cáceres. Eles possibilitaram o acesso da população de baixa renda a serviços essenciais como, por exemplo, assistência jurídica e documentação civil básica. Os Centros também estimulam o debate sobre cidadania influenciando positivamente na conquista dos direitos individuais e coletivos.

O CRDH de Cáceres realizou de janeiro a dezembro deste ano 243 atendimentos que se desdobraram em mais de 800 procedimentos. A coordenadora do local, Polianna de Souza Correa, explica que o Centro atua em três frentes: atendimento de denúncia relacionada a violação de direito; formação em direitos humanos e articulação com a rede de proteção e de diretos.

O coordenador do Centro de DH em Cuiabá, Everton Cristian Oliveira, explica que a maioria dos atendimentos é relacionada a crimes de homofobia. No CRDH de Cuiabá, 1.440 pessoas foram beneficiadas nesse período pelos atendimentos e serviços itinerantes ofertados em formação.
Sobre o seminário

O 2º Seminário de Educação em Direitos Humanos foi coordenado pelos Centros de Referência de Cuiabá e Cáceres, com apoio da Unemat e Tribunal de Justiça. Além dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, foram abordados durante o evento os 30 anos da Constituição Brasileira; o papel dos Centros de Referência; diálogos em rede e direitos e cidadania: políticas públicas, qualidade de vida e respeito a diversidade.

Veja Mais:  TCE avalia ações da Administração de VG para reduzir licenças dos professores

Comentários Facebook

Mato Grosso

"Mato Grosso de Todos os Ritmos" celebra o aniversário do Estado em concerto épico

Publicado

O Mato Grosso plural, multicolorido e que guarda diversos biomas, também abriga muitas etnias, todas as raças e crenças, sobretudo todos os ritmos. Essa diversidade acentuada, aliás, é uma de suas mais charmosas características. Para celebra o aniversário de 271 anos do terceiro maior Estado brasileiro, será organizado um concerto dedicado à valorização das nuances de uma identidade cultural tão heterogênea.

Sob a batuta do maestro Fabrício Carvalho, no próximo dia 30 de abril, terça-feira, às 19h, a Orquestra Sinfônica da UFMT sobe ao palco estruturado no entorno da Arena Pantanal para um concerto épico. “Mato Grosso de Todos os Ritmos vai unir diversos estilos musicais presentes no Estado, num só concerto, motivo de muita alegria para todos. É uma maneira de valorizar nossa diversidade, momento de equalizar os conceitos das nossas manifestações culturais”, adianta Fabricio Carvalho.

Com arranjos inéditos especialmente encomendados ao maestro Leoni Pepe D’Adderio, todo o repertório da noite foi pensado para exaltar a música de Mato Grosso e, principalmente, valorizar os artistas da terra. “Convidamos diversos artistas das mais variadas plataformas rítmicas, do rock ao rasqueado, do lambadão à música eletrônica, do rap ao samba, da ópera ao sertanejo, da Venezuela ao Haiti”, revela.

Além do lambadão do grupo Erre Som, do instrumental do Bolinha, do pop rock da banda Strauss, da tradicional música cuiabana de Vera e Zuleica, o concerto reserva ainda a participação do trio Pescuma, Henrique e Claudinho, da Bateria Touceira da Confraria do Bode, da explosão do country, Johnny Everson, do mestre do rasqueado, Roberto Lucialdo, do rap de Breno Dz6, do sertanejo de Allan Maycon, da música autoral de Queila Ribeiro, da violinista venezuelana Yndira Villaroel e do rapper haitiano Asid Adult Man.

Veja Mais:  Plano de Ação para corrigir falhas no Hospital Regional de Sinop é homologado

“Tudo isso com acompanhamento da Orquestra Sinfônica da UFMT, com arranjos novos, encomendados especialmente para a ocasião. A ideia é fazer deste um projeto itinerante, com apresentações em Rondonópolis, Sinop, e por aí vai. É uma bela oportunidade para apresentar um concerto de muita qualidade, com a melhor estrutura. Em resumo, dignidade na cultura com muitos atributos”, conclui Fabricio Carvalho.

Para o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Allan Kardec, essa é uma oportunidade de valorização da nossa cultura. “Os principais estilos da música hoje presentes em Mato Grosso serão exaltados. Uma grande celebração à cultura do nosso Estado, num festa genuinamente mato-grossense”.

O ingresso solidário será um quilo de alimento não perecível destinado à campanha SOS Funcionários da Santa Casa de Cuiabá.

Convidados e repertório

Vera e Zuleika
Música – Cuiabá 300 anos – autoras: Vera Bagetti e Zuleika Arruda (inédita)

Pescuma, Henrique e Claudinho
Música – Despertar no Paraíso – autores – Pescuma e Fabricio Carvalho (inédita)

Erre Som
Música – WhatsApp – autores: Ronaldo e Ronny

Roberto Lucialdo
Música – Cuiabá Cuiabá – autor: Roberto Lucialdo 

Strauss
Música – A Lua – domínio público

Bateria Touceira da Confraria do Bode
Música – Prelúdio da Ópera “Carmem” de Geoge Bizet (1838-1875)

Johnny Everson
Música – Um violeiro toca – autor: Almir Sater

Veja Mais:  TCE avalia ações da Administração de VG para reduzir licenças dos professores

Allan Maycon
Música – Comitiva Esperança – autores: Almir Sater e Paulo Simões

Breno Dz6
Música – Belo Black – autor: Breno Pina

Queila Ribeiro
Música – A Lenda – autores:  Eurico Pereira da Silva Filho, Ricardo Feghali, Luis Fernando Oliveira da Silva

João Batista Jesus da Silva, Bolinha
Música: Hino de Cuiabá – autores: Esequiel Siqueira Luiz Cândido

Yndira Villaroel
Música – Meditação, da ópera “Thais” – Jules Massenet (1842 -1912)

Asid Adult Man
Música – Amor Real – Autor: Asid Adult Man (inédita)

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Nove veículos são recuperados no feriado de Páscoa

Publicado

Durante o feriado da Semana Santa (19 a 21.04) a Polícia Militar recuperou e localizou nove veículos furtados ou roubados, entre carros, motocicletas e caminhões. Os policiais dos 1º e 2º Comando Regional atuaram em diferentes pontos de Cuiabá e de Várzea Grande.

Na sexta-feira (19.04), quatro veículos foram recuperados em Cuiabá por policiais do 10º Batalhão da PM. Uma caminhonete Hilux, uma SW4, um Volkswagen Saveiro e um Fiat Pálio, avaliados em mais de R$ 450 mil, foram localizados em um barracão abandonado no bairro Goiabeiras. No mesmo local foram apreendidos sete conjuntos de placas de caminhonetes de diversos modelos e uma de carro de passeio. Todos os números das placas apontaram registros de roubos ou furtos.

A Força Tática recuperou um carro Nissan no bairro Jardim União. O autor do roubo, J.A.L. tentou fugir da polícia, mas acabou colidindo o veículo e foi detido em flagrante.

Também na capital, uma motocicleta foi recuperada no bairro Jardim Novo Horizonte.  A moto XRE teria sido roubada na última quinta-feira (18.04).  Após levantamento, os policiais a localizaram na residência de B. F.S. (20) que foi detido suspeito de ter cometido o crime. 

No bairro Planalto, policiais militares recuperaram um Space Fox que teria sido roubado na região do Coxipó do Ouro. O suspeito pego conduzindo o carro foi reconhecido pela vítima do crime como autor do assalto, o suspeito foi preso em flagrante.

Veja Mais:  Confira a lista e o histórico de cada secretário da gestão Mauro Mendes

Já em Várzea Grande, os policiais recuperaram no domingo (21.04) uma caminhonete S10 e uma motocicleta. A caminhonete foi roubada por três suspeitos que renderam um casal de idosos no município de Rosário Oeste e esconderam o veículo na cidade de Jaciara. Os suspeitos foram presos no bairro Mapim em Várzea Grande. Ainda em diligências à residência de uns dos suspeitos, a PM recuperou uma motocicleta.  

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Homem é preso após furtar padaria e invadir casas em Rondonópolis

Publicado

No Jardim Guanabara, em Rondonópolis, policiais do 5° Batalhão da Polícia Militar prenderam em flagrante delito, na madrugada desta segunda-feira (22), por volta das 2h, um homem que havia acabado de praticar furto em uma padaria.

A prisão de S.R.S.R., de 34 anos, exigiu dos policiais um esforço bem maior que na maioria das ocorrências dessa natureza. A equipe da PM chegou rápido no local e já tinha informação de que o suspeito havia invadido um terreno baldio perto da Praça Vila Birigui, obtida por meio da empresa de segurança que monitorava a área do comércio furtado.

Ao perceber a presença dos policiais, o homem saiu correndo e pulaou vários muros e invadiu residências. No quintal de uma das casas, ele subiu em uma árvore e tentou se esconder entre galhos e folhas, mas acabou sendo capturado.

O suspeito, conforme informações levantadas pelos policiais, já possui passagens e responde a um processo por furto e tráfico de drogas. S.R.S.R. foi entregue à Delegacia da Polícia Civil.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Veja Mais:  Estão abertas inscrições para apresentação de trabalho na 2ª Feira Estadual MT Horticultura
Continue lendo

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana