conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Rondonópolis

Exposição da artista plástica Marlene Trouva será aberta nesta quinta em Rondonópolis

Publicado

Foto: Assessoria

Depois de circular por Cuiabá no final do ano passado, a artista plástica Marlene Trouva apresenta para o público rondonopolitano a sua exposição “Encáustica: a arte ecológica em cera de abelha”, onde retrata principalmente as flores do Cerrado.

A exposição de 27 obras da artista plástica, residente em Rondonópolis desde 1996, que expressa sua arte contemporânea, por meio de uma técnica milenar, denominada “encáustica”, será aberta nesta quinta-feira (10), com o vernissage às 19h30, no hall principal do shopping Rondon Plaza Shopping. As visitações do público seguem até o dia 10 de fevereiro.

Nesta exposição, que conta com 15 telas grandes, no formato de um metro por 80 centímetro (cm), além de externalizar a preocupação com a preservação do meio ambiente, a artista plástica de Rondonópolis, que usa em seu trabalho uma técnica milenar, oriunda dos gregos e egípcios antigos, possibilita aos deficientes visuais a experimentar a mostra a partir do toque em oito pequenas telas táteis, com identificação em braile, no formato de 30 cm por 30 cm. Marlene Trouva apresenta ainda, pela primeira vez em uma exposição sua, quatro esculturas feitas com materiais de demolição de construção e materiais descartáveis.

Com mais de 20 anos de experiência em artes visuais, Marlene conheceu a técnica da pintura em “encáustica” em 2007 e se encantou pela forma de expressão visual milenar.A técnica basicamente consiste no derretimento da cera de abelha, que é acrescida de seivas vegetais e pigmentos naturais para dar origem às cores com a textura única que a técnica permite criar. Originária do grego enkauticos, encáustica significa “gravar a fogo”.

Veja Mais:  Revendedora 'Cheff Gás' inaugura neste sábado (25) em Rondonópolis

Preservação

A artista plástica de Rondonópolis propõe nesta mostra de 27 obras uma reflexão sobre a importância da manutenção e do equilíbrio ambiental para o nosso ecossistema, através da representação das flores do cerrado. “O tema que escolhi esse ano para divulgar esta técnica, para expor este trabalho é um que já vinha pensando há algum tempo, que foi produzir a beleza das flores do nosso cerrado, com um olhar mais contemporâneo”, comenta a artista plástica.

Marlene não esconde sua empolgação com a nova exposição, na cidade que vive há mais de 20 anos. “Estou muito feliz mais uma vez poder apresentar o resultado do meu trabalho, que venho estudando e desenvolvendo desde 2007 com a encáustica”, ressalta, acrescentando que vem recebendo todo o apoio necessário para “poder alcançar um maior número de pessoas com esta mostra, para divulgar o meu trabalho”, disse Marlene, que antes de conhecer a técnica milenar oriunda dos gregos egípcios antigos trabalhava com cimento, concreto sobre suas telas.

Circula MT

Viabilizada pelo Edital Circula-MT, projeto da Secretaria de Cultura do Estado, a realização da exposição da artista plástica em Rondonópolis, conta com a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Além de passar por Cuiabá de outubro a novembro do ano passado e após encerar a sua passagem por Rondonópolis, a exposição circula ainda por Primavera do Leste. Lá, permanecerá entre os dias 8 de março a 8 de abril.

Veja Mais:  José Carlos do Pátio prorroga mandato de diretores por meio de decreto e fere gestão democrática

O secretário municipal de Cultura, Humberto Campos, vibra com a realização desta exposição. “É muito bom abraçar esta mostra individual da Marlene Trouva. Uma artista plástica que mora em Rondonópolis e nos brinda com mais uma vez com o seu talento, com a sua arte contemporânea, que traz neste trabalho um olhar não tão figurativo das belezas das flores nativas da vegetação da nossa região e sobre a necessidade de preservar o nosso cerrado”, destaca.

Comentários Facebook

Rondonópolis

Minuta do Edital do Transporte Coletivo tramita na Câmara

Publicado

A minuta do Edital de licitação de Concessão para Prestação do Serviço Público de Transporte Coletivo de Passageiros no município de Rondonópolis chegou à Câmara Municipal de Vereadores na semana passada. O edital foi encaminhado pelo Poder Executivo e é na modalidade de Concorrência Pública, do tipo Técnica e Preço.

“Antes dessa minuta ser encaminhada para essa casa, nós nos reunimos com o prefeito junto com a Comissão de Finanças, a procuradoria do município e fizemos a revisão total do projeto, fazendo com que se torne mais atrativo para que as empresas possam  trabalhar no nosso município”, relatou o Presidente da Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana vereador Rodrigo da Zaeli.

De acordo com o edital, a frota exigida para operar os serviços em Rondonópolis será de 66 ônibus, sendo 60 operacionais e seis reservas, e 100% da frota deve dispor de acessibilidade. Exige-se ainda que no mínimo 20% da frota total deverá ser equipada com aparelho de ar-condicionado. O prazo da concessão será de 20 anos, contados da data de início da operação dos serviços, podendo ser prorrogado por mais dez anos, uma única vez.

“Com o edital aqui na casa, nós temos até 30 dias para votar esse edital com ou sem emenda, mas nós queremos fazer isso em no máximo 15 dias, e dentro desse período já fazer a audiência pública que é previsto em lei”, concluiu Rodrigo da Zaeli.

Veja Mais:  José Carlos do Pátio prorroga mandato de diretores por meio de decreto e fere gestão democrática

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Vereadores do PSDB se reúnem com prefeito e falam sobre infraestrutura

Publicado

Foto: Assessoria

Os vereadores do PSDB da Câmara Municipal de Rondonópolis, Jailton do Pesque Pague, Rodrigo da Zaeli e Subtenente Guinancio se reuniram na última semana com o prefeito municipal Zé Carlos do Pátio, para tratar sobre a infraestrutura do município, principalmente alguns pontos que precisam de intervenção o quanto antes, como ruas que faltam um pedaço de asfalto, erosões de pontes que caíram em vários pontos da cidade, mas principalmente na região do Parque Universitário, Nova Era e também do Sagrada Família.

“Nessas regiões o prefeito concordou que precisa urgentemente fazer essas intervenções, e nós já levamos o engenheiro Frederico para ele ver in loco o que realmente precisa ser feito, e já fazer o orçamento para licitar esses pequenos trabalhos”, falou o vereador Rodrigo da Zaeli.

O parlamentar contou que nesta semana, já terão em mãos todos os projetos orçamentários dessas obras, que serão feitos pelo engenheiro, e então voltarão ao prefeito já sabendo do custo de cada intervenção, para pegar autorização e saber o que o gestor vai poder ou não realizar. Rodrigo da Zaeli, disse ainda, que além das demandas que recebem na área da saúde e educação, a falta de infraestrutura é a que mais deixa a população insatisfeita, e que melhorar essa área é mais uma luta dos vereadores do PSDB.

“Sem dúvida as maiores reclamações em quantidade que nós temos é infraestrutura, como o acesso as casas, buracos nas ruas, erosões que tomam conta de algumas estradas, e nós precisamos olhar para isso, e buscar soluções para melhorar a qualidade de vida da nossa população que sofre diariamente com esses problemas”, relatou o vereador.

Veja Mais:  Em Rondonópolis, Festival Braseiro irá reverter lucro para onze instituições filantrópicas

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Sesc Rondonópolis promove atividades culturais, lúdicas e de saúde no Rondon Plaza Shopping

Publicado

Foto: Assessoria

O Sesc Rondonópolis promove a partir desta sexta-feira (28/06) várias atividades de cunho cultural, lúdicas e de saúde no Rondon Plaza Shopping.

Na sexta-feira (28/06) – às 19 horas – Apresentação Junina da Associação Grupo Tradicional Caipiras Unidos com a participação de 50 participantes;

No sábado (29/06) – 14h às 19h – Atividades de Educação em Saúde, Recreação (jogos gigantes e circuito motor), Cultura e Bibliosesc.

14h às 18h – Oficina de Swing de papel (bandalhão), Espaço de pintura, pintura facial, Oficina de Slime, Espaço BiblioSesc, Orientações de Saúde (aferição de pressão e teste de glicemia capilar);

18h às 19h: Apresentação de Dança “Se vejo alguém dançando, quero dançar também” com Escola de Arte Alessandra Carvalho.

Outras informações (66) 3411-1450.

Comentários Facebook
Veja Mais:  José Carlos do Pátio prorroga mandato de diretores por meio de decreto e fere gestão democrática
Continue lendo

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana