Pesquisar
Close this search box.

Rondonópolis

Feira de Educação Ambiental reúne de 900 crianças em atividades de conscientização

Publicado

Foto: Assessoria

Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a Prefeitura de Rondonópolis levou 16 escolas municipais para apresentar e conhecer projetos científicos durante a 1ª Feira de Educação Ambiental, realizada pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam) em parceria com o Ministério Público Estadual e o poder público municipal.

O evento levou para o Oratório Filhos de Dom Bosco dezenas de ideias comprovadas cientificamente que podem contribuir de alguma forma para o meio ambiente. Os alunos da primeira fase com apenas seis anos de idade trabalharam em sala de aula e levaram para a Feira um projeto para a filtragem de água indicado para as comunidades ribeirinhas.

A turma do nono ano da Escola Municipal Edivaldo Zuliani Belo apresentou na prática uma forma de gerar energia usando frutas cítricas e conseguiram acender uma lâmpada pequena utilizando laranjas e fios elétricos. Outros projetos como de técnicas de compostagem, hortas ecológicas utilizando garrafas pet, pneus e até casca de ovo também foram expostos no evento.

O prefeito esteve na Feira e comentou que está satisfeito com o trabalho que o município vem desenvolvendo em questões que envolvem o meio ambiente. Ele lembrou da limpeza e plantio de grama nas áreas públicas que tem transformado o visual dos bairros e também das ações contínuas na área de saneamento, especialmente com a implantação do aterro sanitário, o primeiro em um município mato-grossense.

Veja Mais:  Prefeitura anuncia mais investimentos e obras no distrito de Boa Vista e região

Cerca de 900 alunos participaram da feira e aprenderam sobre reciclagem, tratamento de lixo e aproveitamento de materiais orgânicos durante a exposição dos trabalhos e nas oficinas.

Para o promotor Ari Madeira, que representou o Ministério Público no evento, ainda existem muitos desafios para que a sociedade possa ter hábitos mais sustentáveis, especialmente na questão do descarte correto do lixo, de restos de construção, galhos e restos de podas de árvores, visto que existem locais específicos para fazer o descarte.

Com a envolvimento das crianças, a secretária de Educação do município Carmem Garcia Monteiro, acredita que será possível avançar nas questões ambientais e principalmente na mudança de hábitos em casa, levando esse novo conceito para toda a família.

Comentários Facebook

Rondonópolis

Estudantes de Guiratinga conhecem estrutura do Sanear

Publicado

Os alunos da Escola de Ensino Integral Maria de Lourdes, do município de Guiratinga, tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre saneamento básico durante uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água (ETA) e à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Rondonópolis.

Acompanhados pelos professores Ozeias Almeida, Maycon Lenno de Souza e Ricardo Ferreira, os estudantes puderam explorar as instalações das duas unidades, além de conhecerem os laboratórios e participarem de palestras explicativas ministradas por técnicos do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear).

A visita fez parte de um projeto multidisciplinar desenvolvido pela escola, que tem como objetivo não apenas enriquecer o conhecimento dos alunos sobre o tema do saneamento básico, mas também orientá-los na escolha de suas futuras carreiras profissionais.

Um dos momentos marcantes da visita foi a conversa com o presidente do Sanear, Paulo José Correia, que fez um resumo de sua trajetória lembrando a origem humilde na zona rural, a vinda para a cidade e a atuação profissional como professor, secretário de Habitação e hoje presidente da maior autarquia de saneamento do Estado.

“Sou um exemplo de que é possível realizar sonhos. Todos temos direito, precisamos apenas ter oportunidade e disposição para desenvolver nosso potencial”, afirmou.

Paulo José também falou aos visitantes sobre os investimentos que tornaram Rondonópolis uma referência nacional em saneamento básico. “Hoje nos orgulhamos do serviço prestado à população e temos satisfação em compartilhar essa experiência com outras cidades de Mato Grosso e do País”.

Veja Mais:  Prefeitura presta contas do primeiro quadrimestre de 2022 na segunda

Atualmente, o município atende integralmente 100% da população urbana com serviços essenciais como abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta de lixo e coleta seletiva de resíduos recicláveis.

O professor Ozeias Almeida disse que a visita proporcionou aos alunos uma experiência enriquecedora e prática. “Isso estimula a reflexão sobre a importância do saneamento para o desenvolvimento sustentável e o impacto das escolhas profissionais na construção de um futuro mais justo e equitativo. Foi uma experiência muito importante, para nós e para os alunos”, ressaltou

As escolas e organizações da sociedade civil interessadas em conhecer a estrutura do Sanear podem agendar as visitas através de ofício encaminhado à direção da autarquia.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Prefeito e secretariado anunciam melhorias no bairro Jardim Itapuã

Publicado

O prefeito José Carlos do Pátio e seu secretariado estiveram nesta segunda-feira (15) no bairro Jardim Itapuã para ouvir a comunidade e anunciar melhorias e projetos que beneficiarão a região.

Um dos anúncios mais esperados pela comunidade foi a regularização fundiária, um passo essencial para garantir segurança e estabilidade aos moradores da região. A partir da próxima segunda-feira (22), uma equipe da Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo estará na escola Arão Gomes das 12h às 18h, realizando levantamentos e orientando a população sobre o processo de regularização fundiária que será realizada no bairro.

Além disso, outro anúncio aguardado foi a construção de um centro comunitário. A secretária de Promoção e Assistência Social, Fabiana Rizati, destacou que a equipe responsável finalizará o projeto e encaminhará para licitação. “O salão comunitário será entregue com cercamento, concertina, sistema de monitoramento e parte das mobílias, visando proporcionar à comunidade um espaço adequado para diversas atividades e encontros” disse a secretária.

Durante a reunião, o prefeito enfatizou o compromisso da gestão em atender às demandas da população local. Além dos anúncios mencionados para a região, também foi destacada a construção de uma ponte ligando o bairro Taiti ao anel viário, que está em fase final de execução, faltando apenas a conclusão do aterro e do asfaltamento, que em breve será entregue à comunidade.

A reunião foi recebida de forma positiva e o líder comunitário Denis Medeiros expressou sua gratidão ao prefeito pelo trabalho realizado no bairro.

Veja Mais:  Vereador 'Jailton Pesque Pague' sofre mal súbito

O encontro também contou com a presença de vereadores e do presidente do Sanear, Paulo José Correia.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Prefeitura e Incra entregam títulos de propriedade a famílias do Assentamento Carimã

Publicado

O prefeito José Carlos do Pátio realizou no domingo (13) a entrega de escrituras para os moradores do Assentamento Carimã.

Das 194 famílias que compõem o assentamento, 55 já haviam recebido suas escrituras em dezembro do passado. Agora, mais 31 famílias têm oficialmente a garantia de posse de seus terrenos.

Essa conquista é o resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo, através do Departamento de Regularização Fundiária Rural, e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Durante a entrega o prefeito José Carlos do Pátio destacou a importância da titulação, não apenas como um documento legal, mas como um instrumento de cidadania, permitindo que os beneficiários busquem financiamentos para melhorar suas condições de moradia. “Nós precisamos fazer a titulação de todos”, afirmou o prefeito, ressaltando o impacto positivo que essa ação tem na vida das pessoas, proporcionando-lhes uma sensação de pertencimento e estabilidade.

Anderson Rocha, representante do Incra, expressou sua gratidão ao prefeito pela parceria fundamental que possibilitou essa entrega. “Entregamos a metade dos títulos e a maioria já está homologada. Nosso objetivo é finalizar a regularização do Assentamento Carimã em sua totalidade até agosto. Isso só é possível graças à parceria com a Prefeitura de Rondonópolis, que nos forneceu a estrutura, pessoal e recursos necessários para alcançar esse feito”, afirmou Anderson.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Quinta-feira (8): Mais 6 óbitos registrado por Covid-19 em Rondonópolis nas ultimas 24h
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana