Carros e Motos
Kia Carnival 2019: mais sofisticação e conforto de primeira classe
Depois que a Chrysler deixou de vender a van Town& Country no Brasil, a Kia Carnival 2019 se tornou o único modelo do segmento no País. Para quem precisa de bastante espaço e conforto para a família, não há nada igual à venda. Mas é preciso ter uma garagem grande em casa e saber bem onde ir com o carro que tem mais de 5 metros de comprimento por 2 metros de largura e pode levar 8 pessoas sem nenhum aperto.
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Depois de ter dirigido a Kia Carnival 2019
(R$ 274.990) sozinho soube exatamente o que é ter uma sensação de vazio. Quanto espaço! Logo vem à cabeça de que não faz sentido andar nesse Kia se não for lotado. Os bancos são individuais, revestidos de couro e com apoios de braço. O nível de conforto tem detalhes como ajustes elétricos do assento dianteiro do passageiro na lateral do próprio encosto. Assim, é possível regular a distância para as pernas de quem for sentado atrás.
Além disso, existem ajustes independentes do ar-condicionado para quem vai sentado nas duas fileiras de três bancos. E para evitar que crianças fiquem brincando com as regulagens de temperatura há como bloquear o comando por um botão no painel. Quer mais mordomias? Lá vai. As portas laterais deslizantes são elétricas e podem ser acionadas por botão na chave, pelos comandos embutidos nas colunas centrais, ou ainda pelas maçanetas externas, mas apenas com o carro desligado.
Os recursos são vários e continuam com o freio de estacionamento eletrônico e o espelho retrovisor fotocrômico na linha 2019, que iG Carros avaliou em primeira mão. Outra novidade da van
de luxo fica por conta dos faróis (inclisive os auxiliares de neblina) de LED. E entre os recursos que já existiam na linha 2018, entre os destaques, está a central multimídia bem completa, que consegue ler até videos em MP4 e vem com GPS embutido. Bom também é que os comandos são bem posicionados e fáceis de serem acionados.
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Para encerrar o capítulo sobre conforto e espaço, que são os dois pontos fortes do carro, ainda se destacam as várias configurações possíveis dos bancos e o volume do porta-malas, que vai de 960 litros até absurdos 4.022 com as duas fileiras de bancos removidas. Um toque a mais de sofisticação é a tampa traseira com acionamento elétrico e com altura de abertura programável.
Máquina de viajar, essa Kia Carnival 2019
Não resta a menor dúvida que a verdadeira vocação da Carnival é pegar uma estrada com a família toda, com lotação máxima, para onde quer de seja. Porém, é bom ir devagar com o andor. Primeiro porque o carro pesa mais de duas toneladas (2.155 kg), o que significa de muita transferência de peso de um lado para o outro nas curvas e uma inércia grande a ser vencida pelos freios na hora de diminuir a velocidade. Outrta questão é a energia gasta pelo motor V6 3.3 litros para por a van em movimento. Não que o conjunto não esteja bem dimensionado, mas dirigir um carro deste porte é diferente de estar ao volante de qualquer perua, sedã, hatch ou até um SUV, dependendo do modelo.
Claro que o carro vem com controles elerônicos de estabilidade e tração, mas fica claro que a pegada é bem mais voltada ao rodar confortável. A Carnival anda em sliêncio e com a suavidade de um sedã grande de luxo, absorvendo bem as irregularidades do piso, com ajuda da suspensão independente e dos borrachudos pneus 235/60R 18. Senti falta apenas de uma direção com mais assistência, que no caso do modelo da Kia é hidráulica em vez de elétrica. Nas manobras de estacionamento, é preciso fazer mais esforço que o ideal para mover as rodas dianteiras.
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Afora esse detalhe, também é recomendável pisar de leve no acelerador para economizar combustível. Para ajudar, existe uma a tela Econ, que deixa o pedal menos sensível, deixando o desempenho de lado. Pelos dados do Inmetro, na cidade, o Kia Carnival faz 6,5 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada, com gasolina. Não são números animadores. E explica porque o tanque de combustível tem nada menos que 80 litros, para dar uma autonomia adequada ao carro.
Se for acelerar, há bons 270 cavalos de potência e consideráveis 32,4 kgfm de torque, mas essa força etá disponível em altos 5.300 rpm. Por isso, para extrair boa agilidade é preciso não fazer muita cerimônia ao acelerar, já que a faixa que o V6 rende melhor fica entre 4.000 rpm e 5.000 rpm. Abaixo disso, a van roda com o silêncio de uma biblioteca, mas longe de empolgar. Mas a proposta do carro é levar todo mundo para um passeio tranquilo e com todo conforto. Entretanto, bem que poderiam ter incluído umas telas nos bancos traseiros para entreter a criançada, não?
Conclusão
A Kia Carnival é uma van de luxo para mostrar aos SUVs o que é viajar com extremo conforto e espaço. Mas é grande, não cabe em qualquer vaga e faz sentido apenas se for levar, pelo menos cinco ocupantes, por causa do tamanho. Por enquanto, é o único modelo do segmento.
Além disso, o preço do Kia Carnival 2019
é mais em conta que a maioria dos SUVs
de alto luxo que levam sete ocupantes, de marcas como Land Rover, Volvo, BMW e Mercedes. Num patamar intermediário, uma opção é a Toyota Hilux SW4 Diamont (R$ 264.990) e a Chevrolet Trailblazer, que parte de R$ 181.990.
Ficha Técnica:
Preço: R$ 274.990
Motor: V6, 3.3, gasolina, 24 válvulas
Potência: 270 cv a 6.400 rpm
Torque: 32,4 kgfm a 5.300 rpm
Transmissão: automático, sequencial, de seis marchas
Suspensão: independente
Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Dimensões: 5,12 m (comprimento) / 1,99 m (largura) / 1,78 m (altura), 3,01 m (entre=eixos)
Tanque : 80 litros
Consumo: 6,5 km/l na cidade / 8,7 km/l na estrada
Até 0 a 100 km/h: 8,5 s
Vel. Max: 200 km/h
Carros e Motos
Prefeito de Nova Mutum paga RGA e cria de vale alimentação para servidores públicos
O Prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix anunciou o pagamento do RGA – Reajuste Geral Anual – aos salários dos servidores municipais e a criação de um vale alimentação também voltado aos colaboradores municipais. O anúncio do Prefeito aconteceu esta manhã (05/07) durante sua participação na 21ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores.
Segundo Leandro está em fase de conclusão o levantamento que definirá o percentual do Reajuste Geral Anual. “Já demos o start para que nossa equipe econômica conclua o levantamento. Debateremos o percentual com nossos legisladores antes da definição”, afirmou durante fala em Tribuna.
A Prefeitura de Nova Mutum realizou recentemente uma consulta junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) sobre a legalidade para conceder o reajuste ainda neste ano, por conta da Lei Federal Nº 173, de 27 de maio de 2020, que impede a concessão de reajustes salariais, bem como a Revisão Geral Anual (RGA), aos servidores públicos até dezembro de 2021. “Como o posicionamento do Tribunal nós impediu de realizar o reajuste neste ano, iremos propor este pagamento para janeiro do ano que vem. Sendo assim no início do próximo ano pagaremos o reajuste deste período e já em meados de março realizarmos mais um reajuste. Esta é nossa maneira de valorizar amplamente nossa equipe de servidores públicos municipais”, destacou o Leandro.
No mês de agosto a Prefeitura encaminha para a Câmara Municipal do Projeto de reajuste, referente ao período de 2020 e em maio encaminha um novo projeto de reajuste, referente a 2021. Totalizando dois reajustes para 2022.
O Prefeito Leandro Félix também anunciou a criação do Cartão Vale Alimentação para os servidores municipais. “Já iniciamos os estudos de viabilidade, também incluiremos nossos legisladores neste debate e este ano encaminharemos o projeto para a Casa de Leis, para iniciarmos o pagamento do Vale Alimentação já no próximo ano. É mais um compromisso firmado com nossos servidores que será cumprido”, complementou.
Ainda durante sua fala em Tribuna, durante a sessão ordinária o Prefeito Leandro homenageou o município de Nova Mutum, que celebrou seu 33º aniversário no último domingo (04/07). Agradeceu o empenho dos servidores municipais que estão diariamente na linha de frente contra a pandemia, prestou considerações às vítimas de covid-19 e reafirmou o compromisso da Gestão Administrativa com toda a cidade e sua população.
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Chevrolet Captiva, um veículo acima da média
O Chevrolet Captiva é considerado um carro acima da média e não é à toa. Sua relação custo x benefício é simplesmente incomparável. Independente se você comprar um exemplar novo ou procurar no mercado de carros à venda em Cuiabá, o Captiva é sempre uma boa pedida para quem gosta de sofisticação sem ter que pagar tanto.
Ele teve uma excelente recepção no mercado nacional desde o seu lançamento, exibindo um surpreendente sucesso entre o público. Ele foi lançado no ano de 2008 e chegava a ter fila de espera na época e até juros sobre o preço final. Mesmo passado 12 anos, ele continua cativando o público.
Mas qual é a configuração do Chevrolet Captiva? Como é o seu interior, exterior e performance? É o que será abordado adiante.
Ficha técnica completa do Chevrolet Captiva
Observe logo abaixo a ficha técnica completa do Chevrolet Captiva:
Motor: 2.4 Ecotec
Tipo: Dianteiro, Transversal e Gasolina
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada em cm3: 2.384
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SUV eletrificado menor que o Mustang Mach-E usará plataforma da VW
Após firmarem uma aliança bilateral, a VW cedeu sua plataforma de carros elétricos MEB para a Ford implementar em seus carros. E, então, eis que surge o “irmão” menor do SUV Mustang Mach-E. Ainda sem ter sido revelado, um relatório oficial aponta que será produzido na Alemanha, que terá características similares aos I.D da Volks — como capô mais curto, pára-brisa mas avançado na dianteira e outros — bem como mais de 300 cv. As expectativas de lançamento são para 2021, após a chegada do SUV do Mustang.
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Junto à plataforma MEB, os motores elétricos e as baterias vão compor um novo sistema de tração nas quatro rodas, que, contando com recursos de regeneração de energia, é esperada uma autonomia capaz de superar os 800 km. Entretanto, os planos da Ford com a novidade — do mesmo modo que com o Mustang Mach-E — ainda são de caracterizá-lo como um modelo autêntico, sem que seja apenas um VW com o logotipo da montadora norte-americana.
“É fundamental que tenhamos flexibilidade suficiente, diferenciação o suficiente e o tipo de desempenho que você espera de um Ford. Muito disso foi feito no início das negociações com a VW. Com os parâmetros que vimos, podemos fazer um ótimo Ford”, diz Ted Cannis, diretor global de eletrificação da Ford.
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Aliança vai ditar parâmetros no futuro
Ao todo, R$ 26 bilhões estão reservados à criação das novas tecnologias. Com isso, a aliança VW-Ford já dá início à maior planta de desenvolvimento de carros elétricos de toda a Europa. O Grupo Volkswagen espera que 10 milhões de veículos sejam produzidos sobre a MEB já na primeira leva.
Segundo o CEO responsável pela aliança VW-Ford, Herbert Diess: “Olhando para o futuro, ainda mais clientes e o meio ambiente se beneficiarão da arquitetura EV da Volkswagen. Nossa aliança global está começando a demonstrar uma promessa ainda maior, e continuamos a analisar outras áreas nas quais podemos colaborar”.
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Outro ponto importante se refere à empresa Argo AI, responsável por desenvolver tecnologias de condução autônoma. Com foco nos novos carros elétricos, tanto a Ford quanto a VW possuem participação conjunta nas ações, que quando somadas, detém a porção majoritária do conselho. A Argo é avaliada em US$ 7 bilhões e, após o acordo, receberá pelo menos US$ 1 bilhão em investimentos. A partir disso, o Mustang Mach-E e outros modelos poderão ser carros autônomos .
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