conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Rondonópolis

Laranja é a cor adotada em fevereiro para alertar sobre leucemia

Publicado

Foto: Reprodução

Manchas ou pontos roxos na pele, inchaços nos gânglios linfáticos – especialmente no pescoço e axilas –, febre ou sudorese noturna, perda de peso sem motivo aparente, dores nos ossos e articulações, além de desconforto abdominal provocado pelo inchaço no baço ou fígado são alguns sintomas da leucemia, conforme alerta a Secretaria Municipal de Saúde.

Visando conscientizar a população sobre formas de prevenção, sintomas e tratamento da leucemia, a comunidade médica realiza, no segundo mês do ano, a Campanha Fevereiro Laranja.

Doença maligna dos glóbulos brancos, a leucemia tem origem na medula óssea, também chamada de tutano, que é a região do organismo onde as células de sangue são formadas.  A explicação é que, na leucemia, uma célula sanguínea que ainda não atingiu a maturidade sofre uma mutação genética que a transforma em célula cancerosa. Essa célula anormal não funciona de forma adequada, multiplica-se rápido e morre menos do que as normais. Dessa forma, as células sanguíneas saudáveis da medula óssea vão sendo substituídas por outras anormais cancerosas.

“De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, a estimativa para o biênio 2018/2019 no Brasil é que sejam diagnosticados 5.940 casos novos de leucemia em homens e 4.860 em mulheres. Esses valores correspondem a um risco estimado de 5,75 casos novos a cada 100 mil homens e 4,56 casos novos para cada 100 mil mulheres”, sublinha a gerente do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria de Saúde, Mariúva Valentim.

Veja Mais:  Sanear conta com serviço gratuito de recolhimento de animais mortos em vias públicas

Ela anuncia que as Unidades Básicas de Saúde de Rondonópolis estão engajadas na campanha e, assim, seus profissionais vão reforçar orientações para que população possa prevenir a patologia ou, mesmo, realizar o diagnóstico precoce. Também serão enfatizados os benefícios da doação de sangue. “Além disso, a campanha contará com atuação de equipe multiprofissional que fará o rastreamento dos pacientes com foco nos sinais e sintomas da doença, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida da população envolvida”, compartilha a gerente.

Mariúva relata que a descoberta precoce do câncer é uma estratégia para encontrar um tumor em fase inicial, e, assim, possibilitar maior chance de tratamento. “A detecção pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença, realizando o diagnóstico precoce, ou com o uso de exames periódicos em pessoas sem sinais ou sintomas, que chamamos de rastreamento”, detalha Mariúva e especifica: “O diagnóstico se dá por meio da realização de exames de sangue como, por exemplo, o hemograma e exame de coagulação. A confirmação diagnóstica é feita com o mielograma ou também pela biópsia da medula óssea da bacia”.

O tratamento da leucemia, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, tem o objetivo de destruir as células leucêmicas para que a medula óssea volte a produzir células normais, e se dá por meio da quimioterapia, terapia via oral e até transplante de medula óssea.

Veja Mais:  Prefeitura tem reunião com TCE/MT sobre os avanços nas metas do PDI

Comentários Facebook

Rondonópolis

Com 74,6 % dos votos professor Vlademir é eleito presidente do Sipros

Publicado

Foto: Assessoria

O professor da rede estadual de ensino Vlademir Ribeiro Marcondes é o novo presidente do Sindicato dos Professores e Servidores Públicos da Região Sul Mato-grossense (Sipros). A eleição foi realizada na sexta-feira (23).

Vlademir que concorreu ao cargo pela Chapa 1, obteve 239 votos,74,6%, contra 77 votos 24,6% da Chapa 2 que teve como candidata a professora Vila Moreira.

O presidente eleito do Sipros agradeceu a expressiva votação. “Eu queria deixar o meu muito obrigado a todos aqueles compareceram para votar, em especial aqueles que confiaram voto na nossa chapa. Vamos trabalhar agora para colocar em prática, o que apresentamos no papel. Posso garantir a todos os filiados que o bom trabalho realizado pela atual diretoria terá continuidade. Nossa intenção é ampliar os serviços e atrair novos membros”, conta Vlademir.

Vlademir é professor do Estado desde 2000. É formado em matemática e mestre na área.

O atual presidente do Sipros, José Antônio Fávero afirmou que todo o processo aconteceu dentro da normalidade. O bom nível de campanha foi lembrando pelo gestor. “Foi uma campanha dos dois lados. As chapas foram atrás de apresentar propostas e conquistar eleitores. A baixaria foi deixada de lado. Estão de parabéns, deram exemplo que deve ser seguido por nossos políticos”.

A diretoria que comandará o Sipros pelos próximos 3 anos terá Vlademir como presidente, José Antônio como presidente de honra, Cristhiane Souza Postil (1º vice), Fábio Sandro Lemos de Lima (2º vice), Francileide Fontinelle Passos (Secretaria Geral), Elies Lopes de Farias (1ª Secretário), Valdelice de Oliveira Holanda (2º Secretário), Maria da Paz da Silva (Tesoureira Geral), Givanildo Fávero (1º Tesoureiro), Rosamir Dorileo Fermino (2º Tesoureiro), Fabio Júnior Rodrigues, Paulo Sergio Pereira, Vanderlei Lima Pereira (Conselho Fiscal), Nilza de Souza Vaz, Nilson Brasiliano, Reinaldo Rodrigues Dias (Conselho Fiscal –Suplentes).

Veja Mais:  Partido Democracia Cristã municipal reuniu com filiados para debater projeto para eleições 2020

Atualmente o Sipros conta com quase 2 mil filiados. O Sindicato que em sua grande maioria é formado por profissionais da rede estadual de educação já aposentados exerce função social e assistencial. A sede social é uma das melhores da cidade contribui para o aumento de filiados. Atualmente são quase 1.200 sócios.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Reginaldo presta homenagem para Bombeiros de Rondonópolis

Publicado

Foto: Assessoria

O vereador Reginaldo Santos (Cidadania), através da Câmara de Vereadores de Rondonópolis, presta nesta segunda-feira (26), homenagem para soldados do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Rondonópolis.

O ato será realizado durante Sessão Solene, às 19h, na casa de leis. Serão homenageados 32 militares da reserva e 18 da ativa. “Esses homens são verdadeiros heróis, muitos são da primeira composição do Corpo de Bombeiros de Rondonópolis. Toda homenagem para estas pessoas é mais do que justa”, comenta Reginaldo.

A homenagem requerida pelo vereador é aberta para toda sociedade.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Sanear informa interrupção no abastecimento de água na região do Sagrada Família
Continue lendo

Rondonópolis

Estratégias de leitura e currículo na educação em pauta na Semana Municipal de Educação Infantil

Publicado

Foro: Assessoria

Rondonópolis está comemorando a Semana da Educação Infantil e a programação que a Secretaria Municipal de Educação apresenta nesta sexta-feira (23) conta com duas palestras para abrir a discussão sobre o currículo na educação infantil e fazer os participantes pensar em novos modelos de trabalho para criar e estimular o interesse das crianças pela leitura.

No período da tarde, a doutora Kênia Aquino, professora da Universidade Federal de Jataí, em Goiás, apresentou de forma didática a palestra com tema Estratégias de Leitura na Primeira Infância. Contando a história de um livro de literatura infantil brasileira a palestrante utilizando o enredo fictício para mostrar a criatividade e a imaginação infantil.

Cerca de 600 profissionais da educação infantil se inscreveram para assistir a palestra da doutora em educação e por meio dela aprender técnicas de como atrair a atenção das crianças que estão na chamada primeira infância para o mundo dos livros e levar esses ensinamentos para os alunos da rede municipal.

A secretária do Educação do município Carmem Garcia Monteiro comentou que está muito contente com a participação maciça dos profissionais da educação infantil no evento. Ela disse que esse é o momento de todos os integrantes discutirem sobre a infância e a educação, enfatizando o protagonismo das crianças, onde todas devem ser autoras de sua própria história.

Carmem Monteiro afirma que os profissionais devem respeitar as opiniões, os pensamentos das crianças, visto que elas são sujeito ativo no protagonismo de suas histórias. As famílias também têm papel importante nesse contexto, pois, como lembra a secretária, elas devem entender o papel das unidades escolares para o crescimento integral dos filhos e par o sucesso deles na jornada escolar.

Veja Mais:  Show com a 'Banda Prymmus' fecha a última noite do Rodeio Beneficente na Gleba Rio Vermelho neste sábado (17)

A programação do dia termina com a apresentação da palestra Currículo na Educação Infantil, ministrada pela professora mestre Brigida Couto Mendes que atua na Secretaria de Estado de Educação.

Amanhã (24) os profissionais participam de minicursos sobre organização e práticas pedagógicas na educação infantil que acontecem das 7:30 às 11:30 no auditório da escola Centro Integrado de Ensino CIE, na Vila Aurora.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana