conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Política MT

Mendes relata cenário financeiro do Estado a deputados estaduais

Publicado

O governador eleito de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM) esteve na Assembleia Legislativa na manhã de hoje (5) e se reuniu com 17, dos 24 parlamentares. Na pauta, as diretrizes que deverão nortear as ações que serão realizadas para ajudar Mato Grosso a sair da crise financeira, marcando o trabalho em conjunto dos poderes Executivo e Legislativo. Mendes apresentou um relatório do cenário financeiro do Estado que revelou um déficit de R$ 1,8 bilhão e disse que quer aprovar um orçamento realista, com previsão de equilíbrio entre receitas e despesas.

Mendes pediu diálogo e cooperação das partes. “Viemos aqui (na ALMT) dialogar com os deputados, mostrar aquilo que estamos planejando para 2019, para que possamos ajudar Mato Grosso a sair dessa profunda e gravíssima crise financeira. O Estado que deve pra Deus e todo mundo, não consegue honrar seus compromissos. Na Saúde, existe um caos. Os hospitais fechando, salários atrasados, praticamente todos fornecedores sem receber, o Estado deve R$ 160 milhões para os municípios nesta área. Uma duríssima realidade financeira”, afirmou.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), avaliou o encontro como positivo.  “Foi uma reunião em que se falou da situação do ano que vem. Vamos começar 2019 com déficit,  e com todas as dificuldades teremos no próximo ano vai precisar que a AL faça mudanças. Vamos trabalhar para aprovar as leis que sejam necessárias, iniciando por fazer um orçamento realista, que demonstre claramente que tem mais de um milhão e meio de déficit”. Ele (Mendes) demonstrou os déficits, mais de um milhão e meio, e isso, só nas contas obrigatórias. Vamos ter que adotar medidas duras, cortar gastos e aumentar a arrecadação”, disse, assegurando que os deputados estarão presentes a partir de janeiro para aprovar projetos necessários ao equilíbrio do Estado.

Veja Mais:  CCJR realizará primeira reunião ordinária de 2019 nesta terça-feira

Dentre as medidas que estão sendo analisadas está o possível corte de 24 para 15 secretarias e a redução de 20 empresas públicas. Segundo o futuro governador, “medidas necessárias para equilibrar as finanças e o Estado voltar a ter condições de investimentos”.  Além disso, a equipe técnica trabalha para que a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) seja planejada com cautela, respeitando o fluxo de receitas e despesas. O futuro governador, falou de controle de gastos, mas assegurou que haverá esforço do governo em cumprir compromissos como folha de pagamento, RGA e outros, previstos em lei.

Comentários Facebook

Política MT

70 anos | Deputado apresenta Moção de Aplausos para escola Sagrado Coração de Jesus

Publicado

Foto: Assessoria

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) apresentou na Assembleia Legislativa Moção de Aplausos para a Escola Sagrado Coração de Jesus em Rondonópolis. O parlamentar explicou que a entidade de ensino comemora no próximo dia 29 de março, 70 anos de atuação ininterrupta no município, sendo a mais antiga em atividade da história de Rondonópolis.

A escola que começou com o nome de Escolas Reunidas Cândido Mariano da Silva Rondon em 1949 teve as primeiras aulas ministradas em uma casa de palha bastante rústica. A escola foi fundada pelo então Bispo Dom Wunibaldo Telleur, teve também o nome de Escola Paroquial e com o passar do tempo passou a se chamar Sagrado Coração de Jesus.

A fundação da escola deve-se a necessidade de ensino para os filhos dos primeiros pioneiros que chegaram a Rondonópolis e não tinham nenhuma opção de ensino e de formação. A unidade de educação nasceu inclusive antes da emancipação do município datada no dia 10 de dezembro de 1953.

A unidade de ensino teve durante a sua história a participação das Irmãs Franciscanas, que ajudaram a formar alunos e também professores que continuaram o legado das irmãs: Maria Romani,Maria Bona e Maria Ossemer, as primeiras professoras da escola, quando a sede ainda era na chamada casa de palha.

O Sagrado, como é conhecida a unidade de ensino, formou uma geração de rondonopolitanos que hoje atuam em diversos setores da sociedade.

Veja Mais:  CCJR tem 32 matérias na pauta da reunião ordinária que ocorre nesta terça-feira (27)

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Deputado presta homenagem a pastor José Genésio

Publicado

Deputado prestas homenagem para pastor

Foto: Marcos Lopes

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) apresentou uma Moção de Aplausos pelos serviços prestados à sociedade mato-grossense ao pastor José Genésio da Silva,  que completou no dia 19 de março, 77 anos de idade e 24 anos em que é o pastor presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Rondonópolis.

Thiago lembrou que o pastor tem história na evangelização no município e região, além do grande trabalho social que tem feito nos últimos anos. Ele, por exemplo, participou da criação da Rádio Shalon, e ajudou em ações importantes como na construção de 50 casas populares no residencial Ebenezer.

O pastor ainda liderou a construção do maior centro de evangelismo da região com capacidade de receber mais de 9 mil pessoas sentadas. O local ainda conta com auditórios, refeitórios, alojamentos, banheiros e salas administrativas.

José Genésio é uma das poucas personalidades que já recebeu a Comenda Senador Felinto Müller considerada a mais alta honraria que uma pessoa pode receber em Mato Grosso. A honraria foi entregue em 2017.

Ele é mato-grossense, nascido na cidade de Santo Antônio do Leverger (MT), casado com Antonieta Camargo da Silva e tem três filhas: Eude Camargo, Edineia Camargo e Edilene Camargo.

Antes de se instalar em Rondonópolis em 1995, ele passou pelas cidades de Várzea Grande, Poconé, Tangará da Serra e Jaciara

Veja Mais:  Lambadão é reconhecido como movimento cultural e musical

Fonte: ALMT
Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Indicações pedem obras de infraestrutura para Cuiabá e Porto Alegre do Norte

Publicado

Foto: Karen Malagoli

Três indicações foram apresentadas pelo de deputado Paulo Araújo (PP), na sessão matutina da última quarta-feira (20) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Duas indicações para Cuiabá e outra para Porto Alegre do Norte (1137 km da capital) “São demandas das áreas de infraestrutura, revitalização e pavimentação asfáltica, que visam promover maior bem estar aos moradores, da capital e do interior do Estado”, disse o parlamentar. 

Para os moradores da região do Parque Cuiabá, em Cuiabá, o parlamentar indicou ao governador Mauro Mendes e ao secretário de estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, a necessidade de limpeza e revitalização dos canteiros da Rodovia Palmiro Paes de Barros. “Essa ação acarreta grande resultado para este grande bairro da capital. No fim, quem ganha com todo esse esforço é o cidadão, que a cada dia passa a ter uma cidade mais limpa, bela, e melhor para se viver”, pontuou Araújo.

Outra indicação do deputado Paulo Araújo propõe a necessidade de realizar uma operação tapa buraco emergencial no bairro residencial Altos do Parque, também n capital.  Conforme os moradores do bairro, o atendimento deste pleito é importante, pois, permitirá que os motoristas que ali transitam tenham maior segurança, além de evitar maiores danos aos seus veículos.

Para Porto Alegre do Norte, o deputado apresentou a indicação ao prefeito Daniel Rosa do Lago e ao secretário Municipal de Obras de Porto Alegre, Uiires Maciel a necessidade da pavimentação das vias urbanas.  “A pavimentação beneficiará a população para que não enfrente transtornos no seu direito de ir e vir, sofrendo com poeira nos dias secos, ou com o barro e enxurradas no período de chuvas, propiciando aos moradores uma melhor infraestrutura urbana para melhor qualidade de vida”, concluiu Paulo Araújo.

Veja Mais:  CCJR tem 32 matérias na pauta da reunião ordinária que ocorre nesta terça-feira (27)

Fonte: ALMT
Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana