conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Culinária

Molho de tomate: como fazer dele um aliado para sua dieta

Publicado

Sabia que a macarronada do almoço de domingo pode até ajudar na sua dieta? Se consumido com moderação e feito com os ingredientes certos – macarrão integral e um bom molho de tomate – o prato é nutritivo e conta com benefícios para a saúde.

O molho de tomate é rico em nutrientes que fazem bem à saúde e até ajudam a manter a boa forma e acabar com o inchaço
shutterstock

O molho de tomate é rico em nutrientes que fazem bem à saúde e até ajudam a manter a boa forma e acabar com o inchaço

O molho de tomate, uma das estrelas do prato, e bem-vindo até mesmo na dieta de quem quer emagrecer por ser pouco calórico – 20 kcal a cada 100 gramas do fruto “in natura” e 40 kcal a cada 100 gramas de molho – e conter nutrientes que contribuem para a boa forma e ajudam até a perder barriga . Isso porque o tomate é um aliado e tanto para reduzir o inchaço do corpo e da região abdominal.

“Aproximadamente 90% do tomate é composto de água, tanto natural quanto na forma de molho. A ingestão adequada de água é o principal fator de para a mobilização de líquidos e redução de edemas no organismo”, afirma Marcella Garcez, médica nutróloga, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Marcella também ressalta que o tomate é uma fonte de fibra – aproximadamente 2 gramas a cada 100 gramas da fruta – e, com isso, ajuda a dar uma maior sensação de saciedade. Segundo a médica, essa quantidade de fibras também contribui para uma melhora na função intestinal, mais um fator ligado à barriga e ao inchaço – quando o intestino não funciona da maneira adequada, além de uma sensação de mal estar, é comum se sentir estufado.

Veja Mais:  Receita de Cupim assado no forno

Para completar, a nutróloga ainda lembra que o tomate e o molho feito a partir dele são ricos em antioxidantes, como carotenoide licopeno e polifenóis como a quercetina,  vitaminas A e C, potássio, cálcio, fósforo e ferro.

O molho de tomate, de acordo com Renata Domingues, médica especializada em Nutrologia, diretora responsável da Clínica Adah e vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia Médica (Abranutro), traz outros benefícios além do emagrecimento e da boa forma.

Ela afirma que diversos estudos já apontaram que o preparo “ajuda a melhorar a circulação e a saúde cardiovascular, aumenta as defesas o organismo, protege contra os radicais livres, tem ação desintoxicante e previne contra câncer e doenças neurodegenerativas”.

Como comprar o molho de tomate ideal para sua dieta?

Para comprar o molho de tomate mais saudável, preste atenção nas informações do rótulo do produto
shutterstock

Para comprar o molho de tomate mais saudável, preste atenção nas informações do rótulo do produto

A lista de benefícios desse molho é extensa, mas para aproveitá-los é preciso tomar alguns cuidados. Renata comenta que a melhor ideia é fugir dos industrializados e preparar o molho em casa – veja receita mais abaixo. Entretanto, ela dá algumas dicas para encontrar as melhores opções nas prateleiras dos supermercados.

A primeira delas é saber o que você procura e o que combina mais com receita que você vai preparar. Pode ser o molho de tomate ou a polpa ou ainda o extrato. A médica diz que  diferença entre esses produtos no modo como cada um é feito.

“Enquanto o molho comum é o tomate processado, já temperado e pronto para o consumo, a polpa de tomate, também chamada de purê, é simplesmente o tomate processado, para que você tempere como preferir. Por fim, o extrato de tomate é a polpa de tomate concentrada, sendo necessário diluí-la antes do consumo”, explica Renata.

Veja Mais:  Receita - Suco Natural de Acerola

Renata ainda completa, afirmando que em termos nutricionais os três item são bem parecidos.

Seja qual for a sua escolha, a médica ressalta a necessidade de ficar atento ao rótulo do produto. Isso vai garantir que você levará versão mais saudável para casa. Nas especificações, observe com cuidado as quantidades de itens como sódio, gordura, conservantes, amido modificado, extrato de levedura e glutamato monossódico. Excesso desses ingredientes não é um bom sinal.

E vale lembrar que no rótulo os ingredientes aparecem de acordo com a quantidade presente no produto. O primeiro item da lista é o que está ali em maior quantidade e assim por diante.

Produtos light e zero também merecem atenção pois, para chegarem a essas categorias, passam por manipulações e podem conter algum ingrediente que não seja bem-vindo em excesso.

A sugestão de Renata é optar por molho de tomate orgânico. “Eles combinam tomates cultivados ecologicamente com ingredientes igualmente saudáveis, como sal marinho e ervas aromáticas, sendo assim menos calóricos e mais saborosos, além de conterem mais licopeno do que os molhos convencionais”, diz a médica.

É importante também sempre prestar atenção ao estado da embalagem antes de comprar o produto escolhido. Como lembra Renata, é a embalagem que protege os alimentos de qualquer interferência das condições externas – como excesso de luz e entrada de microrganismos – e ainda mantém aroma e sabor. Uma embalagem danificada pode significar risco à saúde e perda de qualidade do produto.

Veja Mais:  Receita de Bolo Caramelizado de Banana

Prepare seu molho de tomate

Molho de tomate caseiro tem preparo simples e pode ficar congelado por até três meses depois de pronto
shutterstock

Molho de tomate caseiro tem preparo simples e pode ficar congelado por até três meses depois de pronto

Como já disse Renata, a melhor opção é partir para a cozinha e preparar o próprio molho. Assim, você garantirá o uso de ingredientes frescos e pode eliminar conservantes e outros produtos industrializados da receita.

Para ajudar, Marcella ensina o passo a passo de um molho saudável e que combina com diversas receitas e ainda dá uma dica: “Escolha tomates maduros, vermelhos e firmes.”

Ingredientes

  • 1 kg de tomate tipo Pomodoro
  • 100ml de azeite extra virgem
  • 4 dentes de alho ou 1 cebola média ou 2 dentes de alho e meia cebola média
  • Sal a gosto aproximadamente 5g (1 colher de chá)
  • 1 punhado de manjericão fresco

Modo de preparo

Lave os tomates, um a um, em água corrente. Com eles limpos, retire a “tampa” e corte em quatro. Leve ao fogo, em uma panela tampada por 15 a 20 minutos, para amolecer, mexendo de vez em quando e reserve.

Em outra panela, coloque o azeite extra virgem, que ajuda a conservar o molho, e refogue a cebola e os dentes de alho, que reduzem a acidez do molho. Coloque as folhas frescas de manjericão (opcional) na panela com o azeite e desligue o fogo.

Passe os tomates em uma peneira para separar a polpa das sementes e da pele, que não serão usadas. Não use liquidificador.

Cozinhe a polpa com o azeite e temperos refogados na panela por duas horas, sem tampar a panela. Por fim, acrescente o sal a gosto.

Segundo a médica nutróloga, é possível também preparar uma quantidade maior de molho de tomate e congelar em porções em recipiente hermético. O molho pode ficar até três meses congelado.

Comentários Facebook

Culinária

Dicas e receitas para fazer um jantar rápido e no microondas sem sair da dieta

Publicado

source

Women's Health

A falta de tempo para cozinhar te leva a pular o jantar ou optar por alimentos nada saudáveis? Com esse plano de reforma da cozinha você poderá ter uma refeição noturna incrivelmente prática e deliciosa todos os dias. Apenas leia, cozinhe e aproveite os truques para um jantar rápido :

vegetais sobre a mesa
shutterstock

Um jantar rápido e saudável está a seu alcance, basta se preparar para isso

Leia também: Dieta saudável: afinal de contas, qual você deve fazer no seu dia a dia?

1. Encha a despensa e o refrigerador

O jantar é a refeição mais substituída por alimentos industrializados e fast-food, segundo a nutricionista funcional e coaching de emagrecimento Marilia Sussaio, de São Paulo. “Muitas pessoas desistem de prepará-lo devido ao cansaço do dia a dia ou por falta de organização”, diz.

Por isso o primeiro passo para ter um jantar rápido e saudável é ir ao supermercado e comprar produtos que possam ser conservados por muito tempo na despensa (por exemplo, massas, farinha de tapioca, atum em lata e conserva de tomate) ou que durem mais do que a maioria dos alimentos frescos na geladeira (como ovo e queijo parmesão).

Deixe de lado folhas verdes delicadas, como alface e rúcula, pois elas tendem a murchar e ficam viscosas após alguns dias. Em vez disso, aposte em vegetais mais densos, como repolho e couve. Este último é particularmente ótimo porque pode ser reidratado. Basta cortar o caule e mergulhar as folhas em água gelada por 15 minutos.

Veja Mais:  Receita de cupcake de liquidificador: praticidade e sabor em um só bolinho

Uma opção é apostar em alimentos minimamente processados, como pacotes congelados de brócolis, couve-flor e outras hortaliças congeladas. “Esse tipo de verdura é saudável, já que não recebe aditivos químicos e suas propriedades ficam preservadas”, ressalta Marilia.

Também é recomendado encher o refrigerador com fontes saudáveis de proteína , como filé de peixe e peito de frango, que podem se conservados por meses e rapidamente descongelados quando for preciso.

2. Avalie suas opções para criar um plano

O que está escondido na sua prateleira? Massas? Ovos? Pães? Qualquer coisa comestível pode ser aproveitada.

Italianos têm trabalhado arduamente para criar pratos maravilhoso com pães, até mesmo os mais duros. Ribollita (sopa à base de pão) e panzanella (salada feita com o produto amanhecido) são ideias de receitas que valem a pena quando pão for só o que você tiver guardado.

Ovos são incrivelmente práticos: após adquiridos, duram pelo menos três semanas na geladeira e podem ser utilizados em diversas receitas.

“Esse alimento também é muito acessível e ótimo para a saúde, já que é rico em proteínas, ferro, ácido fólico, vitaminas do complexo B e outros nutrientes essenciais para o organismo”, destaca Marilia. Cozidos, eles criam um prato por si só, mas você também pode usá-los para preparar salada de ovo ou maionese.

Outras opções são fritar e colocar em cima de legumes assados, rechear uma omelete com vegetais ou queijo ou simplesmente colocar ovos mexidos sobre uma torrada (porque, algumas vezes, menos é… perfeito).

Veja Mais:  Receita de Bolo Caramelizado de Banana

3. Cozinhe simplesmente

Aprenda os três princípios básicos da cozinha : assar, cozinhar e fritar. Uma vez que você captou as técnicas, é só usá-las para qualquer ingrediente.

Leia também: Fazer alimentos em uma air fryer é melhor do que fritar?

“As formas mais saudáveis de preparo de quaisquer alimentos são cozinhar, assar ou grelhar com o mínimo de gordura possível. Fritar é a única opção contraindicada pela quantidade de gordura acrescida no alimento”, recomenda a nutricionista funcional Karina Gascho, de Guarujá do Sul (SC). Mas há uma maneira ideal de deixar esse preparo mais saudável.

“Caso a pessoa realmente queira fritar determinado alimento, o ideal é utilizar uma frigideira antiaderente e reduzir ao máximo a quantidade de óleo”, explica Karina.

Antes de fritar, tempere bem com sal e pimenta e aqueça o óleo em fogo médio-alto. Uma maneira de saber se o óleo está no ponto é reparar no barulho que a comida faz ao atingir a panela: se não chiar imediatamente, não está quente o suficiente.

Depois, deixe a comida descansar sem ser perturbada (é nesse momento que a crosta saborosa se forma). A hora certa de virar é quando o alimento se solta facilmente da panela – se isso não acontecer, espere mais alguns minutos.

Para evitar que itens mais densos, como batatas, fiquem crocantes por fora, mas crus por dentro, frite em fogo baixo e cubra a panela nos últimos minutos para reter calor suficiente para cozinhar o centro.

Veja Mais:  Pizza sem glúten é opção que cabe na dieta; veja como preparar

Receitas para um jantar rápido no micro-ondas

Que tal um “atalho” para preparar um jantar rápido ? Veja abaixo três receitas bem práticas:

Ovo “escaldado”

Quebre um ovo em uma caneca que possa ir ao micro-ondas, então adicione água até cobri-lo (cerca de ½ xíc.) e tempere com sal. Ligue o aparelho por 60 a 90 segundos, até atingir o ponto desejado.

Batata “assada”

Perfure toda a superfície de uma batata com um garfo e coloque-a no micro-ondas (não é preciso cobrir), então cozinhe por aproximadamente 10 minutos ou até que fique macia.

Salmão “assado”

Coloque o filé em um prato fundo que possa ir ao micro-ondas e tempere. Cubra com filme plástico (sem encostar no peixe) e cozinhe por 3 minutos, checando regularmente se alcançou o ponto desejado.

Leia também: Alimentação saudável pode ser prática, sim! Veja mais receitas

Fonte: IG Delas
Comentários Facebook
Continue lendo

Culinária

Massa de Pastel bem prática

Publicado

Massa de Pastel bem prática!

– Ingredientes:
3 xícaras de chá de farinha de trigo
2 colheres de sopa de óleo ou azeite
1 colher de sobremesa rasa de sal
Água (250ml)

– Modo de fazer:
Em uma tigela, coloque a farinha e o sal e misture. Adicione 1 copo de água morna (cerca de 250ml) e o óleo, aos poucos, mexendo sempre. Sove a massa até que fique bem homogênea.

Deixe a massa descansar por 30 minutos.Abra a massa com um rolo de macarrão ou cilindro, recheie, feche e frite.

Importante: O tempo de descanso de 30 minutos é imprescindível para a receita dar certo! Ficou uma delícia.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Delicioso Pudim Gigante de 4 Leites
Continue lendo

Culinária

Delicioso Pudim Gigante de 4 Leites

Publicado

Delicioso Pudim Gigante de 4 Leites ❤🍮

Ingredientes

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
2 latas de leite
3 colheres de sopa de leite em pó
5 ovos
1 colher de sopa de essência de baunilha
CALDA:
7 colheres de sopa de açúcar

Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador até misturar tudo. Reserve. Prepare a calda do pudim derretendo o açúcar em uma panela ou direto na forma. Despeje a mistura do liquidificador na forma caramelizada e leve ao forno médio, preaquecido, em banho Maria, por aproximadamente 1 hora ou até firmar. Deixe esfriar e leve à geladeira. Desenforme e sirva.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Receita - Suco Natural de Acerola
Continue lendo

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana